PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História
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Navegando PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História por Assunto "Anos iniciais"
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Dissertação Caminhando e semeando: a colaboração entre professores da Educação Básica para promoção da aprendizagem histórica no município de Japi/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-31) Soares, André de Souza; Oliveira, Margarida Maria Dias de; https://orcid.org/0000-0002-8542-4173; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; http://lattes.cnpq.br/7593952278269990; Santos, Magno Francisco de Jesus; https://orcid.org/0000-0002-2218-7772; http://lattes.cnpq.br/9046069221784194; Silva, Wesley Garcia RibeiroO presente trabalho visa instituir uma parceria no intuito de criar uma rede colaborativa envolvendo professores da zona rural do município de Japi/RN, tanto os que lecionam em turmas seriadas, quanto os que lecionam em turmas multisseriadas, sob a tutoria de um professor de História. O propósito desta rede é identificar as principais dificuldades na aprendizagem histórica dos alunos nos anos-séries iniciais e finais do ensino fundamental, cuja ocorrência tende a dificultar o desenvolvimento das competências e habilidades vinculadas ao componente curricular História, quando acessam o ensino médio. Neste sentido, a pesquisa investiga a aprendizagem histórica nos anos-séries iniciais do ensino fundamental, tomando como referência, o método de análise qualitativa em educação histórica, consciência histórica e direitos de aprendizagem histórica. Após o levantamento dos dados e o dimensionamento teórico metodológico, propomos um tutorial para construção de uma rede colaborativa entre professores dos anos-séries iniciais das escolas rurais do município de Japi/RN. A rede colaborativa no seu aspecto semeador (em alusão à prática agrícola que faz parte da cultura local) viabiliza a interação e as trocas de vivências escolares entre os membros, tendo como foco o ensino-aprendizagem em História, objetivando o letramento histórico e oportunizando a formação continuada dos professores envolvidos. Os passos de trabalho são indicados no tutorial que sequencia uma rota de ações culminada com a aplicação de planos de aulas da Revista Nova Escola, um plano piloto na proposta, os quais foram selecionados e organizados à luz dos objetos, temas e problemas apropriados na pesquisa, e por fim, apresentados e discutidos coletivamente nos encontros pedagógicos da rede.Dissertação O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-17) Leite, Erickle de Lucena; Spinosa, Vanessa; http://lattes.cnpq.br/1087304600335538; http://lattes.cnpq.br/3031380420073374; Oliveira, Margarida Maria Dias de; https://orcid.org/0000-0002-8542-4173; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; Silva, Lucas VictorEste trabalho, vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), problematizou o ensino de História integrado aos Letramentos Matemáticos e de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Anos Iniciais, com o objetivo de desenvolver um produto digital que colabore com essa interdisciplinaridade. Levantou-se primeiramente um panorama brasileiro da etapa inicial da Educação Básica, especialmente na esfera pública, através do qual pudemos conjecturar o papel que a disciplina de História possui dentro do planejamento escolar dos professores pedagogos. Adotamos então dois conceitos históricos pertinentes a BNCC para os anos iniciais, tempo e narrativa, para nortear os objetivos pedagógicos do nosso produto. Neste momento, fizemos um levantamento bibliográfico para elucidar as possibilidades metodológicas desses conceitos no ensino para crianças de 6 a 10 anos. Na fase final, desenvolvemos um diário digital em uma aplicação web com interações gamificadas no qual estudantes e professores podem inserir e ler registros de seus cotidianos por meio de sistemas presentes em jogos, como missões, desafios, pontos, experiência e medalhas. A aplicação da proposta ocorreu em duas etapas, no período de fevereiro a julho de 2021. Após esta, os professores responderam a um questionário com escalas de likert sobre o uso do produto como ferramenta didática. Os dados coletados na pesquisa foram analisados e mostraram que o produto tem um grande potencial de fornecer um suporte a elaboração de estratégias de ensino inovadoras, sendo necessário para isso qualquer aparelho que possua navegador de internet. Assim, a construção de recursos educacionais digitais com elementos de jogos a partir da perspectiva do Ensino de História, como o Diário Mágico, permite os docentes trabalharem com Objetos de Aprendizagem Gamificados, colaborando assim para que crianças possam desenvolver conceitos históricos integrados a outras áreas do conhecimento em um ambiente desafiador e construcionista.