CCS - TCC - Saúde Coletiva
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Navegando CCS - TCC - Saúde Coletiva por Assunto "Aprendizagem vivencial"
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TCC Validação de modelo teórico-lógico e proposição de indicadores para componentes de integração ensino-serviço-comunidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-19) Lima, Maria Letice Bezerra de; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Silva, Janmille Valdivino; Souza, Geórgia Costa de AraújoModelo Lógico (ML) pode ser utilizado em componentes de integração ensino-serviço-comunidade para subsidiar a criação de indicadores para avaliação desses componentes, essenciais a melhoria contínua da formação acadêmica. Assim, objetivou-se validar um Modelo Lógico e matriz de indicadores para componentes de integração ensino-serviço-comunidade através de um estudo de avaliabilidade realizado no ano de 2022. A construção do ML foi baseada em análise documental, revisão de literatura e vivências dos autores para identificar os elementos básicos estrutura, processo e resultado e, posteriormente, orientar a diagramação do ML. A validação de conteúdo do Modelo e matriz ocorreu em três fases: 1- análise pelo especialista; 2-ajustes pelos pesquisadores; 3- reavaliação pelo especialista. Quanto à validação do modelo, o especialista assinalou níveis de concordância (Sim, parcial, não), quanto a plausibilidade lógica da diagramação na relação entre os elementos do modelo. Mediante concordância (parcial ou total) em algum critério, solicitou-se justificar e propor mudança. Quanto a matriz, ocorreu por atribuição de notas de zero a 10 a cada indicador, sendo os critérios orientadores: validade, simplicidade de compreensão, facilidade de coleta dos dados. Notas ≥ 4,0 = ajustes. Após a fase três, indicadores com nota ≥8,0, comporiam a matriz. Como resultado, o modelo foi composto por 04 dimensões (diagnóstico da realidade, problematização da intervenção, desenvolvimento da intervenção e avaliação da intervenção) relacionadas à sete dimensões pautadas nas etapas do Arco de Maguerez. Por fim, a matriz de julgamento contém 27 indicadores para classificar o desempenho do componente em quatros estratos (inadequado, moderado, adequado e de excelência).