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Navegando por Autor "Gutierre, Liliane dos Santos"

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    TCC
    A história da educação matemática na formação do pedagogo: um olhar para o uso dos blocos lógicos em sala de aula
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Gutierre, Liliane dos Santos; Pontes, Mércia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; Pontes, Mércia de Oliveira; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; Sousa, Giselle Costa de
    O presente estudo busca investigar se o futuro Pedagogo, aluno da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estudou durante as disciplinas Ensino da Matemática I e/ou Ensino da Matemática II, no período de 2015.1 a 2016.1, a possibilidade do uso do material nomeado Blocos Lógicos e se ele entendeu o seu objetivo no contexto da Educação Matemática Brasileira. Para tanto, dialoguei com teóricos da História da Educação Matemática (HEM), das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e da área de Pedagogia. Como instrumentos metodológicos utilizei a pesquisa de fontes bibliográficas e de fontes documentais, tais como os relatórios de alunos de graduação em Matemática acerca do seu entendimento sobre História da Educação Matemática; a avaliação diagnóstica que os referidos alunos fizeram em sala de aula; os planos de ensino dos docentes das disciplinas citadas; as apostilas das disciplinas; além de notas de campo, da observação participante e do questionário, a fim de atender aos objetivos propostos. Para a análise das fontes, inicialmente organizei, de forma sistemática, os resultados obtidos por meio do questionário, comparando-os com os documentos citados e com as notas de campo, retornando aos fundamentos teóricos do estudo. A análise revelou pelo menos quatro resultados: (1) o reconhecimento por parte dos alunos do Curso de Matemática da importância da HEM não só na sua formação, mas na formação inicial do Pedagogo; (2) os alunos do Curso de Pedagogia que participaram dessa investigação, na sua maioria, entendem os Blocos Lógicos como um material, dentre tantos manipulativos, que pode ser utilizado nas aulas de Matemática, mas poucos o viram como um jogo e que pode servir para além do ensino de Geometria plana; (3) nenhum aluno do Curso de Pedagogia que participou dessa investigação relacionou o material Blocos Lógicos com o Movimento da Matemática Moderna; (4) os professores que ministraram as disciplinas Ensino da Matemática I e Ensino da Matemática II da UFRN no período de 2015.1 a 2016.1 não lançaram mão da HEM, de forma significativa, para fundamentar o uso dos Blocos Lógicos no ensino de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, entendo que propostas curriculares e metodológicas são frutos do seu tempo e algumas são implementadas com sucesso, outras não. Particularmente, espero que o uso da HEM, no ensino básico e superior, por parte dos professores, seja uma possibilidade que se consolide.
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    Dissertação
    Atividades estruturais de equações polinomiais numa abordagem histórica por meio de e-book
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-20) Carvalho, Liceu Luís de; Gutierre, Liliane dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; ; http://lattes.cnpq.br/8810384924166345; Silva, Josildo Jose Barbosa da; ; http://lattes.cnpq.br/4549734379245862; Pontes, Mercia de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2837543031766434
    O presente estudo investiga como se dá a inter-relação do conteúdo de Equações Polinomiais com Atividades Estruturadas e a História da Matemática por meio de uma sequência de atividades apresentadas num e-book, de modo que o resultado dessa investigação resulte numa proposta didática e pedagógica para o ensino de Equações Polinomiais numa abordagem histórica por meio do referido e-book. Para tanto, nos fundamentamos em pressupostos teóricos e metodológicos da História da Matemática, em Atividades Estruturadas e em novas tecnologias, com ênfase na ferramenta e-book. Utilizamos como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, visto que o nosso objeto de pesquisa se ajusta aos objetivos dessa modalidade de pesquisa. Como instrumentos metodológicos, utilizamos o ebook como ferramenta síntese da sequência de atividades a ser avaliada, enquanto que os questionários, entrevistas semiestruturadas e observação participante tiveram o intuito de registrar e analisar a avaliação que os participantes da pesquisa, fizeram das atividades estruturadas. O tratamento e análise dos dados colhidos por meio dos questionários foram organizados, classificados e quantificados em quadros sintéticos para facilitar a visualização, a interpretação, a compreensão e a análise desses dados. Quanto à observação participante, foi utilizada para contribuir com a análise qualitativa dos dados quantificados. As entrevistas foram transcritas sinteticamente e analisadas qualitativamente. A análise ratificou os nossos objetivos da pesquisa e contribuiu para aperfeiçoar, aprovar e indicar o uso do e-book para o ensino de Equações Polinomiais. Assim, consideramos que esse produto educacional trará importantes contribuições para o ensino desse conteúdo matemático, na Educação Básica
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    Tese
    Aventuras do contar(se): narrativas da formação de professores de Química à distância
    (2019-08-26) Dutra-Pereira, Franklin Kaic; Júnior, Carlos Neco da Silva; ; ; Gutierre, Liliane dos Santos; ; Silva Júnior, Luiz Alberto da; ; Soares, Alessandro Cury; ; Albino, Ângela Cristina Alves;
    As implicações das experiências de vida na/para a constituição dos percursos de formação profissional de professores de Química é tema ainda pouco discutido no Brasil, sobretudo quando se trata de cursos na modalidade à distância. A partir de tal constatação, nesta tese de doutorado objetivamos caracterizar o processo de constituição da identidade docente de estudantes do curso de Licenciatura em Química à distância da UFRN/Polo Nova Cruz. Para tanto, adotamos como referencial teórico o pensamento de autores que versam sobre formação de professores (PIMENTA, 2012; PIMENTA; LIMA, 2017; CARVALHO; GIL-PEREZ, 2012; MALDANER, 2000), narrativas (auto)biográficas (SOUZA, 2006; PASSEGGI, 2008; NÓVOA, 1995a; 1995b; 2010; JOSSO, 2010; PINEAU, 2002; 2004) e saberes docentes (TARDIF, 2014). Do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e a partir do paradigma interpretativista. Para a produção de dados, realizamos a análise documental de 16 (dezesseis) memoriais formativos, utilizando a análise de conteúdo como estratégia de categorização dos dados. A partir de tais procedimentos, chegamos a três eixos temáticos de análise, quais sejam: 1. Do querer ao ser: caminhos para a docência; 2. Como nos tornamos professores de Química: condições e possibilidades de formação na EaD; 3. “Falar de estágio é reviver minha experiência em sala de aula”: as aventuras nas escolas. As análises das categorias derivadas dos referidos eixos revelaram, respectivamente, que fatores dos contextos social e pessoal interferiram diretamente na escolha do curso e na definição da modalidade de ensino; que a educação à distância democratizou, por um lado, o acesso ao Ensino Superior, mas, por outro, apontou desafios para a permanência dos alunos devido à necessidade de adaptar-se a novos procedimentos de estudo e às dificuldades de infraestrutura; que as oportunidades de estágio supervisionado possibilitaram o deparar-se com as crenças sobre a escola e os desafios do processo de ensino-aprendizagem, bem como ressaltou a importância do professor-colaborador como referência na aproximação com a realidade profissional. Assim, concluímos que o ato de narrar(se) possibilitou o reconhecimento de nuances da formação de professores de Química à distância, permitiu entender a identidade docente como um processo de construção permanente e comportou o (re)significar dos saberes adquiridos no percurso formativo, sendo, portanto, autoformativo para os autores dos memoriais pesquisados.
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    Dissertação
    A concepção da habilidade de resolução de problemas aritméticos em livros didáticos do ensino fundamental: um olhar sob a concepção histórico-culturalista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-24) Silva, Anderson Felix; Nunez, Isauro Beltran; http://lattes.cnpq.br/6510404854167157; Bandeira, Francisco de Assis; http://lattes.cnpq.br/7600840360005863; Mendoza, Héctor José García; http://lattes.cnpq.br/1661826896260586; Gutierre, Liliane dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; Rêgo, Rogéria Gaudêncio do; http://lattes.cnpq.br/3882610066313180
    Os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental necessitam desenvolver habilidades básicas intelectuais necessárias a essa fase da escolarização como a leitura e a escrita, por exemplo. Entretanto, precisam também desenvolver outros tipos de habilidades, que lhes permitam estruturar e desenvolver seu próprio pensamento. Dentre essas habilidades, destaca-se a importância de se formar nos estudantes a habilidade geral de resolução de problemas aritméticos. O objetivo geral dessa pesquisa consiste em identificar e caracterizar sob a perspectiva teórica da concepção Histórico-Culturalista a concepção da habilidade de resolução de problemas aritméticos numa coleção de livros didáticos do ensino fundamental. Quanto a metodologia descrita, trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, onde se relacionam estratégias de análises qualitativas e quantitativas, o que favorece uma base contextual mais sólida em relação à interpretação e validação dos resultados obtidos. Os dados foram obtidos das análises de uma coleção de livros de matemática elaborados por Dante (2017) e aprovado no Plano Nacional do Livro Didático (2018), e se constituíram em pressupostos teóricos e metodológicos que embasam a proposta de ensino de matemática, e em tarefas, a partir das quais analisamos a concepção da habilidade de resolução de problemas aritméticos. Os dados foram explorados segundo uma Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Como aporte teórico, assumimos a concepção Histórico-Culturalista quanto a formação e o desenvolvimento de habilidades, o conceito de problema matemático (aritmético), o tipo de orientação que favorece a assimilação de conceitos e ações mentais segundo a Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e do Conceitos de Galperin, o conceito de habilidade geral e sua importância no ensino de matemática em livros didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados discutem qual a concepção da habilidade analisada implícita na coleção, a concepção da habilidade analisada a partir da concepção HistóricoCulturalista e suas implicações para o ensino da resolução de problemas aritméticos através do livro didático de matemática.
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    Dissertação
    O curso de treinamento para professores leigos de 1963 a1965 em Caicó/RN: um documentário para a história da educação matemática
    (2017-07-18) Medeiros, Liege Priscila de; Gutierre, Liliane dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; http://lattes.cnpq.br/9765164346347793; Pontes, Mercia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2837543031766434; Dias, Graciana Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1038047809537238
    Neste trabalho, apresentamos uma história sobre a formação do Professor Leigo e sua vivência em um Curso de Treinamento que aconteceu na cidade de Caicó, no Estado do Rio Grande do Norte (RN), nos anos de 1963, 1964 e 1965. Tal curso se fez importante para a melhoria no nível de instrução dos Professores Leigos e, consequentemente, trouxe melhorias para a educação do Estado, na medida em que reduziu o índice de analfabetismo da população norte-rio-grandense. Nessa época, a falta de professores habilitados à docência no Brasil era uma realidade e a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), nº 5.692/71, permitiu aos professores não habilitados, ou seja, aos professores leigos, lecionarem. Isto posto, é nosso desejo responder à seguinte questão: De que forma o referido Curso de Treinamento contribuiu para a formação dos Professores Leigos em Caicó/RN, em especial, no tocante ao ensino da Matemática? Para tanto, traçamos como objetivo geral elaborar um registro histórico sobre o Curso de Treinamento dos Professores Leigos na cidade de Caicó/RN, nos anos de 1963, 1964 e 1965, apontando para as práticas e para a formação em serviço desses professores leigos e também dos seus professores – que, nesse estudo, chamamos de formadores - com vistas a produzir um documentário acerca dessa história. Com o objetivo definido, lançamos mão de pressupostos da História Cultural, por meio de autores como Chartier (1990) e Borges (2005), para respaldarmos nossa metodologia de pesquisa, na medida em que constituímos a história dos Professores Leigos em Caicó/RN. Recorremos também, durante esse percurso metodológico, a documentos (LE GOFF, 1994) que foram encontrados por nós, no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Norte e a entrevistas semiestruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999) que foram realizadas com 3 (três) professoras formadoras, 4 (quatro) professoras leigas e 2 (duas) técnicas-administrativas, todas do Curso de Treinamento. Além disso, por esta ser uma pesquisa advinda de um mestrado profissional, produzimos um documentário, que está em DVD, como produto educacional, com o objetivo de mostrar de maneira mais real possível a realidade vivida pelos ―atores‖ que vivenciaram essa história que nos propomos a contar. O documentário foi constituído a partir do relato de nossos entrevistados, que enfatizaram em sua narração a metodologia de ensino de Matemática, desenvolvida no Curso de Treinamento. Nossa intenção é que esse produto educacional sirva de material de estudo para alunos e professores da licenciatura em Matemática, bem como para pesquisadores da área de História da Educação Matemática. Por fim, a análise das nossas fontes orais e escritas nos mostrou que os Professores Leigos aprenderam no Curso de Treinamento novas metodologias de ensino de Matemática, em especial, a elaboração e o uso de materiais didáticos pedagógicos, a exemplo do disco de frações, em uma perspectiva Empírico-ativista, assim definida por Fiorentini (1995).
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    Produto Educacional
    Diário de bordo: uma visita a Salas Multisseriadas no RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-05-27) Costa, Bárbara Fernandes; Gutierre, Liliane dos Santos
    Esse Livro apresenta uma coletânea de registros fotográficos, obtidos durante as visitas que fizemos às escolas do campo potiguares. Diante do grande número de fotografias, aproximadamente 400, selecionamos as que melhor pudessem identificar os rastros dos ensinos de Matemática presente nas salas e, ao mesmo tempo, nos pudessem apontar um panorama sobre como esses ensinos são realizados. Também, apresenta trechos das entrevistas que realizamos, que julgamos, ajudar a compor esse panorama. Esperamos que esse Livro ajude as pessoas a compreenderem o que é uma Sala Multisseriada e sensibilize-as sobre sua existência.
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    Dissertação
    Discalculia: história, memória, (trans)form(ação)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-21) Farias, Raene Galvão; Gutierre, Liliane dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-6124-7769; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; https://orcid.org/0000-0002-3084-6213; http://lattes.cnpq.br/2502591896625943; Garcia, Danielle Ferreira; Sousa, Giselle Costa De; https://orcid.org/0000-0003-0213-4179; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; Morais, Marcelo Bezerra de; https://orcid.org/0000-0003-4563-822X; http://lattes.cnpq.br/2878861519191477
    A Discalculia é uma deficiência específica na aprendizagem aritmética que ocorre em indivíduos sem, necessariamente, distúrbios neurológicos, psiquiátricos, sensoriais e emocionais. Ao encontro disso, percebe-se no espaço-tempo do/no cotidiano escolar inúmeras dificuldades dos alunos relacionadas à capacidade de resolver problemas matemáticos e a certas habilidades com cálculos - essas dificuldades intercorrem da Discalculia? Entende-se que no centro de uma investigação historiográfica com narrativas, reflexões acerca de estudantes discalcúlicos sejam necessárias, dando visibilidade aos olhos do sistema educacional, em especial ao professor de Matemática, que poderá ter ações assertivas para esses estudantes no contexto sala de aula. De posse desta premissa, definiu-se o objetivo geral desta investigação que consiste em elaborar uma narrativa histórica dos processos de identificação, diagnóstico, intervenção e inclusão de um estudante discalcúlico em uma escola da cidade de Assú/RN. Para tanto, apoiamo-nos em uma pesquisa de natureza qualitativa, destacando interpretações, valores e as experiências humanas. Neste diapasão, atrela-se à pesquisa bibliográfica e a documental. Para tanto, como instrumento, recorreu-se a entrevistas, a fim de reconstituir e narrar como se dá o ensino e a aprendizagem de Matemática de um aluno que possui Discalculia e o que demanda tal diagnóstico daqueles que estão ao seu redor. Em vista disso, os resultados apresentados ganham lugar em dois eixos: a voz dos atores, àqueles que vivenciam a Discalculia - pais, estudantes, professores, psicopedagogos - descreveu-se a (trans)form(ação) de suas práticas, diante da realidade pessoal vivida e, um Produto Educacional - um vídeo - que traz, por meio da Literatura de Cordel, a existência de discalcúlicos nas escolas, destacando a importância desse diagnóstico, de seus familiares e dos membros da escola. O primeiro, é desenvolvido a partir de uma discussão entrelaçada à intertextualidade. O segundo, por sua vez, passou por um processo de análise junto a professores de Matemática, pedagogos e licenciandos do curso de Matemática, com o intuito de averiguar, ao passo final, a relevância da produção supracitada. Diante das discussões e reflexões suscitadas ao longo deste estudo, concluímos que, com a narrativa, conseguimos perceber contribuições para o entendimento sobre os processos de identificação, diagnóstico, intervenção e inclusão de alunos no contexto escolar, pois com base nas falas dos entrevistados, refletimos à importância de acompanhar o aluno desde as primeiras atividades escolares, com o intuito de que essas possam levar a um diagnóstico preciso com profissionais que atuam neste cenário. Além disso, a escola se permitirá ser como mola propulsora, juntamente com a família, para que haja as intervenções pedagógicas na construção de conhecimento do discalcúlico. Ademais, a inclusão ganha centralidade. Esta, por sua vez, é um eixo preponderante capaz de tornar o estudante discalcúlico imerso nos espaços escolares e sociais.
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    Tese
    Discursos de professores de matemática quanto ao ensino e à formação do licenciando de matemática: manejos da especialidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-18) Cardoso, Wguineuma Pereira Avelino; Gutierre, Liliane dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-6124-7769; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; http://lattes.cnpq.br/3384127886085225; Bortoli, Adriana de; Ferreira, Ana Cristina; Brito, Arlete de Jesus; Guia, Daniella Assemany da; Anjos, Marta Figueredo dos; Hummes, Viviane
    O discurso dos professores de Matemática sobre o manejo de sua especialidade em relação ao ensino e à formação do licenciando em Matemática construído de forma histórica, ideológica e social revela embates e relações de poder entre matemáticos e educadores matemáticos. Dessa forma, entendemos que os matemáticos e educadores matemáticos, em especial aqueles que atuam na formação de professores de Matemática, cada um a seu modo, são assujeitados por seu próprio discurso do manejo da sua especialidade, conferindo autoridade científica na sua área de atuação. O manejo da especialidade envolve o saber técnico, crenças e diferentes formas de poder que constituem os sujeitos, tanto na sua posição de profissional da Educação Superior como também pelo status do seu campo científico e acadêmico (Figueira, 2019). Diante disso, a questão desta pesquisa é saber: como os professores de Matemática da UFRN, matemáticos e educadores matemáticos, se relacionam com a formação dos licenciandos em Matemática, possivelmente futuros professores da Educação Básica? Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender o manejo da especialidade no discurso dos professores, sobretudo dos matemáticos e dos educadores matemáticos em relação ao ensino e à formação dos licenciandos em Matemática. Como tese, defendemos o discurso sobre o manejo da especialidade dos matemáticos e dos educadores matemáticos é diferenciado pelo status do seu campo científico de trabalho. Neste, identificam-se vestígios de crenças sobre o ensino e a formação do licenciando em Matemática que, aliadas aos descompassos provocados pelas lutas históricas, ideológicas e de poder pela autoridade científica e acadêmica do campo de formação dos professores de Matemática, sustentam o discurso do preconceito contra o educador matemático. Este estudo pretende contribuir com o fortalecimento do campo da Educação Matemática. Nesta investigação, utilizamos uma abordagem qualitativa e interpretativa com apoio teórico e metodológico de Análise de Discurso; na constituição dos dados, contamos com a colaboração de alguns professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os instrumentos utilizados na produção dos dados foram questionários e as entrevistas semiestruturadas. Entendemos que os dados fazem parte de uma formação discursiva e, para analisá-los e interpretá-los, articulamos as unidades de sentido, considerando as relações de poder e saber da prática profissional e científica dos professores de Matemática. As unidades de sentido apontam diferenças quanto ao manejo da especialidade dos matemáticos e dos educadores matemáticos em um curso de licenciatura em Matemática. Nessas, identificamos que existe ainda uma tendência de uma formação dicotômica que separa a formação pedagógica da formação específica do conhecimento matemático. Entre os matemáticos, identificamos uma tendência para o ensino transmissivo com foco no conteúdo. E, entre os educadores matemáticos, há uma tendência para o desenvolvimento do ensino com foco no aluno. Verificamos que ainda existe o preconceito, uma forma de resistência e desvalorização, contra o educador matemático e sua prática profissional e de pesquisa. Nós o entendemos como um discurso histórico e ideológico que age como um dispositivo de controle na produção de determinados comportamentos e atitudes úteis à manutenção da hegemonia de um campo de saber. Existe uma construção simbólica de inferioridade dos educadores matemáticos construída historicamente e potencializada pelo discurso da desvalorização do magistério e por algumas crenças sobre o ensino e a formação do licenciando em Matemática.
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    Tese
    Docência na educação de jovens e adultos no Rio Grande do Norte (2020 - 2023): saberes e práticas de professores de matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-25) Flôr, Anildo Soares; Gutierre, Liliane dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-6124-7769; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; https://orcid.org/0000-0001-9780-8767; http://lattes.cnpq.br/8916236558027796; Sousa, Giselle Costa de; https://orcid.org/0000-0003-0213-4179; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; Anjos, Marta Figueredo dos; Alencar, Edvonete Souza de; Aranha, Carolina Pereira; Dalcin, Andréia; Gouveia Neto, Sérgio Cândido de
    A presente pesquisa se insere nos campos da história e da historiografia do ensino de Matemática, mais especificamente relacionada à história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado de Rio Grande do Norte no período de 2020 a 2023. Realizamos uma historiografia a partir de entrevistas com dezessete professores de Matemática da EJA do RN, observando seus saberes e práticas. Utilizamos também análise documental em dissertações e teses e em documentos oficiais sobre o assunto como procedimentos para a coleta dos dados, e a gravação de áudio, como técnica de registro. Nossa questão de pesquisa é: “Como ocorreu o ensino de Matemática nas escolas de EJA do RN no período entre 2020 e 2023?”. Esta tese tem como objetivo geral registrar uma história do ensino de Matemática na EJA do RN (2020-2023). Buscamos examinar como ocorreu a atuação dos professores diante das peculiaridades dessa modalidade de ensino, antes e depois da pandemia de Covid-19, bem como sua qualificação acadêmica ao longo dos anos. A atuação dos professores na EJA diante das diferenças – idades, sociais, de saberes - dos alunos está intimamente ligada à compreensão dessas particularidades que compreendem um conjunto de estruturas objetivas, internalizadas ao longo da vida dos indivíduos, adquiridas tanto coletiva quanto individualmente. Por isso, devem desempenhar um papel fundamental na orientação das ações necessárias para delinear a prática de ensino em sala de aula. Nesse sentido, conduzimos uma pesquisa qualitativa aprimorada pela etnografia educacional. Ao sistematizar, organizar e analisar as informações obtidas, baseamo-nos nos princípios de Paulo Freire, sempre buscando interpretá-los com sensibilidade e empatia. Diante do exposto, defendemos a tese que a docência no ensino de Matemática na EJA no RN, no período entre 2002-2023, foi comprometida devido ao contexto pandêmico que inviabilizou a presencialidade, deixando evidente a dificuldade de acesso à internet e ao domínio das tecnologias tanto por estudantes como professores, bem como as incoerências entre os discursos e as práticas pedagógicas dos professores, seja na elaboração/adaptação de atividades, no processo de avaliação e na condução das aulas remotas. A pesquisa aponta que a abordagem da matemática foi linear, focada no conteúdo e em exercícios repetitivos. Apesar do discurso freireano dos docentes, alegando práticas comprometidas com a realidade e o cotidiano dos alunos, isso não aconteceu. A principal razão é que essa abordagem requer que os professores sejam capacitados por meio de uma formação que incentive a reflexão sobre os aspectos que sustentam suas práticas pedagógicas e a compreensão da temática da diversidade cultural no contexto contemporâneo e, principalmente, na EJA. A escolha dos três anos desta década (2020- 2023) foi intencional. Consideramos a prática do ensino de Matemática na EJA e a formação dos professores durante e após o período de isolamento social decorrente da epidemia da Covid19. Diante das dificuldades desse episódio, a alternativa foi aulas remotas, que exigiam tecnologia e conectividade, requisitos não disponíveis principalmente aos alunos. Assim, abriu-se uma lacuna no ensino de matemática, lacuna que não será preenchida com reposição de aulas, pois foi adotada a progressão continuada como solução geral, prejuízo para os alunos já tão prejudicados.
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    Dissertação
    Educação matemática na pós-graduação da UFRN (1995-2015): vozes, imagens e escritos
    (2017-07-21) Cardoso, Wguineuma Pereira Avelino; Gutierre, Liliane dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; http://lattes.cnpq.br/3384127886085225; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; Nascimento, José Mateus do; http://lattes.cnpq.br/9176401714554967
    No Brasil, no final da segunda metade do século XX, pesquisas em Educação Matemática (EM) despontaram em vários Programas de Pós-Graduação. No estado do Rio grande do Norte (RN) não foi diferente, uma vez que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui Programas de Pós-Graduação que contemplam pesquisas nessa área, a saber: o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), vinculado ao Centro de Educação (CE) e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET). Neste contexto, elaboramos nossa questão-foco: Como iniciou e se consolidou a pesquisa em Educação Matemática, no Estado do RN? Para responder a esta questão, traçamos como objetivo geral fazer uma descrição historiográfica, no período de 1995 a 2015, dos modos de instituição e consolidação de pesquisas em Educação Matemática presentes nos dois Programas citados. Isto posto, essa pesquisa se justifica pelo fato de, em 1995, ser criada no PPGED a Linha de Pesquisa intitulada Educação Matemática e, em 2002, desde a criação do PPGECNM, ter Linhas de Pesquisas que contemplavam pesquisas nessa área. Para configurar esta pesquisa historiográfica, utilizamos a História Cultural e as novas tendências metodológicas da escrita da história, entendendo que esta se volta ao estudo da dimensão cultural de uma determinada sociedade historicamente localizada (BURKE, 2011). Nossas fontes de pesquisa foram os documentos institucionais dos referidos Programas, esses vistos à luz da teoria de Le Goff (2003), bem como os depoimentos dos professores que foram os percursores nas pesquisas em Educação Matemática na UFRN. Esses depoimentos foram colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999), realizadas com eles, que, inclusive autorizaram, por meio de uma carta de cessão, a divulgação de seus verdadeiros nomes. Além disso, por estarmos em um Programa de um Mestrado Profissional, produzimos um vídeo, atrelado a nossa questão-foco, como Produto Educacional, que tem por objetivo informar e motivar os professores da Educação Básica e graduandos da licenciatura em Matemática, quando formados, a lançarem mão de uma formação continuada, agregando a sua formação inicial melhorias salariais, culturais, sociais, entre outras, assim como fizeram os egressos do PPGED, da área de EM. Após análise e triangulação das fontes (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2007) vimos que no PPGED e no PPGECNM há pesquisas que se voltam para a EM e percebemos que em cada um deles houve uma forma singular do desenvolvimento dessas. Vimos também que, no PPGED, a Linha EM foi inserida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na estrutura do Programa em função da existência dos projetos de pesquisa que estavam sendo desenvolvidos pelo então professor do PPGED, PhD John Andrew Fossa. As contribuições deste professor ajudaram significativamente na criação da Linha EM, como também ampliaram novas possibilidades de pesquisas em Educação Matemática no RN, conforme podemos visualizar a partir de uma árvore genealógica (MENDES, 2015a) que construímos, mostrando alguns egressos, orientandos do professor John Andrew Fossa e de outros professores contratados pelo Departamento de Matemática da UFRN, que também contribuíram de forma significativa para o avanço na pesquisa na área de EM. Nossas análises também mostraram que, atualmente, há egressos do PPGED que dão continuidade às pesquisas na área de EM no âmbito da UFRN. Por fim, ao contarmos essa história, esperamos ter contribuído para o entendimento do percurso, da constituição e da consolidação da pesquisa em Educação Matemática no RN.
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    Educar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 - 1937)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Silva, Juan Carlo da Cruz; Medeiros Neta, Olivia Morais de; ; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; ; http://lattes.cnpq.br/6960508882445940; Brito, Arlete de Jesus; ; http://lattes.cnpq.br/9945721468897540; Mendes, Iran Abreu; ; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; Nascimento, José Mateus do; ; http://lattes.cnpq.br/9176401714554967; Gutierre, Liliane dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://lattes.cnpq.br/7289548301555477; Assis, Márcia Maria Alves de;
    A presente tese tem por objeto de estudo a disciplina escolar Desenho no âmbito da Educação Profissional. Nosso objetivo foi compreender o papel da disciplina Desenho na formação para o trabalho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte. O recorte temporal pesquisado tem início com a criação da instituição profissional no estado potiguar, no ano de 1909, pelo Decreto n° 7.566 do Governo Federal, e prolonga-se até a mudança de denominação desta instituição, em 1937, que passa a ser chamada de Liceu Industrial de Natal. O trabalho está inserido no campo da História da Educação, mais especificadamente na interface dos domínios da História das Disciplinas Escolares, da História da Educação Profissional e da História da Educação Matemática. A pesquisa tem como fundamento teórico a perspectiva historiográfica francesa, com as noções da Nova História Cultural segundo Roger Chartier, representações, práticas, circulação de ideias e apropriação, e com as concepções de História das Disciplinas segundo André Chervel. Com relação aos fundamentos metodológicos, abordamos o método histórico clássico segundo Jörn Rüsen. Nossas fontes são bibliográfica e documental, tendo as últimas compostas por conjuntos de ordem legal, administrativa, pedagógica e pública. Defendemos que a disciplina Desenho se constituiu, no âmbito da Educação Profissional, a partir de ideias em circulação no mundo e no Brasil, com a representação que a entendia como base da formação de mão-de-obra para o trabalho e, ao longo de sua história como disciplina escolar, passou por uma alteração desse status. Ao longo do texto chegamos à confirmação dessa tese, pois mediante a apropriação de diferentes ideias em circulação pelos atores da educação profissional brasileira que assumem protagonismo durante o recorte temporal a disciplina Desenho passa por um deslocamento de seu papel inicial de relevância. Assim, o Desenho vai sendo reconfigurado, iniciando sua trajetória enquanto aliado ao método intuitivo na busca pela educação dos sentidos, da mão e do olhar, difundindo o desenho ao natural e à mão livre, passando a ser intrinsecamente ligado à Geometria, tornando-se um Desenho Geométrico com intenção de representar o objeto com precisão e perfeição, e termina como um Desenho Técnico propriamente dito, enfatizando-se na aliança entre a teoria e a prática, desse modo tendo seu status no contexto da Educação Profissional deslocado para divisão do protagonismo com outra disciplina.
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    Tese
    O ensino de matemática no Rio Grande do Norte: trajetória de uma Modernização (1950-1980)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-12-15) Gutierre, Liliane dos Santos; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4; ; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; Alves, Eva Maria Siqueira; ; http://lattes.cnpq.br/5696705408159072; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; Fraga, Maria da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761546P6; Nobre, Sérgio Roberto; ; http://lattes.cnpq.br/4586329424897878
    O presente estudo busca descrever e analisar o processo de modernização do ensino da Matemática no Rio Grande do Norte, no período de 1950 a 1980. Para tanto, buscamos respaldo em pressupostos teóricos da História Cultural e de estudiosos da memória como Maurice Halbwach, Ecléa Bosi e Paul Thompson. Como instrumentos metodológicos, utilizamos a pesquisa de fontes bibliográficas e a entrevista semi-estruturada, a fim de reconstituir historicamente o cenário educacional matemático, de instituições e de pessoas que ensinaram Matemática no RN, ou daqueles que participaram da modernização do ensino dessa disciplina, recuperando sua formação e suas práticas no ato de ensinar. Para a análise das fontes, inicialmente organizamos de forma sistemática as transcrições das entrevistas e os documentos, que foram sendo acumulados no decorrer da pesquisa, de modo que prolongamos nossas reflexões, retornando aos fundamentos teóricos do trabalho, por meio de questionamentos dos saberes adquiridos e dos que nortearam a problemática do nosso estudo. A análise revelou que os momentos significativos para a modernização do ensino da Matemática no RN aconteceu por meio de: (1) o Curso de Treinamento de Professores Leigos no Rio Grande do Norte, em 1965; (2) o Curso para Professores da Escola Normal, em 1971; (3) o Projeto Satélite Avançado em Comunicações Interdisciplinares (SACI), em 1973; (4) as aulas do professor Malba Tahan, em Natal, a partir do final da década de 1950, que puderam ser analisadas por meio do caderno de aulas da professora Maria Nalva Xavier de Albuquerque e pela narrativa do professor Evaldo Rodrigues de Carvalho e (5) os cursos da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES). Assim, a modernização do ensino de Matemática nas escolas do Rio Grande do Norte, no período de 1950 a 1980, se deu principalmente pela divulgação do Método da Descoberta e do conteúdo Teoria dos Conjuntos em Cursos de Treinamento para professores
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    Dissertação
    Ensino de matemática pelo rádio (1950 1970): uma história falada e um documentário didático
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-10-05) Assis, Márcia Maria Alves de; Gutierre, Liliane dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; ; http://lattes.cnpq.br/7521341931915313; Garnica, Antônio Vicente Marafioti; ; http://lattes.cnpq.br/5089072868644414; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8
    O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar aspectos do percurso histórico do ensino de Matemática pelas Experiências Radiofônicas no Estado do Rio Grande do Norte, entre as décadas de 1950 a 1970, com o intuito de organizar um documentário (CD-ROM) contendo informações sobre a Matemática estudada pelos que vivenciaram a experiência radiofônica. Neste, lançamos mão da pesquisa qualitativa. Buscamos respaldo em pressupostos teóricos da História Cultural e de estudiosos da memória como Certeau (1998), Chartier (1990), Le Goff (2008), Thompson (2002) e Peter Burke (2004). Recorremos também a elementos da História Oral. Focamos os ensinos da alfabetização e do primário das Escolas Radiofônicas de duas comunidades rurais - Logradouro e Catolé - que atualmente fazem parte do município de Lagoa Salgada (RN) e, no que se refere ao Ensino Ginasial, nos detivemos no Curso de Madureza, pelo Rádio. Utilizamos como fontes escritas, principalmente, os documentos encontrados no Arquivo Geral da Arquidiocese de Natal e os cedidos pelos participantes colaboradores da pesquisa. Nossas fontes orais advêm dos depoimentos de alunos e monitores da cidade de Lagoa Salgada, professores-locutores e técnicos do Serviço de Assistência Rural (SAR) de Natal (RN). Neste estudo, identificamos a Geometria da Cubação nas práticas sociais dos alunos de Lagoa Salgada. Identificamos também, no material pesquisado, o Método Global juntamente com a pedagogia de Paulo Freire, que norteava a produção das aulas nos cursos de alfabetização e primário. Nos conteúdos de Matemática, percebemos traços da tendência Empírico-ativista. Já no curso de Madureza, evidenciou-se a tendência Tecnicista Formalista Fiorentini (1995). Finalmente, como produto deste estudo, organizamos e apresentamos um documentário (CD-ROM), juntamente com a análise feita deste estudo, contendo a história do ensino da Matemática pelo Rádio, a partir do relato daqueles que vivenciaram a experiência radiofônica, enfatizando a metodologia de ensino desenvolvida nas aulas, para que sirva de material de consulta para alunos, professores e pesquisadores da área.
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    Dissertação
    Entre imagens e relatos: um mapeamento das salas multisseriadas com o olhar para o ensino da matemática no Rio Grande do Norte - Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-09) Costa, Bárbara Fernandes; Gutierre, Liliane dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; http://lattes.cnpq.br/6889350850007232; Dalcin, Andréia; http://lattes.cnpq.br/3679337032190887; Kranz, Claudia Rosana; http://lattes.cnpq.br/9780536669387272; Morais, Rosilda dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8411023309452408
    Centrado no estudo de História da Educação Matemática (HEM) e História do Tempo Presente, este trabalho traz um mapeamento das Salas Multisseriadas no Rio Grande do Norte (RN), com um olhar para o ensino de Matemática. As Salas Multisseriadas são salas heterogêneas, formadas a partir da aglutinação de dois ou mais anos escolares (séries), tendo um único professor exercendo a docência, que têm como característica central a diversidade, localizadas em sua maioria nas áreas campesinas. Diante desse contexto, a temática está norteada pela seguinte questão: Que ensino de Matemática está presente nas Salas Multisseriadas do Rio Grande do Norte no triênio 2017-2019? Objetiva mapear o ensino de Matemática nas Salas Multisseriadas do RN e tem como objetivos específicos: dar visibilidade às salas dessa natureza, analisar as práticas do ensino de Matemática presente nas Salas Multisseriadas e elaborar um Livro Iconográfico como Produto Educacional, que possa ser disseminado, analisado e utilizado por outros professores envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e combinou procedimentos metodológicos distintos para compor os dados analisados; são eles: pesquisa documental, pesquisa de campo, entrevistas semiestruturadas e observação. Entrevistou-se 12 professores que ensinam em Salas Multisseriadas, representando 11 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC), das 16 que existem no estado do RN. Apresenta como resultados o mapeamento do ensino de Matemática nas Salas Multisseriadas, na presença do ensino das quatro operações, do uso do material didático, do uso do Material Dourado, do uso do caderno, da escrita, da leitura, dos jogos, do ensino de Geometria, além de apresentar nos resultados que muitas das práticas presentes no ensino são heranças de práticas passadas de professores que foram naturalizadas dentro da sala de aula. O Produto Educacional dessa pesquisa é um Livro Iconográfico, intitulado Diário de Bordo: uma visita a Salas Multisseriadas no RN, contendo fotografias e trechos das entrevistas. Ele foi apresentado a 41 alunos, da Licenciatura em Matemática – presencialmente – e para alunos da Pedagogia, virtualmente, todos da UFRN, que o avaliaram. Conclui-se que ele teve boa aceitação entre os estudantes a quem foi apresentado, também se percebe uma sensibilização e possível interesse pelo tema proposto. Intenciona-se que esse Produto Educacional, que dá a devida visibilidade que essas salas merecem, sirva como material de pesquisa e estudo para professores em formação inicial e continuada, bem como pesquisadores da área.
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    Produto Educacional
    Guia de elaboração/uso de sequências didáticas: conciliando demandas do ensino de Matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-21) Sousa, Robert David Fernandes de; Gutierre, Liliane dos Santos
    Este "Guia de Elaboração/Uso de Sequências Didáticas: conciliando demandas do ensino de Matemática" é um Produto Educacional (PE) criado em parceria com o Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), no âmbito do Centro de Ciências da Terra (CCTE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os autores contaram com a participação de professores que ensinam Matemática na rede pública da cidade de Maracanaú- Ceará, tanto na aplicação das metodologias quanto na execução da pesquisa. Objetiva-se servir de guia de elaboração de Sequência Didática (SD) de Matemática, considerando demandas para seu ensino: avaliações internas (avaliações parciais e bimestrais); sistemas de avaliações externas em larga escala, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Livro Didático (LD).
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    Tese
    A história da matemática como metodologia de ensino: um estudo a partir do tratado sobre o triângulo aritmético de Blaise Pascal
    (2014-12-16) Dias, Graciana Ferreira; ; ; Morey, Bernadete Barbosa; ; Sousa, Giselle Costa de; ; Sad, Ligia Arantes; ; Gutierre, Liliane dos Santos; ; Rego, Rogeria Gaudencio do; ; Andrade, Silvanio de;
    A presente pesquisa aborda a temática da utilização da História da Matemática comometodologia para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos, por meio de atividadeshistóricas produzidas pela pesquisadora a partir de fontes originais. Buscou-se investigar aspossibilidades de utilização da História da Matemática como um instrumento pedagógicoatravés da obra Tratado sobre o Triângulo Aritmético, de Blaise Pascal, em um contexto deformação inicial de professores. Partiu-se dos pressupostos do construtivismo, nos quais oconhecimento só é possível quando o sujeito tem experiências e reflete sobre as mesmas, paraelaboração de dois módulos de atividades acerca do Triângulo Aritmético e sua aplicação àsCombinações, a partir da fonte original o Tratado sobre o Triângulo Aritmético. Estainvestigação tem uma abordagem qualitativa e trata-se de um estudo de caso. O estudoexplorou um curso de extensão ministrado pela pesquisadora na Universidade Federal do RioGrande do Norte (UFRN), no qual foram trabalhadas as atividades históricas produzidas. Paraanálise da compreensão dos alunos, sobre os conceitos trabalhados nas atividades, foi aplicadauma avaliação final e utilizados os critérios de compreensão relacional e compreensãoinstrumental sugeridos por Skemp (1976). O trabalho com as atividades revelou algumasfragilidades dos alunos na compreensão de um texto escrito em outro contexto, bem como emconceitos matemáticos abordados. Por outro lado, os alunos perceberam que estudar a partirde um material escrito pelo próprio matemático apresentava vantagens quando comparadocom outros livros de História da Matemática, em termos de conceitos e procedimentos. Podeseainda ressaltar a importância de se ter uma fonte histórica traduzida para a línguavernácula, na qual os alunos podem aprender Matemática e aprender modos de fazerMatemática. A partir da avaliação das questões finais, bem como durante todo o processo comas atividades históricas, concluiu-se que os alunos sujeitos da pesquisa chegaram a um nívelde compreensão relacional, apresentando um conhecimento rico em conexões entre osconceitos matemáticos envolvidos no Triângulo Aritmético.
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    Dissertação
    História da matemática e teatro nas aulas sobre Teorema de Tales: um script proposto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-18) Braz, Maria Edilande; Gutierre, Liliane dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; ; http://lattes.cnpq.br/9844172812509657; Sousa, Giselle Costa de; ; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; Rêgo, Rogéria Gaudêncio do; ; http://lattes.cnpq.br/3882610066313180
    O presente estudo apresentará os resultados de uma investigação acerca de como a História da Matemática e o Teatro podem contribuir para a construção do conhecimento matemático de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio da vivência, preparação e execução de uma peça teatral, além da apresentação do script. Este traz uma abordagem histórica, definindo tempo e espaço dos acontecimentos, situando o leitor e o espectador a fazerem o percurso na biografia de Tales de Mileto, criando situações, que levaram ao estudo e a discussão dos conteúdos relacionados ao possível episódio da medição da altura da pirâmide de Quéops e ao Teorema de Tales. Isto posto, a proposta pedagógica implementada no decorrer deste trabalho, foi fundamentada em pressupostos teóricos e metodológicos da História da Matemática e do Teatro. No que concerne aos procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa qualitativa, porque responde a questões particulares, analisando e interpretando as informações geradas no campo da pesquisa. Como instrumentos metodológicos lançamos mão da observação participante, do questionário aplicado aos estudantes, do diário de campo e dos textos dissertativos produzidos pelos estudantes. O tratamento e análise dos dados colhidos por meio dos questionários foram organizados, classificados e quantificados em tabelas e gráficos para facilitar a visualização, a interpretação, a compreensão e a análise dos dados. A análise dos dados corroborou com nossa hipótese e contribuiu para aperfeiçoar e indicar o uso da peça teatral como uma atividade motivadora nas aulas de Matemática. Assim, consideramos que o script elaborado, ou seja, o produto educacional proposto trará importantes contribuições para o ensino da Matemática na Educação Básica.
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    Dissertação
    Uma história de (des)encontros no mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (2002-2016) - vídeo sobre o uso de um produto educacional no ensino de matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-02) Alves, Cídia Paula da Costa; Gutierre, Liliane dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; http://lattes.cnpq.br/8292972208422586; Silva Junior, Carlos Neco da; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; Oliveira, Adriel Goncalves; http://lattes.cnpq.br/2408911558037856; Dalcin, Andréia; http://lattes.cnpq.br/3679337032190887
    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) define o mestrado profissional como uma modalidade de Pós-Graduação Stricto Sensu que oferece cursos de natureza profissional, visando à capacitação científica e aplicada de professores da Educação Básica e/ou profissionais de ensino formal e não formal nos diferentes campos de conhecimento. Posto isto, o contexto desta pesquisa é o curso de mestrado profissional em ensino de Ciências Naturais e Matemática (CMPECNM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que iniciou suas atividades no 1º semestre de 2002, com o objetivo de qualificar, em nível de mestrado, licenciados ou outros graduados envolvidos em atividades docentes. A importância deste estudo está na necessidade de contar a trajetória do CMPECNM no que diz respeito às compreensões individuais dos coordenadores, dos professores e dos egressos sobre o desenvolvimento do Produto Educacional, exigência desta modalidade de mestrado. Como objetivo geral da pesquisa, elaboramos um estudo historiográfico acerca do entendimento dessas pessoas sobre Produto Educacional advindo desse CMPECNM da UFRN, no período de 2002 até 2016. Esse recorte temporal limita-se ao ano de 2016, devido à oferta, na estrutura curricular do curso, da disciplina Desenvolvimento e Avaliação de Materiais Instrucionais, cuja ementa trata da elaboração e da avaliação de Produtos Educacionais. Os procedimentos metodológicos têm por base os conceitos da história oral, a fim de tornar possível uma escrita histórica dessa temática. Os pressupostos teóricos têm seu fundamento em Meihy (2005), Alberti (2004a, 2004b), Lang (2011) e nos trabalhos do Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM). Para a escrita histórica, realizamos a intertextualidade na perspectiva de Ruiz e Faria (2012) e Oliveira e Brito (2013), considerando os depoimentos e os diversos documentos que se remetem aos mestrados profissionais. O Produto Educacional desta pesquisa é um vídeo que pode ser utilizado como uma tecnologia audiovisual com fins pedagógicos, intitulado: “Vídeo informativo sobre a importância dos Produtos Educacionais para o professor de Matemática”. Apresenta não apenas informações gerais sobre os Produtos Educacionais, voltados ao ensino de Matemática, que são elaborados pelos egressos do CMPECNM da UFRN, exaltando a sua importância nas aulas de Matemática, mas também como eles podem ser acessados. Por fim, a análise intertextual apontou que as compreensões dos depoentes acerca dos Produtos Educacionais não foram lineares e pacíficas, inclusive, com o passar do tempo e a consolidação do CMPECNM, vimos que os diferentes modos de compreendê-los alinham-se às reflexões contínuas e coletivas postas nos documentos oficiais da CAPES, de forma a assegurar que o professor que busca a modalidade profissional de mestrado, possa utilizá-los, em prol de uma aprendizagem matemática com significado.
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    Dissertação
    Uma história do curso de especialização em ensino de ciências naturais e matemática (EECNM) do IFRN - Campus Macau na perspectiva do ensino de matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-17) Araújo, Kaline Martins; Gutierre, Liliane dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-6124-7769; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; https://orcid.org/0000-0002-1691-2368; http://lattes.cnpq.br/7461505835207281; Oliveira, Adriel Gonçalves; https://orcid.org/0000-0003-1525-2393; http://lattes.cnpq.br/2408911558037856; Gouveia, Cristiane Talita Gromann de; Moura, Elmha Coelho Martins
    Esta pesquisa apresenta as contribuições e as possíveis limitações do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (EECNM) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Macau – Rio Grande do Norte (RN), na perspectiva do ensino de Matemática. Está centrada no estudo da História do Tempo Presente (HTP), alicerçada teoricamente pelas obras de Dosse (2017), Lohn e Campos (2017), Cavalcanti (2019) entre outros autores. Amparada por Valente (2017) e Garnica e Souza (2012), que estudam a História da Educação Matemática (HEM), justifica-se pela contribuição à formação continuada de professores de Matemática e, principalmente, ao ensino dessa disciplina na cidade de Macau/RN e região. Assim, questiona: quais foram as contribuições e/ou limitações (se é que existiram) que a EECNM proporcionou à formação continuada de professores de Matemática e ao ensino da Matemática?. Objetiva, portanto, investigar as contribuições e/ou limitações da Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática na perspectiva do ensino de Matemática. Nesse campo investigativo, lança mão de fontes escritas - documentos acadêmicos de estudantes encontrados no IFRN e do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da EECNM -, além de fontes orais - narrativas de memórias de egressos, professores da instituição e também de Matemática da região - coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Para tanto, recorre aos pressupostos de autores que discutem a pesquisa qualitativa, como Stake (2011), Bogdan e Biklen (1994), Gil (2008) e (2010) e Cellard (2008), combinando procedimentos metodológicos distintos para a análise dos dados com a intenção de obter alguns resultados. Ao fim dessa investigação, observa que a EECNM contribui positivamente com a prática didática e a carreira acadêmica dos egressos, proporcionando, inclusive, conhecimentos inerentes ao seu desenvolvimento intrapessoal. Contribui também para o desenvolvimento da produção científica no ensino de Matemática na cidade de Macau e região. No que se refere às limitações, esta pesquisa aponta o aspecto da regulamentação do curso, pois o ordenamento curricular em que as disciplinas são oferecidas e as regras para a seleção dos alunos da especialização criam entraves no processo seletivo. Outro fator limitante observado é a pequena procura por essa especialização nos últimos editais de seleção. Portanto, este trabalho compreende um importante registro das contribuições e limitações da EECNM do IFRN, campus Macau, na perspectiva do ensino de Matemática, na cidade de Macau e região, desde sua implantação até a atualidade (ano de 2023).
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    Dissertação
    Uma história do PIBID de Matemática da UERN/Mossoró-RN (2009 - 2018): memórias em um documentário
    (2019-07-19) Silva, Anelândia Maria da Conceição; Gutierre, Liliane dos Santos; ; ; Cury, Fernando Guedes; ; Araújo, Mariza Silva de;
    O presente estudo refere-se a uma história sobre formação de professores de Matemática, que se deu a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no período de 2009 a 2018, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - campus central, localizada na cidade de Mossoró (RN). O PIBID é centrado no Ministério da Educação (MEC), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), e é direcionado ao fortalecimento da formação inicial de futuros professores, a fim de inseri-los no contexto da Educação Básica, em meio a uma parceria entre universidade e escolas públicas. Elencamos como questão-foco: de que forma as ações/atividades do PIBID-Matemática/UERN, desde a data de criação, em 2009, até 2018 foram planejadas e executadas? Para responder a este questionamento, temos como objetivo geral construir um registro historiográfico acerca das ações realizadas por aqueles que fizeram parte do PIBID de Matemática da UERN, no período de 2009 a 2018. Nossa pesquisa é de abordagem qualitativa com enfoque na História Cultural (CHARTIER, 1990). Consideramos importante contar essa história, uma vez que ela nos revela as atividades que foram desenvolvidas no PIBID de Matemática da UERN, neste período de tempo. Para tanto, realizamos entrevistas com pessoas que vivenciaram o PIBID de Matemática da UERN, a saber: 4 (quatro) Coordenadores de área (3 bolsistas e 1 voluntária), um Supervisor de área, 7 (sete) Bolsistas de iniciação à docência (6 bolsistas e 1 voluntário), uma ex-coordenadora pedagógica, que atuou na escola Estadual Centenário de Mossoró; e uma ex-diretora da Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre. Além disso, recorremos a documentos, como por exemplo, Editais do referido Programa, relatórios parciais e semestrais de atividades e, para a análise desses documentos amparamos em Le Goff (2003), o qual salienta a importância que o documento pode proporcionar na sociedade. No mais, em virtude da nossa pesquisa ser advinda de um Mestrado Profissional, é apresentado um documentário, que construímos para ser o nosso Produto Educacional. Ele é intitulado O PIBID de Matemática da UERN: encontros de memórias e tem como finalidade mostrar um pouco a experiência ocasionada naqueles que vivenciaram o PIBID de Matemática, por meio das ações realizadas no período de 2010 a 2018. Esse documentário foi produzido com os depoimentos dos entrevistados mencionados acima, e desejamos que ele seja um importante auxílio para a formação docente. A análise dos dados obtidos mostrou que no subprojeto de Matemática houve participação de bolsistas, que não eram cadastrados, nas três funções mencionadas. Os pibidianos desenvolveram várias ações, a exemplos: produção de artigos; ministraram aulões preparatórios para as turmas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e da Prova Brasil; atuaram em escolas que não eram conveniadas pelo PIBID/UERN; realizaram estudos e produção de materiais didáticos pedagógicos voltados ao Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), o que se tornou a marca fundamental dos bolsistas que atuaram neste subprojeto, inclusive colaboraram na implantação de 3 (três) LEM nas escolas conveniadas pelo PIBID/UERN. Realizaram ações extraclasses, como os projetos “Salão de Jogos Matemáticos” e “a volta da Jornada Matemática”. Diante das ações desenvolvidas, resgatou-se a autoestima dos bolsistas de iniciação à docência, a fim de que eles permanecessem no curso de licenciatura em Matemática e, ainda, aproximou os egressos da universidade, o que tornou o curso de licenciatura em Matemática um lugar de destaque na região. Foram muitas as dificuldades, principalmente quanto à estrutura física das escolas conveniadas, para poder colocar em prática determinadas ações, a exemplo, a implantação dos Laboratórios.
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