PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras
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Navegando PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras por Assunto "Antologia de poemas"
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Dissertação Leitura literária no 6º ano: uma experiência com a antologia Poemas que escolhi para as crianças, de Ruth Rocha(2018-08-22) Mendes, Camila Flávia Soares de Figueiredo; Marcolino, Francisco Fábio Vieira; ; ; Santos, Derivaldo dos; ; Morais Neto, João Batista de;Este trabalho, de natureza interventiva, parte das reflexões e estudos existentes sobre o papel da literatura na formação dos sujeitos e da importância de sua presença na sala de aula, bem como da constatação de que, de maneira geral, a escola explora apenas lateralmente as possibilidades do texto literário e de seu caráter humanizador, sobretudo do texto poético. Estudos e práticas de sala de aula também apontam para a necessidade de buscar novas formas de trabalhar com a poesia, que possam atrair a atenção e o interesse do jovem leitor, favorecendo a projeção de sua subjetividade na leitura e na construção de sentidos. Entendendo o letramento literário enquanto um processo que não necessariamente se inicia nem termina na escola, mas para o qual ela é de fundamental importância, desenvolvemos este trabalho em uma turma do 6º ano de uma escola pública estadual situada em Natal/RN. Com o objetivo de contribuir com o processo de letramento literário dos alunos, construímos nossa sequência básica de letramento baseada em Cosson (2007), adaptando-a ao gênero poema. Privilegiamos a oralização como importante auxiliar na construção dos sentidos do texto poético e como meio de tornar atraente e significativa a experiência de leitura (PINHEIRO, 2015), pela corporeidade, no que se configura como performance (ZUMTHOR, 2007). Empreendemos esse processo a partir do livro Poemas que escolhi para as crianças, antologia organizada por Ruth Rocha (2013), que apresenta capítulos agrupados por temas, com uma grande diversidade de autores de épocas distintas. Além dos já citados, o aporte teórico foi baseado, principalmente, em Candido (1995, 1996, 2002), Zilberman (2008, 2012), Pinheiro (2002, 2006), Iser (1979), Todorov (2010), Paulino e Cosson (2009). Acreditamos que a prática de letramento realizada apresentou contribuições importantes para o desenvolvimento das habilidades de linguagem e de percepção sensorial dos discentes.