PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20531
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Navegando PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras por Assunto "Análise textual dos discursos"
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Dissertação Proposta didática para o ensino da (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero de discurso artigo de opinião(2019-05-10) Medeiros, Laiane Ramos de; Gomes, Alexandro Teixeira; ; ; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; Jales, Adriana Morais;Este trabalho está inserido no âmbito dos estudos da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), proposta pelo linguista Jean-Michel Adam, que estuda a produção co(n)textual de sentido por meio de textos concretos, a partir de determinados níveis ou planos de análise linguística. A pesquisa tem como objetivo geral identificar, descrever e analisar o fenômeno da (não) assunção da responsabilidade enunciativa em artigos de opinião produzidos por alunos do 9° ano do ensino fundamental e, em seguida, apresentar uma proposta de trabalho do fenômeno da (não) assunção da responsabilidade enunciativa, a partir do gênero de discurso em tela. Para o embasamento teórico, ancoramo-nos sobretudo, nos estudos de Adam (2011) e Gomes (2014). Em termos metodológicos, analisamos um corpus composto por cinco produções do gênero artigo de opinião, elaboradas por alunos do 9° ano do ensino fundamental, a partir das categorias de análise propostas por Gomes (2014). Nossa investigação apresenta dois momentos: o primeiro, referente à análise do fenômeno da responsabilidade enunciativa no gênero de discurso em questão; o segundo, a elaboração de uma proposta didática, considerando os pressupostos básicos da responsabilidade enunciativa na construção do propósito argumentativo do produtor do gênero artigo de opinião. Em relação ao primeiro momento, pode-se perceber os PDV materializados por meio de 67 ocorrências de marcas linguísticas de (não) assunção da responsabilidade enunciativa. Os dados nos mostram que há uma predominância do PDV do aluno, apesar de encontrarmos PDV de outras instâncias enunciativas. Entendemos que essa prevalência do PDV do aluno nas produções justifica-se por ser um gênero de discurso que permite que o autor do texto expresse sua opinião sobre uma determinada temática. Quanto à recorrência do PDV de outras instâncias enunciativas nos artigos de opiniões analisados, entendemos que o aluno faz uso das palavras de outrem para expressar seu ponto de vista, na busca de validar e/ou fortalecer seu argumento. Em relação ao segundo momento, em que se elabora uma proposta didática a partir do fenômeno da responsabilidade enunciativa, buscamos fazer com que ela contribua para o ensino da Língua Portuguesa, minimizando os problemas detectados na análise do corpus desta pesquisa, como, por exemplo, a dificuldade de uso dos argumentos de autoridade para sustentar o PDV do produtor do texto. Diante do exposto, esperamos, mediante este trabalho, contribuir com os estudos sobre a temática em pauta, bem como oferecer elementos para que o professor de língua portuguesa possa trabalhar com mais eficácia a questão das vozes presentes nos mais diversos textos veiculados em nossa sociedade.Dissertação Proposta didática para o ensino da responsabilidade enunciativa no gênero discursivo crônica(2016-12-22) Medeiros, Jane; Gomes, Alexandro Teixeira; ; ; Aquino, Lucelio Dantas de; ; Sousa, Gilton Sampaio de;A Responsabilidade Enunciativa tem sido entendida como um fenômeno que busca marcar a assunção (ou não) pelo dizer por parte do locutor do texto, conforme destacam Adam (2011) e Gomes (2014). O texto, então, passa a ser explorado, a partir de sua materialidade discursiva, considerando-se o estudo de determinados níveis ou planos de análise propostos por Adam (2011). Nesta pesquisa, detemo-nos no nível sete da enunciação de Adam (2011), o qual se propõe a estudar o fenômeno da responsabilidade enunciativa no gênero discursivo crônica. Assim, foi nosso objetivo verificar como se manifesta o referido fenômeno no gênero discursivo crônica, tomando como objeto de análise quatro crônicas escolhidas da coleção “Para gostar de Ler”, do ano de 2003. Do ponto de vista teórico, amparamo-nos em autores como Adam (2011), Gomes (2014), Lourenço (2015), Marcuschi (2008), Koch (2014), Fávero e Koch (2012), Koch e Travaglia (2015), Mussalim e Bentes (2010), Rodrigues, Passeggi e Silva Neto (2010), entre outros. No enfoque metodológico, nossa investigação apresenta dois momentos: o primeiro, refere-se à análise do fenômeno da responsabilidade enunciativa no gênero discursivo escolhido; o segundo, à elaboração de uma sequência didática, considerando os pressupostos básicos da responsabilidade enunciativa na construção do propósito argumentativo do produtor do gênero crônica. Em relação ao primeiro momento, percebemos que o produtor do texto assume (ou não) a responsabilidade enunciativa pelo dizer com vistas à realização de seu propósito argumentativo. Nesse sentido, considerando que há uma grande heterogeneidade de PDV no gênero discursivo em estudo, encontramos nas 4 crônicas analisadas, 93 ocorrências de marcas de (não) responsabilidade enunciativa. Assim, em “Carta ao Prefeito”, de Rubem Braga, primeira crônica analisada, o PDV do locutor pode ser percebido nas marcas de asserção, referidas à primeira pessoa, índice de pessoas, bem como, através do uso de modalizadores. Em “O telefone”, segunda crônica em estudo, também de Rubem Braga, percebemos não só o PDV do locutor, mas também, outras fontes enunciativas que podem ser notadas através de marcadores de discurso reportado e elementos gráficos e ortográficos. Nas terceira e quarta crônicas, “Glória”, de Carlos Drummond de Andrade, e “Em código”, de Fernando Sabino, respectivamente, temos, além do PDV do locutor, outras fontes enunciativas por meio do uso de verbos de atribuição de fala, de diferentes tipos de representação da fala (discurso direto, indireto), de marcas de asserção referidas à terceira pessoa e de índices de pessoas. Em relação ao segundo momento, esperamos que a sequência apresentada contribua para o ensino da Língua Portuguesa, proporcionando ao aluno um avanço no desenvolvimento de suas habilidades específicas, melhorando sua criticidade e seu posicionamento frente ao texto.