PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20531
Navegar
Navegando PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras por Assunto "Articuladores textuais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-28) Oliveira, Alice Costa de; Gomes, Alexandro Teixeira; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; http://lattes.cnpq.br/0369892841667500; Santiago, Marcio Sales; https://orcid.org/0000-0001-9348-7273; http://lattes.cnpq.br/2418222799578952; Pereira, Rodrigo AcostaO presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição dos articuladores textuais de tempo e de espaço na produção do gênero resumo escolar/acadêmico dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos em Koch (1988; 2001; 2018), Antunes (2017), Bakhtin (2000) para discutir as questões que envolvem a Linguística Textual e o trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula. Ademais, apoiamonos em Machado (2004), Leite (2006), entre outros autores, para abordar as características do gênero resumo escolar/acadêmico. No âmbito metodológico, por se tratar de um trabalho com viés prático e com vistas à resolução de um problema, adotamos os pressupostos da pesquisa-ação de Thiollent (1986) e as considerações de Pradanov e Freitas (2013) sobre a pesquisa qualitativa. Assim, além das discussões teóricas, temos como resultado desta pesquisa uma proposta de atividade voltada aos estudantes do 9º ano, detalhada em 8 (oito) etapas, as quais podem contribuir significativamente para a análise dos articuladores de tempo e de espaço na produção do gênero resumo escolar/acadêmico e servem como suporte para futuras aplicações em sala de aula.