CCHLA - TCC - Dança
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Navegando CCHLA - TCC - Dança por Assunto "Aprendizagem"
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TCC A dança cigana como prática artística e pedagógica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-10) Maia, Simone Brilhante; Vieira, Marcilio de Souza; Pinheiro, Evanir de Oliveira; Haderchpek, Robson CarlosInvestigar sobre a cultura cigana é contribuir na difusão da memória de um povo rico em história, mistério e arte. No trabalho ora apresentado, enfatizamos como tema principal a dança cigana, ou melhor, as danças ciganas, pois quando dizemos no plural “danças ciganas” é porque, na realidade existe uma divisão no que equivocadamente se convencionou chamar apenas “dança cigana”. Tal dança e sua história pode trazer contribuições para estarmos pensando a dança como educação para além dos espaços formais de ensino e para além das danças pesquisadas no mundo acadêmico, a saber: ballet clássico, dança moderna, dança contemporânea, danças populares do Brasil. Pensar essa dança nesse espaço acadêmico também nos faz refletir em seu estado da arte, em quem a pesquisa e quais as contribuições da dança cigana para o espaço acadêmico como fonte de pesquisa. O trabalho se propõe analisar a Dança Cigana como prática artística e pedagógica nos ensinos: formal e não formal, bem como refletir sobre essa dança e sua tradição, nas academias ou escolas de dança que a praticam. Desse modo buscamos um distanciamento do método tradicional do ensino de tal dança, que geralmente é ministrado através do método de espelho, propondo conduzir e impregnar de sentidos o bailado, a fim de criar significados a partir da cultura cigana, traçando múltiplas relações entre o dançarino e suas existências sociopolítico-culturais. A abordagem metodológica utilizada neste trabalho é de natureza descritiva, que descreve como fatos que são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados. A pesquisa se justifica pelo fato desta pesquisadora admirar e respeitar bastante a cultura cigana, e o ritmo da sua dança, principalmente a Cigana Espanhola; por ter vasto conhecimento da prática e do ensino dessa dança; por sentir a falta de material bibliográfico acadêmico sobre esta cultura.TCC A importância do lúdico no desenvolvimento de crianças praticantes de Balé Clássico (baby-class): uma forma de educar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-04) Silva, Raniele Polyane da; Vieira, Marcilio de SouzaA infância é a fase das brincadeiras e incluir o lúdico no campo de ensino do balé clássico, neste contexto, tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo e a construção do conhecimento, processos estes fortemente interligados. O trabalho tem por objetivo compreender a importância da ludicidade no desenvolvimento de crianças praticantes de balé clássico (baby-class) como uma possibilidade para ressignificação da técnica do balé clássico, propondo jogos e brincadeiras durante as aulas ministradas em uma escola de balé no município de Parnamirim a fim de refletir como tais aulas são incorporadas pela turma. A natureza da pesquisa se pauta na metodologia de abordagem qualitativa em específico a observação participante. A importância deste artigo é compreender e revelar que a brincadeira é uma grande parceira no ensino, seja na educação formal ou no ensino da dança, pois desafiam a criança e possibilitam as descobertas. Esta pesquisa pretende contribuir para um ensino de balé clássico menos rigoroso, pelo menos nos anos iniciais da técnica permitindo que as crianças desfrutem de um aprendizado prazeroso e consciente. Para tanto, com o relato dos autores abordados nessa pesquisa, podemos comprovar que o lúdico tem a capacidade de promover ao ensino do balé clássico uma aprendizagem mais prazerosa, divertida e eficaz, tornando as crianças mais felizes, interativas através de uma educação transformadora.TCC A heterogeneidade das danças urbanas: ferramentas corporais diferenciadas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-20) Nascimento, Luan Sales do; Bragato, Marcos; Bragato, Marcos; Chellappa, Thiago; Campos, Thiago Manchini deA presente pesquisa visa elucidar sobre as diferenças existentes quando se aborda um mesmo tema relacionado à dança na heterogeneidade dos corpos em ambientes diferenciados. Depreende-se sobre quais ajustes metodológicos devem ser aplicados, para que o rol vocabular afeto às danças urbanas seja mais bem apreendido, e aponta as dificuldades ou facilidades de tais ajustes em ambientes onde existem os mais variados tipos de corpos e necessidades de se locomover. A problemática do estudo se concentra na heterogeneidade dos corpos em ambiente escolar e não escolar, a se considerar no ensino das Danças Urbanas sem a perda da meta de determinado padrão vocabular afeto, a quaisquer, das subdivisões das danças urbanas. E talvez, com esse foco, entender como o ensino da dança pode ser melhor realizado através do entendimento de que tipos de corpos formam e são formados nas respectivas subdivisões das Danças Urbanas. Para tal entendimento, faz-se um mapeamento corporal de modo a resultar em um layout corporal em cada estilo dentro das danças urbanas.