PPGAU - Doutorado em Arquitetura e Urbanismo
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11891
Navegar
Navegando PPGAU - Doutorado em Arquitetura e Urbanismo por Assunto "Análise sintática do espaço"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Da escola prisão à escola parque: o movimento escola nova e a modernização da arquitetura escolar no Brasil (anos 1930)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-22) Oliveira, Marina Goldfarb de; Trigueiro, Edja Bezerra Faria; http://lattes.cnpq.br/2279771493519042; http://lattes.cnpq.br/8155335673144245; Trajano Filho, Francisco Sales; Dantas, George Alexandre Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-8352-7590; http://lattes.cnpq.br/9782385817332156; Amorim, Luiz Manuel do Eirado; Cunha, Márcio CotrimA década de 1930 foi marcada pelos anseios de implementação da modernização do Brasil. Nesse contexto, no âmbito da pedagogia, o movimento Escola Nova buscava modernizar a educação, e suas ideias resultaram em reformas do ensino público em vários estados do país. Para implantar a pedagogia de ensino almejada foram projetados novos modelos de edifícios escolares, sob a recomendação de serem construídos segundo os princípios da arquitetura moderna, em um momento em que essa arquitetura ainda não estava consolidada no Brasil. Nossos estudos de caso são os edifícios escolares que resultaram das reformas educacionais para aplicação das ideias da Escola Nova no Rio de Janeiro (1934-1937), em São Paulo (1936-1939) e na Paraíba (1936-1939). Assim, pretendemos verificar se estes edifícios escolares apresentam indícios de atendimento às expectativas sociais acerca da modernização da arquitetura escolar para implantação da Escola Nova. Para isso, confrontamos o conteúdo arquitetônico dos discursos sobre essas escolas, encontrados em documentos oficiais e periódicos da época (1930-1945), com a análise dos edifícios escolares selecionados, realizada em dois âmbitos da arquitetura: a configuração espacial, pela análise sintática do espaço, e a fisionomia, através da comparação de fotografias da época dos edifícios escolares com o que foi recomendado. Os resultados indicam que os projetos atendem em vários aspectos os discursos em defesa de uma nova arquitetura para abranger os métodos da Escola Nova. A análise da configuração espacial mostra que houve um atenuamento do padrão conservador do edifício escolar tradicional, ao apresentar o exterior integrado e acessível; espaços de fácil acesso à comunidade (como o ginásio-auditório); ao facilitar a interação e diminuir a hierarquia entre professores e alunos. A fisionomia das escolas, atrelada aos discursos de racionalidade e economia, não faz referência a estilos do passado: apresenta formas geometrizadas, elementos padronizados como as janelas basculante em ferro e vidro, e marquises em concreto armado. Mas as escolas nem sempre atingiram a simplicidade preconizada pelo discurso, sugerindo que apresentar uma imagem moderna também era um recurso importante dos novos projetos escolares, que deveriam se diferenciar dos edifícios anteriores.Tese Sinalização de emergência: parâmetros de visibilidade e aprimoramento do processo de projeto(2019-04-09) Silva, Daniel Paulo de Andrade; Pinto, Edna Moura; ; ; Trigueiro, Edja Bezerra Faria; ; Sousa Júnior, Almir Mariano de; ; Ono, Rosaria; ; Oliveira, Tiago Ancelmo de Carvalho Pires de;O projeto de sinalização de emergência tem um papel fundamental no processo de abandono de uma edificação. Neste trabalho essa temática é abordada com vistas ao projeto baseado no desempenho, dentro do contexto normativo e projetual. Projetos complexos estão se tornando cada vez mais frequentes e tais edificações podem se configurar em um verdadeiro problema quando analisadas do ponto de vista da necessidade de orientação e deslocamento em situações de emergência. A avaliação e a identificação de possíveis aperfeiçoamentos no processo de projeto de sinalização de emergência, vislumbrando a possibilidade de inserção de parâmetros de desempenho se configura como o objetivo desta tese. Para tanto, foi realizada uma revisão e análise de normas e regulamentações nacionais e internacionais, comparando as diversas abordagens dos instrumentos reguladores. Foram empregados também recursos de simulação computacional, considerada como a avaliação empírica do impacto do uso da sinalização de emergência na edificação por meio de simulações de abandono realizadas com auxílio do software buildingEXODUS (versão 6.3) e da Análise Sintática do Espaço como ferramenta de projeto para avaliar e auxiliar no desenvolvimento de projetos de sinalização de emergência. Foram realizados e discutidos sete estudos de caso em quatro edificações distintas. Os resultados da análise de normas e regulamentações propiciou o levantamento de questões relevantes ainda não contempladas nas normas brasileiras, como por exemplo a área de visualização do sinal no projeto de sinalização e critérios de análise do cenário de projeto. Já os resultados dos estudos de caso mostram a viabilidade e validade do uso da análise sintática do espaço como ferramenta de projeto, podendo servir também como parâmetro de avaliação da eficiência do sistema de sinalização de emergência. É considerado, como conclusão, que a norma brasileira pode ser acrescida de informações e métodos que auxiliem positivamente o processo de projeto e que permitam aos projetistas avaliarem a eficiência das suas proposições, porém no atual momento não cabe a adoção de uma metodologia de projeto baseada no desempenho para o projeto de sinalização.