PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras
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Navegando PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras por Assunto "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES"
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Dissertação Letramento digital no ensino fundamental II: estratégias de leitura e escrita com o uso do hipertexto(2016-12-13) Leôncio, Maria Almaiza de Medeiros; Medeiros, Maria Assunção Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8599075451316548; ; Aquino, Lucelio Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/9585462037655988; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de; ; http://lattes.cnpq.br/8322044453048856O acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, sobretudo a internet, é hoje uma ferramenta que colabora para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Com a introdução da cultura digital como prática pedagógica os alunos são levados a utilizar a internet como suporte de conteúdos para o ensino/aprendizagem, o que os desafiam a ler, cada vez mais, por meio de hipertextos. Diante disso, o objetivo da pesquisa foi analisar o desempenho dos alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental quanto à leitura em tela. Para isso, elaborou-se uma proposta de intervenção que direcionasse o desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão do hipertexto no contexto digital. No campo metodológico, o trabalho se ancorou em uma abordagem de base qualitativa, cujo princípio gerador se estrutura em uma pesquisa-ação. Justificou-se este trabalho, porque ao se trazer para a sala de aula práticas de letramento hipertextuais, orientam-se os alunos a construírem competências e habilidades que serão úteis para a vida, como também para a formação de cidadãos críticos e, dessa forma, capazes de corresponder-se ao que a sociedade moderna espera. Como pressupostos teóricos, recorre-se aos trabalhos de Levy (1993), Xavier (2002), Coscarelli (2012), Braga (2013), Gomes (2011), dentre outros. Para subsidiar o trabalho de leitura foram utilizadas as estratégias expostas por Solé (2010). Espera-se que essa prática, também, não fique somente limitada ao ensino de Língua Portuguesa, mas que seja ampliado o trabalho com o hipertexto como uma prática para promover o letramento digital no contexto escolar. Como resultado, espera-se ainda, que o trabalho com o hipertexto possa ocupar um espaço significativo na aprendizagem dos alunos e que lhes permita usufruir dessa modalidade escrita sem que se percam na liberdade quanto aos usos dos links que levam a percursos diferenciados. Com isso, reconhece-se que o hipertexto tem exercido um papel de destaque na sociedade atual, tornando-se um suporte relevante para leitores proficientes em múltiplos letramentos, inclusive o letramento digital. Os resultados da pesquisa demonstram que as atividades hipertextuais desenvolvidas em sala de aula com alunos do 9º ano constituiu uma excelente contribuição para o aprendizado dos alunos. Portanto, este trabalho pode contribuir para que a escola enxergue as ferramentas hipertextuais como um recurso que mostra outras possibilidades de aprendizagem e de conhecimento.Dissertação Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva(2016-11-18) Rocha, Marcela Grazielly; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/9467435917159475; ; http://lattes.cnpq.br/9071225566677867; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Rodrigues, Manoel Freire; ; http://lattes.cnpq.br/9924056309219258A Literatura afro-brasileira vem conquistando cada vez mais espaço no ambiente acadêmico, mas muito pouco chega aos educandos do ensino fundamental. A partir da Lei 10639/03, que inclui a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana, a escola precisa oferecer aos estudantes a sua reflexão como constituinte e formadora da sociedade brasileira, valorizando o papel do negro como sujeito formador da história do nosso país, pois o que se tem ensinado nas escolas quanto a história da África se limita à história da escravidão e do povo escravizado. A Literatura Negra trabalhada em sala de aula ainda não rompeu os padrões estéticos clássicos ou da tradição brasileira. Apresento então uma proposta de trabalho com uma autora afrodescendente: Cidinha da Silva, escritora mineira, que aparece dentro do panorama literário atual, trabalhando com a Literatura Negra, uma literatura marginal ao cânone, que trata de temas relacionados ao conceito de Negritude, o preconceito racial, a cultura afro brasileira, religião de matriz africana, comportamento, música, de forma natural, leve e que atinge o público infanto-juvenil, com suas histórias, contos, crônicas em que podemos nos reconhecer dentro do enredo, nos personagens e até mesmo nas ações do dia a dia. Este trabalho propõe uma sequência didática voltada para a leitura e escrita do gênero textual crônica, mais especificamente da obra Baú de miudezas, sol e chuva (2014), que tem como objetivo interferir no processo ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II da rede pública de educação a partir da valorização cultural e conscientização de sua identidade e seu papel no mundo. A pesquisa apresenta um enfoque didático-pedagógico, fundamentada nos PCN’s, na Lei 10.639/03, em Candido (2010, 1998, 1995), Cosson (2009), Freire (1987) e Munanga (2009, 2000).