EDUFRN - Linguística, Literatura e Artes
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25399
Navegar
Navegando EDUFRN - Linguística, Literatura e Artes por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 108
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Livro Santos: arte popular prodigiosa(UFRN, 2012) Ramos, Everardo AraújoExposição de arte popular do escultor norte-rio-grandense Seu Santos no Museu Câmara Cascudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte através do "Projeto Vernáculo: a criação popular no RN" do Programa Primeiro Projetos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do NorteLivro Projetos de letramento e formAÇÃO de professores de língua materna(EDUFRN, 2014) Oliveira, Maria do Socorro; Tinoco, Glícia Azevedo; Santos, Ivoneide Bezerra de AraújoO propósito deste livro é contribuir para a compreensão dos projetos de letramento, entendendo-os como uma prática recontextualizada pelas atuais demandas sociais, ou seja, uma alternativa que promete priorizar a inclusão, a participação social e o reposicionamento identitário do professor e do aluno, e destacar a importância disso na formação docente e na ressignificação das práticas de leitura e de escrita no contexto escolar.Livro A Revue Des Deux Mondes(Editora da UFRN, 2014) Camargo, Katia Aily Franco deOriginalmente tese de doutorado da autora, defendida na Universidade de São Paulo, a obra discorre acerca do papel dos periódicos recreativos, científicos e literários na sociedade brasileira do século Xix e início do século XX. Demonstrando amplo domínio bibliográfico a respeito das discussões mais recentes sobre o assunto, a autora preenche uma lacuna sobre a revista francesa, que logo caiu no gosto das elites brasileiras a partir do Segundo Reinado.Livro Guia do autor da Editora da UFRN(Editora da UFRN, 2014) Macedo (org.), Helton Rubiano de; Confessor (org.), Francisco Wildson; Santos (org.), Paula Frassinetti dosLivro A arte de Etewaldo e família(EDUFRN, 2015) Santos, Jailma da Silva Medeiros (org.); Moares Filho, Jorge Tavares de (org.); Silva, Silena Roselane Rocha e (org.)Apresenta o trabalho do artista potiguar Etewaldo Cruz Santiago com peças que fazem parte da coleção de arte popular do Museu Câmara Cascudo e outras que encontram-se pelo estado do Rio Grande do NorteLivro Sessão dupla: o original e a cópia (o remake, a sátira, a paródia)(2016) Marques, Nelson; Marchi, GianfrancoSessão Dupla é um livro de caráter coletivo no qual os colaboradores escolheram o título de um filme de sua preferência, a partir de uma lista com 1300 filmes, e escreveram a crítica de pelo menos duas versões da obra selecionada, a original e um de seus remakes. O livro ainda conta dois ensaios: o primeiro sobre a relação entre cinema, arte e comércio; e o segundo acerca da prática de produção de continuações, remakes e reboots no mundo cinematográfico.Livro Machadão: no caminho das palavras(2016) Carvalho, Ladmires Luiz Gomes de; Melchuna, Leidivânia Mendes de AraújoA obra "Machadão no caminho das palavras" reúne textos produzidos por alunos da escola Escola Estadual José Fernandes Machado, localizada no bairro de Ponta Negra, em Natal. Os textos que compõem essa coletânea são poemas, memórias, crônicas, cartas, contos, lendas, raps e charges.Livro A razão embotada: ensaios de crítica literária(2016-07-25) Oliveira, Andrey Pereira de.A obra "A razão embotada: ensaios de crítica literária", de autoria do prof. Andrey Pereira de Oliveira, do Departamento de Letras da UFRN, é composta por 14 ensaios que discorrem acerca de obras das literaturas brasileira e universal. Os textos tiveram uma primeira publicação em livros coletivos, revistas acadêmicas ou anais de congressos científicos e passaram por adaptações para reunião neste volume.Artigo Travessia Poética: temáticas do tempo na poesia de João Cabral(2016-08-01) Araújo, Rosanne Bezerra de.Este livro realiza uma travessia pela obra de João Cabral de Melo Neto (1920-1999), buscando apreender o ser do tempo e seus desdobramentos no espaço do poema. Ao leitor que já conhece a obra do poeta, este estudo possivelmente oferecerá um novo olhar focado no seu processo criativo ao percorrer o trajeto de sua poesia através da temática do tempo.Livro Ensaios de editor: pensando livros, projetos e práticas(2016-08-29) Macedo, Helton Rubiano deNeste livro, o autor se propõe a registrar reflexões acerca de suas experiências como editor de publicações da Editora da UFRN. Como o próprio autor reconhece, os temas aqui tratados não se esgotam nas discussões realizadas. Antes, podem servir para engendrar novas discussões. Fica o convite ao leitor para que embarque nesta leitura e “se sinta estimulado a criar, a debater e a repensar conceitos e práticas”.Livro Funcionalismo e ensino de gramática(2016-09-12) Cunha, Maria Angélica Furtado da; Tavares, Maria AliceNeste livro, as organizadoras oferecem aos leitores um excelente material que reúne teoria e prática. Os diferentes autores fornecem um conhecimento sobre o funcionamento da língua que vai além do plano conceitual, ao buscar envolver o leitor em atividades de observação e reflexão sobre fenômenos linguísticos do cotidiano, e ao propor estender esse procedimento às aulas de língua materna, de modo a criar condições para um contato mais positivo do aluno com a língua portuguesa.Livro Versando saúde coletiva: textos, poemas & rodapés(2016-09-22) Melo, Ricardo Henrique Vieira de.Neste livro, dividido em duas partes, o autor incorpora as seis lições de Calvino de forma criativa em um diálogo inteligente com sensibilidade, humor e arte. O livro nos leva a navegar em um mar de palavras que dançam nas ondas e configuram, como diz o autor, um manifesto artístico fenomenológico e dialético, provocador de reflexões, a partir de um diálogo surpreendente entre o pensamento e a poesia.Livro Revisão de textos: da prática à teoria(2016-10-24) Oliveira, Risoleide Rosa Freire deNeste livro, a autora, utiliza a exposição dos dizeres e fazeres de revisores de textos em atividade, esperando contribuir para a compreensão do modo como os profissionais concebem e praticam a revisão de textos. O livro é dividido em duas partes: a primeira diz respeito às escolhas teórico-metodológicas que servem de suporte à atividade de revisão; e a segunda apresenta a reconstituição dos pontos de vista de manuais de revisão e as conversações e os debates com revisores.Livro Cartas para Zila Mamede(2016-10-26) Pinto, Kamyla Alvares; Castro, Marize; Confessor, Francisco WildsonO livro digital "Cartas para Zila Mamede" é resultado de um projeto da Edufrn de 2015, idealizado para homenagear a poeta e bibliotecária por ocasião dos 30 anos de sua partida. A obra reúne 44 cartas de escritores, alunos, professores, bibliotecários, pessoas que conviveram com Zila e leitores de sua obra poética, que compartilham o sentimento de saudade e de admiração por ela. O projeto gráfico do livro é de Rafael Campos e conta com fotografias do acervo pessoal da pesquisadora e artista plástica Angela Almeida.Livro Avaliação de língua inglesa na sala de aula: uma construção coletiva(2016-10-27) Silva Paiva, Vitória Maria Avelino da; Canan, Ana GraçaA obra apresenta possibilidades para a realização do ato avaliativo que considere a participação dos estudantes nas decisões que concernem a esse processo, ao se cogitar que, quando compartilham decisões com seus aprendizes, os docentes podem agregar qualidade ao processo de avaliação.Artigo A poética da direção teatral:o diretor-pedagogo e a arte de conduzir processos(2016-11-03) Haderchpek, Robson CarlosNeste livro, o autor amplia o conceito de direção, identificando o ato educativo contido na ação do diretor que, para além de dirigir um espetáculo, ocupa-se da transformação da cena, do ator, dos espectadores; logo, da transformação dos indivíduos. Identifica e denomina o diretor como "diretor-pedagogo", concluindo que esse profissional está em constante movimento entre o fazer e o pensar sobre o fazer, refletindo sobre a ética e a estética.Artigo Sequências didáticas de gêneros discursivos no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa: relatos do Pibid(2016-12-08) Iliovitz, Erica Reviglio (Org.)Os capítulos da presente coletânea correspondem aos registros de ações do Pibid em duas escolas estaduais de Natal (RN). A obra visa incentivar, por meio das reflexões nela sistematizadas, o exercício da docência de modo crítico e consciente. Não se propõe a oferecer "fórmulas" nem "receitas para bem ensinar"; mas a mostrar relatos de experiências que possam inspirar e mobilizar ações.Livro Corpo e processos de criação nas artes cênicas(2016-12-22) Vieira, Marcilio de Souza (Organizador); Haderchpek, Robson Carlos (Organizador): Este livro é o resultado das discussões empreendidas no I Seminário Internacional de Pesquisa Corpo e Processos de Criação nas Artes Cênicas, realizado no Departamento de Artes da UFRN, no ano de 2013. O fio condutor dos artigos da obra são as multiplicidades e complexidades das Artes Cênicas e de seus processos de criação em poéticas híbridas, do corpo, da memória e da educação, exploradas nos entremeios das diferentes teorias e práticas da dança e do teatro.Livro Colóquio barroco IV(EDUFRN, 2017) Ivan, Francisco (Org.); Maldonado, Reny (Org.); Lima, Samuel (Org.)O livro Colóquio Barroco IV reúne alguns textos que foram apresentados como conferências, mesas-redondas e comunicações orais por ocasião do X Colóquio de Estudos Barrocos e II Seminário Internacional de Arte e Literatura Barrocas da UFRN, realizados em 2014 em parceria com as Universidades de Extremadura (Espanha), Universidade de Coimbra (Portugal), Universidade de São Paulo e Universidade Federal da Paraíba. Dentro de uma perspectiva pluridimensional, este livro propõe fazer chegar aos leitores o resultado de nossas pesquisas, que enxergam o Barroco como uma constante universal. Com seus saberes e sabores, tema do referido Colóquio, as linhas que preenchem os espaços de cada capítulo trarão um pouco do que vem sendo discutido ao longo desses anos sobre a modernidade do Barroco.Livro Gregório de Matos: do barroco à antropofagia(2017-02-14) Lima, Samuel Anderson de OliveiraEste livro, fruto de uma tese de doutoramento sob o mesmo título, segue o pensamento daqueles que defendem Gregório de Matos como barroco-antropofágico, devorador de culturas, com participação ativa no processo de formação da nossa identidade cultural e literária. A fim de defender a hipótese de que o poeta foi nosso primeiro antropófago, a obra observa como seus poemas revelam as características intrínsecas do Barroco e da Antropofagia, com evidência na sua vertente carnavalizante.