Navegando por Autor "Surdi, Aguinaldo Cesar"
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TCC A eficiência do estudo da inclusão pelos concluintes do curso de licenciatura em educação física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: uma análise qualitativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-21) Castro, Letícia de França; Surdi, Aguinaldo Cesar; Dantas, Karluza Araujo Moreira; Santos, Regina Helena Rigaud LucasEste trabalho tem como objetivo analisar o nível de capacitação dos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para atuar com educação inclusiva. Para alcançar esse propósito, aplicou-se um questionário autoavaliativo com questões abertas e fechadas, visando compreender a percepção dos discentes sobre a própria formação, especialmente no que se refere aos conteúdos voltados à inclusão de pessoas com deficiência. Os dados revelam que, embora a maioria dos participantes reconheça a importância da inclusão nas aulas de Educação Física, poucos se consideram preparados para atuar de maneira efetiva nesse contexto. Aproximadamente 75% dos respondentes afirmaram sentir-se aptos apenas “em parte” para elaborar um plano de aula inclusivo, enquanto 87,5% declararam que o curso contribuiu para o desenvolvimento de uma postura ética e acolhedora em relação à diversidade. Além disso, 56,3% dos alunos tiveram acesso a disciplinas específicas sobre inclusão, mas a maioria não vivenciou experiências formais em projetos promovidos pelo departamento com foco em pessoas com deficiência. Em contrapartida, alguns relataram vivências informais significativas, como oficinas de dança inclusiva, colônias de férias e participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Os resultados reforçam a necessidade de aprimoramento da formação inicial, com a inclusão obrigatória de disciplinas voltadas à educação inclusiva e a valorização de práticas pedagógicas que articulem teoria e vivência. Conclui-se que, apesar dos avanços, ainda existem lacunas na preparação dos futuros professores de Educação Física para atender, de forma segura e qualificada, às demandas da educação inclusiva.postGraduateThesis.type.badge A influência das sessões de psicomotricidade relacional no desenvolvimento cognitivo, social e motor em alunos com deficiência intelectual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-27) Silva, Luiz Fernando da; Surdi, Aguinaldo Cesar; Surdi, Aguinaldo Cesar; Barros, Jonatas de França; Coquerel, Patrick Ramon StafinEsse trabalho tem o papel de quebrar alguns paradigmas em relação às pessoas com deficiência, em específico, às pessoas com deficiência intelectual. Contribuindo, dessa forma, para que haja um entendimento maior quanto à diferença e especificidade da deficiência. Percebendo, sua diferença nos aspectos cognitivo, afetivo, social e motor. Dessa forma, a psicomotricidade como instrumento e perspectiva vai abrir caminhos e possibilitar a descoberta de novos mundos aos alunos com deficiência intelectual. Também vai confrontar os próprios alunos, professores e sociedade em geral a respeito da capacidade de desenvolvimento de cada um, impondo assim respeito às condições individuais dos indivíduos. Essa pesquisa tem como relevância acadêmica a importância de extrair informações acerca do desenvolvimento de escolares com deficiência intelectual. Temática pouco explorada, tendo em vista a quantidade de trabalhos publicados sobre o assunto. Com isso, de forma direta, a contribuição é notória e permite uma visibilidade maior para a deficiência intelectual, somando olhares para a pesquisa, e, consequentemente, mais benefícios e formas de ajudar esse público em especifico.TCC A prática do futsal e o rendimento escolar do aluno-atleta(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-06-25) Silva, Pedro Henrique de Medeiros; Surdi, Aguinaldo Cesar; Surdi, Aguinaldo Cesar; Melo, José Pereira de; Andrade, Elmir Henrique SilvaTendo em vista que observamos uma grande dissociação entre o esporte escolar e o rendimento escolar, pesquisamos sobre a relação entre o futsal e o rendimento escolar a fim de discutir qual a relação entre a prática do futsal e o desempenho acadêmico dos alunos-atletas. Para tanto é necessário verificar o rendimento esportivo dos atletas, avaliar seu rendimento acadêmico através de suas notas e os motivos que levam os alunos a praticarem o esporte na escola, além de observar qual a percepção dos professores em relação a esses alunos-atletas. Realiza-se então uma pesquisa qualitativa descritiva. Diante disso, verifica-se que a presença nos treinos implica diretamente no seu rendimento esportivo, as notas dos alunos se mostram muitas vezes inferior a média geral obtida pela escola, onde percebemos uma maior dificuldade entre as disciplinas que tratam com os números, enquanto nas disciplinas humanas, os atletas mostram um desempenho acadêmico superior ao encontrado no restante da escola, que os alunos buscam o esporte principalmente como forma para competir, se divertir e socializar e que também o esporte foi um bom auxiliar para a melhoria no desempenho acadêmico dos alunos, o que impõe na constatação de que nem sempre os bons atletas mostram ser bons alunos, contudo os bons alunos mostram-se ser bons atletas.TCC Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-11) Morais, Erik Anderson Lourenço de; Surdi, Aguinaldo Cesar; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; http://lattes.cnpq.br/3565274867272860; Dantas, Karluza Araújo Moreira; http://lattes.cnpq.br/1071969771517672; Santos, Regina Helena Rigaud Lucas; http://lattes.cnpq.br/7466849391229048O presente trabalho tem o objetivo de investigar os fatores que contribuem para a aproximação ou afastamento dos estudantes nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e utilizar o Atletismo como ferramenta acolhedora para tais aulas, para a obtenção da nota parcial para a conclusão do curso de graduação em Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo consiste em investigar por meio de observação quais os principais fatores que acometem os estudantes do ensino médio e como esses afetam no desenvolvimento das aulas, ademais, tenta compreender como o se dá o papel do professor que visa contornar tais situações, de modo que facilite e incentive a presença do aluno nessas aulas. As discussões geradas pelos resultados, nos remete que o professor, perante seu papel de agente mediador, deve sempre estar atento a inúmeros pontos que resultam na aproximação ou afastamento dos alunos, como a timidez, vergonha e até mesmo o medo de se expor. Ante esses resultados e discussões, percebemos que os objetivos do trabalho foram contemplados, dado que, diversos fatores foram encontrados, e tiveram seu impacto na relação dos alunos com as aulas, parcialmente ou completamente compreendidos.TCC Análise das escolhas das práticas pedagógicas de ensino pelos professores da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-05) Barbosa, Kássia Thaisa da Silva; Santos, Antônio de Pádua dos; Surdi, Aguinaldo Cesar; Barros, Joyce Mariana AlvesO componente curricular de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos passa por muitos questionamentos na legitimação da sua prática, isto porque acreditam que a Educação Física tem a função de realizar experiências cansativas que demandam exclusivamente esforço físico. Para essa mudança acontecer é preciso a transformação no fazer docente, pois atualmente a presença do professor em sala de aula não é somente para transpor os conteúdos, mas para ajudar os alunos a buscar a crítica diante daquilo que é apresentado. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de pesquisar como os professores de Educação Física da EJA do Município de Natal/RN percorrem o caminho para escolher as suas práticas pedagógicas de ensino na sua atuação. Assim, foi feito um estudo de caso com os professores de Educação Física acerca das suas escolhas das abordagens metodológicas do ensino para a EJA e assim buscar identificar qual a importância delas na aprendizagem dos alunos. Logo, a coleta foi feita através de entrevistas semiestruturadas, pelo Google Meet, com três professores do município de Natal/RN. Por fim, percebeu que as abordagens de ensino possuem influência no fazer docente, e ao adotar uma para suas aulas, elas ajudam a ajustar os planejamentos, os conteúdos, as avaliações e para uma aprendizagem significativa para o público de Jovens e Adultos.TCC Atletismo na escola: a percepção de professores de Educação Física escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Silva, Bruno Ferreira; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Santos, Antônio de Pádua dos; Surdi, Aguinaldo CesarA Educação Física escolar vem passando por mudanças em suas características abordadas como disciplina na escola. Já desde o ano de 1851, quando passou a ser obrigatória nas escolas do município da corte com a reforma Couto Ferraz, vieram sendo feitas novas mudanças, algumas bem importantes como o parecer de Rui Barbosa sobre o Projeto 224 - Reforma Leôncio de Carvalho - Decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1879. Porém, em 1937, é que a Educação Física foi referência explicita em textos constitucionais e a partir da elaboração da Constituição 1961, é que temos a primeira Lei que determinou a obrigatoriedade da Educação Física para o ensino primário e médio - Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB. Mais recentemente, em 1997, outro documento importante surgiu na perspectiva de tentar nortear o trabalho pedagógico da Educação Física – os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’S. Já em 2016 temos a Base Nacional Comum Curricular que vem para tentar aprimorar os PCN’S e criar um currículo comum em todo o país. Quer seja no âmbito de concepções pedagógicas de ensino, quer seja na diversificação dos conteúdos ministrados nas aulas, O fato é que, tem se notado que os professores vêm utilizando um pouco mais os diversos conteúdos da Educação Física que foram propostos nos PCN’S e na BNCC. O atletismo é um dos conteúdos que vem sendo investigados em diversos estados do Brasil sobre o uso pelos professores em suas aulas. Uma revisão sistemática realizada em 2015 mostrou que nos últimos 10 anos, cresceu o número de professores ensinando o atletismo como conteúdo do componente curricular Educação Física. O objetivo geral deste trabalho foi investigar o contexto real do conteúdo atletismo nas aulas de Educação Física em escolas públicas de Natal-RN, verificando se o conteúdo estaria sendo utilizado pelos professores em suas aulas de Educação Física e em que aspecto este conteúdo poderia estar sendo utilizado. Caracteriza-se como pesquisa descritiva. A pesquisa bibliográfica e o levantamento foram os caminhos metodológicos seguidos para se obter os resultados do trabalho. Foi utilizado o questionário on-line com 15 itens, sendo uma parte para conhecimento do professor e outra para conhecimento da atuação deste e saber se o uso do conteúdo do atletismo em sua prática pedagógica estava ocorrendo. A partir da análise dos dados, concluiu-se que o conteúdo investigado está sendo trabalhado pela maioria dos professores (87,5%) de Educação Física da rede municipal de Natal-RN.postGraduateThesis.type.badge Avaliação das oportunidades de estimulação motora no ambiente familiar e sua relação com o nível de desenvolvimento motor de lactentes entre 12 e 18 meses de idade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-07) Silva, Gustavo Henrique Gonçalves e; Surdi, Aguinaldo CesarNa primeira infância as relações são primordiais, bem como os cuidados e incentivos indispensáveis ao crescimento e desenvolvimento, são providos pela família. Pretendo avaliar e discutir as relações entre as oportunidades de estimulação motora no ambiente familiar e o nível de desenvolvimento motor de lactentes residentes da zona rural de Vera Cruz/RN e da zona sul de Natal/RN. A presente pesquisa será qualitativa e de natureza exploratória. Como procedimento técnico da pesquisa, será utilizado o estudo de campo. A pesquisa será desenvolvida por meio da observação direta e aplicação de questionário, a fim de investigar a realidade de determinado grupo de acordo com o problema e os objetivos estabelecidos.TCC Badminton na escola: uma vivência corporal e social no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-16) Silva, Gutemberg Costa da; Surdi, Aguinaldo Cesar; Santos, Regina Helena dos; Gadella, George SoaresEste trabalho tem como objetivo analisar experiências vivenciadas por alunos do ensino médio durante aulas práticas de Badminton em atividades de Educação Física. Através de observações e intervenções práticas, busca-se identificar os efeitos do esporte causados na motivação dos estudantes, na socialização e no desenvolvimento das suas habilidades motoras. Foi uma pesquisa realizada em uma escola pública, durante o semestre letivo de 2024, e contou com a participação de 31 alunos com faixa etária entre 16 e 17 anos. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa com análise de observações e entrevistas com os alunos participantes. Os resultados indicam que a prática do Badminton contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras, trabalho em equipe, promove uma melhor vivência no contexto escolar, além de contribuir, também, para o aumento da autoestima.TCC Construção de valores na educação física escolar: uma revisão sistemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-23) Andrade, Elmir Henrique Silva; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Surdi, Aguinaldo Cesar; Tinôco, Rafael de GoisO objetivo deste trabalho foi revisar na literatura a construção de valores nas aulas de Educação Física. Realizou-se a revisão a partir das seguintes bases de dados eletrônicas: LILACS, Scopus e SciELO. As palavras-chave e descritores utilizados foram: “educação física”, “valores sociais”, “construção de valores” e “moral”, de modo que 08 artigos foram escolhidos para compor este estudo. Estabeleceu-se duas categorias analíticas provenientes dos contextos evidenciados nos estudos. A primeira categoria abrange cinco artigos e foi denominada construção de valores a partir de intervenções previamente planejadas. Já na segunda categoria, que recebeu o nome buscando a construção de valores na Educação Física escolar, estão presentes os três artigos restantes. Os resultados encontrados nos artigos presentes nessa revisão sistemática demonstram que a Educação Física é um componente curricular propício para o desenvolvimento da construção de valores. Nota-se que o tema vem sendo abordado pelas pesquisas de várias maneiras, com metodologias diversificadas.TCC As contribuições do esporte adaptado para alunos com ou sem deficiência no ensino fundamental: um estudo de caso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-14) Bezerra, Márcia Viviane; Surdi, Aguinaldo Cesar; Surdi, Aguinaldo Cesar; Gadelha, George Tawliston SoaresVive-se atualmente um importante momento nacional e mundial que trata sobre inclusão social, nesse sentido esse trabalho aborda o estudo sobre as práticas de inclusão social de crianças com deficiência em esportes adaptados. Sendo assim, o papel do educador físico e da escola é de fundamental importância para o trabalho de inclusão nos esportes. A cada dia, mais políticas públicas e trabalhos para a inclusão de pessoas com necessidades especiais vêm sendo pautados e explorados por diversas instituições e as escolas, como locais de ensino e educação, não podem ficar de fora dessa tarefa tão importante. O presente trabalho se trata de um estudo de caso, onde foram analisadas as contribuições do esporte adaptado no contexto das aulas de educação física para os alunos do ensino fundamental em uma escola municipal de Extremoz/RN, abrangendo alunos com e sem deficiência nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Foi realizada uma pesquisa de campo, através de um estudo de caso em uma escola sendo utilizado a técnica de entrevista com um professor de educação física, o que pôde ser identificado na pesquisa foi que o esporte adaptado impacta positivamente os alunos do ensino fundamental nesta escola. Ressalta-se, também, que o esporte adaptado, que está contido no conteúdo de esportes e suas variações, ele além de contemplar os objetivos sugeridos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), coloca em evidência o tema deficiência nas aulas do professor, contribuindo para aumentar a compreensão dos alunos sobre o tema, já que para abordar o esporte adaptado é feita antes a contextualização do assunto.Dissertação O desenvolvimento do pensamento teórico de adolescentes no ensino da ginástica para todos (GPT)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-28) Costa, Tiago Maia; Baptista, Tadeu João Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5140-2032; http://lattes.cnpq.br/9002864045147738; Surdi, Aguinaldo Cesar; Dias Júnior, Marcos JerônimoA Ginástica para Todos (GPT), mediada pela didática desenvolvimental, pode contribuir com o desenvolvimento do pensamento teórico de adolescentes no ensino médio. Para melhor entender este processo didático-pedagógico, este trabalho traz a seguinte questão: como organizar uma unidade didática de GPT para uma turma do ensino médio com base nos fundamentos do ensino desenvolvimental? Nesse sentido, tem como objetivo geral analisar a organização de uma unidade didática de GPTà luz do ensino desenvolvimental para estudantes de uma turma do ensino médio. Para atingir tal objetivo, a metodologia utilizada foi um experimento didático-formativo a partir da teoria do ensino desenvolvimental sobre o conteúdo de GPT com uma turma do 1º ano do ensino médio, constituída de 37 alunos(as) da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Foram realizadas oito aulas, distribuídas em quatro encontros de duas horas, analisadas com base na análise de conteúdo. Os resultados estabelecem que os planos de ensino e de aula estão baseados no ensino desenvolvimental; aanálise do diário de campo evidenciou um crescente entendimento com indícios de compreensão nos momentos de reflexão, análise e internalização dos conceitos; os conceitos expressados pelos alunos demonstram haver indícios de formulações do pensamento teórico; e as percepções sobre o experimento evidenciaram que esta metodologia didático-pedagógica relacionou-se com a comunicação íntima pessoal dos adolescentes. Aponta-se a necessidade de novas pesquisas nesta temática com um tempo maior e com outros conteúdos, além de pesquisar novos entendimentos sobre os aspectos nucleares das manifestações da cultura corporal.Dissertação A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-27) Leite, Leilane Shamara Guedes Pereira; Araújo, Allyson Carvalho de; https://orcid.org/0000-0003-0114-8122; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; http://lattes.cnpq.br/6781374006043485; Surdi, Aguinaldo Cesar; Costa, Alan Queiroz da; Freire, Elisabete dos Santos; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492O presente estudo tematiza, assuntos que dialogam com a formação docente inicial em Educação Física (EF), o uso das mídias e tecnologias e o cenário educacional pandêmico. Acreditamos que discutir a docência em EF no período remoto é também contribuir para a reflexão sobre tal processo, e, tendo em vista os objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em especial o de incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica, e de mobilizar professores(as) da rede pública básica de ensino como co-formadores dos(as) futuros(as) docentes, nos debruçamos neste estudo sobre o seguinte questionamento: como o PIBID-EF/UFRN pode contribuir para a docência em EF no diálogo com a mídia e tecnologia, considerando a experiência no período de ensino remoto? Nesse contexto, objetivamos analisar as contribuições autodeclaradas dos(as) licenciandos(as) vinculados(as) ao PIBID-EF/UFRN, vivenciadas durante o período de ensino remoto emergencial, considerando os temas de mídia e tecnologia, para a docência em EF. A pesquisa é exploratória de natureza qualitativa. Utiliza análise documental de relatórios individuais e atividades como fonte de dados além de questionário on-line, com questões abertas e fechadas, para mapear indícios que respondam os objetivos do estudo. Os dados encontrados apontaram para a experiência pedagógica e os afetos ocasionados pelo programa, para os desafios e os impactos de exercer a docência durante o ensino remoto emergencial, para a produção acadêmica realizada durante o programa e para o impacto do auxílio financeiro na continuidade das atividades acadêmicas dos participantes. A pluralidade dos saberes vista nesses documentos de pesquisa denota um ganho de habilidades com as mídias e tecnologias digitais, em contraponto à falta de espaço para o corpo em movimento, resultando na mediação pelas variadas linguagens da EF.Livro Educação e sensibilidade: o brincar e o se movimentar da criança pequena na escola(Editora da UFRN, 2018-05-23) Surdi, Aguinaldo CesarOs atos de “brincar e se-movimentar” abrangem uma gama de acontecimentos que fazem com que todos nós, e principalmente a criança, consigamos ter uma relação direta e autêntica com o mundo, relação essa que é fundada na corporeidade. Nessa relação de construção, o movimento humano produz sempre algo novo, como uma expressão artística. Este livro compõe um estudo, que teve como objetivo, investigar acerca das maneiras como o brincar e o se-movimentar são proporcionados no espaço escolar e como eles contribuem para a educação da sensibilidade da criança pequena. Foi detectado, que nas escolas investigadas, o incentivo à construção de situações que possibilitem o desenvolvimento da sensibilidade recebe pouca importância, o que compromete significativamente a educação da sensibilidade dessas crianças e limita o poder de criação e de autonomia em relação ao mundo, dificultando assim, que sejam elas mesmas.TCC A Educação Física e a BNCC na escola: um estudo de caso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Barros, Danyelle Soares da Costa; Surdi, Aguinaldo CesarEste estudo teve como objetivo investigar de que forma os professores de Educação Física se utilizam da BNCC nas suas aulas no ensino fundamental. A partir da observação do que seria realizado e das características da pesquisa, foi trabalhada a metodologia qualitativa, com abordagem na pesquisa exploratória, delineando assim, em um estudo de caso, a partir da realização de questionário semiaberto com questões descritivas e preferenciais, além de entrevista semiestruturada. Verificou-se então que, toda a estruturação pedagógica da escola é organizada segundo o norteamento da BNCC, inclusive, no que diz respeito a elaboração dos planos de aula escolares. Todos os professores pesquisados concordam com o formato de ensino proposto pela Base. Eles também identificam que há sim, pontos positivos como a estruturação dos conteúdos e negativos, como a dificuldade de ensinar os conteúdos que não vivenciaram, ao se utilizar da Base como parâmetro. O estudo inferiu ainda que a existência de reuniões periódicas para o estudo da BNCC e discussão das estratégias de ensino é de suma importância para que se faça o uso eficaz da base pois, embora ela se coloque como um documento normativo, isso não é possível sem a formação continuada, o compromisso dos professores e gestores escolares uma boa estruturação das escolas.Dissertação Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-29) Cunha, Sérgio Melo da; Araújo, Allyson Carvalho de; https://orcid.org/0000-0003-0114-8122; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; http://lattes.cnpq.br/7073781749771295; Surdi, Aguinaldo Cesar; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Mata, Irene Moya; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; Baptista, Tadeu João Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5140-2032; http://lattes.cnpq.br/9002864045147738O presente estudo parte da relação entre a Educação Física (EF) escolar e o uso de materiais didáticos considerando a relevância histórica deste tema para o componente curricular. É sob esta excitação que nossa pesquisa se desenvolve problematizando a possibilidade de implantação de um artefato incomum à tradição da EF escolar – o livro paradidático – no ensino de temas que possibilitem a transversalização com todas as unidades temáticas da disciplina na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no caso a saúde. Busca-se responder ao seguinte questionamento: como se dá o processo de construção, bem como os passos didático-pedagógicos na Educação Física escolar a partir do uso do livro paradidático digital e interativo? O estudo tem como objetivo geral compreender as estratégias dos professores e das professoras de EF escolas do ensino fundamental II para viabilizar o uso de material paradidático digital e interativo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza descritiva. O estudo se desenvolve em três etapas. A primeira expõe o processo de idealização, escrita e apresentação de um livro paradidático digital e interativo. A segunda apresenta o contato com os professores de EF da rede pública de educação da cidade do Natal/RN. Enquanto a terceira etapa trata de uma análise de conteúdo sobre os dados colhidos junto ao grupo focal de professores da rede pública municipal de ensino da capital do Rio Grande do Norte (planejamentos, aulas e entrevistas semiestruturadas). O grupo é formado por quatro professores e uma professora que serão apresentados no texto como personagens fictícios do universo Star Wars. Destes, dois utilizaram o livro paradidático em sua prática. Um deu ao material o caráter norteador de suas aulas, enquanto outro fez o uso do artefato como complemento ao conteúdo apresentado. Os demais professores apontaram a falta de acessibilidade e o contexto do ensino remoto como principais fatores para o impedimento na utilização do material.TCC Educação física escolar em tempos de pandemia: concepções da atuação do professor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Freitas, Taynara Tâmara Lazaro de; Bruch, Vera Lúcia; Surdi, Aguinaldo Cesar; Dantas, Paulo Moreira silvaO presente estudo buscou investigar as concepções dos professores licenciados em Educação Física da educação básica do município de Natal/RN, sobre sua atuação com o Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia de COVID-19. Objetivou-se verificar as ferramentas e plataformas utilizadas para o desenvolvimento das suas aulas, identificar os desafios que surgiram neste período, identificar se esses professores receberam algum subsídio para desenvolver suas atividades e saber como foi a experiência de trabalhar com ERE. Para tal, foi elaborado um questionário na plataforma online de gerenciamento de pesquisas do Google, Google Forms, e disponibilizado aos professores de Educação Física. O questionário ficou disponível para preenchimento no período de 10 a 28 de março de 2021 e recebeu 34 respostas. A partir dos resultados foram tecidas discussões pertinentes às questões levantadas sobre o processo de mudanças educacionais no cenário de pandemia. Constatou-se que as principais ferramentas utilizadas pelos docentes foram: WhatsApp; Google Meet; e Google Classroom, dentre outras. Os principais desafios encontrados foram: adesão dos alunos às aulas remotas; adaptação ao novo formato de ensino; e falta de acesso à internet por parte dos alunos, dentre outras. No tocante aos subsídios, os professores citaram ter recebido capacitação. No que diz respeito a como foi trabalhar com o ERE, os docentes disseram ter sido desafiador, cansativo e estressante, entre outros. A partir da análise dos dados concluiu se que os professores de Educação Física sentiram dificuldade para realização das aulas remotas e foram desafiados a se adaptar a esse formato de ensino.TCC Educação física escolar inclusiva e alunos com transtorno do espectro autista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-16) Oliveira, Juliana de Assis; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; http://lattes.cnpq.br/2436867070502606; Surdi, Aguinaldo Cesar; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Silveira, Ana Aparecida Tavares da; https://orcid.org/0000-0001-6232-1940; http://lattes.cnpq.br/1654976696043039A educação é indispensável para a sociedade e é um direito garantido a todas as pessoas. Dessa forma, a educação inclusiva torna-se essencial para assegurar educação para todos, com qualidade e colaborando para a construção do cidadão ético-crítico. Sendo assim, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) devem estar incluídas nas escolas, tendo suas individualidades respeitadas. O ambiente escolar é fundamental para o aluno com TEA, de modo a colaborar com o desenvolvimento das relações sociais. Nesse aspecto, a Educação Física (EF) apresenta-se como uma área de conhecimento pertencente às linguagens, sendo um dos recursos que as pessoas com TEA podem ter para se expressar. Uma vez que a EF é um componente curricular obrigatório e as pessoas com TEA estão presentes nas escolas, a EF deve ter características da educação inclusiva. Sendo assim, esta pesquisa apresenta-se como descritiva qualitativa, com a utilização de um questionário aplicado com professores de Educação Física da rede pública municipal do Natal, os quais trabalham no ensino fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano) e tiveram em suas turmas alunos com TEA. A pesquisa teve por objetivo discutir a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física escolar dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados encontrados mostram as percepções dos professores sobre a inclusão, as quais estão em consonância com o que é dito por autores da EF que pesquisam a inclusão escolar. Os professores voluntários utilizam estratégias metodológicas variadas para permitir e incentivar a participação de todos em suas aulas, respeitando as especificações dos alunos. Além disso, foi possível perceber atitudes positivas para incentivar a inclusão das pessoas com TEA na aula de EF. Mesmo assim, nota-se que ainda há insegurança para realizar as aulas em turmas com alunos TEA, devido à sensação de formação docente sem ter sido voltada para a inclusão.TCC Educação Física no ensino médio: a percepção de alunos de escolas públicas da rede estadual do Rio Grande do Norte sobre as aulas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-20) Nascimento, Klécio Ruan Dantas do; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; Surdi, Aguinaldo Cesar; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Silva, David José de Lima; http://lattes.cnpq.br/4142765741381346Este estudo pretende identificar a percepção dos alunos de ensino médio sobre as aulas de Educação Física. Na perspectiva metodológica, a pesquisa é de cunho descritiva com uma abordagem qualitativa, a qual utilizou para recolhimento das informações um questionário on-line, composto por 9 perguntas, o qual foi encaminhado para alunos de escolas públicas estaduais de ensino médio, por intermédio dos seus professores, obtendo um retorno de 51 alunos, distribuídos em duas escolas de Natal/RN e uma de São José do Campestre/RN. Para analisar os dados coletados no questionário, as perguntas foram divididas em grupos, sendo eles: a percepção dos alunos sobre as aulas de Educação Física; os motivos e situações que os fazem não participar; as motivações que os fazem participar; a percepção deles sobre a metodologia utilizada pelos professores e, por fim, a percepção deles sobre como a Educação Física poderia ser mais acolhedora. Os dados analisados permitiram observar que, no geral, os alunos que colaboraram com a pesquisa são bastantes participativos nas aulas de Educação Física. No entanto, é importante se atentar para aqueles estudantes que ainda encontram alguma razão para não participar. Nessa pesquisa, as razões citadas foram: o cansaço físico; a falta de vontade; a timidez; a vergonha; a falta de habilidade; os problemas de saúde; o medo de ficar suado(a) e, por fim, as aulas repetitivas.Dissertação Efeitos de um programa de psicomotricidade relacional no meio aquático sobre o comportamento social em crianças com transtorno do espectro autista(2018-03-09) Benjamim, Eloyse Emmanuelle Rocha Braz; Barros, Jonatas de França; ; ; Surdi, Aguinaldo Cesar; ; Almeida, Helio Franklin Rodrigues de; ; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; ; Gutierres Filho, Paulo José Barbosa;Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento que compromete, entre outros aspectos, a socialização e a comunicação, e em muitos casos, promove déficit intelectual, sendo tal fato provocador de atraso no desenvolvimento pessoal. Deste modo, usamos a abordagem relacional da psicomotricidade, que é uma interessante ferramenta para melhorar os aspectos comportamentais, que exigem mais atenção no tratamento de crianças com transtorno do espectro autista. Objetivo: Analisar os efeitos de um programa de psicomotricidade relacional em meio aquático sobre o comportamento social de crianças com transtorno do espectro autista.Metodologia: Trata-se de uma pesquisa mista, com preponderância qualitativa, sendo apresentado como estudo de casos descritivo-avaliativo. A amostra é formada por 6 (seis) sujeitos de 5 (cinco) a 7 (sete) anos de idade, de ambos os sexos, com transtorno do espectro autista usuários dos serviços de saúde do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil de Natal/RN. Os sujeitos participaram de um programa de 14 (quatorze) sessões de psicomotricidade relacional 2 (duas) vezes por semana, 50 (cinquenta) minutos por sessão. Foram utilizados 2 (duas) escalas relativas a situação sintomática comportamental: ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist) e Escala ABC (Escala de Comportamento Atípico) que aplicamos antes e depois das 14 (quatorze) sessões de psicomotricidade relacional. Todas as intervenções foram filmadas, fotografadas, analisadas e descritas, além da utilização de prontuários de acompanhamento e clínico institucional do serviço de saúde, relatórios dos professores de Educação Física participantes das sessões e as entrevistas semiestruturadas com os pais. Resultados: Ao verificar a escala ABC dos participantes pré e pós-intervenção foi encontrado diferenças significativas em irritabilidade (t(5)=3,266; p=0,022), comportamento (t(5)=2,744; p=0,041) e fala inapropriada (t(5)=2,939; p=0,032). Já na escala ATEC não houve diferença significativa em nenhum quesito das suas sub-escalas. Nas entrevistas os pais expuseram ter havido mudanças positivas na socialização dos sujeitos. Os relatórios, imagens e vídeos retrataram boa interação entre os pares, com os objetos e professores durante as sessões. Somente uma criança apresentou alteração na autonomia nas atividades da vida diária (AVD’s). Conclusão: Um programa de psicomotricidade relacional no meio aquático parece melhorar o comportamento social, comunicação e diminuir a irritabilidade de crianças com transtorno do espectro autista. Efeitos foram positivos foram evidenciados nas AVD’s em um dos sujeitos.TCC Efeitos socioculturais da prática do futebol para alunas do Programa Segundo Tempo Forças no Esporte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Souza, Jéssica Natália de; Surdi, Aguinaldo Cesar; Maia, Mayara Cristina Mendes; Tinôco, Rafael de GóisEste estudo tem por objetivo refletir sobre os efeitos socioculturais da prática do futebol para as meninas participantes do Programa Segundo Tempo Forças no Esporte (PROFESP), através da análise das respostas do questionário aplicado e entrevista em grupo focal realizada com as alunas. Ao todo, 6 (seis) meninas, com faixa etária entre 13 (treze) e 18 (dezoito) anos, que estão no programa há pelo menos 2 (dois) anos, participaram da pesquisa. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Como resultados, foi visto que o futebol é um fenômeno sociocultural de grande influência na vida das alunas, capaz de provocar mudanças significativas no que diz respeito aos seus vínculos sociais, aos locais frequentados por elas e na relação das mesmas com seus familiares, assim como também foram identificados discursos de preconceitos que permeiam a prática do futebol pelas garotas.
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