PPGAU - Doutorado em Arquitetura e Urbanismo
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Tese O Litoral e a metrópole dinâmica imobiliária, turismo e expansão urbana na região metropolitana de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-06-18) Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da; Ferreira, Angela Lúcia de Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780468Z4; ; http://lattes.cnpq.br/8083307867459651; Valença, Márcio Moraes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787156H7; Clementino, Maria do Livramento Miranda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783271Y9&dataRevisao=null; Souza, Maria Angela Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/8276915082480930As regiões metropolitanas do Nordeste estão gradualmente sendo inseridas em um cenário de investimentos internacionais, motivados pela reestruturação dos setores turístico e imobiliário. O novo capital, agentes imobiliários e configurações espaciais resultantes deste processo indicam a necessária construção e implementação de instrumentos públicos que permitam minorar, pelo menos, os impactos urbanos e perdas ambientais decorrentes desse cenário. Os efeitos na paisagem e na configuração socioespacial resultam da intensificação provocada pelo dinamismo do imobiliário-turístico . Ocorre uma Integração regional como expressão da expansão da mancha urbana metropolitana de Natal. Este estudo investiga as singularidades da reestruturação e inserção territorial das zonas litorâneas e as estratégias do circuito de acumulação do capital, constituído pela articulação entre o imobiliário e o turismo. Pretende-se ampliar o entendimento sobre as estratégias dos agentes turísticos, imobiliários e das políticas públicas envolvidas nessa reconfiguração territorial e na captação dos recursos necessários ao investimento, compreender os efeitos socioambientais existentes e suas tendências futuras e entender as formas de produção espacial como resultantes da aproximação de práticas de transformação do solo e de valorização turística da paisagem, de modo sincrônico, primeiro na região nordeste e, como estudo focal, na Região Metropolitana de Natal. Igualmente se pretende apreender os atuais processos de metropolização do litoral oriental do RN, além de indicar sua transformação físicoterritorial e os tipos de projetos/empreendimentos fomentados pelo mercado em fase recente. Com base em análises já realizadas para a Região Metropolitana de Natal RN, este trabalho delineia algumas reflexões sobre os instrumentos legais passíveis de serem ajustados aos municípios impactados pelo fenômeno peculiar e recente à região, provocado pela chegada do capital imobiliário-turístico . Pretende-se apontar proposições básicas às formas de intervenção pública, em um panorama especulativo, a partir de um Planejamento Metropolitano para médio e longo prazoTese Espaços especiais em Natal (moradia e meio ambiente): um necessário diálogo entre direitos e espaços na perspectiva de proteção aos direitos fundamentais na cidade contemporânea(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-16) Duarte, Marise Costa de Souza; Bentes Sobrinha, Maria Dulce Picanço; ; http://lattes.cnpq.br/3773171291305294; ; http://lattes.cnpq.br/8614705824393576; Ferreira, Angela Lúcia de Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780468Z4; Clementino, Maria do Livramento Miranda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783271Y9&dataRevisao=null; Alfonsin, Betânia de Moraes; ; http://lattes.cnpq.br/2759534639224252; Bueno, Laura Machado de Mello; ; http://lattes.cnpq.br/9140261729054617Alguns espaços especiais protegidos em favor dos direitos fundamentais ao meio ambiente e à moradia na cidade de Natal se encontram fragilizados face às ações e tentativas de supressão e modificação (ou omissão na implementação) das normas concretizadoras desses direitos em âmbito local, o que parece refletir uma situação que ultrapassa o contexto da cidade. A partir de uma abordagem integrada dos direitos à moradia e ao meio ambiente e respectivos espaços especiais de proteção no campo teórico dos direitos fundamentais, o estudo busca compreender os problemas que incidem no âmbito do dever estatal de efetivação/concretização dos direitos fundamentais ao meio ambiente e à moradia nas cidades, com enfoque nas questões da flexibilização da legislação instituidora de espaços especiais em prejuízo dos atributos por eles resguardados e da falta de implementação do sistema jurídico que permite sua efetividade. Para tanto, busca inicialmente compreender os direitos ao meio ambiente e à moradia e seus respectivos espaços especiais protegidos no sistema jurídico brasileiro, visualizando a evolução de sua proteção legal, assim como os problemas que se apresentam no campo de sua efetividade. Analisando a trajetória dos direitos ao meio ambiente e à moradia e seus espaços especiais protegidos em Natal, considerando sua normatização, atributos, indicadores de proteção e evidências de fragilização no âmbito de sua proteção legal e de sua implementação pelos entes estatais, o estudo se propõe a verificar a existência de formas de enfrentamento desse processo de fragilização de direitos. Nesse sentido, aponta fundamentos jurídicos e instrumentos de salvaguarda dessa proteção, especialmente no campo jurídico, no âmbito de uma (re)discussão da questão da discricionariedade administrativa e legislativa em face do dever objetivo estatal de efetivação/concretização dos direitos fundamentais no espaço urbano. Isso tudo sem desconsiderar um cenário onde a linha divisória entre os interesses públicos e privados (econômicos) se revela cada vez mais tênue no campo da atuação estatal e onde a cidade se coloca como uma mercadoria especial à reprodução dos negócios imobiliários, conforme os interesses da lógica capitalistaTese Henri Lefebvre: possibilidades teórico-metodológicas para Arquitetura e urbanismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-11-17) Oliveira, Cinthia Soares de; Borges, Amadja Henrique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787154J7; ; Carlos, Ana Fani Alessandri; ; http://lattes.cnpq.br/4781914919174065; Machado, Carlos Roberto da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9084943391184155; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null; Lins, Regina Dulce Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/0222281897042995; Gomes, Rita de Cássia da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785750H3Este trabalho apresenta possibilidades teórico metodológicas do filósofo e sociólogo francês, Henri Lefebvre, para a disciplina de arquitetura e urbanismo, no esforço de ultrapassar a fragmentação imposta pela institucionalização das ciências de modo geral. A partir da compilação Du rural à l urbain (LEFEBVRE, 1970), abrange outras obras do autor do período entre 1968 e 1974, indicando condutas para a reflexão e suas inter-relações com métodos, categorias de análises e outros procedimentos para tratar o espaço-tempo de vida urbana. A metodologia envolve pesquisas sobre o ontem e o hoje do autor no meio científico, investigações e análises dos seus procedimentos à luz de aspectos filosóficos, sociais, econômicos e políticos, a contextualização histórica de suas referências e apresenta elementos significativos e possíveis para o estudo, a pesquisa e a extensão na área em questãoTese De repente, tudo mudou de lugar: refletindo sobre metamorfose urbana e gentrificação em Mossoró-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-12-05) Oliveira, Ludimilla Carvalho Serafim de; Valéry, Françoise Dominique; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783095E6; http://lattes.cnpq.br/2217661943948945; Lima, Dália Maria Maia Cavalcanti de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742788H5; Scocuglia, Jovanka Baracuhy Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/3982783521890737; Medeiros, Maria das Graças Lucena de; http://lattes.cnpq.br/3554035592028504; Bentes Sobrinha, Maria Dulce Picanço; http://lattes.cnpq.br/3773171291305294O estudo pretende solidificar as bases teóricas para, acima de tudo, promover uma explicação para este fenômeno que acontece na atualidade, junto a um cenário de transformações sociais, políticas, econômicas e culturais em nível mundial tendo como cenário as cidades médias. Posto que, por possuir diferentes dimensões a partir de seus eixos de transformação, a gentrificação vem acompanhada com a mudança, mas também com a introdução de uma nova finalidade no uso e na ocupação do espaço, delineando nesse contexto a identidade dos lugares a partir da formação de centralidades com a presença de fluxos com dinâmicas sociais e econômicas. As atuais formas de reapropriação do espaço geográfico mostram o direcionamento dos sentidos e do perfil ideológico que recria os sentidos e usos dos conteúdos e materiais, a partir de denominações de um passado histórico. Todavia, hoje se apresenta um contexto econômico no espaço urbano, que remete a uma busca de estratégias de mudanças; Isto é, a aquisição de parâmetros que visem atender as exigências da relação capital versus trabalho,o que acaba sobrepujando, algumas ações para que atualmente, a especificação das modalidades de transformação no interior do espaço urbano se justificassem por novas necessidades e também pelos agentes oriundos da agregação de valor a seus interesses e investimentos. Com essa premissa, parte-se da máxima de que a valorização/enobrecimento dos espaços urbanos possa ou não ser resultado da construção de um espaço público, visto que, a constituição dialógica como local de interação política exterioriza os conflitos e as discordâncias de um modo geral, vai segregando os espaços. À medida que os novos espaços são transformados, o acesso ao mesmo tende a acontecer com uma determinada restrição; visto que, alguns locais como praças, shoppings, condomínios verticais e horizontais são palco de grandes eventos profissionais e familiares. Nesse contexto, o processo de gentrificação é utilizado para designar intervenções no âmbito urbano, em determinados espaços da cidade, os quais são considerados centrais para investimentos públicos e privados. Através do processo de transformação se permite que uma localidade histórica se apresente como um cenário, um palco cheio de atrativos, como um segmento de mercado. Estudar a gentrificação consiste numa análise dos interesses subjacentes nas transformações dessas áreas, e, sobretudo avaliar o nível de interesse do âmbito privado para formar parceria, a fim de modificar a paisagem. A gentrificação é fruto dos processos de transformação do capital, o qual, influencia na aplicação de esforços e investimentos com a finalidade de se estabelecer e atingir ideais de crescimento econômico, tendo como foco uma localidade centrada no espaço urbano sócio-culturalmente.Assim, a estrutura social urbana desenvolve-se à luz de alguns questionamentos que relacionam não só o crescimento das cidades,mas também as condições ambientais que a mesma proporciona, em cidades como Mossoró-RN no período de 2005 a 2011.Tese A cidade e o idoso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-06) Góis, Ronald Lima de; Valéry, Françoise Dominique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783095E6; ; http://lattes.cnpq.br/6522151685049774; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null; Valença, Márcio Moraes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787156H7; Marques, Aristides Inácio Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/5868811915846161; Bitencourt Filho, Fábio Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0056852579111804Diz respeito ao estudo da cidade em função dos impactos que serão causados na sua estrutura em decorrência do processo de envelhecimento da sociedade humana, principalmente no Brasil. Os enfoques mais importantes são aqueles relacionados com os problemas de acessibilidade, habitação e lazer, questões que mais afetam as pessoas com mais de 60 anos de idade. Além da análise dos problemas inerentes ao tema serão apresentadas propostas de intervenção urbana para que as cidades se tornem mais adequadas ao convívio das pessoas idosas. Para fundamentar este estudo foi efetuada uma revisão sobre diferentes teorias sobre a cidade, posteriormente um painel sobre a presença do idoso na sociedade, incluindo o Brasil, e nas cidades, objetivando uma visão, a mais ampla possível, sobre a forma como os idosos foram tratados ao longo da história. Com o objetivo de estabelecer paradigmas e parâmetros na abordagem do tema, procedeu-se a uma série de observações sistemáticas sobre o espaço urbano em diferentes cidades, no exterior e no Brasil, com trabalhos efetuados para inclusão social do idoso no espaço urbano, tais como Amsterdam, Barcelona, Brasília, Luanda e Rio de Janeiro, cidade considerada pela ONU, como laboratório físico-territorial urbano adequado às pessoas da terceira idade. A partir daí procurou-se obter, além de pesquisa bibliográfica e observações da experiência de outros países, a realização de pesquisa de campo e análise de Normas oficiais, a fundamentação teórica para estabelecer orientações quanto a maneira de planejar e projetar um espaço urbano mais adequado aos idososTese O Caráter Tectônico do Moderno Brasileiro: Bernardes e Campello na Paraíba (1970-1980)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-27) Rocha, Germana Costa; Tinem, Nelci; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793165E7; ; http://lattes.cnpq.br/2384596065382067; Trigueiro, Edja Bezerra Faria; ; http://lattes.cnpq.br/2279771493519042; Cunha, Marcio Cotrim; ; http://lattes.cnpq.br/8587187200058779; Leite, Maria de Jesus de Britto; ; http://lattes.cnpq.br/2218964680682974; Marques, Sônia Maria de Barros; ; http://lattes.cnpq.br/7167281638334139Este trabalho tem como objetivo analisar o caráter tectônico dasobras de Sergio Bernardes e Glauco Campello, construídas na Paraíba,entre a virada para década 1970 e início dos anos 1980, a fim de trazer reflexões sobre a importância da poética construtiva na estrutura formal da arquitetura, contribuindo para o debate sobre as especificidades e singularidades da arquitetura moderna produzida no Brasil. A pesquisa, utilizando as estratégias do estudo de caso, parte da revisão sobre o uso da tectônica por Kenneth Framptone demais estudiosos do termo, para fundamentar o conceito de tectônica adotado e definir seus parâmetros analíticos. Em seguida, parte-se para a inserçãodasobras no ambiente cultural e sócio-político brasileiro, no marco temporal proposto, para, na seqüencia, analisar as obras de cada arquiteto.O estudo confirma que a força expressiva da arquitetura moderna heroicabrasileira,ao enfatizar a poética construtiva, sedimenta uma cultura tectônica que repercute nas gerações seguintesTese Intervenções urbanas em espaços de desvalia. Transformar para valorizar.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-28) Muniz, Maria águeda Pontes Caminha; Valença, Márcio Moraes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787156H7; ; http://lattes.cnpq.br/0030864032884264; Valéry, Françoise Dominique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783095E6; Ottaviano, Maria Camila Loffredo D\'; ; http://lattes.cnpq.br/6046995637655379; Vidal, Soraia Maria do Socorro Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/6734532008785730; Lapa, Tomás de Albuquerque; ; http://lattes.cnpq.br/9862482419194023As transformações mundiais ocorridas no século XX redefiniram os rumos da cidade neste novo século. A consolidação da urbanização, a revolução tecnológica que impulsionou a globalização, a reestruturação econômica e a informacionalização modificaram conceitos de tempo e espaço, aproximando os povos, e provocaram transformações políticas enfim, tornaram as cidades contemporâneas protagonistas dos acontecimentos mundiais. Em consequência desses processos, também surgiram espaços de desvalia, e no mundo inteiro as cidades começaram a apostar na estratégia de intervir nessas áreas-problema através de intervenções destinadas a promover transformações intencionais para obter valorização multidimensional urbanística, econômica, ambiental, cultural e social. Em síntese, tais intervenções urbanas visam a tornar a cidade contemporânea competitiva, sustentável, criativa, produtiva e justa. Também no Brasil, nos maiores centros urbanos surgiram inúmeros espaços de desvalia em frentes hídricas, em zonas centrais, em áreas industriais/urbanizadas desativadas e em áreas subutilizadas ou de uso indevido, carentes de infraestrutura e de serviços públicos, onde é imprescindível e urgente a realização de intervenção urbana. Esta pesquisa propõe como tese que as intervenções urbanas, quando implantadas a partir de um modelo político-institucional adequado, transformam e valorizam os espaços de desvalia em suas múltiplas dimensões, proporcionando melhor qualidade de vida aos residentes, buscando dar cumprimento à função social da cidade. Pretende-se ver esta tese comprovada na análise de casos internacionais e nacionais ao apresentar reflexões críticas e diretrizes como contribuição para a melhoria dos processos de implementação das intervenções urbanas, especialmente nos espaços de desvalia das cidades brasileirasTese Combater as secas e defender as florestas a natureza nos desafios da ciência e da técnica para modernizar o Brasil (1889 a 1934)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-13) Nobre, Paulo José Lisboa; Ferreira, Angela Lúcia de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/9858859733008515; ; http://lattes.cnpq.br/1983920756668716; Mendonça, Eneida Maria Souza; ; http://lattes.cnpq.br/0761476745619922; Felipe, José Lacerda Alves; ; http://lattes.cnpq.br/1958743033653663; Martins, Marcos Lobato; ; http://lattes.cnpq.br/3872499107082536; Teixeira, Rubenilson Brazão; ; http://lattes.cnpq.br/8646138560231908Nas primeiras décadas do século XX a recém instituída República brasileira enfrentou o desafio de modernizar o país. Considerando que o progresso estava associado ao esgotamento das reservas florestais e às alterações climáticas, duas grandes questões se destacaram como fundamentais: Combater as Secas e Defender as Florestas; encampadas por profissionais que se dedicaram a esses ideais. Esta investigação parte da premissa que esses foram os principais desafios impostos pela natureza ao desenvolvimento brasileiro. O objetivo geral foi delimitado na busca por entender a acepção e a concepção do mundo natural por esse conjunto de profissionais diante do embate entre modernizar o país e conservar os recursos naturais. Visando contribuir com a construção da história ambiental brasileira e trazer elementos históricos ao debate sobre o meio ambiente no país, debruça-se sobre as análises, as discussões e ações que antecederam a regulamentação do uso dos recursos naturais e a implementação da legislação ambiental no Brasil, ocorrida em 1934. A investigação tem como aporte metodológico as direções teóricas da história ambiental, utilizando fontes de dados pouco exploradas e valorizadas. Para tanto, toma-se como ponto de partida os artigos publicados sobre o tema no período de 1889 a 1934 em dois periódicos técnicos a Revista Brazil Ferro-Carril e a Revista do Club de Engenharia. A engenharia nacional teve papel fundamental nesse processo ao discutir, projetar e construir o desenvolvimento. As propostas formuladas, ao serem divulgadas, fomentaram o intercambio com outros profissionais e favoreceram o avanço das questões ambientais no Brasil, no sentido de preservar os recursos naturais, construir relações mais harmônicas entre a sociedade e a natureza e equacionar o desenvolvimento e a preservação ambientalTese Modos projetuais de simulação: uso de ferramentas de simulação térmica no processo projetual de arquitetura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-06-08) Lima, Raoni Venâncio dos Santos; Pedrini, Aldomar; ; http://lattes.cnpq.br/9012296636400514; ; http://lattes.cnpq.br/1144772512685166; Amorim, Claudia Naves David; ; http://lattes.cnpq.br/0414142132580629; Tinoco, Marcelo Bezerra de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/8060203177958046; Bittencourt, Leonardo Salazar; ; http://lattes.cnpq.br/8764685045584103; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; ; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556Esta tese tem o objetivo de descrever e demonstrar o conceito desenvolvido para facilitar o uso de ferramentas de simulação térmica durante o processo de projeto arquitetônico. A despeito do impacto de elementos arquitetônicos no desempenho de edificações, decisões influentes são freqüentemente baseadas apenas em informações qualitativas. Apesar desse tipo de suporte ser adequado para boa parte das decisões, o projetista irá, eventualmente, ter dúvidas sobre algumas decisões durante o projeto. Essas situações irão necessitar de informações adicionais para serem adequadamente abordadas. O conceito de modos projetuais de simulação é centrado na formulação e resolução de dilemas de projeto, que são dúvidas de projeto que não podem ser satisfatoriamente compreendidas ou resolvidas sem o uso de informações quantitativas. O conceito busca combinar o poder de análise de ferramentas computacionais com a capacidade de síntese do projetista. Três tipos de ferramentas são considerados: análise solar, térmica/energética e CFD. Dilemas de projeto são formulados e enquadrados de acordo com o processo de reflexão do arquiteto sobre aspectos de desempenho. Ao longo da tese, o problema é investigado em três diferentes esferas: profissional, técnica e teórica. Essa abordagem de diferentes partes do problema buscou i) caracterizar diferentes categorias profissionais no que se refere à prática projetual e ao uso de ferramentas, ii) investigar trabalhos sobre o uso de ferramentas e iii) traçar analogias entre o conceito proposto e alguns conceitos e definições desenvolvidos em pesquisas sobre teoria de projeto. O conceito proposto foi aplicado em oito dilemas de projeto extraídos de três estudos de caso na Holanda. Os três projetos investigados são residências, projetadas por escritórios de arquitetura holandeses. As informações e critérios mais relevantes de cada projeto foram obtidos através de entrevistas e conversas com os arquitetos envolvidos. A aplicação prática, embora bem sucedida no contexto da pesquisa, permitiu a identificação de limitações de aplicabilidade do conceito, tanto no que diz respeito à necessidade dos arquitetos de ter certo nível de domínio técnico quanto ao atual estágio de evolução das ferramentasTese Projeto em Áreas Consolidadas de Patrimônio Cultural: Propostas para a Construção de uma Metodologia de Ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-10-08) Silva, Heitor de Andrade; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; ; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; ; http://lattes.cnpq.br/3609522159356242; Carsalade, Flavio de Lemos; ; http://lattes.cnpq.br/9899350224165436; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null; Tinoco, Marcelo Bezerra de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/8060203177958046; Rheingantz, Paulo Afonso; ; http://lattes.cnpq.br/7765118835668681A questão do patrimônio cultural edilício continua ocupando lugar de destaque no meio técnico e científico. O conceito tem se ampliado e hoje considera diferentes procedimentos projetuais de intervenção. A importância do tema revela-se com a inclusão da disciplina técnicas retrospectivas, bem como dos conteúdos ligados à matéria conservação, restauro, reestruturação e reconstrução de edifícios e conjuntos urbanos nas estruturas curriculares dos cursos de arquitetura e urbanismo no Brasil pelo Ministério da Educação (MEC) desde a década de 1990, posteriormente incorporados às Diretrizes Curriculares Nacionais. Partimos da discussão teórica e conceitual de área consolidada de patrimônio cultural (ACPC), assim como das principais teorias pedagógicas de ensino e aprendizagem articuladas ao projeto. Nesse contexto, os objetivos gerais desta tese consistem em sistematizar e analisar os principais procedimentos metodológicos do ensino do projeto aplicados ao patrimônio cultural e adotados nas escolas de arquitetura e urbanismo nacionais, com um contraponto estrangeiro, visando enunciar propostas que contribuam para a construção de métodos de ensino voltados para atividades práticas de ateliê nesse campo. A pesquisa foi sistematizada em dois âmbitos de abordagem. No primeiro, com base em dados secundários, foram identificados nove cursos de arquitetura e urbanismo, entre instituições públicas de ensino superior sendo oito brasileiras e uma francesa considerados representativos no que se refere às práticas de ensino de projeto e de patrimônio cultural, bem como foram reconhecidas, inicialmente, trinta disciplinas dedicadas à matéria, reduzidas, posteriormente, a cinco entre aquelas com carga horária prática de projeto. No segundo, a partir de dados primários, foram analisadas as metodologias e estratégias de ensino de projeto, com base em ementas e demais itens dos respectivos planos de ensino, assim como em observações feitas, e entrevistas e questionários aplicados em três ateliês. No que tange aos resultados foi constatado que todas as escolas contemplam conteúdos da matéria, porém poucos são os casos que privilegiam a relação do projeto aplicado ao patrimônio cultural. Ademais foi verificado que as questões de projeto, sendo consideradas complexas, privilegiam levantamentos e análises consistentes do sítio. O ateliê, que integra fundamentos das teorias da preservação, história da arquitetura e urbanismo e técnicas (retrospectivas e contemporâneas), é destacado como um formato coerente com os propósitos da integração de conhecimentos teóricos e práticos do projeto aplicado à matéria. Com base nas análises realizadas foi possível apontar quatro etapas do processo de ensino de projeto aplicado ao patrimônio cultural, sendo elas: 1ª) as fundamentações gerais, envolvendo o embasamento teórico sobre preservação, história e técnicas retrospectivas, por exemplo , a apropriação de leis e normas e a sensibilização do aluno para a questão do patrimônio cultural; 2ª) o contato com a realidade, que envolve a apropriação do problema através dos atores, escalas, leitura do sítio e análise do objeto de estudo; 3ª) o desenvolvimento da proposta, que inclui programas (funções existentes e propostas), definição do partido (tipo de intervenção), concepção (hipóteses e discussões) e definição de proposta; e 4ª) a finalização do projeto, que consiste no desenvolvimento da proposta, como a sua representação gráfica e apresentação final. Concluimos que o projeto em ACPC demanda uma atenção especial e deve ser contemplado nos currículos, considerando os princípios gerais necessários à formação do aluno. Ou seja, o binômio projeto/patrimônio implica contemplar na graduação os necessários conteúdos e questões conhecimentos, variáveis e possibilidades vigentes do projeto aplicado ao patrimônio cultural de modo que esses conhecimentos sejam incorporados no próprio exercício projetual e não apareçam como meros conteúdos teóricos desarticulados da prática. Naturalmente, estas conclusões não esgotam a reflexão sobre a questão. Esperamos que as constatações feitas contribuam para a definição de metodologias de ensino, que possam ser averiguadas e testadas com a prática em sala de aula, bem como colaborem com novas pesquisas, visando explorar novas teorias pedagógicas do ensinoaprendizagem de projeto em ACPCTese Do modelo geométrico ao modelo físico: o tridimensional na educação do arquiteto e urbanista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-02) Costa, Fernando José de Medeiros; Tinoco, Marcelo Bezerra de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/8060203177958046; ; http://lattes.cnpq.br/2202462168165449; Amorim, Arivaldo Leão de; ; http://lattes.cnpq.br/7540701767935070; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; ; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; Celani, Maria Gabriela Caffarena; ; http://lattes.cnpq.br/1900829386347923; Araujo, Natalia Miranda Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/3326160083213059Na prática do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, verifica-se a existência de laboratórios e oficinas de maquetes, reconhecidas pela legislação educacional como parte da infraestrutura necessária para o funcionamento de um curso. Embora a evolução da tecnologia da informação no âmbito internacional disponibilize novas possibilidades para a produção digital de maquetes e modelos de Arquitetura com pesquisas produzidas desde o início da década de 1990, no Brasil essas tecnologias só começaram a ser apropriadas pelo ensino de Arquitetura e Urbanismo a partir de 2007 com a experiência pioneira do LAPAC/FEC/UNICAMP. Trata-se, portanto de uma experiência recente e que evidencia a desafios. Por exemplo: (i) são raros os casos de implantação de laboratórios de prototipagem digital em cursos de Arquitetura e Urbanismo no País; (ii) por ser um campo em desenvolvimento com poucas referências de aplicações na graduação, há dificuldades na definição de procedimentos metodológicos que sejam adequados aos projetos pedagógicos já implantados e consolidados; (iii) as novas formas digitais de produção de modelos tridimensionais contêm especificidades que dificultam a compatibilização com as estruturas de laboratórios e oficinas de maquetes já existentes. Considerando o exposto, na presente tese se discute o modelo tridimensional como instrumento auxiliar no desenvolvimento da capacidade do estudante de perceber, compreender e representar o espaço tridimensional. Analisa-se a relação entre diferentes formas de modelos e o ensino de projeto de Arquitetura e Urbanismo com interesse no processo projetual. Partindo da conceituação do modelo em Arquitetura e Urbanismo, busca-se identificar os tipos de modelos tridimensionais utilizados no processo de elaboração do projeto, tanto nas formas tradicionais de construção manual de maquetes e modelos quanto nos meios digitais. Procura-se conhecer como as novas tecnologias para a produção digital de modelos por meio da prototipagem digital estão sendo introduzidas nos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, assim como a produção acadêmica recente na área. Considerando o paradigma do ensino prático reflexivo concebido por Schön (2000), o experimento realizado na pesquisa tem como ambiente de estudo o ateliê integrado de projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No experimento a Modelagem física, a Modelagem Geométrica e a Prototipagem Digital são inseridas em momentos do processo do projeto com o objetivo de se observar a adequação do modelo às fases do projeto. A metodologia empregada nos experimentos muito se aproxima da Pesquisa Ação na qual o alvo principal é a criação de conhecimento teórico com o aprimoramento da prática. O processo se repetiu por três semestres consecutivos e a reflexão sobre os resultados alcançados em cada ciclo forneceram subsídios para aprimoramento no seguinte. Como resultado propõe-se um procedimento metodológico no qual o Modelo Tridimensional constitui elemento integrador de conteúdos desenvolvidos em um período curricular, tendo como referência o ensino de Projeto Arquitetônico e Urbanístico no quinto período do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRNTese O projeto de arquitetura de espaços temporários com o uso de sistema construtivo remontável: um estudo exploratório(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-18) Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/7993654034144843; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; ; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; Tinoco, Marcelo Bezerra de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/8060203177958046; Alonso, Carlos Egídio; ; http://lattes.cnpq.br/1085450873991000O objeto de investigação desse estudo é a arquitetura portável ou remontável, que, diferente da arquitetura convencional (feita para ser permanente), corresponde à projetação de espaços com fins temporários. O foco do estudo é o projeto arquitetônico de espaços que sejam produzidos a partir de sistemas construtivos que possam ser levados a vários sítios (processo de montagem/desmontagem/remontagem), de modo a identificar os tipos de espaços gerados e os processos utilizados em sua concepção/projetação. Busca-se investigar relações entre o projeto inicial concebido a partir de um sistema construtivo remontável (SCR) e sua aplicação na projetação arquitetônica por profissionais e estudantes, a fim de contribuir com elementos que auxiliem a compreender as especificidades desse tipo de atividade projetual. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com base em multimétodos, que abrangeu: análise documental, visitas técnicas, entrevistas, questionários, exercício acadêmico e documentação por imagens. Embora o estudo realizado não seja conclusivo, os resultados obtidos indicam haver diferenças entre o ponto de vista dos projetistas do SCR e seus usuários (projetistas atuantes e em formação), pois os últimos demonstram ter alguma dificuldade para acessar os recursos disponibilizados pelo primeiro grupo, em especial os estudantes. Também se evidencia que o uso de SCRs parece alterar a valorização/hierarquização dos condicionantes projetuais, uma vez que, diferentemente do que acontece em projetos arquitetônicos tradicionais, os projetistas que os usam aparentam maior preocupação com as questões construtivas, sobretudo os elementos estruturais (apoios e cobertura), em detrimento de funcionalidade, estética e mesmo características físicas do localTese Outorga onerosa do direito de construir e dinâmica do mercado imobiliário formal: planejamento e descaminhos na expansão urbana de Parnamirim RN (2008-2010)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-30) Giesta, Josyanne Pinto; Bentes Sobrinha, Maria Dulce Picanço; ; http://lattes.cnpq.br/3773171291305294; ; http://lattes.cnpq.br/6165964080419504; Tinoco, Marcelo Bezerra de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/8060203177958046; Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da; ; http://lattes.cnpq.br/8083307867459651; Petit, Aljacyra Maria Correia de Mello; ; http://lattes.cnpq.br/6864619302817623; Passos, Luciana Andrade dos; ; http://lattes.cnpq.br/6059479284597281O instrumento Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC), instituído pelo Estatuto da Cidade em 2001, tem como objetivo principal a recuperação das mais-valias urbanas, buscando a justa distribuição dos benefícios da urbanização. A possibilidade de utilização do instrumento OODC é vinculada aos coeficientes de aproveitamento máximo (CAM), definidos para determinadas zonas de acordo com as condições de infraestrutura existentes, considerando-se ainda a dinâmica do mercado imobiliário formal, eixos de expansão e adensamento. Sendo um instrumento que estabelece os valores a serem pagos para um maior aproveitamento do solo, ele mantém uma estrita relação com a dinâmica do mercado imobiliário formal, incentivando ou desestimulando o adensamento em áreas específicas. Este estudo investiga a relação entre os critérios de formulação do instrumento Outorga Onerosa do Direito de Construir e a dinâmica do mercado imobiliário formal. Toma como universo empírico o município de Parnamirim (RN) integrante da Região Metropolitana de Natal (RN), focalizando a aplicação da OODC no período 2008-2010. Busca ampliar o entendimento sobre a base necessária para a formulação do instrumento, sobre seu funcionamento e sua relação com a dinâmica do mercado imobiliário formal. Visa caracterizar o mercado imobiliário formal, apresentando a produção do espaço urbano de Parnamirim, em termos de intensidade e tipologia dos empreendimentos, além de identificar os empreendimentos imobiliários licenciados através da aplicação do instrumento no município. Como conclusão discute os critérios de formulação da OODC, sua relação com a dinâmica do mercado imobiliário formal e suas possibilidades de indução dos processos de uso e ocupação do solo no contexto do planejamento urbanoTese Percepção Ambiental em Museus Paisagens de Arte Contemporânea: a legibilidade dos museus Inhotim/Brasil e em Serralves/Portugal avaliada pelo público/visitante(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-14) Costa, Robson Xavier da; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/3706411790927848; Carvalho, Livia Marques; ; http://lattes.cnpq.br/7107871828598618; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; ; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; Bandeira, Pedro Jorge Monteiro; Marques, Sônia Maria de Barros; ; http://lattes.cnpq.br/7167281638334139Para responder à pergunta de partida como as pessoas percebem o ambiente de Museus Paisagem de Arte Contemporânea (MPAC) e se orientam neles? , esta tese investigou a percepção ambiental de usuários de dois museus: o Instituto de Arte Contemporânea do Inhotim, Minas Gerais, Brasil e a Fundação de Serralves, Porto, Portugal. O estudo focaliza a interrelação do público com o espaço de cada MPAC (conjunto de sua paisagem, arquitetura e arte contemporânea), focando especificamente questões de wayfinding (navegabilidade ambiental), de modo a compreender como tal ambiente é apreendido pelos visitantes. Para tanto foram confrontadas informações provenientes da documentação (visual e escrita) das instituições e dos depoimentos (falas) dos usuários. A principal hipótese defendida é que o público/visitante de MPAC valoriza a interrelação entre o ambiente natural (parque/jardim) e o ambiente construído (galerias e obras de arte contemporâneas), atribuindo igual valor a ambos. Em complementação a esta, uma segunda hipótese indica que durante a visita aos MPACs, os visitantes definem seus trajetos de maneira espontânea, porém fortemente influenciados pelos indicadores visuais existentes (mapas, sinalética e elementos marcantes da paisagem), os quais facilitam a legibilidade do espaço, para o que também contribuem os serviços oferecidos e as experiências vivenciadas em instituições semelhantes. A base analítica da pesquisa recorreu aos conceitos de Legibilidade Ambiental (LYNCH, 2009), wayfinding (GIBSON, 2009; ARTHUR, PASSINI, 2002; WEISMAN, 1982), Continuum Experiencial (TUAN, 1985), Espaço Limite (CRUZ PINTO, 2007) e Habitus (BOURDIEU, 1992). Metodologicamente foi utilizada a pesquisa qualitativa (DEMO, 2000) por meio de estudo de caso (STAKE, 1999; YIN, 2005) e observação participante (WHYTE, 2005). Nas duas instituições foram realizadas entrevistas com pesquisadores e curadores, observação de comportamentos e aplicação de questionários com o público/ visitante, os funcionários, estagiários e monitores. A investigaçãoreferendou parcialmente a hipótese inicial, mostrando que o público/visitante aparenta valorizar mais os ambientes naturais, que são vivenciados em maior intensidade. Quanto à segunda hipótese, além dos fatores indicados, a percepção ambiental e a definição de trajetos pelos usuários sofre significativa influência das relações emocionais que estabelecem com o espaço. De maneira geral, em termos de wayfinding verificou-se que o público/visitante: (i) se adapta com facilidade às diferentes demandas expositivas da arte contemporânea nos dois museus; (ii) percebe que a fruição das obras é favorecida pelo ambiente vivenciado (espaço construído e parque/jardim), o qual tem interferência na sua leitura do trajeto durante a visita; (iii) em muitas situações, a grande atratividade dos usuários pelas obras de arte e pelo parque/jardim dificultam a legibilidade das edificações existentes e do seu espaço internoTese A forma do privilégio: renda, acessibilidade e densidade em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-24) Carmo Júnior, João Batista; Trigueiro, Edja Bezerra Faria; ; http://lattes.cnpq.br/2279771493519042; ; http://lattes.cnpq.br/4223400235501094; Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da; ; http://lattes.cnpq.br/8083307867459651; Medeiros, Lucas Figueiredo de; ; http://lattes.cnpq.br/2088204551250521; Tinoco, Marcelo Bezerra de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/8060203177958046; Ribeiro, Rômulo José da Costa; ; http://lattes.cnpq.br/9959872053260157Este trabalho tem como objetivo compreender a expressão morfológica da ocupação do solo pelas camadas de alta renda a partir dos padrões de distribuição da população segundo faixas de renda, densidade demográfica e acessibilidade topológica (HILLIER e HANSON, 1984) resultante da estrutura da malha urbana de Natal capital do Estado do Rio Grande do Norte e universo de estudo da presente pesquisa , buscando na relação entre esses padrões, identificar um princípio organizador do funcionamento do espaço intra-urbano. Para tanto, foram utilizados dados censitários e sintáticos no mapeamento e análises espaciais dos padrões da renda, acessibilidade topológica e densidade demográfica em Sistemas de Informação Geográfica SIG. Ao princípio organizador deu-se o nome de A Forma do Privilégio: uma determinada forma que concentra ou tende a concentrar riqueza, acessibilidade topológica e baixa densidade demográfica. Com o objetivo de testar seu alcance, além de Natal-RN, observou-se esse princípio em outras capitais nordestinas: Fortaleza-CE, Teresina-PI, Aracaju-SE, Recife-PE e João Pessoa-PB. Os resultados apontam que suas estruturas urbanas não são indiferentes ao princípio da Forma do Privilégio, no entanto, Natal é exemplo emblemático da Forma do Privilégio, fato que demonstra o caráter perverso de seus processos espaciais, que ao criarem historicamente uma área privilegiada na cidade, marcada pela apropriação da acessibilidade topológica pelas camadas de alta renda, ao mesmo tempo e pelo mesmo processo, excluem a maior parte da população, exatamente aquela que mais necessita dos frutos e benefícios oriundos da forma urbanaTese Cultura da representação de arquitetura: concursos de projeto, Brasil 2008-2011(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-24) Sousa, Pablo Gleydson de; Marques, Sonia Maria de Barros; ; http://lattes.cnpq.br/7167281638334139; ; http://lattes.cnpq.br/0050697371737588; Silva, Carlos Alejandro Nome; ; http://lattes.cnpq.br/7476728230432399; Araujo, Natalia Miranda Vieira De; ; http://lattes.cnpq.br/3326160083213059; Rêgo, Rejane De Moraes; ; http://lattes.cnpq.br/9830428758956312; Teixeira, Rubenilson Brazao; ; http://lattes.cnpq.br/8646138560231908Esta tese aprofunda questões tratadas em nossa dissertação do mestrado (2009) e em textos posteriores sobre representação de projetos de arquitetura apresentados em concursos. Tem como objetivo central identificar a cultura de representação de projeto em concursos de arquitetura. Existiriam modos de argumentar comuns entre os arquitetos bem sucedidos? Quais? Em que medida as diversas argumentações são coerentes ou qual a coerência discursiva? Que interlocutores são privilegiados na argumentação, os que solicitam ou os que avaliam as propostas? Para responder a estas questões, partimos de uma correlação sugerida por TOSTRUP (1999) entre peças gráficas - plantas, cortes, fachadas, perspectiva, detalhes ou textos - e aspectos enfatizados na argumentação dum projeto (lugar, zoneamento, conforto ambiental, eficiência energética, etc.). A esta, acrescentamos funções que DURAND (2003) indica pertinente às representação: conceber, comunicar, seduzir, executar. Outros autores como COLLINS (1971), COLLYER (2004), MOON (2005), BANDEIRA (2007), OXMAN (2008), por caminhos diferentes, nos ofereceram subsídios para relacionar tipos de representações de projeto com funções ou estratégias específicas de convencimento. Deste modo, foram analisadas as solicitações de edital, atas de júri e as pranchas - representações gráficas e textuais - dos vencedores de 08 concursos brasileiros, ocorridos entre 2008 e 2011. O que nos permitiu constatar uma cultura de representação predominantemente baseada em perspectiva e plantas baixas, ainda que articuladas em argumentações diferentes. Esta pode enfatizar desde aspectos objetivos como exequibilidade até o apelo a mera sedução visual. No que se refere à interlocução, mesmo quando os editais se assemelhavam, a argumentação dos vencedores foi diferente, sugerindo um possível privilégio do júri como interlocutor.Tese Da promessa à realidade: a cidade potiguar do século XIX, a partir do olhar da elite(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-04-07) Borba, Adriana Carla de Azevedo; Teixeira, Rubenilson Brazão; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781767J7; ; Jucá Neto, Clovis Ramiro; ; http://lattes.cnpq.br/8989405810173670; Trigueiro, Edja Bezerra Faria; ; http://lattes.cnpq.br/2279771493519042; Lopes, Fátima Martins; ; http://lattes.cnpq.br/6539287109414078; Souza, Juliana Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; Moura Filha, Maria Berthilde de Barros Lima e; ; http://lattes.cnpq.br/7325158136305973Esta pesquisa tem como objetivo apreender qual era a percepção que a elite político-administrativa, em especial os Presidentes da província do Rio Grande do Norte, tinha sobre a cidade potiguar ao longo do século XIX. Entrelaçando aspectos político-administrativos, socioeconômicos, e físico-espaciais, o estudo desta percepção envolve dois momentos distintos, que se articulam: um momento de apreensão da cidade, isto é, como a elite percebe, descreve e critica a cidade; e um segundo momento, concomitante ou posterior ao primeiro, de intervenção na cidade, no qual a elite expõe sua visão e projetos para a cidade e para o território. Mais do que descrever a cidade potiguar em si, a pesquisa tentou desvendar como ela era ao longo desse processo a partir de um determinado olhar ou discurso, oficial e elitista, que podia não corresponder necessariamente e integralmente ao que ela era de fato. Tentamos entender, sempre pelas lentes do discurso, como a elite político-administrativa percebia a cidade potiguar à luz do que seus membros pensavam sobre outras realidades urbanas, mormente dos países mais avançados; como, numa visão integrada, essa cidade se caracterizava em termos político-administrativos, socioeconômicos e físico-espaciais e como ela se consolidou ao longo do período estudado. De natureza qualitativa e histórica, a investigação se fundamentou metodologicamente em pesquisas bibliográfica e documental. Por trabalhar essencialmente com descrições, comparações e interpretações, foi necessário fazer uso de instrumentais como a análise do discurso, para apreender, tanto quanto possível, o que estava realmente por trás das palavras dessa elite. As fontes primárias são essencialmente os documentos oficiais produzidos pelos Presidentes de Província, assim como outras fontes produzidas por técnicos de alto escalão, e outros membros da classe política, todos compondo a chamada elite político-administrativa do RN. As fontes secundárias foram livros, publicações, teses e dissertações pertinentes ao tema, entre outros. A pesquisa permitiu identificar uma determinada percepção sobre a cidade potiguar no século XIX, certamente limitada porque baseada num discurso específico - o de membros da elite político-administrativa , mas que, mesmo assim, possibilitou entender essa cidade e sua evolução ao longo do período estudado, entre outras observações dignas de notaTese Uma cidade para pessoas: funcionalidade, racionalidade e emotividade nas relações mobiliário urbano, espaço público e cidadãos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-06) Montenegro, Glielson Nepomuceno; Tinoco, Marcelo Bezerra de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/8060203177958046; ; http://lattes.cnpq.br/5120767032237252; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null; Silva, Heitor de Andrade; ; http://lattes.cnpq.br/3609522159356242; Queiroz, Shirley Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/7249895826115757; Lima, Verônica Maria Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/8960191930753414Esta pesquisa investiga como os conceitos da funcionalidade, da racionalidade e da emotividade aplicados ao design de mobiliário urbano influenciam na organização, legibilidade e qualificação dos espaços públicos, em função do arranjo físico proposto, da qualidade física e visual do mobiliário e da qualidade da infraestrutura do ambiente urbano, podendo alterar os usos e apropriação desses espaços pelos pedestres, transformando-os em locais socialmente centrípetos ou centrífugos. O trabalho é composto por duas partes. A primeira parte refere-se a uma revisão bibliográfica sobre os dois principais eixos desta investigação: o design de produtos e a legibilidade do espaço público, definindo as bases conceituais e teóricas, associadas às estratégias metodológicas voltadas ao planejamento sistêmico e a gestão integrada do design de mobiliário urbano e da legibilidade dos espaços públicos (calçadas), necessárias à compreensão da relação usuário (pedestres) produto (artefatos urbanos) - ambiente construído (calçadas). A segunda parte se refere a consecução da abordagem empírica por meio da análise visual dos espaços públicos e da avaliação qualitativa e funcional do mobiliário instalado na área central do bairro Cidade Alta, em Natal, RN, segundo os conceitos teóricos investigados e procedimentos metodológicos adotados. Os resultados expõem as fragilidades e as intensidades decorrentes das relações entre o espaço público, o mobiliário e o usuário, revelando a necessidade de abordagens teóricas e práticas que auxiliem na tomada de decisões para o planejamento, design e inserção de soluções inovadoras, sustentáveis e éticas na criação de espaços públicos atrativos que proporcionem a sociabilidade e a cidadania através de uma gestão pública integrada, de uma visão sistêmica de cidade e de uma identidade urbana. As diretrizes apontadas ao final desta pesquisa possibilitam a estruturação de estratégias para o design de sistemas de mobiliário urbano voltados à criação de produtos ajustados ao contexto estético e prático da infraestrutura do ambiente urbano construído, como também a redução de conflitos visuais e físicos que possam interferir negativamente na apropriação dos espaços públicos pelos seus cidadãosTese Permanências e perspectivas no ensino de projeto de arquitetura no Brasil: uma análise a partir da produção científica dos Seminários UFRGS (1985) e Projetar (2003-2011)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-10-31) Barros, Amelia de Farias Panet; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; ; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; ; http://lattes.cnpq.br/3003030548848213; Lara, Fernando Luiz Camargos; ; http://lattes.cnpq.br/0377551611501503; Tinoco, Marcelo Bezerra de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/8060203177958046; Araujo, Natalia Miranda Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/3326160083213059; Rheingantz, Paulo Afonso; ; http://lattes.cnpq.br/7765118835668681O objeto de estudo desta tese é o ensino de projeto de arquitetura no contexto acadêmico brasileiro. O trabalho procura analisar esse objeto nos aspectos relativos ao ensinar a fazer e ao aprender a fazer , por meio de uma perspectiva epistemológica e cognitiva, a partir da produção científica dos Seminários UFRGS (1985) e Projetar (2003-2011) sob o olhar de três estados constitutivos: conservação, permanência e transformação. A metodologia de investigação é qualitativa e seus pressupostos são investigad os por meio do método hipotético-dedutivo em busca de um conhecimento aproximativo. Dentro do universo pesquisado, as hipóteses conduzem: primeiro, à investigação e caracterização de estruturas que se conservam; segundo, à investigação e levantamento de valores e conceitos que permanecem adequados por sua capacidade de adaptação às mudanças e paradigmas; e, terceiro, por procurarem destacar práticas pedagógicas que indicam novos caminhos na maneira de agir e de se pensar o ensino de projeto de arquitetura. A pesquisa demonstrou que, embora em menores proporções, ainda se conservam ações e posturas pedagógicas que: valorizam os ideais funcionalistas e racionalistas da arquitetura; adotam posturas deterministas, caminhos prescritivos ou intuitivos no ensino da concepção arquitetural; não apresentam clareza metodológica na abordagem da problemática arquitetônica; os contextos urbanos são pouco explorados na experimentação; utilizam um sistema de concepção baseado em princípios estéticos canônicos e universais, sem problematizar as causas da transformação da arquitetura contemporânea e qual o seu papel numa sociedade complexa e diversificada. Com relação às novas perspectivas encontradas, a análise da produção científica demonstrou que a prática pedagógica do ensino de projeto de arquitetura no Brasil passa por transformações críticas valiosas. Essa constatação foi percebida, por meio, também, de reflexões e de práticas pedagógicas que valorizam a integração de conteúdos; que possuem um discurso crítico e conciliador com relação à necessidade de renovação de práticas, paradigmas, meios e conteúdos; que estão abertas às posturas cooperativas e às estratégias para a constituição de um corpo teórico-prático para o ensino do projeto que não se limite ao campo da arquitetura; que reconhecem a importância das novas tecnologias computacionais na concepção projetual e no ensino do projeto, assim como, as tecnologias e estratégias que atualizam as soluções projetuais no uso adequado dos recursos ambientais; que consideram o espaço acadêmico como um lugar propício para as experiências projetuais e pedagógicas; que manifestam um esforço em considerar a participação do usuário, assim como em realizar um processo de apreensão de contextos complexos como objeto de estudo, adotando uma postura de valorização do processo projetual. O trabalho conclui que a educação do arquiteto deve estar atenta aos aspectos relativos à inclusão da realidade sociocultural e ambiental como referência para o fazer arquitetural em detrimento da primazia dada à racionalidade técnica, uma vez que essa realidade permite a mediação, entre o ser e o mundo , como uma estratégia que supera qualquer antecipação programática e viabiliza a transformação e a construção do próprio ser e do mundo . Assim, se o aprender fazendo é necessário para a formação do arquiteto, que esse fazer seja refletido e retroalimente a práticaTese Ícones urbanos na cidade de Natal: arquitetura e desenvolvimento urbano na cidade do sol e mar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-12) Barbosa, Luciano César Bezerra; Valença, Márcio Moraes; ; http://lattes.cnpq.br/7057449448661416; ; http://lattes.cnpq.br/6038999983385486; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; ; http://lattes.cnpq.br/1048087637452959; Valery, Francoise Dominique; ; http://lattes.cnpq.br/4209389784311678; Elali, Gleice Virgínia Medeiros de Azambuja; ; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; D'Ottaviano, Maria Camila Loffredo; ; http://lattes.cnpq.br/6046995637655379; Lins, Regina Dulce Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/0222281897042995Natal tem passado por importantes transformações nos últimos 150 anos, desde as ações de embelezamento da cidade, ainda no século XIX, até os dias de hoje, quando essas transformações passam a ter como objetivo inserir a cidade na competição interurbana pela atração de visitantes e dos fluxos de capital e consumo. Considerase que as primeiras iniciativas com vistas ao incremento do turismo em Natal ocorreram ainda nos anos 1960; entretanto, percebe-se que, apenas a partir da década de 1980, houve um expressivo aumento das atividades turísticas em Natal e Região Metropolitana, notadamente no litoral oriental do estado do Rio Grande do Norte, levando a uma expansão do mercado de trabalho, ao aumento significativo dos investimentos estrangeiros, a mudanças territoriais de grande impacto e à produção de edificações voltadas principalmente para o ramo hoteleiro e de segunda residência para os turistas europeus. Desde então, os incentivos à atividade turística no estado têm se mantido e até aumentado, com base no turismo voltado às belezas naturais, gastronomia local e eventos, o que transformou a atividade turística numa das principais fontes de divisas para o município de Natal. No início do século XXI, já está estabelecida na cidade a construção de condomínios verticais, monumentos (inclusive aqueles de grife), como o Parque da Cidade, projetado por Oscar Niemeyer, shopping centers e, para receber a Copa do Mundo, a Arena das Dunas, entre outros, voltados para o consumidor local e para o consumidor estrangeiro, notadamente o europeu. Entende-se que essas diversas novas edificações, monumentos e também as renovações e restaurações, implantados na cidade de Natal, buscaram a construção de uma nova identidade para a cidade, dentro do processo de desenvolvimento capitalista e de espetacularização urbana. Considera-se que os monumentos e as edificações icônicos são atributos apresentados pelas cidades com vistas à venda das localidades como mercadorias, estabelecendo uma nova questão urbana, um novo protagonismo das cidades, que buscam maior autonomia em relação ao Estadonação. Nesta pesquisa, analisa-se o objeto arquitetônico, ou seja, as edificações e os monumentos construídos ou restaurados em Natal e sua relevância para o city marketing promovido pela cidade. Verificou-se que, de fato, essas edificações e monumentos estão inseridos na produção arquitetônica contemporânea como base para o incremento da competitividade de Natal, e revelam um modo de produção capitalista, amparado nos recursos públicos, que opera na produção do espaço urbano com vistas a repetição do modelo hegemônico da cidade competitiva