CCET - Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio
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postGraduateThesis.type.badge A criatividade no ensino do M.D.C.: atividades práticas para a sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-09) Silva, Terezinha de Medeiros; Ecco, Daniel; Ecco, Daniel; Andrade, Luciana Viera; Santos, Odilon Júlio dosO alicerce deste trabalho está construído a partir das veredas reveladas pelo estudo do Máximo Divisor Comum e das múltiplas formas como este pode ser apresentado dentro de sala de aula possibilitando assim uma interação diferenciada no processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos matemáticos. Partimos dos princípios históricos que giram em torno da construção e definição do conceito de Máximo Divisor Comum como o conhecemos hoje. Jornada que começa nos primórdios da história humana, pois antes de conceituado o Máximo Divisor Comum já era utilizado amplamente em muitas civilizações desde a antiguidade. Depois de caminhar pelas estradas que levaram o conhecimento matemático ao patamar que ele se encontra hoje, passamos a ver as relações que o Máximo Divisor Comum mantém com outros elementos matemáticos como o Mínimo Múltiplo Comum. Desta forma, chegamos ao ponto central deste TCC que é o processo de ensino que se aplica em sala de aula para elucidar o Máximo Divisor Comum de forma inteiramente ligado ao mundo real e à realidade dos educandos. Infinitos são os caminhos que a Matemática e a criatividade humana oferecem para que um docente possa mostrar e criar uma aula dentro de um ambiente onde o foco principal é a construção de saberes de forma simultaneamente coletiva e individual. Exemplos podem ser atrativos e ao mesmo tempo lúdicos. Jogos, charadas, exemplos escritos, vale tudo na hora de buscar um ensinamento de maior qualidade.postGraduateThesis.type.badge A Criptografia no ensino fundamental e médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Dantas, Andréa de Araújo; Santos, Odilon Júlio dos; Santos, Odilon Júlio dos; Ecco, Daniel; Andrade, Luciana VieiraNeste trabalho, enveredamos pela análise do uso da criptografia no ensino de Matemática nos níveis fundamentais e Médio através da realização de exemplos de utilização prática dos conteúdos matemáticos do currículo base da Educação Básica como forma de visualização da amplitude dos caminhos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem dentro do ambiente escolar. O estudo deste trabalho começa pela elucidação dos principais fatos históricos que contribuíram para o desenvolvimento da criptografia e das tecnologias como as conhecemos hoje. No decorrer do trabalho são apresentadas formas de construção de cartas códigos através da criptografia pelo uso de saberes matemáticos. Tudo isso possui como principal ponto de ancoragem a construção de um significado mais amplo de alguns conteúdos matemáticos que muitas vezes são apresentados de forma crua e sem nenhum atrativo que motive os alunos a desenvolverem conhecimentos em torno do que é ensinado. Por fim, abordam-se as principais aplicações da criptografia que se apresentam no nosso dia a dia e que muitas vezes não vemos a sua importância, tampouco vemos todo o universo matemático que existe por trás de uma simples mensagem emitida de um aparelho para outro.postGraduateThesis.type.badge A geometria como instrumento de aprendizagem e sucesso na OBMEP(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-09) Ferreira, Jonilda Alves; Santos, Odilon Julio; Santos, Odilon Julio; Ecco, Daniel; Andrade, Luciana VieiraEste trabalho é o resultado de uma revisão bibliográfica e, também, o relato de uma experiência de sucesso de uma professora que, no sertão da Paraíba, consegue, por meio do ensino de geometria, estimular seus alunos para a aprovação nas olimpíadas brasileiras de matemática – OBMEP. Baseando-se no pensamento de autores como Struik (1989), Boyer (2003) e Smole (2007), dentre outros, fez-se um passeio pela matemática através dos tempos, questionou-se o ensino e a aprendizagem de matemática no ensino fundamental, discutiu-se a importância da geometria e, por último, observou-se uma história de sucesso de alunos do ensino fundamental com a professora de matemática, Jonilda Alves Ferreira, na escola municipal Cândido de Assis Queiroga, em Paulista – PB, comprovando-se que, se há estímulo, há recompensa.postGraduateThesis.type.badge A História dos logaritmos e suas aplicações no dia-a-dia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Verônica Vale da; Ecco, Daniel; SANTOS, ODILON JÚLIO DOS; ANDRADE, LUCIANA VIEIRAO TRABALHO FALA UM POUCO DA HISTÓRIA DOS LOGARITMOS,COMO TAMBÉM DE SUA APLICAÇÃO EM SITUAÇÕES DO DIA-A-DIA.postGraduateThesis.type.badge A modelagem e as cônicas: uma proposta construtiva para o ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Nascimento, Marcelo Lemos do; Santos, Odilon Júlio dos; Santos, Odilon Júlio dos; Diniz, Iesus Carvalho; Vicente, Danielle de Oliveira NascimentoNeste trabalho, realizamos medições de cálculos de volumes de sólidos com bases elípticas, afim de levar esse conhecimento para a realidade do aluno, tendo em vista a necessidade real de sua aplicação no momento atual de nosso município. Depois de um levantamento histórico, apresentação das características e propriedades dessa cônica, e vendo na prática uma simulação de sua aplicação na natureza, como na descrição do movimento dos planetas, fomos levados a algumas situações aplicadas no cotidiano. O estudo dessa cônica nos possibilitou o entendimento das formas básicas e suas semelhanças para com o cálculo de volumes, levando em destaque o estudo do cálculo de volumes de um cubo, cilindro e por consequência o volume de água de uma pipa, cujo formato da base é uma quase elipse.postGraduateThesis.type.badge A utilização do jogo do Nim para estimular o cálculo mental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-11) Nascimento, Henrique Alexandre do; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Ecco, Daniel; Santos, Odilon Júlio dosAs recreações e curiosidades matemáticas têm como principal foco transformar a dureza dos números e a exigência de raciocínio lógico matemático numa brincadeira ao mesmo tempo útil e recreativa. Acreditamos que os jogos matemáticos vão além de uma mera distração para quebrar a dureza dos números. Eles podem, e devem, ser uma ferramenta que o professor pode lançar mão para aumentar o interesse do educando para determinado conteúdo que se deseje transmitir. Este trabalho objetiva analisar o artigo da Revista do Professor de Matemática (RPM) sobre o Jogo do Nim, de autoria de Carlos Alberto V. de Melo, cujo título é “O Jogo do Nim, um problema de divisão”,enfatizando a utilização desse jogo como uma ferramenta para instigar no educando a utilização do cálculo mental para resolução de problemas matemáticos.postGraduateThesis.type.badge Algoritmo da raiz quadrada: uma contribuição a somar ao seu aprendizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-11) Silva, Gabriela Ferreira da; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Ecco, Daniel; Santos, Ódilon Júlio dosO presente trabalho de conclusão do curso de Especialização em Matemática para o Ensino Médio visa a tratar um método de ensino para a resolução da raiz quadrada, O algoritmo da raiz quadrada, além de abordar os ensinamentos já utilizados em sala de aula e outros métodos bem curiosos. Neste momento o trabalho trata-se de métodos já tradicionais, abordados com bastante frequência já pelos os professores até métodos desconhecidos por muitos educadores, mas são inovadores no ensino, um novo método de se trabalhar e ativar a curiosidade do aluno.postGraduateThesis.type.badge Atividades em sala de aula para o estudo de geometria no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-02) Lima, Djailson Ferreira; Andrade, Luciana Vieira; Andrade, Luciana Vieira; Diniz, Iesus Carvalho; Benavides, Júlia Victoria ToledoTrabalhar matemática de forma a facilitar o processo de ensino aprendizagem é um problema constante. Um grande problema no Ensino de Matemática é a resistência e dificuldade dos alunos para aprender essa estupenda Ciência. Ao aluno deve ser dado o direito de aprender. Não um “aprender” mecânico, repetitivo, de fazer sem saber o que faz e porque faz. Muito menos um “aprender” que se esvazia em brincadeiras. Mas um aprender significativo, do qual o aluno participe raciocinando, compreendendo, reelaborando o saber historicamente produzido e superando, assim, sua visão ingênua, fragmentada e parcial da realidade E como um matemático, estou sempre buscando problemas para solucionar. Entretanto, para buscar a solução de um problema, precisamos, primeiramente, saber e entender qual é o problema. O que mais vejo os alunos comentando pelos corredores das escolas, desde alunos do Ensino Fundamental a alunos do Ensino Médio, é que “a Matemática é chata” e que “a Matemática é difícil”. Pronto, já temos um ponto de partida. Acredito que essas duas afirmações podem ser resumidas em uma terceira, ou seja, matemática é chata e difícil porque ela é abstrata. O material concreto pode ser fundamental para que isso ocorra. Nesse sentido, o material mais adequado, nem sempre, será o visualmente mais bonito e nem o já construído. Muitas vezes, durante a construção de um material, o aluno tem a oportunidade de aprender matemática de uma forma mais efetiva. Em outros momentos, o mais importante não será o material, mas sim a discussão e resolução de uma situação-problema ligada ao contexto do aluno, ou ainda, a discussão e utilização de um raciocínio mais abstrato. Esse é o objetivo deste trabalho, sabemos do atual desinteresse dos nossos discentes com respeito às aulas de matemática onde permeia a falta de atenção constante, sabemos que as aulas expostas aos nossos discentes não apresentam nenhum atrativo que desperte a sua atenção e que aguce o senso de pensar, de formular ideias e de despertar o seu senso de imaginar e resolver os problemas de forma lógica. Desta forma trabalhar geometria utilizando material concreto torna-se uma alternativa para que os conteúdos apresentados torne-se mais atrativos e de fácil recepção, para isso aos invés de se calcular o volume de um sólido geométrico com informações colocadas no quadro negro, opta-se por utilizar ,por exemplo ,um paralelogramo medindo-se suas dimensões, e obtendo informações para calculo de área desse sólido, de quanto se gastará para que toda a sua área seja coberta por determinado material ,bem como iria gastar e para encher esse sólido com um liquido dando um preço para cada litro.postGraduateThesis.type.badge Cálculo no ensino médio: aplicações na matemática e nas ciências naturais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Morais, Auricelio Carneiro de; Ecco, DanielA referida pesquisa propõe a abordagem do ensino de limite e derivada no ensino médio, pois isso constitui uma ferramenta importantíssima de aplicações na própria matemática e em outras ciências, dispensando a memorização excessiva de fórmulas. A proposta parte inicialmente com um histórico de descoberta do cálculo, apresentando posteriormente a ideia intuitiva de limite, a partir do aumento do número de lados dos polígonos inscritos e circunscritos a uma circunferência. Depois é apresentado o conceito da derivada, inicialmente como taxa de variação, e posteriormente, a partir da reta tangente a uma curva. Algumas regras simples de derivação são apresentadas. As aplicações abrangem, na matemática, problemas de máximos e mínimos, volumes máximos com área mínima e como obter o lucro máximo. Já na química, está na velocidade das reações e no comportamento do volume versus a pressão. A física é campo fértil de aplicações que vão desde a velocidade e aceleração, passando pelo trabalho e potência, até a determinação da quantidade de cargas elétricas e a energia eletromagnética. A contagem da população e a quantidade do fluxo de sangue nas artérias/veias são exemplos onde é utilizada a derivada.postGraduateThesis.type.badge Congruência e Divisibilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Dantas, Fabia Patricia Saldanha; Ecco, DanielCongruência, Divisibilidade buscando uma reflexão sistematizada direcionadas a partir da Educação Matemática.postGraduateThesis.type.badge Desigualdade de Bonferroni(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-17) Morais, Ionara Priscila da Silva; Diniz, Iesus Carvalho; Diniz, Iesus Carvalho; Vicente, Danielle de Oliveira Nunes; Santos, Odilon Júlio dosA desigualdade de Bonferroni e muito importante e est á relacionada a outras, como exemplo ela generalizam a desigualdade de Boole as quais nos permitem obter limitantes para o n úmero de elementos de um conjunto formado a partir da união ou da interseção de outros conjuntos. A sua demonstra cão não e usualmente feita em livros b ásicos e consideradas em livros avançados e nesses não são utilizados procedimentos b ásicos. Assim sendo uma regra bastante obscuro de probabilidade que pode ser bastante útil.TCC Equações do 1º grau com situações concretas que requerem soluções inteiras positivas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-11) Silva, Islânia D'arc; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Ecco, Daniel; Santos, Odilon Júlio dosEste trabalho, baseado no artigo do Professor Antônio Carlos do Patrocínio, publicado pela Revista do Professor de Matemática (RPM), veja na referência bibliográfica, apresentamos como Trabalho Final de Conclusão do Curso, a nível de Pós-graduação, Latu-Sensu, em Ensino de Matemática para o Ensino Médio, da UFRN/SEDIS. Sabendo que as equações são apresentadas aos alunos de modo bem formal, com poucas aplicações à realidade e com abundantes exercícios de simplificação, esta monografia sugere ao professor possibilidades de formular questões que aumente o interesse do aluno, facilitando o processo de ensino e aprendizado. Para os discentes, as equações é um assunto abstrato, monótono e cansativo de se entender, pois para eles matemática só “mexe” com números e não com letras, então para o professor conseguir “derrubar” esta barreira encontrada no ensino da matemática, ou seja, tornar este assunto agradável aos alunos, o professor deve apresentar situações-problemas interessantes baseados nas suas vivências e tornando-se assim, um assunto de boa compreensão entre eles. Desejo que este meu trabalho ajude aos docentes fazer atividades interessantes e formativas para melhor aprendizagem, fazendo com que haja descoberta, ação, reflexão e comunicação entre professor-aluno, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs.postGraduateThesis.type.badge Funções e os Números Grandes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-11) Mariz, Fabiano Pereira; Ecco, Daniel; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Ecco, Daniel; Santos, Odilon Júlio dosO presente trabalho aborda informações sobre números grandes fazendo uma relação de sua interpretação com conceitos de funções matemáticas, em particular as funções quadráticas e exponenciais. Inicialmente é apresentado um panorama histórico sobre as técnicas de contagem: abordando sistemas de numeração que facilitaram a escrita dos números e a invenção do zero, até os dias atuais, com o moderno sistema de numeração decimal. Este sistema por ser posicional facilitou muito a vida em sociedade, facilitando a escrita dos números e de cálculos impossíveis em sistemas anteriores. Isso impulsionou a evolução das sociedades e o avanço da própria matemática. Números grandes e funções são abordados juntos através de suas conexões garantindo um melhor entendimento dos mesmos. Neste trabalho executamos aulas práticas a uma turma de alunos do Ensino Médio, usando o tema na quantidade da população mundial ou à distância Terra-Sol, para que eles possam escrevê-los de maneira mais simples, e através de funções, analisar seus valores com interpretações algébricas e gráficas. Todo este trabalho irá gerar uma aula que deverá ser publicado em um local apropriado na internet, como o Portal do Professor do MEC.postGraduateThesis.type.badge Funções logarítmicas e exponenciais: uma abordagem para o Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-23) Dantas, Iris Lúcia; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Diniz, Iesus Carvalho; Santos, Odilon Júlio dosEsse trabalho mostra, primeiramente, o surgimento de uma poderosa ferramenta matemática que contribuiu durante aproximadamente, três séculos e meio para simplificar os cálculos aritméticos: os logaritmos. Assim, os logaritmos foram criados, na primeira metade do século XVII, para facilitar os cálculos matemáticos tornando-se um instrumento de cálculo eficiente, pois tem como propriedade fundamental transformar produtos em soma. Com o advento das calculadoras eletrônicas, os logaritmos perderam sua função inicial, mas não perderam posição de destaque no ensino da Matemática e nas aplicações nas ciências modernas. Esse destaque é porque a função logarítmica e sua inversa, a função exponencial, constituem uma única maneira de se descrever, matematicamente, a evolução de uma grandeza, cuja taxa de crescimento (ou decréscimo) é proporcional à quantidade daquela grandeza existente num dado momento. A seguir são apresentados inúmeros apelos gráficos e exemplos para facilitar e incentivar a leitura dos estudantes.postGraduateThesis.type.badge Jogos didáticos em matemática no ensino médio: uma proposta para a aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Paiva, Francisco Rafael de; Santos, Odilon Júlio dos; Santos, Odilon Júlio dos; Diniz, Iesus Carvalho; Vicente, Danielle de Oliveira NascimentoA utilização de Jogos Didáticos no Ensino de Matemática vem se intensificando na busca de melhorias na aprendizagem dos educandos do Ensino Básico, são estratégias que buscam aproximar as emendas curriculares das escolas brasileiras com a realidade vivida pelo aluno em meio aos problemas sociais, oportunizando a esses a possibilidade de aprendizagem e potencialização do seu conhecimento de maneira prazerosa. E é, através desse brincar que essas atividades despertam nos alunos a dedicação aos estudos, assim fluindo desses a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de resolver situações-problemas. Deste modo, esse trabalho objetiva contribuir para uma educação de qualidade, demonstrando que os jogos em sala de aula podem somar positivamente ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática, de forma diferenciada, dinâmica e atrativa. O professor, por meio desse método pode cooperar com a elaboração de conceitos, reforçar e esclarecer conteúdos, promover a sociabilidade, estimular a criatividade, instigar o espírito de competição e a cooperação. Agregado a isto, a contribuição de vários estudiosos que fundamentam a escrita como Alves (2001), Grando (2004), Moura (1994) e Rocha (1999), que nos levando a compreender a relevante utilização dos jogos nas aulas de Matemática, por se tratar de um excelente instrumento facilitador desse processo de ensino-aprendizagem. Para o encerramento deste estudo, registra-se experiência com jogos, de forma lúdica e prazerosa, no intuito de despertar no aluno o interesse e o gosto pela Matemática por meio do incentivo e da própria prática das atividades, mostrando algumas estratégias de resolução e proporcionando a edificação do saber.postGraduateThesis.type.badge Jogos didáticos na matemática articulando o processo de ensino aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Fontes, Welton César; Santos, Odilon Júlio dos; Santos, Odilon Júlio dos; Diniz, Iesus Carvalho; Vicente, Danielle de Oliveira NascimentoEste trabalho traz contribuições acerca dos jogos como atividades lúdicas que facilitam a compressão de conteúdos matemáticos, facilitando assim, o processo de ensino aprendizagem. Foca-se nesse estudo os jogos aliados as aulas de Matemática, pois acredita-se que através do lúdico, pode-se construir uma aprendizagem significativa, em que o discente desenvolve o interesse pelas atividades propostas. Para compreender a temática desenvolveu-se pesquisa de cunho bibliográfico com respaldo em autores que tratam sobre a temática e logo se justifica essa proposta central, cujo objetivo intenta na reflexão sobre os jogos como facilitadores nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática. Para colher alguns dados da pesquisa realizou-se também, observações, aplicou-se algumas atividades envolvendo conteúdo específicos de Matemática e realizou -se considerações sobre a mediação e construção do conhecimento. Finalmente chegamos à conclusão de que jogos são recursos importantes para utilizar nas aulas de Matemática, pois o lúdico proporciona aos alunos o interesse em aprender conceitos, o que dificilmente ocorre em uma aula tradicional. As atividades lúdicas mostram-se como ferramentas de melhoramento do processo Ensino-Aprendizagem também no âmbito da Matemática, tornando o conteúdo estudado mais atrativo, dinâmico e prazeroso para o aluno que é estimulado a entender tal conteúdo proposto pelo professor mesmo de maneira inconsciente e possibilitando ao professor um leque de alternativas nas demonstrações dos conteúdos trabalhados em sala de aula.postGraduateThesis.type.badge O estudo de máximos e mínimos sem o uso do cálculo: uma abordagem para o ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-23) Silva, Arivonaldo Bezerra da; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Diniz, Iesus Carvalho; Santos, Odilon Júlio dosMáximos e mínimos de funções, que é pouco abordado no ensino médio, é um conteúdo de suma importância no aprimoramento do conhecimento matemático dos alunos e professores do Ensino Médio, tendo em vista sua vasta utilização na resolução de problemas em diversas áreas da matemática. Desse modo, apresentamos nesse trabalho um estudo de forma elementar, de máximos e mínimos de funções, sem usar as ferramentas do Cálculo Diferencial, de modo que a leitura seja acessível a alunos e professores do Ensino Médio, com inúmeras questões resolvidas que esperamos servir para estimular a criação e solução de outros problemas envolvendo esses conceitos. Para isso, fizemos pesquisas bibliográficas em livros, dissertações e outros arquivos da internet. O trabalho possui um único capítulo, intitulado Técnicas para a Determinação de Máximos e Mínimos sem o Uso do Cálculo, dividido em três seções: Função Quadrática; Desigualdade entre as Médias Aritmética e Geométrica (MA-MG); e Desigualdade de Cauchy-Schwarz. Assim, acreditamos que o trabalho contribuirá de maneira muito significativa para o ensino de matemática no Ensino Médio, uma vez que aborda um conteúdo muito pouco explorado nesse nível de ensino. Além disso, pela quantidade de problemas que pode atacar, esperamos que esse assunto seja inserido cada vez mais na disciplina de matemática do Ensino Médio.postGraduateThesis.type.badge O Estudo de restos, congruência e divisibilidade: uma abordagem teórica aplicada ao ensino médio no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-25) Dantas, Alexsandro Cavalcanti; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Benavides, Julia Victoria Toledo; Santos, Odilon Júlio dosEsta monografia aborda a aritmética modular, trabalhando em cima dos conceitos de restos, congruência e divisibilidade, como uma ferramenta valiosa de ensino para todas as séries do ensino de matemática básica no Brasil. Apresenta um breve embasamento teórico, pautado nos conceitos e propriedades aritméticas dos restos, a teoria básica das congruências e conceitos aplicados a divisibilidade, demonstrando principalmente os seus principais critérios, sempre com o cuidado de não exceder quanto ao que é realmente necessário absorver nesta etapa de aprendizado. Justifica propor o ensino deste tópico aos estudantes de nível médio o que não é feito tradicionalmente nesta faixa de ensino, através de problemas desenvolvidos no cotidiano e das provas que são desenvolvidas através dos critérios de divisibilidade.postGraduateThesis.type.badge O uso da função afim na compreensão das grandezas físicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-02) Balbino de Albuquerque Júnior, Edvaldo; Vieira Andrade, Luciana; Vieira Andrade, Luciana; Carvalho Diniz, Iesus; Júlio dos Santos, OdilonNeste trabalho de pesquisa, apresentamos algumas possibilidades didáticas permitidas pela função afim que auxiliam o processo de compreensão das mais diversas grandezas físicas. A relação entre as disciplinas de Física e Matemáticas não se restringem a equações e cálculos extensos, por meio da Matemática podemos compreender os diferentes fenômenos naturais que nos cercam diariamente em diferentes atividades em nosso cotidiano. O uso de tabelas e gráficos são exemplos de modelos bastante utilizados na Matemática que permitem serem aplicados nos diferentes ramos da Física. Com isso, o referido estudo tem por objetivo mostrar aplicações simples da função afim na modelagem de fenômenos físicos, em especial nas grandezas físicas. Iniciamos o trabalho tratando sobre o conceito de função afim e suas aplicações nas diferentes tarefas do cotidiano. Em seguida sobre as grandezas físicas, citando as principais grandezas encontradas no ensino da Física, tais como: massa, distância, tempo e volume que representam grandezas escalares, assim como, velocidade, aceleração e força que correspondem a grandezas vetoriais. Por fim, foram apresentadas as diferentes maneiras de compreender as grandezas físicas através da função afim, citando exemplos de aplicação nos ramos da Mecânica, Termologia e Eletricidade. Dessa forma a abordagem de relações entre grandezas físicas pode auxiliar na construção do significado dos coeficientes de uma função afim, e consequentemente apresentar alternativas que venham a contribuir na condução do processo de ensino e aprendizagem. Na elaboração deste trabalho de pesquisa foram utilizadas fontes secundárias constituídas por livros, revistas, sites, artigos e publicações.postGraduateThesis.type.badge O uso do Origami como ferramenta didática facilitadora no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos básicos de Geometria Plana e Espacial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-09) Cortez, Allan Rodrigo Almeida; Ecco, Daniel; Santos, Odilon Júlio dos; Andrade, Luciana VieiraO presente trabalho apresenta uma abordagem diferenciada no Ensino de Matemática para o Ensino Médio sobre o uso do Origami como ferramenta didática facilitadora no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos básicos de Geometria Plana e Espacial. Inicialmente apresento um contexto histórico do Origami, desde o seu surgimento até a sua aplicabilidade em sala de aula, explanando também o Ensino de Geometria nos dias atuais. Por fim, realizo uma sequência didática com as dobraduras que pode ser aplicada em sala de aula, mais precisamente com a turma da 2º série do Ensino Médio, com o intuito de que com o uso de materiais concretos e através das dobraduras os alunos possam ter a abstração necessária para uma aprendizagem mais significativa sobre a Geometria.