CCET - Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43702
Navegar
Navegando CCET - Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
postGraduateThesis.type.badge Resoluções de problemas com abordagen prática no ensino-aprendizagem de Matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-02) Farias, Raene Galvão; Andrade, Luciana Vieira; Andrade, Luciana Vieira; Diniz, Iesus Carvalho; Santos, Odilon Julio dosA educação é a principal ferramenta que estimula o desenvolvimento de um povo. Hoje no Brasil podemos encontrar inúmeras deficiências em todo o processo de ensino-aprendizagem. Para entendermos a Metodologia da Resolução de Problemas, é de suma importância definir o que se conhece como um problema, ou seja, qualquer situação que exija o pensar do indivíduo para encontrar uma solução, caracteriza-se como problema. A prática mais frequente na Resolução de Problemas, consiste em ensinar um conceito, um procedimento ou técnica e depois apresentar um problema para avaliar se os alunos são capazes de empregar o que lhes foi ensinado. A matemática avança à custa de se resolver problemas, tal pensamento está de acordo com essa perspectiva, mas sabe-se que é necessário contornar determinadas condições para recuperar, para a aula, o papel produtor que se tem os problemas. Para que os alunos possam resolver problemas é necessário que disponham de certas ferramentas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Segundo Andrade e Holanda (2010) na abordagem qualitativa o pesquisador é sujeito são produtores de pensamento, a especificidade desse tipo de pesquisa refere-se à busca dos aspectos da realidade do sujeito, considerando que esses aspectos são apreendidos por sujeitos pesquisadores. As considerações feitas ao longo deste trabalho tinham a intenção de destacar a importância da resolução de problemas como estratégia didática para um ensino que desencadeia no aluno um comportamento de pesquisador, estimula a curiosidade e prepara o aluno para lidar com situações novas sendo motivado a pensar, conhecer, ousar e solucionar problemas matemáticos dentro e fora da escola.