CCSA - TCC - Ciências Contábeis
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33132
Navegar
Navegando CCSA - TCC - Ciências Contábeis por Assunto "Academic trajectory"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Variáveis que contribuiram com a permanência do curso: uma visão dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-15) Soares, Emlly Fernanda Martins; Carvalho, Daniele da Rocha; Carvalho, Daniele da Rocha; Oliveira , Ridalvo Medeiros Alves de; Segantini, Giovanna TonettoO estudo da trajetória acadêmica no ensino superior vem ganhando espaço em amplas discussões ao redor do mundo, entender o perfil dos estudantes e estudar a trajetória deles na universidade é de grande relevância para que a instituição possa contribuir com medidas que auxiliem o estudante nesse percurso. Entendendo que a evasão no ensino superior é uma preocupação antiga das universidades e também do poder público, o objetivo geral desse trabalho é identificar as variáveis que influenciam na trajetória de persistência dos estudantes no curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para o desenvolvimento deste estudo utilizou-se como percurso metodológico a classificação da autora Beuren (2012). A pesquisa foi classificada como uma descritiva, quanto ao objeto, quanto aos procedimentos foi classificada como estudo de caso e levantamento survey, e no foco da abordagem como sendo qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi através de um questionário com estudantes que no semestre 2021.1 encontravam-se cursando do 7º ao 10 período do curso. A amostra foi por conveniência ou acessibilidade e teve 60 respondentes. Quanto a análise dos dados, utilizou-se como modelo teórico as variáveis do modelo combinado de Tinto (1997) e Cabrera el al (1992) que pudessem responder pela persistência dos estudantes no curso, por meio da estatística descritiva e da análise de conteúdo, para as questões abertas. Tem-se como principais resultados alcançados: 58% dos estudantes da amostra estão cursando a primeira graduação, desses 68% escolheram contábeis como a primeira opção de curso; dos 42% dos estudantes que estão na segunda graduação, 82% escolheram contábeis como primeira opção de curso, o que significa que a escolha pelo curso auxiliou na persistência do mesmo. A satisfação dos alunos com o curso é de extrema importância para determinar uma trajetória de sucesso na graduação, a maioria dos alunos se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos com o curso. Os principais motivos mencionados pelos alunos para a escolha do curso foram a perspectiva de um amplo e diversificado mercado de trabalho, boa remuneração, qualidade da universidade, agregar conhecimentos a atual profissão e satisfação pessoal ao entrar em uma universidade pública. As principais dificuldades mencionadas por eles foram relacionadas a falta de motivação para os estudos, bem como ausência de hábitos de estudos, inadequação com a metodologia usada em sala de aula e por fim indisponibilidade de tempo. Devido as motivações e dificuldades encontradas pelos estudantes ao longo da graduação, entendemos que as principais variáveis que contribuíram para o processo de persistência desses estudantes foram o compromisso com o seu crescimento profissional, seja aplicando os conhecimentos adquiridos em sala no seu trabalho, bem como o anseio pela ascensão profissional e a busca por uma posição de valor no mercado de trabalho, além disso o aspecto familiar e financeiro são outros dois fatores bastante mencionados pelos estudantes que desejam proporcionar através da sua formação uma maior qualidade de vida aos seus familiares.