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    TCC
    A argumentação oral como processo mediador na formação do leitor
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-19) Souza, Rayonnara Késsia de; Amarilha, Marly; Freitas, Alessandra Cardozo de; Santos, Daliane do Nascimento dos
    “A argumentação oral na formação do leitor de literatura do ensino fundamental” faz parte do projeto “Do aprender ao ensinar a ler literatura e processos mediadores de professores no ensino fundamental: formar leitores, formando-se” (AMARILHA, 2014-2018/CNPq-PROPESq). Tem como objetivo refletir sobre as intervenções de pós-leitura que contribuem para o desenvolvimento da capacidade de argumentar durante a mediação de discussões de poemas. Argumentação é a atividade de comunicação que visa convencer alguém sobre determinado ponto de vista e faz parte da pós-leitura na aula de literatura no modelo por andaimagem. Tem como corpus 02 sessões de leitura de literatura, gravadas em vídeo, em que serão observados os procedimentos de argumentação. A leitura é desenvolvida por meio da leitura por andaime (GRAVES; GRAVES, 1995), procedimento que envolve: pré-leitura, leitura e pós-leitura; o nosso foco se situa no momento de pós-leitura, em que o professor deve desenvolver e atuar como coordenador das interações e da argumentação oral por intermédio de elaboração de perguntas que serão lançadas ao leitor/ouvinte, visando à discussão que resulte num debate com levantamento de tese e argumentos buscando uma maior compreensão do texto lido. Essa atividade é relevante na mediação da aula de literatura considerando-se a natureza conotativa do texto literário, que exige do leitor leitura inferencial. Para análise dos dados, tomamos como base teórica para leitura e literatura Smith (1989); Jouve (2002); Yunes (2003); Amarilha (2006; 2009; 2011); Zilbermam (1989). Argumentação, Evangelina (2004); Leal (2006); Lemgruber; Oliveira (2011); Perelman (2005); Freitas (2005). Mediação, Vigotsky (2000); Freire (1996). Tomando como fundamentos os estudos desses teóricos, percebemos nas análises das sessões que a mediação do professor na leitura de poemas foi primordial, principalmente por meio de um planejamento que se consolidou em perguntas adequadas, que favoreceram o surgimento de argumentos pelos aprendizes.
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    TCC
    A contribuição da literatura em sala de aula numa perspectiva interdisciplinar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-23) Souza, Elisabeth Oliveira Lima de; Freitas, Alessandra Cardozo de; Santos, Deuza; Faria, Kívia Pereira de Medeiros
    Com a perspectiva de intensificar o diálogo entre as áreas de ensino no intuito de aproximá-las é que esta monografia vem abordar sobre o trabalho com a literatura em sala de aula sob um ponto de vista interdisciplinar. A escolha desse tema é decorrente de observação durante o período de estágio em uma escola municipal realizado durante o curso de Pedagogia que, evidenciou a fragmentação que ocorre no sistema educacional, o que torna um fato preocupante. O caminho percorrido para a construção deste trabalho foi realizado por meio de um estudo bibliográfico no qual se procurou estabelecer o diálogo com autores que abordam essa temática. Em cada etapa de construção os autores Soares (2011), Zilberman (2003), Resende (2013), Lück (2013), Morin (2014), Magnani (2001) foram proporcionando forma a este trabalho juntamente com outros autores que serão mencionados no decorrer do percurso. Foram destacados inicialmente a forma como a literatura figura na rotina escolar. Em seguida tratamos o que seria a abordagem interdisciplinar e os aspectos valorativos da literatura. Finalizamos com orientações didáticas e metodológicas para a realização do trabalho interdisciplinar com a literatura para a alfabetização. Pela pesquisa ampliou-se a compreensão de como é essencial o diálogo entre o processo interdisciplinar e a literatura.
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    TCC
    A contribuição dos contos de fadas para a formação do educador professor
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-03) Santos Junior, Edvaldo de Oliveira; Freitas, Alessandra Cardozo de; Freitas, Alessandra Cardozo de; Dantas, Soraneide Soares; Lula, Lívia
    Esta pesquisa, inscrita no gênero monografia, constitui uma investigação bibliográfica de caráter exploratório e abordagem qualitativa cujo objetivo é identificar como os contos de fadas clássicos podem contribuir para a formação do educador professor, emergindo como mediadores na formulação e reelaboração de sua prática pedagógica. O processo de produção deste documento constou de leituras interpretativas e análise de livros de contos de fadas, crítica literária, História Cultural francesa, Folclore russo e trabalhos acadêmicos. Procedeu-se a análise dos contos de fadas Cinderela e Pele de Asno buscando-se captar, no domínio da linguagem estética, através das narrativas das relações entre personagens e suas funções, aspectos do processo educativo e ensino-aprendizagem.
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    TCC
    A importância da imaginação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-23) Cunha, Moema Larissa Pereira da; Freitas, Alessandra Cardozo de; Dayane da Silva Grilo; Faria, Kívia Pereira de Medeiros
    Este artigo científico tem como objeto de estudo o processo de imaginação da criança na brincadeira de faz de conta, apresentando revisão/análise de trabalhos já publicados sobre o tema. Como objetivo geral, pretendemos investigar a importância da brincadeira de faz de conta no modo como a criança representa relações sociais e de trabalho presentes em seu cotidiano. Especificamente, pretende-se: refletir como as crianças representam relações sociais do seu cotidiano na brincadeira de casinha. Também constitui propósito desta pesquisa entender como as crianças, no jogo de faz de conta, refletem sobre as profissões assumidas pelos adultos. Este estudo justifica-se uma vez que as brincadeiras infantis se apresentam como atividades criativas que ajudam a criança a significar os acontecimentos do mundo real, fazendo com que ela amadureça e consiga encontrar o seu papel social nas relações do mundo real, mediante a experiência do brincar. Temos como metodologia de análise um recorte bibliográfico de autores como Bachelard (1993), Kishimoto (2007), Macedo (2005), Pimenta (2004), Smolka (2010), Vygotsky (1993) e dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Rcnei) - (2016).
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    TCC
    A importância da literatura no desenvolvimento e aprendizagem da criança: olhar dos pais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-03) Nunes, Maria Janaína Horácio; Freitas, Alessandra Cardozo de; Freitas, Alessandra Cardozo de
    Esta monografia tem como objetivo conhecer os sentidos que os pais atribuem à relação da criança com a leitura de literatura. Mediante o levantamento de estudos sobre o tema, constatou-se que a restrição de produção de conhecimentos sobre a importância da literatura na vida da criança, na perspectiva dos pais. Esse contexto foi oportuno a delimitação do presente trabalho monográfico, pautado na pesquisa exploratória, mediante a prática de questionário, preenchido por 05 mães de crianças do nível IV, da Educação Infantil, matriculadas na Escola Ambulatório Padre João Maria, instituição filantrópica localizada no bairro do Tirol, Natal/RN. Para análise dos dados, recorreu-se a estudos na área da leitura de literatura e os processos de desenvolvimento e aprendizagem. Nesse processo, foi possível constatar que os pais têm consciência de que a leitura de literatura é muito importante para o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Eles afirmam fazer leituras de literatura no ambiente familiar com as crianças, pois compreendem que, assim, podem colaborar com aprendizagem das crianças na leitura e na escrita.
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    Tese
    Aprender e apreender no Jardim-Escola (Caicó, Rio Grande do Norte, 1960-1993)
    (2018-02-23) Fernandes, Hercilia Maria; ; ; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; Fernandes, Dorgival Gonçalves; ; Vasconcelos, José Gerardo; ; Costa, Maria Antonia Teixeira da; ; Silva, Rosalia de Fátima e;
    O Jardim de Infância do Centro Educacional do Magistério Primário de Caicó (Rio Grande do Norte) foi criado durante o governo Dinarte de Medeiros Mariz e José Augusto Varela (1956-1961). Destinado às crianças de quatro a seis anos de idade, esse Jardim-escola iniciou as suas atividades em 4 de abril de 1960, orientado por saberes autorizados oriundos de estudos objetivos realizados com crianças e fundamentados nas pedagogias ativas. Articulado à Escola de Aplicação e à Escola Normal, dois modelos pedagógicos de formação docente contribuíram para a sua organização institucional e pedagógica: o modelo da “caixa de utensílios” e o da “ciência da biblioteca”. Com base em fontes documentais (legislação educacional, cadernos de planos de aula, fontes construídas, fontes iconográficas, revistas e manuais pedagógicos, entre outras), o trabalho doutoral se insere na temática “Jardim de Infância e Pedagogia”. Tendo por objeto de estudo os modos de ensinar e educar no Jardim-escola, o objetivo consiste em refletir a inter-relação da educação da primeira infância nessa instituição com os princípios pedagógicos ativos teorizados por Friedrich Wilhelm August Fröbel, Jean-Ovide Decroly e Maria Tecla Artemesia Montessori, bem como as orientações da Pedagogia Nova, formuladas por John Dewey e Anísio Teixeira. O trabalho norteia-se na teoria da forma escolar, bem como no modo escolar de socialização, sistematizada pelos historiadores sociais Guy Vincent, Bernard Lahire e Daniel Thin (2001), por permitir evidenciar as ligações entre escola e racionalização pedagógica escrita. Estruturada em seis capítulos conforme uma abordagem histórica sociogenética, a tese defende que os modos de ensinar e educar do Jardim de Infância de Caicó, sendo orientados por saberes autorizados difundidos na literatura pedagógica escolanovista, se associam a uma educação científica das crianças; visando desenvolver as suas aptidões naturais e individuais necessárias à formação da personalidade e à escolarização posterior, assim como hábitos e atitudes fundamentais à convivência e à integração na vida social comunitária. Como considerações finais, o trabalho reflete que o Jardim de Infância do Centro Educacional se definiu como um Jardim decrolyano, onde a criança é preparada para a vida social ao passo que é instruída. A fidelidade aos modos de ensinar e educar de Decroly tornou possível a intersecção entre dois modelos de formação.
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    Dissertação
    Aprendizes de ficção: a construção de histórias por crianças do ensino fundamental
    (2019-02-28) Fernandes, Gildene Lima de Souza; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; ; Carvalho, Diógenes Buenos Aires de; ; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; ; Sampaio, Maria Lucia Pessoa; ; Amarilha, Marly;
    A dissertação discute a leitura de literatura e o processo de produção de histórias por crianças do ensino fundamental. Objetiva analisar as contribuições da leitura literária e da mediação entre os pares para subsidiar a construção de histórias pelas crianças. Tem por objeto de estudo o processo de produção de histórias, configuradas no gênero conto, por crianças do ensino fundamental. Em termos metodológicos, procede-se, nesta pesquisa – que é de natureza qualitativa –, a uma intervenção pedagógica, na qual se assume o duplo papel de professora e pesquisadora, tendo como sujeitos os próprios alunos – um grupo de 18 crianças do 5º ano do ensino fundamental (ano de 2017) de um Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Brasil, locus da investigação. A relevância deste estudo está no fato de fomentar a discussão acerca da formação de leitores e escritores competentes, em turmas de crianças já alfabetizadas, cuja necessidade é apontada por documentos de referência nacional, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e revelar a importância de as crianças revisitarem seus textos para aprimorarem a constituição dos seus personagens e/ou enredos, ou outros elementos da narrativa, de modo a promover uma maior identificação e satisfação delas mesmas com o seu próprio texto. O percurso investigativo orienta-se pelos seguintes pressupostos: a literatura permite a quem lê uma experiência estética, aguça sentidos e emoções e multiplica as experiências; a literatura se constitui em importante alimento para a imaginação e a atividade criadora; as crianças são capazes de expressar, em seus textos, qualidades próprias de produções ficcionais, constituindo-se “aprendizes de ficção”; as crianças que vivenciam a experiência da produção escrita podem tornar-se leitoras do seu próprio texto, compartilhá-lo com os colegas e professores e revisitá-los com vistas ao seu aprimoramento. A investigação fundamenta-se, teoricamente, nos estudos sobre ficção (CANDIDO, 2002; ECO, 1994; HELD 1980), literatura (AMARILHA, 2013 e 1997; BOJUNGA, 2007; CULLER, 1999; FREITAS, 2002 e 2005; YUNES, 2010), produção textual (CALKINS, 1989; GERALDI, 1997) e mediação pedagógica (FONTANA, 2005; VYGOTSKY, 2007). O desenho da pesquisa compreende as seguintes etapas: planejamento das sessões de leitura e discussão do livro Fazendo Ana Paz, de Lygia Bojunga; constituição de um banco de histórias de ficção, produzido pelos sujeitos antes das sessões de leitura; apresentação da obra a ser lida, incluindo a biografia da referida escritora, e discussão sobre o que são histórias de ficção; desenvolvimento das sessões de leitura e discussão do livro Fazendo Ana Paz; produção de uma segunda história de ficção pelos sujeitos; realização de conferências de apresentação; realização de sessões de digitação e aprimoramento dos textos produzidos entre os alunos. A análise dos dados evidencia o quanto o contato com o texto literário e a interlocução com os pares contribui para a criação e o aprimoramento das histórias elaboradas pelas crianças, impulsinando a criatividade e contribuindo para que estas reconheçam o seu potencial para escrever.
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    Dissertação
    A biblioteca como contexto de formação da criança leitora: ações e significações de crianças e professoras
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-10-02) Sousa, Rutilene Santos de; Lopes, Denise Maria de Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-1791-0735; http://lattes.cnpq.br/1935167361851222; http://lattes.cnpq.br/5815821435786227; Freitas, Alessandra Cardozo de; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá
    O presente estudo apresentou como objetivo geral: analisar significações de crianças e professores sobre as práticas desenvolvidas na biblioteca, relativas à constituição de práticas leitoras. Tomar o lugar da biblioteca pública escolar como espaço de reflexão e análise é reconhecer a sua importância enquanto espaço de múltiplas aprendizagens acerca do ato de ler, reconhecendo a leitura enquanto prática social que, para ser apreendida e desenvolvida, implica mediações intencionais e sistemáticas que propiciem às crianças aprendizes a interação e a experimentação com escritos diversos e significativos. A biblioteca escolar, antes considerada espaço alternativo ou opcional no contexto da escola, hoje é tido como espaço obrigatório em todas as instituições escolares de ensino público ou privado, de acordo com a lei nº. 12.244/24, de maio de 2010. Concebemos a ideia de que esse espaço precisa ser garantido e fortalecido nas instituições de educação, como lugar legítimo de formação do sujeito leitor. A investigação assumiu os princípios da abordagem qualitativa, bem como das premissas da pesquisa-ação críticocolaborativa. Além dos objetivos relativos à análise das significações de crianças e professoras sobre as práticas vivenciadas na biblioteca, uma ação colaborativa, solicitada e negociada junto à equipe da escola, para a implementação de sua biblioteca. O estudo desenvolveu-se em uma escola pública do município de Parnamirim/RN. Os sujeitos envolvidos, além de todos os que se engajaram na construção da biblioteca como espaço de práticas leitoras, foram, especificamente, quatro professoras (três regentes das salas de aula e uma responsável pela biblioteca) e dez crianças com idades entre seis e oito anos, matriculadas em três turmas de primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental. A pesquisa envolveu observações participativas, entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e diário de campo. As significações das professoras e das crianças apontam que as práticas vivenciadas na biblioteca sob a mediação da professora responsável podem propiciar a apropriação de conhecimentos, procedimentos e atitudes pertinentes à constituição da criança leitora, corroborando a compreensão de que a biblioteca escolar é/pode/precisa ser espaço fundamental experimentação de práticas de leitura e da formação de sujeitos leitores. E isso, evidentemente requer políticas públicas que viabilizem estruturas físicas, acervos e formação/disponibilização de profissionais qualificados para as tarefas específicas da biblioteca.
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    TCC
    Bibliotecas Escolares e Direito à Leitura de Literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Guilherme, Marília; Freitas, Alessandra Cardozo de; Lima, Juliana de Melo; Oliveira, Manoilly Dantas de
    Tendo em vista a importância da leitura, sobretudo da leitura de literatura, para a formação do aprendiz como leitor, elegemos como tema de nosso estudo a biblioteca escolar. Partimos da compreensão de que a biblioteca escolar consiste num espaço de interação, onde estudantes e professores entram em contato com as culturas mediante o objeto livro (seja impresso ou digital), aspecto que favorece novas experiências para o aprendiz, como a apropriação e construção de conhecimentos. Nessa direção, o objetivo do presente estudo é compreender o papel da biblioteca escolar no acesso ao direito à leitura de literatura pela criança. De modo mais específico, pretendemos refletir sobre a função, origem e conceituação da biblioteca escolar; compreender os aspectos da formação de leitores na infância, com destaque para a leitura de literatura; evidenciar a biblioteca escolar como espaço propício para fomentar a formação do aprendiz como leitor de literatura. Recorremos a estudos relacionados à formação do leitor (Amarilha, 1997), literatura infantil (Cademartori, 1991), biblioteca escolar (Silva, 2003), entre outros. Em termos metodológicos, nos alinhamos a abordagem qualitativa, com procedimentos da pesquisa bibliográfica, em específico a leitura de referenciais teóricos relacionados à temática proposta. A análise dos estudos teóricos desenvolvidos revela a necessidade de se pensar em práticas que estimulem o gosto pela leitura de literatura no espaço da biblioteca escolar, incluindo o trabalho com crianças pequenas. Portanto, o estudo realizado contribui para a formação de mediadores de leitura, comprometidos com a garantia do direito à literatura.
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    TCC
    Contribuições da literatura de monteiro lobato ao ensino de ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da obra “Viagem ao céu”
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-26) Gonçalves, Emilly de Oliveira; Groto, Silvia Regina; Freitas, Alessandra Cardozo de; Lopes, Francisco Adaécio Dias
    O presente trabalho tem o objetivo de refletir o uso da literatura de Monteiro Lobato no ensino de Ciências do primeiro ciclo das séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto, analisamos o livro Viagem ao céu (LOBATO, 1995). A partir da leitura da obra, foi possível identificarmos temáticas científicas possíveis de serem abordadas, em consonância com o que prescrevem os documentos oficiais da educação brasileira para esse nível de ensino, notadamente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste último caso, as temáticas identificadas contemplam, notadamente, a unidade temática “vida e universo”. De modo geral, concluímos que a obra “Viagem ao Ceú”, de Monteiro Lobato, poderia contribuir, especialmente, com o aprendizado de Ciências Naturais, ao estimular a curiosidade, a imaginação e o pensamento investigativo acerca da realidade, favorecendo a formação de jovens interessados e protagonistas no que acontece em seu meio, isso, mediante a intervenção do professor.
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    Tese
    As contribuições do computador para a formação do leitor literário: uma chave para o ensino de literatura na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-27) Souza, Danielle Medeiros de; Amarilha, Marly; ; http://lattes.cnpq.br/7415412765980423; ; http://lattes.cnpq.br/3736725830057015; Pereira, Maria Teresa Gonçalves; ; http://lattes.cnpq.br/7923206208515174; Ferreira, Norma Sandra de Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/6166901900638256; Coelho, Maria das Graças Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/8288579916239009; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; Martha, Alice Áurea Penteado; ; http://lattes.cnpq.br/6609188672656392; Ferreira, Adir Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863
    Este estudo investiga as contribuições do computador para o ensino de literatura na escola. Sua relevância consiste em fornecer ao professor subsídios para ampliar suas competências no ensino de literatura a partir do (re)conhecimento da função mediadora e formativa do computador, no fortalecimento do ensino literário e na abertura para novas possibilidades de apreciação da arte literária. Defende-se a tese de que o computador, por meio de suas multimídias integradas, pode trazer significativas contribuições para a formação do leitor de literatura no espaço escolar. Reafirma-se o valor da literatura para o desenvolvimento e para a aprendizagem dos sujeitos escolares, enfocando o papel do computador na mobilização do interesse e da curiosidade dos alunos, na recriação da arte literária e na democratização desse texto, no cenário escolar. O estudo alinha-se à vertente qualitativa, com base em princípios da pesquisa-ação, necessários para proceder a uma intervenção pedagógica. Como procedimentos e instrumentos metodológicos, foram adotados a análise documental, a entrevista, o diário de campo, a construção de um portfolio, a gravação em áudio e em vídeo das sessões de leitura e o registro em blog. A pesquisa realizou-se em uma escola pública do município de Natal – RN, numa turma de 5º ano do ensino fundamental, com 23 alunos, cuja faixa etária variava entre 9 e 14 anos. No curso da intervenção pedagógica, realizaram-se 8 aulas de leitura de literatura em diferentes suportes e gêneros, como o flipalbum/flipbook, a literatura eletrônica e o livro impresso. As sessões de leitura foram desenvolvidas conforme os moldes da andaimagem (scaffolding), descritos por Graves e Graves (1995). O corpus compõe-se de mensagens construídas nas etapas da pesquisa e é analisado com base em princípios da Análise de Conteúdos, especificados por Laurence Bardin (2011) e por Maria Laura Franco (2005). Tomou-se como referencial teórico os estudos de Amarilha (2011; 2010; 2009; 2007; 2006; 2003; 1994; 1993), Belloni (2010), Buckingham (2007), Coll e Monereo (2010), Eco (1972; 1994; 2003; 2008), Cazden (1991), Calvino (1990), Candido (2012), Coelho (2009), Cope e Kalantzis (2003), Culler (1999), Freire (1996; 2003), Hayles (2009), Hunt (2010), Iser (1979; 1996), Jauss (1979), Kress (2001), Lajolo (1982), Lucas (2001), Pacheco (2004), Paulino (2001), Pound (2006), Rettenmaier (2009; 2010), Santaella (2003; 2004; 2005; 2007), Sartre (2006), Smith (1999; 2003), Stierle (1979), Veen e Vrakking (2009), Vigotski (1998), Zilberman e Lajolo (2009), dentre outros. A análise 8 aponta a importância do diálogo entre literatura e mídia-educação para enriquecer o ensino literário e para situá-lo frente às necessidades e aos interesses da escola atual e de seus aprendizes. Confirma o valor do computador como objeto de ensino e de mediação para o encontro prazeroso com o texto literário, em uma transposição multimidiática, por meio do flipalbum, com a literatura eletrônica e com o livro impresso. Revela, ainda, a possibilidade de apreciação do texto literário pela via computacional, em situações de vivência das diferentes modalidades de leitura e de experiência estética, em que se registra o exercício da coautoria no ato de ler, a renovação de percepções, a exploração dos sentidos e dos sentimentos. Sinaliza, dessa forma, as contribuições do computador em uma proposição pedagógica de formação do leitor de literatura, tais como: a acessibilidade, a recriação e a democratização do literário; a formação de repertório; o convite à literatura impressa, pelo diálogo intertextual e pelo compartilhamento da condição de leitor; a formação de habilidades específicas necessárias ao leitor contemporâneo, como a articulação entre imagens e palavras; a construção da autonomia e da autoestima; o acolhimento da subjetividade leitora; o alargamento das perspectivas culturais de promoção da leitura. Ressalta, por fim, a importância do mediador de leitura na seleção de estratégias que viabilizem a formação literária e midiática por meio dessa interface, de modo que atenda às necessidades dos educandos dos novos tempos, desenvolvendo habilidades leitoras, incentivando o gosto pelo texto literário e a criticidade no ato de ler.
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    TCC
    As contribuições dos componentes do curso de pedagogia da UFRN UFRN PARA A FORMAÇÃO DO(A) MEDIADOR(A) DE LEITURA LITERÁRIA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-12) Oliveira, Katiane Lima de; Lima, Juliana de Melo; http://lattes.cnpq.br/6338434855229996; 0009-0002-8414-3764; http://lattes.cnpq.br/4673843422916638; Lima, Juliana de Melo; http://lattes.cnpq.br/6338434855229996; Freitas, Alessandra Cardozo de; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; Oliveira, Manoilly Dantas de; http://lattes.cnpq.br/3993334943219574
    A monografia trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso cujo problema de pesquisa é: Quais as contribuições que os componentes curriculares do curso de pedagogia da UFRN trazem para a formação do(a) mediador(a) de leitura literária? Objetivamos investigar as contribuições que os componentes curriculares do curso de pedagogia da UFRN trazem para a formação do(a) mediador(a) de leitura literária. Para o alcance do objetivo, tem-se como metodologia uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, na qual ocorrerá o estudo por meio de dados obtidos via formulário eletrônico, a fim de permitir o levantamento dos dados da pesquisa. A amostra corresponde a um total de dezoito discentes do curso presencial de Pedagogia da UFRN, cursando a partir do 8º período no semestre letivo de 2023.1, os quais se voluntariam a responder o formulário eletrônico. Os fundamentos teóricos são desenvolvidos por meio de Martins (1994), quanto à concepção de leitura; reflexão acerca da formação leitora e literatura a partir de autores como Aguiar (2011); mediação a partir de Vygotsky (2007), Corsino (2010), Oliveira (2010) e Fernandes (2015); e acerca da formação do(a) mediador(a) de leitura de literatura a partir de Stephani e Tinoco (2014) e Magalhães (2013). Quanto aos resultados obtidos, estes permitiram identificar as contribuições de dez componentes curriculares, exclusivamente pertencentes à área da linguagem e ensino de língua portuguesa, os quais apresentaram contribuições no campo teórico e prático, entre elas a abordagem metodológica de leitura por Andaimagem, o conhecimento dos gêneros textuais, concepção de criança e infância; a abordagem da linguagem, o planejamento da mediação, os modos como se lê e se apresentam uma obra literária. Contribuições de atividade complementares também foram mencionadas para a formação do(a) mediador(a) de leitura de literatura.
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    Dissertação
    Da arenga ao debate: o aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-31) Álvares, Leonardo Mendes; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; ; http://lattes.cnpq.br/1025007927658433; Sousa, Gilton Sampaio de; ; Queiroz, Maria Aparecida de; ; http://lattes.cnpq.br/0642511546307992
    Objetivando compreender os fatores intervenientes no processo de aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do 2º ano do Ensino Médio, empreendemos uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza interventiva, durante a qual adotamos a conduta da observação participante, numa escola pertencente à rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, localizada na periferia do município de Natal. O corpus analisado constituiu-se no ínterim da intervenção e enseja as respostas a um questionário semiestruturado, quatorze artigos de opinião e três debates regrados, produzidos pelos estudantes, além das videogravações de dez sessões e notas pessoais referentes a outras seis, totalizando dezesseis sessões observadas no decurso do ano letivo de 2014. Como principais referências teóricas tomamos o estudo das competências e da argumentação, na perspectiva do sociointeracionismo discursivo. Na análise dos dados tomamos de empréstimo o princípio da categorização, optando pela apresentação crítico-descritiva e nos foram revelados, por via dosindícios categorizados, que dentre os fatores intervenientes no processo estudado, afigura-se com maior relevância a constituição de uma comunidade intelectual efetiva, a qual reúne em constante interação os sujeitos, que se alternam assumindo as condições de oradores e deauditório. A constituição dessa comunidade depende em muito da mediação docente e se faz imprescindível à (re)elaboração da competência estudada, nas interações por ela proporcionadas os sujeitos aprendem e desenvolvem sua competência, reformulando os limites de sua zona de desenvolvimento proximal.
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    Dissertação
    Os desenhos na educação infantil: documentos para conhecer as crianças, suas infâncias e pensar sua educação
    (2019-02-25) Santos, Daniel Medeiros dos; Momo, Mariangela; ; ; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; Dantas, Elaine Luciana Sobral; ; Amorim, Giovana Carla Cardoso;
    Os desenhos são produzidos por grande parte das crianças em vários contextos e não somente nos espaços educativos destinados a elas na etapa da Educação Infantil. Por meio de seus desenhos as crianças vão deixando suas marcas no mundo, marcas que comunicam, por exemplo, sobre sua cultura, sua infância e determinadas práticas que a elas são direcionadas. Dessa forma, elegi como objetivo desta pesquisa analisar os desenhos, associados às falas das crianças, como documentos que contribuem para conhecermos as crianças, suas infâncias e pensar sua educação. Movido por este objetivo, decidi adentrar uma instituição de Educação Infantil, localizada na cidade de São João do Sabugí no estado do Rio Grande do Norte/Brasil, em uma turma de nível 5, composta por 19 crianças. Ancorado pelas perspectivas teóricas dos Estudos Culturais em Educação e da Sociologia da Infância, construí esta dissertação a partir da compreensão das crianças como atores sociais, sujeitos de direitos e produtores de cultura, sendo capazes de modificar sua realidade, como também de produzir cultura a partir de suas interpretações e significações estabelecidas nas relações com os adultos. Com base nessas perspectivas teóricas, escolhi a modalidade de pesquisa qualitativa por considerar o processo da pesquisa e as implicações do pesquisador em capo. Além disso, me decidi por um percurso teórico-metodológico inspirado na etnografia utilizando-me de observações em visitas regulares na escola investigada, de fotografias, do diário de campo, e de conversas com as crianças e com as professoras para a construção das informações que se constituíram como materiais de análise. Os dados construídos me permitiram organizar os resultados em dois eixos de análises. Um eixo que se organiza em torno de desenhos e falas que evidenciam aspectos de vida das crianças, como vivências relacionadas à família, à religião e a local de moradia, comprovando que o desenho de fato é um documento repleto de possibilidades para conhecer as crianças e suas infâncias. Outro eixo que visa pensar a educação das crianças considerando as práticas escolares relacionadas aos desenhos discute as práticas da professora, uma vez que os desenhos mostram aspectos dessas práticas que precisam ser problematizados e revistos já que, no contexto investigado, às crianças não têm tido um encontro promissor com essa linguagem no percurso de seu desenvolvimento. Cada desenho está ligado ao lugar da criança, fala sobre as práticas culturais as quais elas participam e aspectos das suas relações familiares, mostrando assim, a riqueza de suas vivências que são compartilhadas por meio do desenho. Além disso, percebemos o quanto o desenho nos ajuda a refletir sobre a prática docente, sobretudo, na compreensão que o profissional possui no momento de solicitar e acompanhar essa produção. Fazendo parte destes dois eixos está a constatação de que o desenho materializa as experiências significativas das crianças, e pode permitir ao adulto, conhecer aspectos de suas experiências da infância já que são canais ricos de materialização da comunicação, da construção e da expressão da linguagem infantil. São efetivos documentos que apresentam diversas possibilidades de conhecer as crianças, suas infâncias e refletir acerca de sua educação na relação consigo e com os outros.
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    Tese
    Do mundo da literatura à formação do leitor: a contribuição da leitura de contos para se discutir o bullying na sala de aula
    (2020-02-27) Medeiros, Lívia Cristina Cortez Lula de; Amarilha, Marly; ; ; Naschold, Angela Maria Chuvas; ; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; Santos, Cassia de Fátima Matos dos; ; Segabinazi, Daniela Maria; ; Andrade, Fernando Cézar Bezerra de; ; Campos, Herculano Ricardo;
    Este estudo investiga o modo como a prática sistematizada da leitura de textos literários pode propiciar uma reflexão sobre o bullying entre escolares. Defende-se a tese de que a leitura de textos literários, mediada pelo processo de discussão, contribui para suscitar a reflexão de sujeitos aprendizes sobre esse tipo de violência. Ressalta-se, entretanto, que o trabalho com os textos literários para alcançar tal objetivo, não significa, de modo algum, uma abordagem pragmática ou meramente utilitária da literatura, uma vez que a polissemia intrínseca a essa arte possibilita ao leitor diversas interpretações. A pesquisa respalda-se, metodologicamente, na vertente qualitativa, caracterizando-se segundo o paradigma de uma pesquisa com intervenção. Como instrumentos metodológicos, adotou-se a observação participante, o diário de campo, a análise de documentos institucionais, a entrevista e a gravação (em áudio e em vídeo) das sessões de leitura. O locus de sua realização foi uma escola pública do Município de Natal – RN (BRASIL), em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, com 24 alunos de faixa etária entre 10 e 12 anos, dentre os quais 20 foram os sujeitos efetivamente participantes. Na intervenção pedagógica, realizaram-se 10 encontros, sendo 9 sessões de leitura de contos literários clássicos e contemporâneos e 1 aula de pré-ensino de vocabulário. As sessões foram estruturadas a partir da andaimagem (GRAVES; GRAVES, 1995). O corpus foi composto pelas sessões de leitura de literatura – em que se focalizaram, principalmente, os momentos de préleitura e as discussões de pós-leitura – e pelas entrevistas finais com os sujeitos participantes. Sua análise ancorou-se em princípios da Análise de Conteúdos (BARDIN, 2010). Em termos do referencial teórico, contou com os saberes derivados dos estudos de Amarilha (2004; 2006; 2010); Bettelheim (2007); Compagnon (2009); Iser (1996); Yunes (1995, 2003; 2010); Zilberman (1989; 2003; 2015); Olweus (2006); Avilés (2002, 2005, 2006; 2011); Salmivalli (1999); Jares (2002, 2004, 2007, 2008); Debarbieux (2002), dentre outros. Os resultados da análise revelam que a mediação pedagógica, construída com base em questionamentos, foi de suma importância para que os sujeitos passassem a agir ativamente nas sessões de leitura e construíssem relações entre a violência na ficção e os casos de bullying vivenciados no ambiente escolar. Igualmente, ficou evidente a identificação dos sujeitos com as personagens e com as situações ficcionais narradas, o que propiciou o desabrochar de sentimentos, como a empatia, ao encararem a violência sofrida pelas personagens. E foi justamente essa empatia que os conduziu, por vezes, a um julgamento para além da ficção, fazendo-os examinar os posicionamentos dos próprios colegas, o que revela a potencialidade do texto literário em suscitar a reflexão fora de suas páginas. Esse encontro, mediado, do leitor com o texto promoveu, assim, uma reflexão sobre o mundo circundante, levando os sujeitos a construírem relações com a realidade. Também se constatou que conhecimentos sobre o bullying foram construídos e evidenciados, desde as características que lhe são inerentes até as formas de combatê-lo na vida real. A interface literatura-bullying mostrou-se nas respostas dos sujeitos, que expuseram as relações construídas entre a violência narrada nas histórias e o bullying. Constatou-se, por fim, que a literatura – por sua natureza humanizadora, formadora e emancipadora – contribui para que, por meio da discussão, se possa refletir e desenvolver novos olhares sobre a violência entre pares.
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    Dissertação
    Educação da infância pela poesia de Manoel de Barros
    (2017-07-31) Grilo, Dayane da Silva; Freitas, Alessandra Cardozo de; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; http://lattes.cnpq.br/5930198110502860; Ferreira, Adir Luiz; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Amarilha, Marly; http://lattes.cnpq.br/7415412765980423; Benevides, Araceli Sobreira; Santos, Cássia de Fátima Matos dos; http://lattes.cnpq.br/1635261635234216
    O trabalho de dissertação concernente à temática sobre a importância da poesia na formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental apresenta como objeto de estudo a recepção estética das crianças à poesia do livro “Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros”. Temos como objetivo geral investigar a recepção estética das crianças a leitura das poesias de Manoel de Barros. Especificamente, buscamos entender os sentidos elaborados pelas crianças a partir da abordagem dos aspectos melódicos, imagéticos e semânticos das narrativas poéticas lidas; identificar os sentidos: semânticos, emocionais e sensoriais, que as crianças atribuem às poesias do autor, principalmente, aquelas que abordam temáticas relativas à infância; assim como também, estudar a compreensão das narrativas poéticas por esses aprendizes, considerando o destaque evidenciado pelo pesquisador para as metáforas presentes no texto. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza descritiva, analítica e qualitativa, dentre as técnicas empregadas para a constituição dos dados de análise, destacamos a observação exploratória (LÜDKE, ANDRÉ, 1986, ANDRÉ 2005) e a intervenção (BARBIE, 2002). O corpus analisado compõe-se de sete encontros de leitura com recorrência aos protocolos da experiência de leitura por andaime (GRAVES; GRAVES, 1995). Elegemos o Colégio de Aplicação: Núcleo de Educação da Infância (NEI/ CAp/ UFRN), vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal, como locus de pesquisa, tendo como sujeitos crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental, anos iniciais. Constatamos que desenvolver conhecimentos que promovam a compreensão sobre o processo de recepção estética ao texto poético pelas crianças pode favorecer a promoção de saberes formativos na construção da competência leitora e, por consequência, a constituição de leitores sensíveis à poesia, especialmente as de Manoel de Barros.
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    TCC
    Educação e histórias em quadrinhos: relação das HQs no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Guedes, Renan Bruno Ferreira; Freitas, Alessandra Cardozo de; Santos, Estrela Pereira dos; Ferreira, Fernanda de Moura
    O Trabalho de Conclusão de Curso, na modalidade artigo científico, é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de levantamento exploratório sobre as contribuições das histórias em quadrinhos para a formação inicial docente no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A metodologia recorrida articula procedimentos da pesquisa bibliográfica, incluindo a aplicação de um questionário respondido por graduandos do Curso de Pedagogia/UFRN. Realizamos levantamento de estudos a partir das palavras-chave: “educação e histórias em quadrinhos; pedagogia e histórias em quadrinhos na UFRN” no repositório da UFRN, buscando TCCs, teses e dissertações, a fim de analisar a frequência de publicações nos últimos quatro anos, em específico no Curso de Pedagogia da UFRN. Também foi analisada a estrutura curricular do Curso de Pedagogia da UFRN no sentido de identificar quais componentes abordam a temática das histórias em quadrinhos em suas ementas. O questionário foi realizado via formulário google, contendo cinco perguntas norteadoras, direcionadas aos formandos de 2024.1 do Curso de Pedagogia da UFRN para investigar se a abordagem das HQs foi trabalhada durante a formação deles e como foi. Em termos conclusivos, foi observada uma baixa produção de trabalhos acadêmicos ligados ao tema na área de educação na UFRN. Verificamos, sobretudo, a ausência das histórias em quadrinhos na estrutura curricular analisada e, apesar dos poucos respondentes, o questionário revelou o interesse dos formandos pelo tema.
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    Dissertação
    Educação e literatura infantil: a recepção docente à leitura de contos de fadas africanos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-23) Fernandes, Raquel Duarte; Freitas, Alessandra Cardozo de; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; http://lattes.cnpq.br/2961030861111054; Brandão, Ana Carolina Perrusi Alves; Lima, Juliana de Melo; http://lattes.cnpq.br/6338434855229996; Amarilha, Marly; Ferreira, Norma Sandra de Almeida
    A dissertação “Educação e Literatura Infantil: a recepção docente à leitura de contos de fadas africanos” investiga a recepção de professoras que atuam nos anos iniciais da rede pública de Natal/RN a esses contos. Especificamente, visa conhecer o horizonte de expectativas das professoras em relação a esse gênero literário; identificar se as leituras desses contos ancestrais africanos propiciam a desautomatização do olhar das professoras em relação aos contos de fadas provenientes do continente europeu; analisar o processo de identificação estética das professoras aos contos trabalhados. Entende-se contos de fadas africanos como sendo narrativas mágicas, repletas de simbologias que, com ou sem a presença de fadas, envolvem os diversos aspectos característicos do gênero, mas, sobretudo, enaltecem elementos culturais africanos, permitindo a valorização da história desses povos. Defende-se a presença desses contos na escola com vistas à educação antirracista. Para tanto, é necessário que os professores e as professoras conheçam essa literatura e saibam lidar com novas situações advindas da implementação da Lei nº 11.645/2008, que estabelece a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Enquanto referencial teórico do estudo, destacam-se os trabalhos de Bettelheim (2007), Amarilha (1997) e Coelho (2012), para refletir sobre os contos de fadas e as suas características; Sisto (2012), Debus (2013) e Padilha (2007) para discutir sobre os contos de fadas africanos; Martins e Cosson (2008) e Burlamaque (2006), no sentido de refletir sobre a formação do professor e a literatura; Jauss (1979) e Zilberman (2008), para discutir sobre a estética da recepção. A pesquisa possui abordagem qualitativa, com procedimentos de intervenção formativa, realizada de forma remota. Constou das seguintes etapas: entrevista inicial, sessões de leitura e entrevista final. Compõem o corpus literário, os seguintes títulos: O jovem caçador e a velha dentuça (2016), de autoria de Lucílio Manjate e ilustrações de Bruna Mancuso; o conto Marama e o rio dos crocodilos(1992), sem autoria; A noiva da caveira (2018), de Elphinstone Dayrell e ilustrações de Marina Ávila; o conto As pérolas de Cadija (2005), do autor Joel Rufino dos Santos e ilustrações de Claudia Scatacchia; Kalinda, a princesa que perdeu os cabelos (2016), com autoria e ilustrações de Celso Sisto. Participaram da pesquisa 05 (cinco) professoras que atuam no ensino fundamental, anos iniciais. As sessões de leitura foram sistematizadas conforme a experiência de leitura por andaime (GRAVES; GRAVES, 1995) e acontecerem via Google Meet. Para a coleta de dados, utilizou-se as gravações das entrevistas e sessões. Os resultados do estudo demonstram que as professoras apresentaram conhecimentos restritos acerca dos contos de fadas africanos, de modo que a participação delas na pesquisa acarretou a ampliação de seus horizontes de expectativa e o processo de desautomatização do olhar, sendo constatadas situações de estranhamentos. Quanto ao processo de identificação estética, verificou-se a predominância da relação texto-vida. Observou-se, de sobremaneira, falas direcionadas à uma educação antirracista, bem como a importância do estudo do tema de modo a agir/reagir em situações de preconceito, além da necessidade de investimentos na mediação pedagógica com o gênero em estudo.
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    Dissertação
    Educação e literatura: a relação texto-vida na sala de aula
    (2016-07-28) Santos, Daliane do Nascimento dos; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; ; http://lattes.cnpq.br/1631068514847857; Rodrigues, Lilian de Oliveira; ; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893; Sampaio, Maria Lúcia Pessoa; ; http://lattes.cnpq.br/1621513184843973; Amarilha, Marly; ; http://lattes.cnpq.br/7415412765980423
    O estudo investiga o impacto da relação texto-vida na atividade de leitura de literatura em aprendizes do ensino fundamental em situação de mediação pedagógica. Os aprendizes são alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Natal/RN-Brasil. A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, envolvendo protocolos da pesquisa exploratória e de intervenção. Na etapa exploratória realizamos entrevista reflexiva com a docente da turma e aplicação de questionário adaptado com aprendizes. Na etapa de intervenção realizamos oito sessões de mediação com o livro A Bolsa Amarela (BOJUNGA, 2005) e o conto Tchau (BOJUNGA, 2008) planejadas e implementadas conforme a experiência de leitura por andaime: pré-leitura, leitura e pós-leitura (GRAVES; GRAVES, 1995). Dentre as atividades propostas na pós-leitura recorremos à atividade de discussão e blog de leitura. Na análise dos dados, nos respaldamos nos estudos da teoria da estética da recepção (JAUSS, 1994, 2013; ISER, 1999; 2013); leitura e literatura (JOUVE, 2002; SMITH, 1989; PETIT, 2009; AMARILHA, 2013; COELHO, 2000) e imaginação, ficção e realidade (HELD, 1980; SARTRE, 1996; VIGOTSKI, 2014; ECO, 1994). Os resultados apontam que a mediação da relação texto-vida favorece a formação de um leitor ativo que pensa sobre o que lê, recorre às suas experiências de vida estabelece articulações com o texto escrito e atualiza-os a medida que seleciona e combina novas informações, construindo assim novos significados dando sentido à palavra escrita. Ao recorrer a relação texto-vida, colocamos em evidência a vida do aprendiz e a sua forma de ler literatura e de ler a vida, de se posicionar como sujeito pensante, que manifesta suas próprias opiniões, tendo vez e voz na escola.
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    TCC
    Educação, infância e desenhos animados
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-03) Soares, Iasmim Bezerra; Freitas, Alessandra Cardozo de; Freitas, Alessandra Cardozo de; Faria, Kívia Pereira de Medeiros; Silva, Ana Raquel Severiano
    Esta monografia aborda o tema educação, infância e desenhos animados, com o objetivo de investigar as preferências e os sentidos que as crianças atribuem aos desenhos animados que assistem. A pesquisa consiste em um estudo descritivo, de natureza qualitativa. Inicialmente foi realizado levantamento bibliográfico sobre o tema e, em seguida, foi desenvolvida uma intervenção com crianças da Educação Infantil, na faixa etária entre 4 e 5 anos de idade, matriculadas em uma escola privada de Natal/RN. Como procedimentos de coleta dos dados foi necessário a prática de conversa informal, individual e coletiva, e a elaboração de desenhos como ponto de partida para a expressão, por parte das crianças, de suas preferências e sentidos atribuídos aos desenhos animados. Os dados revelam a presença marcante dos desenhos animados no cotidiano das crianças. Dentre as suas preferências, estão os desenhos animados mais contemporâneos, alguns de acesso em canal aberto, outros em canal fechado. As preferências e os sentidos estão marcados pelas relações de gênero, que incluem estereótipos sociais necessários de problematização entre a criança e um adulto mediador.
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