CCHLA - TCC - Dança
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Navegando CCHLA - TCC - Dança por Assunto "Alteridade"
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TCC Relação professor-aluno no ensino da dança: experiências no PIBID-dança(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-12) Silva, Silvia Priscila Lopes; Porpino, Karenine de Oliveira; Porpino, Karenine de Oliveira; Tibúrcio , Larissa Kelly de O. Marques; Campos , Marineide FurtadoEste trabalho tem como objetivo discutir a relação professor-aluno no ensino da dança, no âmbito do subprojeto PIBID-Dança da UFRN e da Escola Municipal Professora Zeneide Igino de Moura e as contribuições que essa relação traz para as aulas de dança na escola. O programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que é uma iniciativada Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o qual concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidas por Instituições de Educação Superior. O subprojeto PIBID-Dança tem por objetivo promover espaços de reflexão e discussão sobre a dança e seu ensino, organizar e socializar produções acadêmicas e artísticas referentes a dança.Para a organização desse artigo, recorri as minhas experiências no subprojeto PIBID-Dança da UFRN como bolsista de iniciação à docência, considerando o registro de observações em diário de campo construído, por mim durante o desenvolvimento do projeto em 2015. Também foram realizadas, com os alunos entrevistas em forma de conversa e gravadas em vídeo com o objetivo de compreender a visão dos mesmos acerca das relações entre eles e a professora de dança. Através da experiência como bolsista de iniciação à docência no PIBID-Dança da UFRN na Escola Municipal ProfªZeneideIgino de Moura, foi possível entender como a relação professor-aluno pode ter um grande diferencial no ensino da dança, e como através desse relacionamento um professor pode fazer a diferença na vida de um aluno, os ensinando a desenvolver um olhar crítico sobre a dança, e por meio dessa linguagem o professor pode criar uma relação de afeto e confiança com o aluno, respeitando a individualidade de cada um e o reconhecendo como sujeito participativo do processo ensino aprendizagem.