PPGSCOL/CCS - Doutorado em Saúde Coletiva
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Navegando PPGSCOL/CCS - Doutorado em Saúde Coletiva por Assunto "Acesso aos serviço de saúde"
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Tese Avaliação do acesso e qualidade da rede de atenção a saúde à saúde auditiva infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-16) Dutra, Monique Ramos Paschoal; Ferreira, Maria Angela Fernandes; http://lattes.cnpq.br/4036539286429296; http://lattes.cnpq.br/7236165628224190; Cavalcanti, Hannalice Gottschalck; http://lattes.cnpq.br/6975482659120440; Mirabal, Isabelle Ribeiro Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0211762022010569; Balen, Sheila Andreoli; http://lattes.cnpq.br/3487546022829633; Lemos, Stela Maris Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1894360566441296A deficiência auditiva compromete o desenvolvimento da linguagem e o processo de aprendizagem na criança. Os programas de Triagem Auditiva Neonatal objetivam identificar e tratar precocemente as crianças com deficiência e devem estar integrados à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. A presente tese tem como objetivo avaliar os programas de Triagem Auditiva Neonatal e a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência auditiva dirigida às crianças nascidas nos municípios de Natal e Santa Cruz no estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa avaliativa do tipo análise de implantação, com uso de dados secundários. As crianças nascidas em três maternidades públicas municipais no período 2015 a 2019 são a população do estudo. As fontes de dados foram os bancos de dados das maternidades e do serviço de saúde auditiva, onde foram coletadas as variáveis demográficas, sociais e relacionadas ao acesso e uso dos serviços de saúde. Na análise dos dados foram realizadas a distribuição percentual das variáveis categóricas e as medidas de tendência central e dispersão das variáveis contínuas e para avaliar a associação das variáveis foi utilizado o teste Qui-quadrado com nível de 5% de significância. A tese apresenta três artigos, dos quais os dois primeiros referem-se ao programa em Santa Cruz. O primeiro avaliou os indicadores de qualidade do programa de triagem auditiva neonatal e constatou que dos oito indicadores, apenas três, índices de reteste e encaminhamento para diagnóstico auditivo e idade de conclusão da triagem, estão dentro do preconizado, os demais estão inferiores ou nulos. O segundo avaliou o acesso aos serviços de saúde auditiva infantil e os fatores que influenciam no acesso em um programa de triagem auditiva neonatal no estado do Rio Grande do Norte e encontrou que 56 (53,3%) crianças compareceram ao serviço, dessas 41 foram para o serviço estudado, 24 concluíram o diagnóstico e 3 apresentaram deficiência auditiva. A média de idade no diagnóstico foi de 211 dias, com desvio padrão de 155,9 dias e a duração do diagnóstico foi de 135 dias, com desvio padrão de 143,2 dias. Não houve significância estatística entre o acesso ao serviço de saúde e a distância, idade e escolaridade da mãe. O terceiro estudo verificou os indicadores de qualidade dos três programas de triagem auditiva neonatal e analisou o acesso à Rede de Atenção à Saúde auditiva para crianças no estado do Rio Grande do Norte. A universalidade aumentou no decorrer dos anos, porém não foi atingida (71,9%; IC95%: 70,4-73,3) e o índice de encaminhamento para diagnóstico auditivo esteve dentro do recomendado em todos os anos (0,9%; IC95%: 0,8-0,9). Quanto ao acesso ao serviço de saúde auditiva, observou-se uma evasão de 85,1% das crianças e o tipo de encaminhamento interferiu na idade da criança no acesso. Foram diagnosticadas oito crianças com deficiência auditiva, na qual sete tiveram acesso as intervenções terapêuticas. Os resultados da tese apontam para a necessidade de melhorias nos programas triagem tanto nas maternidades como nos serviços de saúde auditiva, a evasão é um problema e a assistência especializada ocorre de forma tardia. A Rede ofertou o tratamento preconizado pelas políticas públicas para as crianças com deficiência auditiva.