PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História
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Navegando PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História por Assunto "Base Nacional Comum Curricular (BNCC)"
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Dissertação Ressignificando a história local em sala de aula: uma proposta de guia didático voltado para construção de diálogos históricos entre espaços e tempos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-17) Soares, Ricardo Gomes; Rocha, Raimundo Nonato Araújo da; https://orcid.org/0000-0001-6246-6138; http://lattes.cnpq.br/2731237954780451; http://lattes.cnpq.br/8653947554233800; Silva, Roberto Airon; http://lattes.cnpq.br/9014750357327430; Cunha, André Victor Cavalcanti Seal daEste trabalho tem como produto um guia didático que proporciona a professores e alunos da escola básica o contato com temáticas ligadas à história local. A proposta foi realizada levando em consideração a vivência com alunos que estudam em três escolas (duas públicas, uma no bairro de Cidade Nova, outra no bairro da Cidade da Esperança, ambas em Natal, e outra privada, no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim). Esses espaços foram selecionados para concretizar o conceito de local aqui adotado. O Guia está organizado em temáticas, selecionadas a partir de três critérios: os elementos indicados na Base Curricular Nacional para serem trabalhados no 6º ano do Ensino Fundamental; os conteúdos presentes nos livros didáticos usados pelos alunos; e os temas da história local diretamente associados a esses dois aspectos anteriores. O guia se constitui numa inovação, na medida em que articula temáticas presentes nos livros didáticos, com temáticas relativas ao local. Trata-se de uma maneira de suprir lacunas de conteúdos relativos aos lugares de vivências dos alunos que não estão presentes nos livros didáticos. Trata-se também de trabalhar conteúdos relacionados ao local sem deixar de lado a utilização do livro didático, importante ferramenta no processo de ensino aprendizagem no Brasil. A ideia é que os alunos estudem temáticas relacionadas ao local como parte da carga horária prevista para a disciplina História. O Guia elaborado é um documento capaz de estimular a reflexão nos alunos, estabelecendo comparações entre tempos e espaços distintos, contribuindo para o exercício da cidadania, instrumento essencial para a consolidação da democracia.