CCSA - TCC - Biblioteconomia
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Navegando CCSA - TCC - Biblioteconomia por Assunto "Access to information and education"
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TCC Impactos sociais da COVID-19: caso da na Biblioteca Comunitária de Emaús em Natal Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-25) Nascimento, Mircelânia Cavalcante do; Davi, Maria da Conceição; https://orcid.org/0000-0002-5340-4186; http://lattes.cnpq.br/9493986623986565; https://orcid.org/0000-0002-6408-6945; http://lattes.cnpq.br/6087345910157071; Davi, Maria da Conceição; https://orcid.org/0000-0002-5340-4186; http://lattes.cnpq.br/9493986623986565; Gallotti, Monica Marques Garvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; Campos, Arthur Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106A pandemia do Coronavírus assolou o mundo com seu auge em 2020 e tal fenômeno causou impactos sociais, políticos e econômicos. Ela também provocou alterações nas bibliotecas, que são organismos sociais voltadas a organização, tratamento e difusão de informação. O objetivo base desse estudo está pautado em analisar das bibliotecas comunitárias no campo científico através da quantidade de publicações de periódicos e como a Biblioteca Comunitária de Emaús em Parnamirim no Estado do Rio Grande do Norte vem contribuindo com a difusão da cultura e literatura em meio a pandemia do COVID-19. Os objetivos específicos são: destacar a importância da biblioteca comunitária e impacto social no meio em que está inserida; contextualizar as dificuldades frente às limitações causadas pela Pandemia e traçar um paralelo entre os anos de 2016 a 2021, evidenciando a execução das atividades antes e depois da pandemia do Coronavírus. Os procedimentos metodológicos consistem em uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, instrumentalizada pela observação participante ao traçar um paralelo entre os anos de 2016 a 2021, destaca-se ainda a pesquisa web bibliográfica. Nesse segmento, a relevância deste estudo monográfico decorreu, em âmbito geral, das transformações presenciadas na sociedade atual, sob a perspectiva do acesso as unidades de informação de caráter comunitárias. Ressalta-se a necessidade de estudos que discutam de maneira mais significativa o contexto dessas importantes instituições, evidenciando seu caráter social e as consequentes mudanças decorrentes do período pandêmico, bem como o momento atual de “pós” pandemia. A partir dos estudos realizados, procurou-se demostrar, inicialmente o cenário da leitura no Brasil e o entrecruzamento dos conceitos abrangentes, culminando no contexto das bibliotecas comunitárias e suas modificações perante a realidade atual. E acerca da coleta de dados em diferentes periódicos pôde-se evidenciar o crescimento de publicações de artigos acerca de bibliotecas universitárias, o equilíbrio entre escolar e pública, enquanto as comunitárias permaneciam tímidas. Nesse contexto, como resultados obtidos destaca-se o período de 2012-2017 onde essas bibliotecas tiveram 166, 56, 80 e 17 artigos publicados respectivamente. No caso da Biblioteca Comunitária de Emaús foi possível constatar a importância de políticas públicas relacionadas a cultura em meio ao período pandêmico e em como isso impactou e beneficiou a gestão da associação cultural e de sua biblioteca.