PPGSCOL/CCS - Doutorado em Saúde Coletiva
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Navegando PPGSCOL/CCS - Doutorado em Saúde Coletiva por Assunto "Adolescente"
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Tese Acesso das pessoas menores de quinze anos com tuberculose aos serviços de saúde(2017-02-14) Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; Freitas, Cláudia Helena Soares de Morais; ; http://lattes.cnpq.br/8905654343063318; ; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; Uchoa, Severina Alice da Costa; ; http://lattes.cnpq.br/8414233332373275; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Coelho, Ardigleusa Alves; ; http://lattes.cnpq.br/2622051143015642; Carvalho, Rafael Nicolau; ; http://lattes.cnpq.br/3494692575372499O acesso à rede de atenção é fundamental para o diagnóstico e tratamento da tuberculose em crianças e adolescentes. O objetivo deste estudo é analisar o acesso das pessoas menores de 15 anos com tuberculose aos serviços de saúde, na percepção dos pais, das enfermeiras e dos coordenadores do programa de controle da tuberculose dos municípios prioritários para o controle da doença no estado do Rio Grande do Norte. Esta pesquisa consiste em um estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizado em dois municípios prioritários para controle da tuberculose em um estado brasileiro. Inicialmente, faz o levantamento do número de casos de tuberculose em menores de 15 anos no ano de 2014. Posteriormente, realiza entrevistas semiestruturadas com 11 pais de pessoas menores de 15 anos com tuberculose, 11 enfermeiras das unidades básicas de saúde e três coordenadores do Programa, selecionados de maneira intencional. As entrevistas foram gravadas, transcritas e organizadas no Software Atlas ti. Para análise das falas, utiliza os pressupostos metodológicos de Bardin (2011). Como resultado, emergiram três categorias: Caminhos percorridos: a busca pelo diagnóstico e tratamento da tuberculose; A experiência da tuberculose: fatores que dificultaram e facilitaram o acesso aos serviços de saúde; O estigma e o preconceito da tuberculose na família e na sociedade. Este estudo identifica que os pais utilizaram como porta de entrada no sistema de saúde os serviços de urgência e emergência, o que mostra a fragilidade do vínculo da família com a atenção primária. O diagnóstico ocorreu em hospitais infantis, confirmados através de exames de imagem. Isso evidencia falhas na suspeição da tuberculose durante a abordagem dos profissionais e a dificuldade em realizar exames nessa faixa etária. O tratamento ocorreu nas unidades básicas de saúde e o acompanhamento feito por dois serviços concomitantemente. O encerramento dos casos apresenta dificuldades pela falta de informações dos pais e pela não realização de visitas domiciliares pelos profissionais. A avaliação do processo é positiva em relação à distância entre a residência e o serviço de saúde, ao tempo gasto, à disponibilidade de transporte coletivo, ao atendimento por demanda espontânea, ao incentivo assistencial, na forma da cesta básica e ao fornecimento gratuito dos medicamentos. Fatores como violência no território, problemas de mobilidade, desconhecimento sobre a organização e os horários de funcionamento das unidades são barreiras citadas ao acesso. Os gastos ocorridos nesse processo estão relacionados a transporte, alimentação, material de higiene, faltas dos pais ao trabalho, contratação de pessoas para cuidar do filho, perda de emprego, exames de rotina ou de imagem e aquisição de empréstimos financeiros. O estigma e o preconceito foram observados na própria família, em profissionais e na comunidade. Por ser de difícil diagnóstico em crianças, o estudo aponta ser necessário investigar os adultos com tuberculose, capacitar os profissionais nos diversos níveis de atenção sobre tuberculose infantil e intensificar a educação em saúde sobre a doença nos meios de comunicação mais acessíveis a população. Para tanto, é fundamental o investimento político, financeiro e de pessoal, além de uma rede de atenção à saúde integrada e resolutiva.Tese Atividade física e saúde na adolescência: protocolo de uma intervenção baseada na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-13) Azevedo, Kesley Pablo Morais de; Piuvezam, Grasiela; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251; http://lattes.cnpq.br/0391780760729166; https://orcid.org/0000-0002-7849-2661; http://lattes.cnpq.br/0476721383718212; Martínez, Daniel Guillén; Leitão, José Carlos Gomes de Carvalho; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; https://orcid.org/0000-0001-8426-3120; http://lattes.cnpq.br/9953301230987878; Dantas, Paulo Moreira Silva; http://lattes.cnpq.br/0392766010188739A literatura indica que os adolescentes apresentam uma maior tendência na adoção de comportamentos de risco à saúde como inatividade física, comportamento sedentário e hábitos alimentares inadequados. Esses fatores apresentam-se como potenciais fatores de risco para as doenças crônicas em todo o mundo. Numa perspectiva voltada para Promoção da Saúde, tendo como referencial a abordagem das Escolas Promotoras de Saúde, as evidências apontam que as intervenções baseadas na escola surgem como estratégia promissora por produzirem efeitos positivos na saúde de crianças e adolescentes. Por isso, objetiva-se na presente tese, apresentar uma intervenção multicomponente baseada na escola voltada para a promoção da atividade física e saúde de adolescentes. Os métodos foram organizados em duas etapas: 1) primeira etapa: métodos e critérios de elegibilidade incorporados no protocolo de Revisão Sistemática (RS) e Metanálise (MA) em sequência os métodos desenvolvidos na RS e MA que abordou os mecanismos relacionados aos efeitos do exercício na cognição (níveis de BDNF) em adolescentes; 2) segunda etapa: a concepção, planejamento e os métodos descritos na intervenção do Programa Atitude, Movimento e Escolhas para uma vida saudável (AME). A intervenção multicomponente é composta por 4 componentes: (I) Formação de professores e planejamento de atividades relacionadas aos temas (promoção da atividade física, comportamento sedentário e educação alimentar e nutricional); (II) Treinamento e planejamento específico para os professores de educação física; (III) Disponibilização de materiais e estratégias que estimulem a adoção de hábitos saudáveis no ambiente escolar; e (IV) Educação em saúde na escola com palestras e ações dirigidas a alunos, pais e professores. Serão distribuídos folhetos informativos e uso das redes sociais, a fim de disseminar o conhecimento sobre os benefícios da prática regular de atividade física. O Programa AME apresenta-se como uma proposta articulada, integrada, sustentável e de baixo custo com grande potencial para produzir benefícios na saúde e cognição de adolescentes. Por fim, cabe ressaltar que os resultados do estudo fortalecerão a prática baseada em evidências no âmbito de pesquisas voltadas para a promoção da saúde no contexto escolar.Tese Escolhas para uma vida saudável: intervenção nutricional em adolescentes escolares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-04) Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Piuvezam, Grasiela; ; ; Oliveira, Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa; ; Santos, Gilberto Martins; ; Lais, Lúcia Leite; ; Barbosa Filho, Valter Cordeiro;O aumento na prevalência da obesidade precoce, sobretudo nas primeiras décadas do século XXI, se converteu em importante problema de saúde pública com proporções mundiais, especialmente, em função de que a obesidade entre as crianças e adolescentes tende a persistir na idade adulta e estar fortemente associada ao desenvolvimento de doenças crônicas e aumento no risco de óbito. Ações tornam-se relevantes e necessárias para conter essa progressão e, nesse sentido, o ambiente escolar mostra-se adequado para intervenções educacionais para a prevenção e combate a obesidade. O Programa AME “Atitude, Movimento e Escolhas para uma vida saudável” foi elaborado no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e trata-se de uma intervenção multicomponente, baseada na escola, com a abordagem na educação em saúde voltada para alimentação adequada e saudável e estímulo ao estilo de vida ativo (redução do comportamento sedentário e prática de atividade física). O objetivo da tese de doutorado é desenvolver estratégias de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em um programa de intervenção multicomponente baseada na escola para promoção de alimentação adequada e saudável e estilo de vida ativo entre adolescentes. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento em que foi utilizada a literatura científica atual e disponível com o intuito de elaborar estratégias do eixo de EAN do Programa AME. O método está organizado em duas seções, a primeira descreveu o método dos estudos de revisões sistemáticas (RS) que contribuíram com o embasamento técnico-científico para o desenvolvimento do protocolo; e a segunda seção descreveu o protocolo do ensaio clínico randomizado (ECR). Na primeira seção, duas RS foram desenvolvidas seguindo as recomendações dos Itens para Relatório Preferenciais para Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA) e foram registradas no International prospective register of systematic reviews (PROSPERO - CRD42019116520 e CRD42019100914). Para contextualizar onde está inserido o eixo EAN do Programa AME, a segunda seção apresenta os métodos do ECR. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-HUOL UFRN) e registrada no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-86xv46). A tese de doutorado está organizada no formato coletânea de artigos. A primeira RS investiga a efetividade de intervenções de EAN baseado na escola e seus efeitos sobre o consumo alimentar de adolescentes e nela foram incluídos 24 ECR. Em 16 estudos a intervenção conseguiu melhorar o consumo de pelo menos um alimento ou grupo de alimentos recomendados como alimentos saudáveis. Os resultados indicam que as intervenções baseadas na escola estão gerando mudanças favoráveis no consumo alimentar de adolescentes. A segunda RS investiga as evidências científicas quanto à associação entre o consumo de carne vermelha e doenças cardiovasculares, incluindo o efeito dose-resposta e nela foram incluídos 22 estudos prospectivos de coorte. Os resultados indicam uma possível associação entre o consumo de carne vermelha, especialmente carne processada, e a incidência e mortalidade por doença cardíaca coronária, derrame e/ou insuficiência cardíaca. A tendência de dose resposta linear indica que, quanto maior o consumo de carne vermelha, maior o risco de incidência e mortalidade por doenças cardiovasculares. Assim, baseada nos resultados encontrados nas RS, no contexto do ECR e aliadas às recomendações de documentos oficiais da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde do Brasil e instituições internacionais, foi realizada a construção da fundamentação teórica da proposta de intervenção do eixo de EAN do Programa AME. O estudo apresenta a justificativa para o desenvolvimento do eixo; as teorias orientadoras do programa AME; objetivos e metas; e características do eixo EAN do programa AME. Desenvolver estratégias de EAN em um programa de intervenção multicomponente baseada na escola para promoção de estilo de vida ativo e alimentação adequada e saudável entre adolescentes poderá propiciar aos adolescentes a construção de pensamentos críticos e reflexivos, que poderão transformar sua vida, a de sua família, comunidade e até mesmo de seu território.Tese Programa Atitude, Movimento e Escolhas para uma vida saudável em adolescentes: relação entre comportamento sedentário e desempenho cognitivo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-16) Oliveira Segundo, Victor Hugo de; Piuvezam, Grasiela; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251; http://lattes.cnpq.br/0391780760729166; http://lattes.cnpq.br/8791700492614167; Oliveira, Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa; https://orcid.org/0000-0001-5311-697X; http://lattes.cnpq.br/0023445563721084; Santos, Gilberto Martins; Albuquerque Filho, Nailton José Brandão de; Dantas, Paulo Moreira SilvaA adolescência é um período marcado por alterações neuroendócrinas que influenciam o desenvolvimento do cérebro e o comportamento. Adolescentes apresentam chances aumentadas de adotar comportamentos de risco em seu estilo de vida, dentre eles o comportamento sedentário. Nesse sentido, estudos de intervenção têm buscado desenvolver estratégias eficientes para estimular adolescentes a adotarem um estilo de vida saudável. No entanto, embora ações promissoras possam ser identificadas na literatura, o real mecanismo que atua na regulação do comportamento em adolescentes parece estar associado a uma neurotrofina chamada de Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF), e estudar como os comportamentos de risco influenciam na sua secreção são de grande relevância para desenvolver intervenções mais efetivas. Sendo assim, o objetivo da presente tese é descrever a fundamentação teórica para o planejamento de uma intervenção multicomponente baseada na escola com ações combinadas para a promoção da atividade física, redução do comportamento sedentário e educação alimentar e nutricional, e as possíveis consequências para o desempenho cognitivo e saúde de adolescentes. A metodologia está descrita em formato de coletânea de artigos e foi dividida em quatro etapas. A primeira etapa descreve uma revisão sistemática que foi desenvolvida durante os estudos de fundamentação teórica para o planejamento da intervenção do Programa Atitude, Movimento e Escolhas para uma vida saudável (Programa AME), em que foi possível identificar a necessidade de implementar uma etapa específica de formação dos professores de educação física. Na segunda etapa foi detalhada a metodologia de uma revisão sistemática que tem como objetivo de investigar a associação entre comportamento sedentário e BDNF em adolescentes. O protocolo metodológico da revisão foi registrado no Registro Internacional Prospectivo de Revisões Sistemáticas (PROSPERO) sob o identificador CRD42023392246 e segue as diretrizes dos Principais Itens para relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA). A etapa três apresenta essa revisão sistemática concluída, com todos os resultados das buscas e análise das informações extraídas dos artigos incluídos. A quarta etapa trata-se de um estudo de justificativa e fundamentação teórica para os métodos abordados no eixo de comportamento sedentário da intervenção do Programa AME, a qual foi registrada na plataforma do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos sob o número RBR-86xv46. Pode-se dizer que o Programa AME é uma proposta integrada, sustentável e de baixo custo, com grande potencial para produzir benefícios no estilo de vida, desempenho cognitivo e saúde de adolescentes. Por fim, os resultados desses estudos fortalecerão a prática baseada em evidências no âmbito de pesquisas voltadas para a promoção da saúde no contexto escolar.Tese Tecnologias imersivas na educação em saúde de adolescentes escolares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-18) Santos, Thais Teixeira dos; Piuvezam, Grasiela; Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; https://orcid.org/0000-0001-5225-385X; http://lattes.cnpq.br/7128174927654982; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251; http://lattes.cnpq.br/0391780760729166; https://orcid.org/0000-0002-2568-2007; http://lattes.cnpq.br/5052987068747383; Guerra, Eliana Costa; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Parra, Eva Vegue; Rios, Manuel PardoAs tecnologias imersivas têm sido cada vez mais inseridas no contexto da educação por possibilitarem uma aprendizagem mais interativa e revolucionária, sendo importantes para incentivar o aumento da colaboração entre os usuários do ambiente virtual e o aumento da criatividade e da motivação na realização de suas atividades, funcionando como estratégia principalmente quando este público é de adolescentes. Nesse contexto, tais tecnologias oferecem uma oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas que proponham estratégias efetivas, longitudinais e autossustentáveis de ações em educação em saúde. Assim, o presente estudo tem como enfoque o desenvolvimento de ferramenta digital utilizando técnicas de gamificação e de Realidade Virtual voltadas para adolescentes que possam ser aplicadas no ambiente escolar, objetivando-se prevenir a adoção de comportamentos de risco com o estímulo ao consumo alimentar e hábitos de sono saudáveis e a prática regular de atividade física. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento e aplicada na modalidade de produção tecnológica. O estudo está organizado em duas seções, sendo elas: Seção I - desenvolvimento das revisões sistemáticas: 1) evidências científicas relativas ao uso da Realidade Estendida associada ao consumo alimentar, à qualidade do sono e à atividade física de adolescentes; 2) evidências científicas relativas ao uso de estratégias de gamificação associada ao consumo alimentar, à qualidade do sono e à atividade física de adolescentes; 3) evidências científicas relativas ao uso de Minecraft Education associado ao consumo alimentar, à qualidade do sono e à atividade física de adolescentes; Seção II: desenvolvimento da ferramenta digital utilizando tecnologias de Realidade Virtual e estratégias de gamificação baseadas nos resultados das revisões sistemáticas apresentadas nesta tese. Para escrita das revisões sistemáticas, foram realizados os registros dos protocolos de revisão sistemática no banco de dados do International Prospective Register of Systematic Reviews (CRD42022373833, CRD42022373876 e CRD42023467642) com base nas diretrizes de declaração dos Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols. Como resultados, foram desenvolvidos três artigos de protocolo e duas revisões sistemáticas. A ferramenta foi construída em parceria com a Universidad Catolica San Antonio de Murcia, em Murcia, Espanha, sendo produzida uma versão para o Brasil e outra para Espanha, baseando-se nas etapas de construção de árvores de decisão com os experts de cada país no tema de pesquisa. O objetivo deste instrumento consiste em oportunizar aos adolescentes realizar escolhas saudáveis em diferentes ambientes. O processo de desenvolvimento da ferramenta está presente no sexto artigo a compor esta tese e, atualmente, está em realização o processo de provas das duas versões em seus países correspondentes.