Navegando por Autor "Martins, André Ferrer Pinto"
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Dissertação Uma análise da formação de professores de física do IFRN a partir da epistemologia de Ludwik Fleck(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-30) Brandão, Xênia Silva Gomes; Martins, André Ferrer Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/2557880242678680; ; http://lattes.cnpq.br/6616133407593190; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869; Valadares, Juarez Melgaço; ; http://lattes.cnpq.br/5496035029896028Este estudo surge no contexto de formação de professores de física e objetiva, a partir do discurso do professor formador, identificar possíveis modelos pedagógicos e caracterizar estilos de pensamento presentes no curso de licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), utilizando a epistemologia de Ludwik Fleck. Caracterizamos a nossa pesquisa como qualitativa de natureza empírica e optamos pela Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES, 2003). O lócus de nossa investigação foi o curso de licenciatura em física do IFRN, Campus Natal Central, e os sujeitos da pesquisa, um grupo de professores formadores dessa licenciatura. Foram entrevistados dez docentes, sendo seis do núcleo específico da física e quatro das disciplinas do núcleo didático-pedagógico. Mediante esse desenho, compusemos uma coleta de dados desenvolvida por: 1) entrevista semiestruturada; 2) análise documental. Nas análises dos dados, com o suporte das tendências pedagógicas que verificamos em nosso estudo a partir da percepção das semelhanças e diferenças entre as concepções apresentadas pelos professores sobre: educação e ensino; prática de ensino ideal; função do professor; concepções de aprendizagem; e função do aluno e do pensamento ideológico desses professores formadores sobre o perfil profissional do egresso, observamos subsídios para identificar indicativos da presença de três estilos de pensamento distintos e que se inter-relacionam entre si de forma mais ou menos intensa. A relevância do estudo se apresenta na compreensão dos estilos de pensamento que participam da dinâmica do curso de formação de professores em física e, por consequência disso, na elucidação de uma problemática apontada a priori como motivadora da pesquisa, qual seja: a dificuldade de interação comunicativa sobre as práticas educacionais entre os professores formadores. Trazemos a epistemologia de Fleck como uma possibilidade motivadora de diálogo e negociação, configurando-se, dessa forma, como um instrumento de mudança efetiva, tendo em vista a significação da formação de professores de física.TCC Aprendendo e praticando nos anos iniciais do Ensino Fundamental: notas sobre o ensino de ciências por investigação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-06) Lima, Richardson de; Schulz, Luciane; Sampaio, Mariza Narcizo; Martins, André Ferrer PintoPartindo da configuração do que seria ensinar ciências por meio de uma abordagem investigativa, este artigo objetivou observar e analisar a construção do conhecimento escolar do sistema urinário a partir do conhecimento científico por meio do ensino de ciências por investigação aliado aos espaços não formais.Com base nos estudos sobre o Ensino de Ciências por Investigação, nossa abordagem metodológica qualitativa foi impulsionada pela pesquisaação, tratando-se de um estudo de intervenção, no qual contemplou a temática da funcionalidade dos rins, as doenças que atingem este órgão e suas formas de prevenção e tratamento. O público alvo foi composto por 36 alunos, 4º. ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2015. Como resultados a metodologia e as estratégias adotadas oportunizaram às crianças serem sujeitos de seus conhecimentos, compreendendo que os conhecimentos escolares a partir dos conhecimentos científicos são saberes para além da escola, são saberes para a vida.TCC As potencialidades da formação inicial do pedagogo para o ensino de ciências nos anos iniciais.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-16) Silva, Manuela Izidio da; Martins, André Ferrer Pinto; Severo, Thiago Emmanuel Araújo; Carvalho, Letícia dos SantosSituado na interseção entre o Ensino de Ciências e a Formação inicial de professores o trabalho tem como objetivo investigar como se dá a formação do pedagogo sobre o ensino de ciências e se essas necessidades formativas têm sido contempladas na formação inicial. Para tanto, buscamos responder à seguinte questão: Quais as potencialidades do curso de Pedagogia da UFRN para a formação do futuro professor que lecionará Ciências nos anos iniciais? Para isso realizamos um estudo de natureza qualitativa, a partir do estudo de caso com os discentes do 5° e 7° período através do componente curricular ensino de ciências naturais I no período letivo de 2015.2 no curso de Pedagogia da UFRN. Para tanto, utilizamos como instrumentos e estratégias a aplicação de questionário, a observação e dois grupos focais. Dos dados coletados, emergiram diversos aspectos que foram agrupados por categoriais, tendo como principais temas: a relevância do ensino de ciências na ótica desses futuros docentes; de que maneira as necessidades formativas desses futuros pedagogos, em relação ao ensino de ciências, são contempladas para essa formação; e as contribuições do ensino de ciências por investigação na formação inicial. Nesse sentido, é evidenciado uma formação que possibilita a renovação do ensino de ciências e práticas inovadoras dos futuros professores por meio de reflexões sobre a prática desse futuro professor, fundamentação teórica, metodológica e (re)construção dos conhecimentos através do ensino por investigação.Tese Ciência e arte na Educação de Jovens e Adultos: o uso do teatro e da literatura em um projeto integrador de física com humanidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-18) Fernandes, Gilvana Benevides Costa; Martins, André Ferrer Pinto; https://orcid.org/0000-0001-7719-5043; http://lattes.cnpq.br/2557880242678680; http://lattes.cnpq.br/9450843732880069; Silveira, Alessandro Frederico da; Silva, Márcia Gorette Lima da; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; Monteiro, Midiã Medeiros; Alves, Milton Thiago SchivaniInúmeras pesquisas produzidas no campo do ensino de ciências vêm apontando que o diálogo entre ciência e arte pode promover um maior envolvimento, participação e criticidade dos sujeitos envolvidos, uma vez que, pela aproximação cultural, consideram-se os contextos sociais e históricos que podem auxiliar os alunos a construírem uma compreensão mais integral sobre a produção da ciência em nossa sociedade. Desta forma, este trabalho propõe-se a avaliar a contribuição da linguagem teatral, em diálogo com a literatura, para o processo de aprendizagem de alguns conceitos básicos e fundamentais de Astronomia na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa, de caráter qualitativo, visa, primeiramente, caracterizar o ensino na EJA e os seus desafios na atualidade, reconhecendo as contribuições de Paulo Freire para essa modalidade de ensino, em particular, sua perspectiva de uma educação humanística, que busca a promoção do ser mais, compreendida como a vocação ontológica do homem e da mulher, em contraposição à concepção “bancária” de educação. Em nosso estudo, percebemos que a linguagem dos jogos teatrais, de Viola Spolin, estabelece um diálogo coerente com as ideias freirianas, podendo auxiliar em uma construção de uma aprendizagem mais criativa, participativa e crítica da realidade. Na parte empírica da pesquisa, elaboramos e executamos um projeto interdisciplinar envolvendo os professores das disciplinas de física, artes, língua portuguesa e empreendedorismo, em um grupo de alunos da EJA, da Escola Estadual Mascarenhas Homem, por um semestre. O projeto fez uso da obra literária Diálogos sobre a pluralidade dos mundos, escrita no século XVII por Bernard le Bovier de Fontenelle. Essa obra foi um marco em sua época por trazer uma mulher como protagonista, ao mesmo tempo em que era instruída sobre os assuntos mais modernos da Astronomia: o heliocentrismo. A leitura, interpretação e problematização dessa obra resultaram em aulas mais dinâmicas. Por meio do teatro, os alunos estudaram o Sistema Solar, os movimentos da Terra e os modelos de Universo, além de outros conteúdos de português e empreendedorismo. Para a culminância do projeto integrador, a linguagem do teatro improvisacional de Spolin favoreceu a criação da peça intitulada Relatos, de autoria dos estudantes envolvidos. Constatamos que por meio das vivências no projeto integrador, os alunos foram, gradativamente, encontrando na linguagem teatral uma ferramenta de expressão, pessoal e coletiva, para comunicarem seus entendimentos sobre elementos básicos da Astronomia, como também seu pensar crítico da realidade a respeito de algumas questões como: machismo, opressão e a necessidade da valorização da mulher, que vieram pela releitura do texto de Fontenelle e por reflexões sobre suas histórias de vida. Acreditamos que os discursos de Relatos que foram extraídos das vivências pessoais dos alunos e do projeto integrador conseguiram colaborar com o ser mais dos alunos envolvidos.Dissertação Conteúdos metacientíficos a partir dos diários de Charles Darwin (1809-1882)(2019-11-25) Galvão, Brenda Costa de Oliveira; Martins, André Ferrer Pinto; ; ; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; Prestes, Maria Elice Brzezinski;A literatura da área de educação científica manifesta a preocupação em abordar ciências para além de um corpo de informações (conteúdos científicos), discutindo em sala de aula, também, características relacionadas ao fazer científico. Isto é, como a ciência é produzida, validada e comunicada, além de suas particularidades epistemológicas, ou seja, os saberes sobre ciência (conteúdos metacientíficos). Em particular, o ensino da evolução biológica ainda é palco de muitos entraves e controvérsias que envolvem professores e estudantes e se desdobram em dificuldades na abordagem dessa temática. Algumas dessas dificuldades estão relacionadas à falta de entendimento de conceitos da própria teoria, bem como a concepções poucos elaboradas do processo histórico de sua produção, dentre outros aspectos. Assumindo que conhecer os contextos de produção da teoria da evolução biológica contribui para desenvolver compreensões mais informadas de natureza epistemológica, investigamos nesse trabalho os diários de campo de Charles Robert Darwin (1809-1882) com o objetivo de identificar elementos que possam contribuir para discussões de conteúdos metacientíficos nas aulas de evolução. Os diários foram escritos durante a viagem do naturalista a bordo do HMS Beagle (1831-1836) e têm uma alta frequência de relatos de observações e discussões geológicas. Esse material está disponível na plataforma Darwin Online. A partir da leitura dos diários e da autobiografia de Darwin como fontes primárias, e do auxílio de fontes secundárias, pudemos compor os cenários dos episódios vividos pelo jovem naturalista enquanto anotava em seus cadernos. Foram identificados elementos com potencial de promover discussões sobre conteúdos metacientíficos, em particular: observações, relacionadas com a atividade do cientista em campo; observações informadas por teorias, evidenciando um aspecto mais centrado no sujeito e como ele articula as suas ideias com as da comunidade científica; produção coletiva da ciência, destacando o caráter coletivo da produção científica e contextualizando Darwin temporal e geograficamente; elaboração de hipóteses, relacionada ao exercício de refletir sobre suas ideias, as teorias de sua época e as observações que fazia em campo; e formação do cientista, elemento mais amplo presente em todos os diários, evidenciado pela formação que Darwin teve antes de embarcar no Beagle, fundamental para seu desempenho como naturalista. Em nossa análise, buscamos o diálogo entre esses elementos e as abordagens de Semelhança de Família e de Temas e Questões da natureza das ciências, presentes na literatura da área de pesquisa em ensino de ciências. Dessa forma, pretendemos contribuir duplamente para o ensino da evolução, tanto para uma compreensão de aspectos da teoria em si, quanto para uma compreensão melhor informada sobre ciências e seu desenvolvimento, tanto na educação básica – em particular no ensino médio – quanto na formação de professores.Tese Diálogos entre ciências e ficção científica: uma estratégia para discutir ética científica baseada na teoria da objetivação(2019-08-02) Nogueira, Mayara Larrys Gomes de Assis; Morey, Bernadete Barbosa; ; ; Martins, André Ferrer Pinto; ; Severo, Thiago Emmanuel Araújo; ; Silva, Ana Maria da; ; Causado, Rodolfo Vergel; ; Gobara, Shirley Takeco;As narrativas implicadas em materiais de ficção científica (SF) apresentam as ciências como uma atividade viva e instigante que parece alimentar o interesse e a curiosidade dos sujeitos por questões científicas complexas. Essa proposição faz contraste com um cenário descrito na literatura específica em que discussões sobre produtos e processos das ciências nas salas de aulas parecem cada vez mais desinteressantes aos estudantes. Uma via pertinente e bastante trabalhada que assumo como estratégia para atravessar um desinteresse dessa ordem e discutir sobre aspectos epistemológicos das ciências é o diálogo entre ciências e literatura. De modo mais específico, tomo a literatura de ficção científica como linguagem para propor discussões sobre noções de ética nas ciências. Para fundamentar filosófica, pedagógica e epistemologicamente as ideias e atividades propostas assumi como base a Teoria da Objetivação (TO), teoria de ensino-aprendizagem histórico-cultural idealizada pelo pesquisador matemático Luis Radford. O objetivo dessa articulação foi investigar a pertinência da SF para ampliar, facilitar e contextualizar o debate sobre a produção das ciências e seus aspectos éticos para professores de ciências em formação. Para alcançar esse objetivo utilizei três estratégias metodológicas: uma interlocução epistolar com o cientista ficcional Doutor Victor Frankenstein; mapeamento e imersão em eixos teóricos – a saber: discussões sobre ciências, Teoria da Objetivação e SF – e a produção de estratégias de ensino – uma oficina didática exploratória ministrada para bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Interdisciplinar/UFRN) para mapear aproximação dos estudantes com a linguagem de SF e um Curso sobre Ficção Científica e Ética nas Ciências ofertado para professores em formação inicial e continuada dos cursos de Química, Física, Biologia e Matemática da UFRN, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Centro Universitário Facex (UniFacex A interlocução epistolar com o Victor Frankenstein para discutir ideias, travar debates e exercitar o diálogo sobre ética e responsabilidade científica, por exemplo, constituiu uma forma de tomar SF como linguagem para abordar saberes da epistemologia das ciências. Para além disso, a análise multimodal dos dados produzidos permitiu constelar um conjunto de categorias analíticas, vetores e caminhos para mapeá-las que permitem sinalizar a pertinência de estratégias que tomam a SF como linguagem para aproximar os estudantes da cultura científica. Esse cenário é fecundo para defender que a SF é uma linguagem pertinente para pensar e problematizar discussões sobre as ciências e seus aspectos éticos e pode contribuir para a educação científica de professores de ciências em formação.Tese A Educação Sensível como lugar de descoberta da imaginação(2019-11-28) Santos, Maria Clara Pereira; Martins, André Ferrer Pinto; ; ; Nascimento, Hostina Maria Ferreira do; ; Biella, Jaime; ; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; Coutinho, Karyne Dias; ; Nogueira, Maria Simone Marinho; ; Maciel, Mirtes Miriam Amorim;O propósito dessa tese é apresentar a imaginação em sua dimensão radical, expondo-a como um meio formativo emancipatório, dados os elementos que a caracterizam e que foram silenciados pelo processo de subalternização da mesma à razão instrumental. Esse objetivo geral desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: problematizar as instituições que formam a imaginação em sua dimensão subalternizada; localizar os deslocamentos de sentido pertinentes à imaginação em sua radicalidade no processo de marginalização da imaginação, fazendo uso da obra de Cornelius Castoriadis; mostrar a pluralidade dimensional da relação humano/mundo no seu fazer-ser, dando ênfase aos elementos libertadores da criatividade deslocadora; demonstrar a relação da imaginação com a educação que se propõe formar para a autonomia; apresentar o que seria uma educação sensível. A metodologia foi estruturada a partir de orientações teóricas filosóficas pertinentes às obras de Cornelius Castoriadis e de Theodor Adorno. Desse último, usamos mais especificamente a problematização sobre o que seria o não- conceito e a constelação de sentido como motores da deslocação de sentidos que viessem a facilitar a localização dos espaços de visibilidade da imaginação em suas fendas não subalternizantes. Já no caso de Castoriadis, foi usado todo o sentido orientador que visa indicar como proceder uma problematização expositora da tecedura institucional em sua face magmática. Tais orientações auxiliaram na montagem de um metaespaço problematizador historiográfico crítico-reflexivo que trouxe à tona a dimensão da imaginação em sua radicalidade formativa deliberativa reflexiva. Como aspectos conclusivos, ressaltamos a contribuição da pesquisa para a construção de uma educação voltada para a autonomia, ao deslocar o sentido formativo de tal modo que expõe um novo horizonte possível para o lugar da imaginação em uma educação sensível, tornando perceptível a urgência da liberação da criatividade coletiva como meio da promoção de uma realidade plural.TCC Ensino por Investigação no contexto da Educação Infantil: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-05) Oliveira, Rebeca Alves de; Martins, André Ferrer Pinto; 0000-0001-7719-5043; http://lattes.cnpq.br/2557880242678680; Mattos, Aline de Moura; http://lattes.cnpq.br/3133749896385454; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046Este trabalho de conclusão de curso constitui-se em um relato de práticas educativas na perspectiva do ensino por investigação no contexto da Educação Infantil. O objetivo central é o de mostrar que é possível ministrar aulas por meio dessa abordagem investigativa nesta etapa de ensino, e o quão importante é que as crianças sejam sujeitos ativos no seu processo de ensino-aprendizagem. O relato foi desenvolvido com base no projeto “Vida de formiga”, que foi desenvolvido no primeiro trimestre de 2023 em uma escola privada (Apoema) situada na zona sul de Natal/RN. A partir da revisão da literatura, foi possível identificar que os principais teóricos da área têm seus estudos voltados para o público de crianças em níveis de ensino maiores, a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Contudo, os projetos que são realizados na Apoema nos mostram que é possível trabalhar com certos princípios e elementos da abordagem do ensino por investigação na Educação Infantil. Os resultados aqui relatados apontam que, a partir do estímulo que é feito pelos professores nos primeiros anos da Educação Infantil, as crianças já se mostram sujeitos participativos e ativos em sua própria aprendizagem. Conclui-se que a abordagem investigativa contribui para fomentar uma maior atividade e curiosidade das crianças dentro de sala de aula, e recomenda-se que futuras pesquisas ampliem e aprofundem essa discussão, abordando esse tema na perspectiva da Educação Infantil.Tese A Experiência como ordenação da realidade: uma estratégia orgânica para a educação científica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-02) Severo, Thiago Emmanuel Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/9961862139964562; ; http://lattes.cnpq.br/9652930987953450; Martins, André Ferrer Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/2557880242678680; Carvalho, Edgard de Assis; ; http://lattes.cnpq.br/5615241034525485; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237; Cunha, Marlecio Maknamara da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2947750321164221; Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/3606354737293761; Tabosa, Wyllys Abel Farkatt; ; http://lattes.cnpq.br/3596040894249041Entender supõe uma experiência do sujeito cognoscente. É preciso estar em contato, experimentar. Mas não só. Atribuir significado à realidade requer processamento, classificação, ordenação. Essa reflexão sobre a experiência processada, ordenada, é o que configura o conhecimento. De acordo com o filósofo Gaston Bachelard (2010) nosso contato imediato com o real só vale como um dado confuso e provisório. Esse contato fenomenológico exige inventário, classificação, conexão, ordenação da experiência, imputação de sentido e representação. Por essa razão a nossa primeira leitura sobre algum fenômeno é limitada a níveis basilares da realidade. Elementos como dinâmica, funcionamento ou características detalhadas do que é observado só podem ser acessados em momentos posteriores e por meio de níveis mais elevados da realidade, como explica o físico Werner Heisenberg (2009). As ideias tecidas por esses dois grandes intelectuais oxigenam, na minha concepção, a noção de que conhecer não significa apenas observar e descrever a natureza, mas atribuir valor e significado ao conhecimento. Fundamentado nessas ideias e no horizonte cognitivo das ciências da complexidade, objetivo neste trabalho experimentar uma reflexão sobre o nosso entendimento de mundo construído e regulado a partir da ordenação da nossa própria experiência. Procuro descrever como esse processo é capaz de oxigenar um pensar bem, na acepção gestada por Edgar Morin (2004) e ampliada por Conceição Almeida (2007). Tomo como hipótese de trabalho a experiência enquanto estratégia orgânica de pesquisa, particularizando o termo definido por Bachelard (2010). Essa estratégia permite aventurar-se pela penumbra do desconhecido para acessar camadas superiores da realidade. Nessa concepção, a experiência funciona como um lodo nutritivo que regula, repara e acresce em qualidade o entendimento. Utilizo como fio condutor a minha caminhada profissional como professor da disciplina de Ensino de Ciências Naturais I e II no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nos semestres de 2013.1 a 2014.2. Nesse espaço pude vivenciar como as experiências ajudam a romper com um entendimento simplificado do mundo. Escolhi trabalhar com os problemas de pesquisa desenvolvidos por 398 alunos, dos quais foram utilizados 222. As investigações foram essenciais para o questionamento dos fenômenos que antes pareciam óbvios ou desinteressantes, trazendo à tona razões de funcionamento e dinâmicas entre as estruturas observadas. Em síntese, a experiência é fundadora de um pensamento dinâmico e vivo, visto que necessita da crítica para desconstruir as impressões primeiras sobre os fenômenos, atribuindo valor e significado aos conhecimentos gestados.Tese Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN(2019-11-26) Andrade, Maria da Conceição de Oliveira; Martins, André Ferrer Pinto; ; ; Pryjma, Marielda Ferreira; ; Barolli, Elisabeth; ; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; Farias, Isabel Maria Sabino de; ; Dantas, Josivania Marisa; ; Rego, Maria Carmem Freire Diógenes;O estudo teve como objetivo compreender as contribuições da formação coletiva para o desenvolvimento profissional de professores, com referência à construção e implementação do currículo de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no NEI-CAp/UFRN. A investigação ocorreu no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN), instituição de educação pública que atende crianças da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental I, com a participação e colaboração de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quanto aos aspectos teóricos-metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa com viés colaborativo, conforme Ibiapina (2016). Fundamenta-se nas contribuições de pesquisadores da Formação Docente e do Desenvolvimento Profissional de Professores: Freire, (1985); Nóvoa (1999); Garcia (1999); Day (2001); Carvalho (2016); Barolli; Villani; Maia; Nascimento (2018). A construção e sistematização dos dados ocorreu durante todas etapas da investigação, por meio de análise de documentos, grupo focal-entrevista, observação participante e grupo de estudos reflexivo, com a transcrição de registros audiovisuais dos encontros e dos textos produzidos pelas professoras em diários, cadernos de planejamento, e diário de campo da pesquisadora. Os dados da investigação foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008). Com essa orientação organizamos os dados em unidades de decodificação, agrupadas em temáticas da prática da formação coletiva. Posteriormente, estabelecemos relações entre as temáticas da prática da formação e as dimensões de análise do desenvolvimento profissional de professores que ensinam ciências, o que favoreceu a descrição e a reflexão em torno da contribuição da formação para o desenvolvimento profissional das professoras. Os resultados da pesquisa apontam que as professoras reconhecem a formação coletiva como propulsora do seu desenvolvimento pessoal e profissional, no exercício de sua profissão, ao re/elaborar reflexões e ações para o ensino de ciências. O trabalho contribui na reflexão acerca da formação docente que possibilite o desenvolvimento profissional e pessoal do(a) professor(a) da infância.Dissertação Gaston Bachelard e a educação(2018-06-08) Sousa, Tairone Lima de; Martins, André Ferrer Pinto; ; ; Lima, Isaias Batista de; ; Oliveira, Josineide Silveira de; ; Leodoro, Marcos Pires; ; Almeida, Maria da Conceição Xavier de;A epistemologia de Gaston Bachelard critica as formas tradicionais de ensino ao entender a educação com o sentido de formação, defendendo uma formação permanente dos sujeitos. Esse sentido de formação, no pensamento bachelardiano, percorre as duas vertentes da sua obra – a científica e a poética – ressaltando a impreterível necessidade da vivência do real e do irreal para a formação do sujeito. É por um processo copioso de desiludir-se, retificar os erros e afastar os obstáculos que Bachelard entende a formação permanente do homem, que nunca se apresenta a priori objetivo, mas com um passado de erros retificados. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar contribuições da epistemologia de Gaston Bachelard para o campo da educação, destacando a ideia de uma pedagogia científica no ensino como fundamento para o desenvolvimento e a formação de um novo espírito científico, contrapondo-se às formas tradicionais de ensino. Seus objetivos específicos consistem em situar o pensamento de Gaston Bachelard dentro do contexto acadêmico-filosófico-cultural francês; investigar os principais conceitos da epistemologia de Gaston Bachelard; e analisar contribuições do pensamento bachelardiano para o campo da educação, além de clarear o porquê da necessidade de uma pedagogia nova no ensino, defendida pelo autor. Essa pesquisa parte do pressuposto de que a epistemologia de Gaston Bachelard tem um “fundo pedagógico” ainda pouco explorado, expresso quando o autor destaca o “aspecto pedagógico” que as noções científicas carregam. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica sobre a obra do filósofo francês, portanto, assumindo a forma de uma pesquisa bibliográfica. Neste sentido, explicitamos os principais conceitos oriundos da sua epistemologia, como: as noções de racionalismo aplicado; de racionalismos regionais; de racionalismo integrante; de obstáculos epistemológicos; de perfil epistemológico; de filosofia do não, além do caráter coletivo da atividade científica e aspectos do papel da imaginação. Em seguida, analisamos as contribuições do pensamento de Gaston Bachelard para o campo da educação visando clarear o porquê da necessidade de uma pedagogia nova no ensino. Outro aspecto evidenciado foi a possível relação entre os racionalismos regionais e as discussões no campo da interdisciplinaridade escolar que, na forma como a entendemos neste trabalho, “preserva” o campo epistemológico de cada área, mas procurando o diálogo com as outras disciplinas a fim de buscar não se desprender da complexa realidade à qual os sujeitos estão inseridos. Concluímos que a pedagogia científica bachelardiana alberga os pressupostos de sua epistemologia ao se preocupar com os fundamentos e os requisitos para o desenvolvimento do espírito científico, cultivando o desejo de construir no ensino o desenvolvimento de uma pedagogia nova, científica a partir de uma pedagogia da formação.Livro História e Filosofia da Ciência(SEDIS-UFRN, 2024-09-12) Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo; Martins, André Ferrer PintoEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilDissertação Inércia e Natureza da Ciência no Ensino de Física: uma sequência didática centrada no desenvolvimento histórico do conceito de inércia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-28) Monteiro, Midiã Medeiros; Martins, André Ferrer Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/2557880242678680; ; http://lattes.cnpq.br/9636755132353839; Moura, Breno Arsioli; ; http://lattes.cnpq.br/7484089259365594; Borba, Gilvan Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0043059721601657Durante as últimas décadas a área de ensino de ciências tem discutido questões relativas à inserção da história e da filosofia da ciência (HFC) no ensino. Dentre os argumentos apresentados em defesa dessa abordagem aponta-se a possível contribuição à aprendizagem de conteúdos científicos e à compreensão de aspectos relativos à natureza da ciência (NdC). Apesar de tais considerações, ainda temos um número muito reduzido de trabalhos de pesquisa relatando resultados de intervenções práticas que se utilizam da abordagem histórica, além disso, há carência de materiais didáticos nessa perspectiva. Nosso trabalho procurou contribuir com a área no que se refere a esses dois aspectos: de um lado, com a produção de material didático, ao elaborarmos textos sobre a história da inércia para alunos da graduação. De outro lado, procuramos investigar se os argumentos mencionados acima em relação ao uso didático da HFC se sustentam, em um contexto particular. Elaboramos e aplicamos uma sequência didática, utilizando os textos que construímos, para ensinar o conceito de inércia e discutir conteúdos selecionados de NdC. A sequência didática foi aplicada em duas turmas da graduação, uma do curso de geofísica bacharelado e outra do curso de física licenciatura, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um questionário inicial mostrou que os estudantes, mesmo havendo abordado o conceito de inércia na educação básica, apresentavam concepções de senso comum no tocante à relação entre força e movimento. O questionário também nos permitiu identificar a existência de elementos de concepções consideradas inadequadas quanto à NdC. Ao final, nossos dados evidenciaram um número maior de acertos nas questões relativas ao conceito de inércia. No que se refere aos aspectos de NdC, pudemos identificar, em alguns poucos casos, um movimento no sentido de aproximação a uma visão mais adequada, no entanto, determinadas distorções persistiram, evidenciando limitações da abordagem utilizada.Dissertação A linguagem audiovisual do cinema como elemento integrador da arte e ciência na formação cultural dos professores de ciências e matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-31) Silva, Maria Romênia da; Camelo, Midori Hijioka; Martins, André Ferrer Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/2557880242678680; ; http://lattes.cnpq.br/0031580652587154; ; http://lattes.cnpq.br/8202627546650395; Borba, Gilvan Luiz; ; Silva Filho, Paulo Cavalcante da; ; http://lattes.cnpq.br/9835716071996289Este trabalho constitui-se de um estudo sobre a importância do Cinema para a formação cultural e profissional dos professores de Ciências Naturais e Matemática. O potencial educativo do Cinema é ressaltado por diferentes autores, que revelam, também, a lacuna de formação dos professores nesse meio (mídia). Neste estudo, defendemos a linguagem audiovisual do Cinema como elemento integrador da Arte e Ciência na formação cultural e profissional do professor. A temática sobre a formação cultural dos professores vem sendo desenvolvida por diferentes autores, na qual a tônica tem sido a importância do diálogo inteligente com o mundo. Especificamente, na formação dos professores de Ciências e Matemática, pela aproximação do Cinema em sua formação, vislumbra-se a possibilidade de minimizar a dicotomia entre a formação humanística e científica, já bastante discutida por alguns estudiosos. Os produtos educacionais gerados buscaram contribuir para uma efetiva vivencia e reflexão em torno do papel cultural e educacional do Cinema. Considerando o Cinema como uma possível ‘ponte’ entre as duas culturas (cultural científica e a cultura humanística) e visando promover a apropriação da linguagem audiovisual na formação dos professores, realizamos a I Mostra - Primavera Cultural: Cinema e Ensino de Ciências. A elaboração da cartilha “Tópicos de história, linguagem e técnica do Cinema para professores de Ciências e Matemática”, e sua aplicação em um minicurso no XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física também visaram contribuir com a aproximação da Ciência e Arte na formação dos professores.Tese Mirando Vênus: o revólver fotográfico e um astrônomo brasileiro no Japão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Silva, Maria Romênia da; Martins, André Ferrer Pinto; https://orcid.org/0000-0001-7719-5043; http://lattes.cnpq.br/2557880242678680; http://lattes.cnpq.br/8202627546650395; Camino, Néstor Eduardo; Moraes, Andréia Guerra de; Silva, José Ronaldo Pereira da; Alves, Milton Thiago SchivaniEm 1872, o astrônomo brasileiro Francisco Antônio de Almeida Júnior foi enviado pelo diretor do Observatório Imperial do Rio de Janeiro para estudar Astronomia na França. Posteriormente, participou da missão francesa para observar o trânsito de Vênus em 9 de dezembro 1874 em Nagasaki, no Japão. Na ocasião do trânsito, d’Almeida foi o responsável por manusear o “revólver fotográfico” idealizado pelo astrônomo Jules Janssen. D’Almeida retornou ao Brasil em 1876 e publicou duas obras diretamente associadas com as experiências vivenciadas durante a expedição: um relatório científico (A Parallaxe do Sol e as passagens de Vênus - 1878) e um relato de viagem (Da França ao Japão: Narração de viagem e descrição histórica, usos e costumes dos habitantes da China, do Japão e de outros países da Ásia - 1879). Inserido nesse contexto, esse trabalho busca analisar as contribuições desse astrônomo brasileiro a partir da sua prática científica, visando gerar subsídios para o Ensino de Astronomia. O referencial teórico que utilizamos é a vertente da historiografia denominada História Cultural da Ciência, a qual descreve as práticas científicas como sendo práticas culturais situadas em um tempo e espaços específicos. O aporte da História Cultural da Ciência (HCC) entende que as ciências não devem ser estudadas na cultura, mas como cultura. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, de cunho teórico, realizada a partir de fontes primárias e secundárias. A principal fonte primária analisada na Tese foi o relatório científico de D’Almeida, em virtude do nosso interesse pela descrição detalhada sobre a observação do fenômeno do trânsito de Vênus em 1874. Por fim, buscamos apresentar aspectos relevantes de Natureza da Ciência (NdC), por meio da abordagem de “temas” e “questões”, que foram identificados a partir do contexto histórico e sociocultural apresentado, visando promover discussões de natureza histórico-epistemológicas no Ensino de Astronomia.Dissertação O movimento terra plana a partir da epistemologia de Ludwik Fleck (1896-1961)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-30) Costa, Poliana Lopes da; Martins, André Ferrer Pinto; https://orcid.org/0000-0001-7719-5043; http://lattes.cnpq.br/2557880242678680; http://lattes.cnpq.br/5505531692775358; Ferreira, Flávia Polati; http://lattes.cnpq.br/4209117387967608; Oliveira, Luciano Denardin deA Terra é plana, o homem nunca foi à Lua e o Sol gira sobre a Terra. Essas são algumas afirmativas que encontramos no movimento Terra plana, que ganhou destaque nos últimos anos para além das bolhas das redes sociais. Enquanto professores de ciências, as ideias defendidas pelo movimento terraplanista causam curiosidade e preocupação. Este trabalho busca investigar o movimento Terra plana a partir da epistemologia de Ludwik Fleck, como forma de contribuir para o ensino de ciências. Para conhecer o movimento Terra plana, nos debruçamos no material disponibilizado no site oficial da Flat Earth Society, que reúne “provas” da Terra plana conduzidas por terraplanistas de todo o mundo. Para analisar esse material, utilizamos alguns conceitos trabalhados por Fleck (2010) em sua obra Gênese e desenvolvimento de um fato científico, publicada em 1935. Os dados foram agrupados de modo a caracterizar o estilo de pensamento da Flat Earth Society, descrevendo seus métodos, explicações, julgamentos evidentes e sua linguagem específica. Já o coletivo de pensamento foi caracterizado por seu círculo esotérico e exotérico, dispositivos legais e costumários e formas de disseminação do conhecimento. Encontramos um grande volume de conteúdos abordados pela Flat Earth Society, abarcando diferentes áreas do conhecimento, como física, geografia, topografia, astronomia, tecnologia e outras. Diversos temas tratados pela Flat Earth Society possuem relação direta com a ciência e muitas de suas explicações fazem uso de termos científicos, mas com significados diferentes, ou são permeadas por contra argumentações ao formato esférico. Procurando expor como a ciência explica alguns dos fenômenos tratados pela Flat Earth Society, selecionamos as evidências para o formato esférico da Terra e seus movimentos que são apresentadas em livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020 para o ensino fundamental. A partir disso, e das contribuições epistemológicas fleckianas, identificamos diferenças e semelhanças entre o conhecimento acerca da Terra plana e o conhecimento científico, entendendo que, por se tratar de coletivos de pensamento diferentes, cada um é permeado por seu estilo de pensar e interpretar os fenômenos. Por fim, refletimos sobre as implicações para o ensino de ciências a partir da questão: o que aprender com o movimento Terra plana para discutir e ensinar ciências e sobre ciências?Tese Natureza da ciência por meio de narrativas históricas: os debates sobre a natureza da luz na primeira metade do século XIX(2019-08-02) Oliveira, Rilavia Almeida de; Martins, André Ferrer Pinto; ; ; Silva, Ana Paula Bispo da; ; Moraes, Andréia Guerra de; ; Morey, Bernadete Barbosa; ; Silva, Cibelle Celestino; ; Ferreira, Flávia Polati;No contexto das pesquisas da área de ensino de ciências que defendem a História e a Filosofia da Ciência (HFC) como abordagem didática para problematizar aspectos da Natureza da Ciência (NDC) no ensino, este trabalho parte das seguintes questões: Como a interface entre episódio histórico e temas de NDC pode ser materializada a partir da construção de narrativas históricas? Quais as potencialidades e dificuldades de trabalhar temas da NDC a partir de narrativas históricas? Como narrativas históricas podem fomentar a discussão e compreensão de temas da NDC? Mais especificamente, objetivou-se investigar as potencialidades e limitações de trabalhar temas de NDC com professores de Física em formação inicial, a partir de narrativas históricas, tomando como base os debates sobre a natureza da luz no início do século XIX. Nesse intuito, inicialmente, foram analisados estudos sobre a natureza da luz na primeira metade do século XIX, especificamente com referência aos contextos francês e britânico, a partir de fontes primárias e secundárias, buscando-se compreender o episódio histórico e seus aspectos conceituais e epistemológicos. Na sequência, buscou-se investigar como o episódio histórico estudado pode contribuir para a discussão de temas da NDC no ensino de física. A partir da interface entre episódio histórico e temas da NDC, foi construída uma narrativa histórica como ferramenta para a discussão de temas de NDC na formação de professores. Na parte empírica da pesquisa, foi elaborada uma intervenção didática que buscou problematizar temas de NDC a partir da narrativa histórica construída. A intervenção foi realizada em um componente curricular do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba. Para obtenção dos dados foram utilizados questionários, entrevistas, gravações em áudio das discussões ocorridas em sala e registro das notas de campo da professora-pesquisadora após as aulas. A análise dos dados forneceu indicativos de que a narrativa histórica construída com base no episódio histórico contribuiu para a problematização efetiva de diversos temas da NDC. A maioria dos alunos apresentou uma boa compreensão acerca dos temas de NDC problematizados ao longo da proposta. No entanto, a intervenção também evidenciou a complexidade envolvida em problematizar concepções sobre NDC dos estudantes – futuros professores em formação.Dissertação Obstáculos epistemológicos no pensamento científico de Benjamin Franklin: contribuições para o ensino da eletricidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-11) Domingos, Fernanda Daniele de Sousa; Martins, André Ferrer Pinto; ; ; http://lattes.cnpq.br/8841690043609695; Silva, Ana Paula Bispo da; ; Moura, Breno Arsioli; ; Rafael, Francisco Joselio; ; Alves, Milton Thiago Schivani;Há décadas, as pesquisas em Ensino de Ciências têm direcionado parte de seus interesses a discussões envolvendo a História, a Filosofia e a Sociologia das Ciências. Nesse terreno de interface, merecem atenção, principalmente, as discussões promovidas por filósofos da ciência que procuraram construir modelos teóricos explicativos a partir da compreensão do desenvolvimento histórico da ciência. Dentre eles, podemos destacar Gaston Bachelard (1884-1962), epistemólogo francês e filósofo da ciência que propõe analisar a história das ciências e de suas revoluções, como também das démarches do espírito científico, desenvolvendo uma obra com profundas implicações pedagógicas. Um dos conceitos centrais inaugurado pela epistemologia histórica bachelardiana é obstáculo epistemológico, o qual surge inevitavelmente no processo de construção do conhecimento científico que se pretende objetivo. Com base nesse referencial, objetivou-se investigar a presença de alguns obstáculos epistemológicos nos estudos em eletricidade realizado por Benjamin Franklin (1706-1790), principalmente nas ideias contidas na obra Experimentos e Observações em Eletricidade, feitos na Filadélfia na América (1769), que foi tomada como base para análises. A partir desse estudo, foi possível reconhecer a presença de obstáculos, dentre eles, o substancialista e o verbal, mencionados por Bachelard em sua obra A Formação do Espírito Científico (1938). Nessa direção, sem impor um paralelismo, o conhecimento dos obstáculos epistemológicos “históricos” pode ser útil para a compreensão das concepções e dificuldades manifestas pelos estudantes em situações de ensino, com referência aos conteúdos de eletricidade.TCC Um panorama dos artigos que apresentam uma perspectiva antivivisseccionista em periódicos brasileiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-14) Souza, Beatriz Aparecida de; Martins, André Ferrer Pinto; https://orcid.org/0000-0001-7719-5043; http://lattes.cnpq.br/2557880242678680; http://lattes.cnpq.br/0174633943551816; Ferreira, Renata Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/6566269393468726; Oliveira, Nathânia de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/2769918271548537Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama dos artigos publicados em periódicos nacionais que discutem a experimentação animal na perspectiva antivivisseccionista. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico dos artigos publicados no período entre 2010 e 2020. Como resultado, foi encontrado um total de 14 trabalhos, distribuídos em 9 periódicos, com destaque para a Revista Brasileira de Direito Animal. As análises foram realizadas em três momentos. No primeiro, identificou-se que os autores dos artigos possuem diferentes formações e que pertencem a distintas instituições, com uma relativa concentração na Universidade Federal da Bahia e na Universidade Federal de Santa Catarina. No segundo momento, houve a imersão nos discursos através da Análise Textual Discursiva, por meio da qual distinguiu-se um conjunto de argumentos antivivisseccionistas, de caráter científico, filosófico, econômico e jurídico presentes nos artigos. O argumento dos riscos oferecidos à saúde humana em função dos experimentos com animais foi o mais encontrado nos trabalhos. No terceiro momento analítico, os dados foram interpretados a partir de alguns dos conceitos epistemológicos de Ludwik Fleck: estilo de pensamento, coletivo de pensamento, círculo esotérico, círculo exotérico, circulação intracoletiva e circulação intercoletiva, revelando características de um provável estilo de pensamento e de um coletivo de pensamento antivivisseccionista.Dissertação Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-26) Jorge, Vicente Amintas; Silva, Roberto Airon; ; ; http://lattes.cnpq.br/2231541416355404; Carvalho, Haroldo Loguercio; ; Martins, André Ferrer Pinto; ; Santos, Paula Cristiane de Lyra;Este trabalho pretende favorecer uma aproximação da Ciência com a sua história. Mas não se restringe a isso. Realiza também uma análise da pertinência e importância do ensino de Ciências de forma contextualizada temporalmente e espacialmente. A partir de uma pesquisa qualitativa adquiriu-se uma imagem, o mais fiel possível, da forma como a ciência é encarada e trabalhada dentro do instituto educacional em que o autor leciona, o IFRN, mais especificamente no campus em que atuo, Campus Santa Cruz-RN e nos cursos de licenciatura ofertados pelo mesmo (Licenciatura em Física e em Matemática). A partir de tal pesquisa obteve-se uma visão de ciência característica que guiou este trabalho na construção de uma ação transformadora: a elaboração de uma disciplina curricular de História da Ciência a ser proposta ao instituto como matéria eletiva destes cursos. Essas ações pretendem, como exposto no início deste resumo, uma necessária e muito útil aproximação do conhecimento científico com a sua historicidade pois só assim teremos um ensino de ciência mais humano, mais próximo e mais reflexivo.