PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras
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Navegando PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras por Assunto "Bensimon, Carol, 1982 - crítica e interpretação"
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Dissertação Retextualização e multimodalidade nas crônicas de Carol Bensimon: gênero vídeo-minuto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-19) Nóbrega, Juliana Dantas de Macêdo; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; http://lattes.cnpq.br/1590149809453015; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; Aquino, Jaciara Limeira deO presente trabalho tem como objetivo geral, a partir da leitura da obra Uma estranha na Cidade, de Carol Bensimon, desenvolver uma intervenção prática e reflexiva voltada à formação do leitor literário por meio da sequência didática (SD) como forma metodológica e interdisciplinar, visando sua retextualização em vídeo minuto. Por entender a importância das obras literárias no saber, o qual é difundido através da leitura e do tempo, a multimodalidade trouxe a flexibilidade para o avanço deste trabalho, pois é pensada como a mistura de diferentes formas de linguagens, que em conjunto, atuam para a significação de gêneros discursivos diversos, ao abranger variadas modalidades de comunicação como a crônica, o trabalho em grupo, a produção textual e a gravação do vídeo-minuto. O planejamento deste trabalho foi focado na prática cotidiana em sala de aula no processo de leitura e reflexão sobre o texto. Nesse sentido, a pesquisa foi conduzida sob a perspectiva interdisciplinar com a finalidade de promovermos a aproximação entre leitores e textos que possibilitassem a experiência encantadora e enriquecedora da leitura literária, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. Para a execução deste estudo, adotou-se a abordagem metodológica qualitativa, mais especificamente sob o enfoque da pesquisa-ação, pensada na ótica de Thiollent (2011). O trabalho realizado com o gênero discursivo crônica seguiu a sequência didática sugerida por Dolz (2010). A metodologia partiu de aulas práticas, em que foi possível a produção de textos registrados no diário coletivo da turma, o qual foi essencial ao roteiro do gênero vídeominuto. Foram utilizadas as contribuições de Cosson (2011) no que diz respeito ao letramento literário; de Bakhtin (2003) sobre os gêneros do discurso; de Rojo (2012) e Ribeiro (2016) acerca dos gêneros digitais, multimodalidade e multiletramentos. Todos esses teóricos contribuíram para o êxito desta pesquisa. Os resultados apontam que as habilidades que estes estudantes têm para a escolha e uso consciente do vídeo como recurso didático são pouco significativas. Mesmo com tantos momentos de análises vivenciados ao longo do projeto, houve falhas no envolvimento da turma na gravação do vídeo-minuto. No entanto, por meio dos recursos da Lei Paulo Gustavo, os alunos e a professora pesquisadora tiveram a oportunidade de reeditar os vídeos, amenizando as dificuldades que apareceram durante o percurso. Porém, no que diz respeito à prática reflexiva, alcançou-se o êxito almejado, tudo isso concretizado no avanço das competências leitoras, na reflexão e na produção do próprio diário.