PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20531
Navegar
Navegando PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras por Assunto "Anáfora direta"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-08) Nogueira, Stelyo Rubens de Souza; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; ; ; http://lattes.cnpq.br/7231302799224412; Matos, Janaica Gomes; ; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; ; Custódio Filho, Valdinar;Este trabalho tem por objetivo propor uma intervenção pedagógica a partir de uma sequência didática (SD), com enfoque nos processos referenciais anafóricos, sobretudo no papel da recategorização da anáfora direta. Para tanto, apresentamos alguns procedimentos: descrevemos o percurso metodológico para realizar a intervenção pedagógica proposta na sequência didática; detalhamos as etapas de construção da sequência didática para o ensino dos processos referenciais anafóricos na escrita dos alunos do ensino fundamental; explicitamos os usos de recursos didáticos no planejamento e na execução da intervenção pedagógica. Partimos do pressuposto de que os processos referenciais são uma estratégia textual-discursiva que auxilia no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Assim, a fim de cumprir com nosso objetivo, embasamo-nos nas pesquisas de Marcuschi (2008), Cavalcante (2012), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Koch (2004, 2005, 2006, 2007, 2013); Bakhtin (2003), Bender e Laurito (1993), Roberto (2005). A proposta tem como foco as atividades pedagógicas que orientam passo a passo o trabalho do professor, para a produção textual, com base na orientação de Dolz, Noverraz e Schnewuly e (2004). Desse modo, centramos a atenção para explicitar as etapas constitutivas de uma Sequência Didática, direcionadas às estratégias fundamentais para a construção dos sentidos da crônica narrativa. O resultado do nosso trabalho aponta para a construção dessa sequência que possibilitará o desenvolvimento das competências e as habilidades no uso de estratégias de referenciação na produção escrita dos alunos.