Navegando por Autor "Souza, Juliana Teixeira"
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Dissertação Auta de Souza, a poeta de pele clara, um moreno doce : memória e cultura da intelectualidade afrodescendente no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-26) Farias, Genilson de Azevedo; ; http://lattes.cnpq.br/7178264870931102; ; http://lattes.cnpq.br/7285349164640652; Lindozo, José Antonio Spinelli; ; Souza, Juliana Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; Lima, Hermano Machado Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779318A3Na primeira metade do século XX diferentes grupos de intelectuais estiveram engajados na busca de um ideal de brasilidade. Nisso, duas correntes são percebidas. A primeira foi marcada por um viés saudosista em relação ao passado, sendo formulada pelos intelectuais da região que então gestava-se como Nordeste. Esse grupo de intelectuais ressaltava valores e tradições da aristocracia agrária da região que perdia visibilidade no cenário político e econômico do Brasil. Já a outra corrente, de caráter mais moderno e industrial, foi formada pelos intelectuais da região Sudeste que em detrimento da primeira, estava em ascensão. Este grupo por sua vez, objetivava dar um novo rosto ao Brasil bem como romper com as raízes do nosso atraso que na visão deles estavam ligadas ao nosso passado agrário. Isso resultou em diferentes percepções e interpretações sobre nosso passado histórico, e na construção de diferentes perfis para o brasileiro. Nesse sentido, nosso trabalho busca entender como se produziu uma escrita que silenciava a ancestralidade mestiça de Auta de Souza (1876-1901) haja vista a posição que ela deveria ocupar dentro do projeto dos intelectuais que ficaram a cargo da formação de uma memória para o nosso estado. Auta enquanto personagem histórica relevante nesse projeto dos intelectuais potiguares foi alçada à condição de mulher modelo e elegida no panteão das poetas mais amadas do Rio Grande do Norte, todavia, para que pudesse ocupar tal posição teve sua ancestralidade racial escamoteada nos escritos que esses mesmos intelectuais fizeram sobre ela, o que, por sua vez, se estendeu em lugares de memória e em rituais de caráter religioso e cívicoDissertação A Câmara de Natal e os homens de conhecida nobreza: governança local na Capitania do Rio Grande (1720-1759)(2017-10-17) Barbosa, Kleyson Bruno Chaves; Alveal, Carmen Margarida Oliveira; ; ; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; ; Souza, Juliana Teixeira; ; Jesus, Nauk Maria de;Esta dissertação analisa a governança local da capitania do Rio Grande, por meio da Câmara da cidade do Natal, entre os anos de 1720-1759. O recorte temporal explica-se pelo contexto da capitania do Rio Grande. O ano de 1720 caracteriza-se por ser um marco, pois a partir desta data a chamada Guerra dos Bárbaros é entendida como finalizada, e o processo de territorialização nos sertões a oeste da capitania teriam sido efetivados de forma mínima. A partir de 1759, a capitania do Rio Grande sofreu uma mudança em sua dinâmica interna, com a criação das novas vilas, implementadas pelo Marquês de Pombal. Assim, Natal deixava de ser a única localidade a possuir uma Câmara na capitania. Portanto, esta dissertação volta-se para o período anterior a este, em que as políticas camarárias de Natal ressoavam por toda a capitania. Para isto, foram percebidos os homens bons desta Câmara do Rio Grande, traçando-se um perfil da conhecida nobreza, afazendada e integrante das melhores famílias da terra. Em seguida, foram analisadas as políticas de administração e organização espacial da cidade do Natal, e o reflexo destas na própria capitania do Rio Grande. Desta forma, além dos aspectos de interferência sobre o espaço urbano de Natal, como abastecimento alimentar, ofícios mecânicos, festividades, entre outros; buscou-se pensar o papel de centralidade exercido por esta cidade sobre a capitania do Rio Grande, em um diálogo constante com as categorias de centro-periferia, tanto no interior da própria capitania, como no diálogo da Câmara do Natal com outras instâncias administrativas do império ultramarino português.Livro A Câmara e o Governo da Cidade: poder local, cidadania e polícia dos mercados na Corte Imperial(EDUFRN, 2018-12-20) Souza, Juliana TeixeiraA Câmara e o Governo da cidade é fruto de uma tese de doutorado, mas que pôde amadurecer a partir da experiência de sua autora como professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Acompanho o trabalho de Juliana desde o mestrado, quando então se iniciava a formação de uma grande pesquisadora a partir da orientação de Maria Manuela da UFRJ. Estive também na banca de seu doutorado, com orientação de Silvia Lara da Unicamp, momento em que consolidava uma nova interpretação sobre o fazer político na Corte e, por extensão, no Império do Brasil. Em diálogo crítico com a historiografia clássica sobre o poder e a política no Império do Brasil, como Raymundo Faoro, Sergio Buarque de Holanda, Ilmar Mattos, José Murilo de Carvalho, Maria de Fátima Gouvêa, Mirian Dolhnikoff, Richard Graham, Iara Lis Carvalho e Souza, entre outros, a autora demonstra de forma impressionante como estavam bem vivos no âmbito da Câmara Municipal do Rio de Janeiro os projetos e as discussões a respeito do governo da cidade, seus problemas e formas de organização, ao longo do século XIX! E como podemos inferir por alguns outros casos mencionados, essa experiência certamente não acontecia apenas na cidade do Rio de Janeiro! Martha Abreu – julho de 2018 Professora Titular do Instituto de História da UFFDissertação Cidadania e igualdade como projeto: o ensino de História em uma escola inclusiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-24) Rodrigues, Carla Renata Vieira; Souza, Juliana Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; ; http://lattes.cnpq.br/9080147177051219; Oliveira, Margarida Maria Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; Lima, Marta Margarida de Andrade; ; http://lattes.cnpq.br/1258785825294835O presente trabalho propõe relacionar o Ensino de História e a Educação Inclusiva, de modo a contribuir para tornar a sociedade brasileira menos excludente e mais preparada para valorizar as diferenças dentro do contexto escolar. O resultado deste estudo culmina no desenvolvimento de um material didático voltado aos professores de História do 6º ano, que visa estimular a interação entre os estudantes com deficiência e os demais colegas de sala, por meio da criação de situações de aprendizagem que favoreçam a superação das dificuldades de comunicação entre os jovens que integram essa etapa do ensino regular. O que se propõe é a construção de valores democráticos em sala de aula a partir do ensino de História, com o fim de sensibilizar os estudantes sobre a relevância social do comprometimento ativo com a defesa de direitos iguais para todas as pessoas, sobre a importância da solidariedade com os grupos vulneráveis e menos favorecidos, e sobre a necessidade de todo cidadão se engajar no combate a toda e qualquer forma de preconceito, promovendo o respeito e a valorização das diferenças.Dissertação Colônia agrícola Sinimbú: entre a regularidade do espaço projetado e os violentos confrontos do espaço vivido (Rio Grande do Norte, 1850-1880)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-10-05) Brito, João Fernando Barreto de; Souza, Juliana Teixeira; Lopes, Fátima Martins; ; http://lattes.cnpq.br/6539287109414078; ; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; ; http://lattes.cnpq.br/2836123850254834; Alveal, Carmen Margarida Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/1118391491224309; Terra, Paulo Cruz; ; http://lattes.cnpq.br/3005228142189797No ano de 1878, na província do Rio Grande do Norte, entre Ceará-Mirim e Extremoz, foi fundada a Colônia Agrícola de Sinimbú. Neste lugar chegaram a reunir-se cerca de 6.600 homens e mulheres pobres livres, fugindo da terrível seca de 1877, mas também motivados pela promessa de acesso aos gêneros de primeira necessidade, moradia e cuidados médicos, mediante trabalho, como defendiam os representantes do poder local e central. No entanto, não foi isso que os retirantes efetivamente encontraram, já que as condições dentro do estabelecimento agrícola chamavam atenção pela penúria e violência, conforme denúncia apresentada nos relatórios presidenciais daquela época. Este trabalho tem o objetivo de analisar os conflitos ocorridos na Colônia Sinimbú, procurando enfatizar as tensões e interesses dos representantes das elites locais e do governo central, relacionados à construção e posterior fechamento desse espaço, num contexto marcado pelos debates acerca do controle do trabalhador pobre livre. Assim, procuraremos demonstrar que, se por um lado, foram criados espaços institucionalizados que visavam submeter o nacional livre a uma lógica de trabalho pautada na disciplina do corpo, no controle do tempo e no ordenamento do espaço, por outro não se pode desconsiderar as diferentes formas de resistência impostas pelos homens e mulheres pobres livres, submetidos ao processo de reordenamento do mundo do trabalho.Dissertação Cultura e educação: contribuição à valorização do patrimônio afro-brasileiro na cultura potiguar(2019-02-07) Lima, Daniel Luiz Sousa de; Souza, Juliana Teixeira; ; ; Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes; ; Oliveira, Margarida Maria Dias de; ; Conceição, Maria Telvira da;O presente trabalho tem por finalidade produzir material didático que dê visibilidade às manifestações culturais afro-brasileiras no Rio Grande do Norte, estado conhecido por uma tradição historiográfica que durante quase todo século XX se empenhou em negar a presença e o legado cultural dos afrodescendentes no processo de formação da identidade regional. Nesse trabalho, evidenciamos como os conflitos étnico-raciais emergem no cotidiano escolar e em que medida a percepção da diversidade de povos que formam a sociedade norte-rio-grandense favorece o reconhecimento e a valorização das diferenças, como também a formação de identidades plurais. Para contribuir com a educação das relações étnico-raciais, desconstruindo estereótipos e dando visibilidade às expressões culturais da população afrodescendente do estado, nos propomos a elaborar e produzir uma exposição cultural, composta por imagens e depoimentos de mestres, brincantes e praticantes dessas manifestações. A proposta foi dar voz àqueles que foram durante muito tempo excluídos da escrita da História e tiveram suas contribuições à cultura do povo potiguar negadas. Ao restituir esses sujeitos à condição de protagonistas da História, por meio da exposição, esperamos motivar outros profissionais do ensino e, sobretudo os professores de História da Educação Básica no Rio Grande do Norte, a explorar esses outros saberes e práticas que também constituem o patrimônio cultural potiguar.Tese Da promessa à realidade: a cidade potiguar do século XIX, a partir do olhar da elite(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-04-07) Borba, Adriana Carla de Azevedo; Teixeira, Rubenilson Brazão; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781767J7; ; Jucá Neto, Clovis Ramiro; ; http://lattes.cnpq.br/8989405810173670; Trigueiro, Edja Bezerra Faria; ; http://lattes.cnpq.br/2279771493519042; Lopes, Fátima Martins; ; http://lattes.cnpq.br/6539287109414078; Souza, Juliana Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; Moura Filha, Maria Berthilde de Barros Lima e; ; http://lattes.cnpq.br/7325158136305973Esta pesquisa tem como objetivo apreender qual era a percepção que a elite político-administrativa, em especial os Presidentes da província do Rio Grande do Norte, tinha sobre a cidade potiguar ao longo do século XIX. Entrelaçando aspectos político-administrativos, socioeconômicos, e físico-espaciais, o estudo desta percepção envolve dois momentos distintos, que se articulam: um momento de apreensão da cidade, isto é, como a elite percebe, descreve e critica a cidade; e um segundo momento, concomitante ou posterior ao primeiro, de intervenção na cidade, no qual a elite expõe sua visão e projetos para a cidade e para o território. Mais do que descrever a cidade potiguar em si, a pesquisa tentou desvendar como ela era ao longo desse processo a partir de um determinado olhar ou discurso, oficial e elitista, que podia não corresponder necessariamente e integralmente ao que ela era de fato. Tentamos entender, sempre pelas lentes do discurso, como a elite político-administrativa percebia a cidade potiguar à luz do que seus membros pensavam sobre outras realidades urbanas, mormente dos países mais avançados; como, numa visão integrada, essa cidade se caracterizava em termos político-administrativos, socioeconômicos e físico-espaciais e como ela se consolidou ao longo do período estudado. De natureza qualitativa e histórica, a investigação se fundamentou metodologicamente em pesquisas bibliográfica e documental. Por trabalhar essencialmente com descrições, comparações e interpretações, foi necessário fazer uso de instrumentais como a análise do discurso, para apreender, tanto quanto possível, o que estava realmente por trás das palavras dessa elite. As fontes primárias são essencialmente os documentos oficiais produzidos pelos Presidentes de Província, assim como outras fontes produzidas por técnicos de alto escalão, e outros membros da classe política, todos compondo a chamada elite político-administrativa do RN. As fontes secundárias foram livros, publicações, teses e dissertações pertinentes ao tema, entre outros. A pesquisa permitiu identificar uma determinada percepção sobre a cidade potiguar no século XIX, certamente limitada porque baseada num discurso específico - o de membros da elite político-administrativa , mas que, mesmo assim, possibilitou entender essa cidade e sua evolução ao longo do período estudado, entre outras observações dignas de notaDissertação Das ribeiras o tesouro, da receita o sustento: a administração da Provedoria da Fazenda Real do Rio Grande (1606-1723)(2017-09-18) Barbosa, Lívia Brenda da Silva; Alveal, Carmen Margarida Oliveira; Menezes, Mozart Vergetti de; ; ; ; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; ; Souza, Juliana Teixeira; ; Menz, Maximiliano Mac;Este trabalho analisa, dentro da perspectiva da História administrativa e das instituições, o estabelecimento e a consolidação da administração fazendária na capitania do Rio Grande, por meio da ação dos oficiais da Provedoria da Fazenda Real do Rio Grande, entre 1606 e 1723. O recorte temporal abarca a instalação de um elementar aparelho fiscal na capitania do Rio Grande, por volta de 1606, e a redução da área de jurisdição da Provedoria do Rio Grande, em 1723, à ocasião da criação da Provedoria do Siará Grande, antes espaço sob a competência da administração fazendária do Rio Grande. Nesse sentido, a instituição de um burocrático sistema fiscal na capitania do Rio Grande é compreendida como uma forma de a Coroa legitimar a presença de sua ação colonizadora em seus territórios ultramarinos. Da criação de um simples quadro de oficiais, no início do século XVII, à consolidação das zonas fiscais, as ribeiras da capitania, na transição do século XVII para o XVIII, estabeleceu-se em um organizado sistema administrativo. Desse modo, por meio de variados conjuntos documentais, analisou-se a fundação da Provedoria da Fazenda Real do Rio Grande, a organização do seu quadro de oficiais a partir da segunda metade do século XVII, o processo de arrecadação realizado pela Provedoria do Rio Grande, bem como as suas circunscrições jurisdicionais. Por fim, será possível entender como, ao longo desse processo, consolidaram-se na capitania as zonas fiscais de arrecadação de tributos, construídas ao longo de décadas de atuação dos homens da Fazenda d’El rei no século XVII.Dissertação Um diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-30) Ramos, Francisco Adoniran Braga; Oliveira, Margarida Maria Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; ; Oliveira, Itamar Freitas de; ; http://lattes.cnpq.br/5606084251637102; Souza, Juliana Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378Este trabalho tem por objetivo estabelecer um diálogo entre professores licenciados em História e professores pedagogos, tendo como foco a análise dos saberes que são mobilizados pelos professores diante dos conteúdos programáticos da disciplina História nos anos iniciais da escolarização básica, problematizando conceitos da ciência histórica junto aos conteúdos escolares no processo de letramento dos alunos. A pesquisa-ação se deu junto aos professores pedagogos que lecionam história nos anos iniciais (3º a 5º) do ensino fundamental na Escola Municipal Professor Gerardo Milton de Sá, em Fortaleza–CE. Para a construção do estudo, foi proposta uma construção coletiva de estudos/ação junto aos professores pedagogos, que lecionam a disciplina História, através de um conjunto de encontros-oficinas, na perspectiva de uma formação continuada de professores, utilizando as operações lógicas do método da pesquisa histórica como condutoras para atividades propostas nos encontros-oficinas, partindo do princípio que a formação continuada dos professores deve propiciar sentido/significado à relação entre o saber historiográfico e o saber escolar. A formação objetiva discutir e colaborar com estratégias próprias do método de pesquisa em história para a compreensão dos conceitos de história, história local, tempo, temporalidades, fontes históricas, identidade e letramento nas séries iniciais da educação básica, no intuito de superar um modelo vigente de ensino nas séries iniciais baseado numa visão tradicional, linear e naturalizada de História.TCC Discriminação racial e as redes sociais: quando o preconceito rompe as barreiras do mundo real(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024) Costa, Larissa Gabriela Valerio da; Souza, Juliana Teixeira; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; http://lattes.cnpq.br/0041312046397400Este artigo tem como objetivo discutir a presença da discriminação racial nas redes sociais e seu impacto na vida de pessoas negras. O texto contextualiza como a estrutura do racismo foi intencionalmente estabelecida e, atualmente, é reproduzida de forma corriqueira nas mídias digitais, sem reflexões sobre o seu funcionamento. Além disso, aborda a importância do ensino de História no contexto contemporâneo e seu papel na construção de uma sociedade antirracista. O artigo também apresenta formas e recomendações de influenciadores e perfis nas redes sociais que podem ser utilizados para desafiar os paradigmas que retratam os negros como sujeitos passivos no devir de sua própria história.Dissertação "Do alto da colina" - a província do Rio Grande do Norte, o comércio, os rios Potengi e Jundiaí e o complexo comercial do Guarapes 1850 - 1900(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-10-23) Duarte, Camila Alves; Viana, Helder do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/7276445057059197; ; http://lattes.cnpq.br/5442630475442172; Ramos, Francisco Regis Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/0673001612414612; Souza, Juliana Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; Silva, Roberto Airon; ; http://lattes.cnpq.br/9014750357327430O complexo comercial do Guarapes foi durante a segunda metade do século XIX a maior praça comercial da Província do Rio Grande do Norte. Nesse recorte temporal, é possível ver seu florescimento como um dos lugares centrais do comércio na Província, e seu posterior abandono. Esta dissertação tem como objetivo investigar, na sua primeira parte, os caminhos que auxiliam a entender, como o contexto da expansão dos mercados mundiais na segunda metade do século XIX possibilitaram as condições para o surgimento do complexo comercial. No entanto, as relações comerciais estabelecidas nesta Província, por intermédio do complexo comercial, mesmo participando dessa conjuntura de escala global, reservou características particulares em suas relações sociais e comerciais, pois, se tratando de uma Província periférica, atentamos para as singularidades das relações ocorridas nesse espaço. Na segunda parte, procuramos entender a importância que os rios Potengi e Jundiaí tiveram para a instalação do complexo comercial do Guarapes na segunda metade do século XIX. Como a posição geográfica em relação aos rios, possibilitou que esse espaço se tornasse zona de fluxo e confluência de mercadorias distribuídas para as diversas partes do interior da Província. Também acompanhamos o processo que fez esses rios saírem do protagonismo das relações de locomoção e transporte nesse espaço, cedendo lugar as linhas férreas e as estradas de rodagem. Na terceira parte, procuramos entender o complexo comercial do Guarapes em foco. Analisando sua distribuição espacial na paisagem, e como essa organização espacial guardava ao mesmo tempo traços do patriarcalismo brasileiro expostos por Gilberto Freyre, mas também, características “modernas”, devido ao incremento de uma nova cultura material inserida na Província. Também procuramos compreender elementos dessa cultura material que constituía o ambiente do complexo, e como essas fontes materiais são importantes para o entendimento dessa sociedade em estudo. Tratamos desde os maiores fragmentos aos menores, sem hierarquizá-los. Entendendo que, o estudo associado das fontes escritas e materiais propiciam um ganho no entendimento dos cotidianos dessas pessoas que viveram nesse espaço do complexo na segunda metade do século XIX.Dissertação Ensino de história e a sociedade da informação: aprendizagem histórica por meio da análise de fontes em ambientes digitais(2019-02-07) Simões, Acácio Leandro Maciel; Oliveira, Margarida Maria Dias de; ; ; Souza, Juliana Teixeira; ; Rocha, Raimundo Nonato Araújo da; ; Oliveira, Itamar Freitas de;Inserido no campo de pesquisa sobre Ensino de História, este trabalho tem como objetivo principal contribuir para a aprendizagem histórica por meio da análise de fontes históricas textuais disponíveis em ambientes digitais. Tal demanda foi identificada através da investigação dos usos que os estudantes da Escola Estadual e Ensino Médio Dr. César Cals, em Fortaleza – CE, fazem da internet em seu cotidiano, especialmente por meio de smartphones. Com a constatação de que os estudantes usam as informações acessadas on-line inclusive para seus estudos, admite-se que a qualificação desse uso deve ser uma das tarefas da educação escolar. Para tanto, no âmbito do Ensino de História, defende-se que o exercício de procedimentos do fazer do historiador em situações de ensino pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência histórica mais ativa (crítico-genética) que passiva (tradicional e exemplar). Nesse sentido, esta dissertação propõe um conjunto de atividades de análise de fontes históricas escritas disponíveis on-line e que estão sistematizadas em um “Fontímetro” – uma ferramenta didática concentrada no exercício e melhoria de habilidades dos estudantes e que pode ser usado combinado aos mais diversos conteúdos históricos.Dissertação O ensino de História em cursinhos preparatórios: por uma educação popular e libertadora(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-17) Silva, Amanda Kelly Acioli; Souza, Juliana Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-9537-7884; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; http://lattes.cnpq.br/5165857987884939; Oliveira, Margarida Maria Dias de; Conceição, Maria Telvira daO presente trabalho analisa dados do IBGE disponibilizados pelo PNAD Contínua para evidenciar como alguns grupos da sociedade são excluídos do acesso ao ensino superior, e procura evidenciar como os cursinhos populares atuam no combate a esse problema através da pedagogia libertadora de Paulo Freire. A proposta justifica-se pela sua relevância social e utiliza, como aporte teórico, Paulo Freire, bell hooks e Flávia Caimi. Para entender como os índices de desigualdade atingem a população mais pobre no que diz respeito ao acesso a universidade, como funciona o trabalho dos cursinhos e os principais desafios enfrentados, optou-se por estudos de caso, com foco nos cursinhos populares da “Rede Emancipa” e “Dona Militana”, que atuam no município de Natal, Rio Grande do Norte. O principal objetivo deste trabalho é contribuir com as ações desenvolvidas nos cursinhos populares, apresentando como produto um livro digital com questões no mesmo formato da prova do Enem, trazendo também orientações que possam auxiliar professores e alunos, explicitando como funciona o principal meio de entrada no ensino superior: o Enem.Dissertação O ensino de história na perspectiva do projeto de vida e consciência histórica: uma proposta com estudantes da 1ª série da EETI Professora Clara Tetéo, na cidade de Macau/RN entre 2018-2023(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-25) Trindade, Dominique Helen Silva; Oliveira, Margarida Maria Dias de; https://orcid.org/0000-0002-8542-4173; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; http://lattes.cnpq.br/6149972023497290; Souza, Juliana Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-9537-7884; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; Chaves, Edilson AparecidoO presente trabalho trata de uma pesquisa que visa contribuir com um estudo sobre o reconhecimento do jovem estudante enquanto sujeito histórico, consequentemente, contribuindo para o seu Projeto de Vida (PV) e estimulando sua consciência histórica. O principal exercício empreendido nesta pesquisa foi o de demonstrar como o diálogo entre as disciplinas de História e Projeto de Vida podem contribuir com o desenvolvimento e maior interesse do/a estudante, aproximando a História ensinada da história vivida por esses jovens, reconhecendo suas habilidades e descobrindo-se como agentes de ação social. A dimensão do produto consiste no desenvolvimento de uma sequência didática, nos moldes da AULA-OFICINA considerando a participação dos/as estudantes, a partir de atividades que visavam orientação para vida cotidiana, como uma maneira de perceberem quem são hoje e criar perspectivas de um futuro, sendo assim, trabalhando os sonhos desses jovens fomenta-se o conhecimento histórico escolar e a percepção de si e do outro. Portanto, o propósito da pesquisa é identificar possíveis carências no conhecimento histórico dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio, partindo inicialmente de um levantamento de dados com a pesquisa qualitativa e após o levantamento de informações, propomos as atividades da sequência didática envolvendo o diálogo das disciplinas citadas acima.TCC O ensino de história no ensino superior: a prática da pesquisa histórica por meio da aprendizagem baseada em problemas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Silva, Micheli Gomes da; Oliveira, Margarida Maria Dias de; Souza, Juliana Teixeira; Chaves, Edilson AparecidoEste estudo, a partir de discussões sobre a formação inicial dos profissionais de história, reflete sobre a prática da pesquisa histórica como estratégia didática para o ensino de história na universidade. Entende-se que o ensino de história, no âmbito acadêmico, precisa superar a dicotomia entre teoria e prática, para proporcionar experiências de aprendizagem significativas, que possibilitem aos futuros historiadores desenvolver os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para sua atuação em contextos diversos, marcados por inovação e transformações constantes. Nessa perspectiva, a prática da pesquisa histórica possibilita aos graduandos de história experiências significativas, promovendo a análise crítica dos fenômenos sociais estudados e vivenciados, favorecendo a construção de conhecimentos, bem como, a ampliação de suas competências. Com esse debate, se objetiva refletir sobre novas metodologias de aprendizagem para o curso de história, no ensino superior, que potencializem a prática da pesquisa histórica. A partir dos resultados de pesquisa bibliográfica realizada, que demonstrou a carência de estudos que reflitam sobre as possibilidades da aprendizagem baseada em problemas para o ensino de história, propomos uma sequência didática que auxilie os docentes na implementação dessa metodologia ativa para promover práticas de pesquisa histórica nos cursos de graduação.Dissertação O ensino de história para uma educação das relações étnico-raciais: a história da África para além do livro didático(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-04) Barbosa, Artur Sérgio de Sousa; Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/8893350729538284; ; http://lattes.cnpq.br/0913569371907820; Souza, Juliana Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; Conceição, Maria Telvira da; ; http://lattes.cnpq.br/7585307261442781Este estudo desenvolve tema de pesquisa referente à linha de pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar”. Para a execução deste trabalho, partimos de duas problemáticas encontradas no cotidiano da sala de aula: a primeira, as demandas apresentadas por nossos(as) alunos(as), que possuem representações estereotipadas, negativas e naturalizadas sobre a África e seus povos; e a segunda, as limitações apresentadas pelo livro didático de História no que se refere à temática africana. Nesse sentido, nosso objetivo é promover um ensino de história aberto a uma educação das relações étnico-raciais que contribua para uma formação cidadã dos educandos por meio da identificação e do combate aos estereótipos, à discriminação e às representações preconceituosas sobre a história da África e do estudo de sua diversidade socioeconômica e cultural contemporânea. Utilizando como fontes de informação páginas da mídia digital (jornais e sites), oferecemos como produto didático uma proposta de exposição/painel que servirá para refletir sobre as representações e imagens do continente africano no espaço público e que não se faz presente no livro didático de História. Por meio de uma metodologia qualitativa e quantitativa de observação e análise de discursos narrativos e imagéticos, levaremos à sala de aula a possibilidade de reflexão sobre questões como o racismo, a construção de identidades e a formação da consciência histórica. De modo que são imprescindíveis os conceitos de Frantz Fanon, para discutirmos o racismo; ainda, o de identidade de Moita Lopes, que entende que esta pode ser reconstruída no espaço escolar; e de consciência histórica de Jörn Rüsen. Em outra instância, para pensar o nosso produto pedagógico, utilizamos as definições e ideias de Tereza Scheiner e Lílian Florez, sobre a exposição museológica. Nesses termos, esperamos que a nossa pesquisa possa contribuir e auxiliar o leitor na educação para as relações étnico-raciais, a fim de combater exclusões, discutir as desigualdades raciais e desconstruir a ilusão de “democracia racial”, possibilitando, assim, a construção de identidades positivas e promovendo a superação de atitudes racistas e preconceituosas presentes em nossa sociedade.Dissertação Escravos em ação na Comarca do Príncipe - Província do Rio Grande do Norte (1870-1888)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-14) Pereira, Ariane de Medeiros; Macedo, Muirakytan Kennedy de; Souza, Juliana Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; ; http://lattes.cnpq.br/6234766321259493; ; http://lattes.cnpq.br/9605340405648462; Alveal, Carmen Margarida Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/1118391491224309; Freitas, Antônio de Pádua Santiago de; ; http://lattes.cnpq.br/0095105446612058Esta pesquisa tem como finalidade estudar as ações escravas na Comarca do Príncipe, Província do Rio Grande do Norte, (1870/1888). Tomando o espaço como uma categoria significativa na relação servil, investiga-se como ocorreram as negociações sobre as condições do cativeiro e liberdade na jurisdição da Comarca do Príncipe. Os escravos são entendidos como sujeitos que lutaram por melhores condições de vida no cativeiro e para alcançarem a liberdade, por vezes recorrendo a atos considerados criminosos. Para apreender suas ações nesse meio sócio-econômico-ambiental da Comarca do Príncipe, recorreu-se a variados tipos de fontes: processos cíveis e criminais, relatórios do presidente da província do Rio Grande do Norte, o censo de 1872, jornal O Assuense, Livro do Fundo de Emancipação do Município do Príncipe (1873-1886) e Leis Imperiais. Para o tratamento e análise das fontes realizamos a catalogação, a leitura, a transcrição paleográfica, a classificação das temáticas encontradas na documentação, a análise e o cotejamento das fontes e a quantificação estatística, submentendo os dados empíricos a uma discussão construída de acordo com os atuais debates historiográficos sobre o temaTCC Os excluídos do ensino de História: o silenciamento das vozes negras na educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-13) Lima, Allan Vitor Pereira; Souza, Juliana Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-9537-7884; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378O presente artigo científico tem como intuito analisar uma experiência em práticas educativas com o uso de material didático, através das atividades desenvolvidas no estágio supervisionado de formação de professores para o ensino fundamental em História, realizado em uma turma de 6º ano do ensino fundamental, durante o segundo semestre de 2023 da graduação em História na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esta análise objetivou problematizar o apagamento das temáticas que estão previstas na Lei n. 10.639 de 2003, de História e Cultura afro-brasileira, no âmbito dos projetos escolares, dentro das aulas ministradas e do material didático utilizado e como essa lacuna observada se relaciona com as diversas formas assumidas pelo racismo no ambiente escolar. Este artigo buscou discutir, ainda, o papel limitado da figura do estagiário na presente conjuntura, e como a participação dos professores de História do nível superior contribui com a referida problemática na formação dos futuros professores da educação básica.Dissertação Família escrava e relações de compadrio: estudo das territorialidades escravas na freguesia de Sant'Ana de São José de Mipibu (1841-1862)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-28) Silva, Clara Maria da; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/8883637703704518; http://lattes.cnpq.br/9324800771118580; Silva, Gian Carlo de Melo; http://lattes.cnpq.br/6816194135811718; Souza, Juliana Teixeira; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; Santos, Magno Francisco de Jesus; http://lattes.cnpq.br/9046069221784194O objetivo deste trabalho é analisar a presença de famílias cativas na freguesia de Sant’Ana de São José de Mipibu entre os anos de 1841 e 1862, observando a construção de uma territorialidade escrava em um espaço que não era deles a priori, mas sim da Igreja e sociedade católica. Interpretamos a formação das instituições familiares escravas neste espaço como um ato de resistência e sobrevivência por parte dessas mulheres e homens escravizados, os quais estavam inseridos dentro de uma sociedade escravista. Para isso, temos como fonte principal de estudo os registros de batismo desta freguesia, os quais foram lidos, transcritos, analisados e sistematizados com base na metodologia da História Serial e Quantitativa. Assim, acreditamos que as escolhas dos padrinhos e madrinhas pelas famílias cativas no momento do batismo das crianças escravas seria uma estratégia de sobrevivência, (re)existência e busca por autonomia destes seres escravizados. A escolha pelo estudo da freguesia de Sant’Ana se deu, pois, parte de seu território eclesiástico está localizado na zona rural da cidade de São José de Mipibu que no século XIX desempenhou um papel importante economicamente dentro da província do Rio Grande do Norte, contando com pequenos e médios engenhos produtores de açúcar, rapadura e cachaça, atividades que necessitam de significativa mão de obra escrava para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar.Dissertação Feminismo negro: o ensino de história emancipatório no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-22) Silva, Suellen Gerlane da; Oliveira, Margarida Maria Dias de; https://orcid.org/0000-0002-8542-4173; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; https://orcid.org/0000-0002-9516-3579; http://lattes.cnpq.br/2804673301220112; Souza, Juliana Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-9537-7884; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; Conceição, Maria Telvira daEssa dissertação objetivou dar reconhecimento a outras formas de agir em sociedade e de viver, daqueles que foram silenciados, e dar direito a outras histórias, (re)existindo a partir de novas epistemologias e cosmovisões no âmbito escolar. A marginalização histórica da mulher e principalmente da mulher negra através do patriarcalismo e do racismo, constitui um ponto interseccional de extrema importância a ser levada em discussão na pesquisa, a fim de discutir práticas e teorias do Feminismo Negro como forma de protagonizar novos olhares e perspectivas ao ensino de História. Romper com os estereótipos dentro da normatização hegemônica, e descontruir uma história única e sexista, já que na historiografia, nos materiais didáticos e até mesmo na prática docente, percebemos o quanto o discurso colonizador do homem branco está impregnado de valores que subalternizam numa matriz universalista da história o papel social das mulheres. Na busca de novas perspectivas e protagonistas no ensino de história, e de uma práxis educativa crítica, sendo a base teórica constituída pelas autoras Djamila Ribeiro, Lélia Gonzales, bell Hooks, Angela Davis, dentre outras cientistas. O Feminismo Negro vem como forma de vislumbrar uma sociedade que valorize as diversas maneiras de viver e de ser, onde os povos marginalizados e oprimidos tenham um direito a uma vida digna, façam parte da história e tenham um lugar de fala. A sequência didática é uma ferramenta para construção de diálogos e valorização de conhecimentos que discorrem sobre as diversidades e culturas que compõem a história e a formação de uma sociedade emancipada, protagonizando novas ações, para além do racismo e do sexismo.