PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras
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Navegando PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras por Assunto "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS"
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Dissertação Argumentação e ensino de escrita no ensino fundamental: uma proposta de intervenção(2016-12-16) Oliveira, Juciana Soares de; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; ; http://lattes.cnpq.br/2045734241632771; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Bessa, José Cezinaldo Rocha; ; http://lattes.cnpq.br/4441063127606204O objetivo desta pesquisa é investigar a competência argumentativa de alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Fortaleza/ Ceará, a partir da produção escrita de artigos de opinião. Quanto aos objetivos específicos, este trabalho propõe-se a realizar uma análise comparativa de duas versões de dez artigos de opinião produzidos por esses alunos, identificar dificuldades relacionadas à ausência de uma ou mais fases da sequência argumentativa prototípica proposta por Adam (2011) e aplicar uma intervenção pedagógica com a finalidade de que essa sequência prototípica se efetive nos textos dos alunos, contribuindo, assim, para a melhoria da escrita argumentativa. Teoricamente, o trabalho fundamenta-se em uma abordagem sociodiscursiva, os gêneros do discurso são compreendidos na perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin (1992) e na execução da proposta teórico-metodológica de sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004). Além disso, recorremos à noção de Retórica, desde a antiguidade clássica até o surgimento da Nova Retórica presentificada nos estudos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), que, na atualidade, foi assimilada pelos estudos da Pragmática e conectada às teses centrais do pensamento de Ducrot (1977, 1980, 1987). Também ancoramo-nos no conceito de sequências textuais proposto por Adam (2011), assim como nos pressupostos que concebem a produção escrita como prática processual, conforme Flower e Hayes (1980), Serafini (2004) e Passarelli (2001). Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação segundo Thiollent (1996), com abordagem de dados de natureza qualitativa, conforme estabelecem Bodgan e Biklen (1996). A aplicação da sequência didática possibilitou-nos observar que os alunos passaram a escrever artigos de opinião mais elaborados, com níveis de argumentação mais significativos, conseguindo, inclusive, posicionarem-se de forma mais reflexiva e crítica diante de questões sociais discutíveis. Além disso, ao defendermos o argumentar como ação linguística de maior importância, acreditamos que, por meio da intervenção proposta, conseguimos contribuir para que os alunos envolvidos tivessem a oportunidade de exercer os papéis sociais do argumentar e contra-argumentar por meio da adoção de uma postura pró-ativa e ética em seus textos.Dissertação Argumentação e projeto de letramento: gênero discursivo debate regrado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-20) Nobre, Valéria de Oliveira; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; http://lattes.cnpq.br/2035354839511351; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Paz, Ana Maria de Oliveira; Sales, Laurenia SoutoAo refletirmos sobre o ensino atual, vimos que a argumentação, aliada às práticas de letramento, pode auxiliar na construção de um jovem mais motivado, crítico e consciente de suas ações enquanto membro da sociedade. Sendo assim, o presente estudo objetiva analisar como os projetos de Letramento, por meio do trabalho com textos de sequência argumentativa, sobretudo com o gênero discursivo debate, podem contribuir para o desenvolvimento da competência leitora, escritora e oral dos alunos e diminuir os prejuízos causados pelas Fake News à educação, ao processo de letramento e à formação leitora do jovem cidadão. Apresentamos uma proposta de intervenção com o intuito de despertar o interesse desses jovens e contribuir para uma melhoria na construção do conhecimento e da capacidade argumentativa em uma organização didática sequencial de atividades práticas que inclui, dentre outros, os objetivos, o passo a passo da execução da proposta e a divulgação das ações desenvolvidas, resultando em cartazes e informes a serem apresentados à comunidade local. Para a realização das atividades, debates regrados foram gerados com o intuito de fortalecer as ideias colocadas em pauta. Para sustentar o trabalho, utilizamos os escritos de Bakhtin (2016) e Marcuschi (2011), no que compete a gêneros; Rojo (2012) e Kleiman (1995), no que se refere aos estudos de letramento; Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), Fiorin (2015) e Plantin (2008), nas questões referentes à construção do discurso e da argumentação; e Schneuwly e Dolz (2004), no que se refere a debates. A metodologia aplicada é do tipo pesquisaação, sob a ótica de Thiollent (1985), mediante uma abordagem qualitativa, baseada nos estudos de Bortoni-Ricardo (2008), por meio de uma proposta de intervenção, a partir do modelo didático projeto de letramento, desenvolvido por Kleiman (2000) e Oliveira, Tinoco e Santos (2014). Acreditamos que a presente proposta possa despertar nos alunos a capacidade de enxergar e interpretar melhor o mundo a sua volta, tornando-se um cidadão consciente e crítico.Dissertação A arte de usar as palavras: a literatura infantil e juvenil na formação social do leitor(2015-08-27) Oliveira, Maria Giselia de; Rabelo, Sebastiao Augusto; ; ; Dias, Valdenides Cabral de Araujo; ; Rodrigues, Manoel Freire;Este trabalho apresenta e analisa os resultados da Pesquisa A Arte de Usar as Palavras: Literatura Infanto e Juvenil na Formação Social do leitor, que teve como objetivo avaliar a influência dos gêneros textuais literários na formação do leitor a partir do viés social. A pesquisa foi realizada em uma turma de 7º ano, da Escola Estadual José Joaquim, localizada no município de Coronel Ezequiel no estado do Rio Grande do Norte. Busca refletir sobre a formação do leitor literário no ambiente escolar e sobre a importância da literatura na formação do indivíduo, partindo-se do pressuposto de que a literatura, por meio da leitura dos textos literários (COSSON, 2007) possibilita ao sujeito a construção da sua identidade e o humaniza. Destaca também o valor da participação de pais, professores e escola no processo de letramento literário. O presente trabalho tem como base alguns estudiosos que discutem questões relacionadas à importância da formação do leitor e do letramento literário, entre eles: Cosson (2007), Zilberman e Lajolo (1998), Custódio (2007) e sobre o prazer em ler, destaca-se como um dos suportes Roland Barthes (2013). No momento da leitura dos textos em sala de aula, foi verificada a viabilidade da estratégia utilizada pelo professor para que a identificação dos alunos com os textos fosse construída de forma relevante, bem como quais os efeitos que a leitura oral expressiva do professor mediador auxilia na motivação e aprendizado dos alunos, como também, quais conhecimentos prévios os discentes têm da leitura literária. Dessa forma, busca permitir aos alunos a constituição da sua identidade leitora e o desenvolvimento de sua competência comunicativa, possibilitando-os agir e pensar de forma autônoma. Espera-se que os resultados decorrentes desta pesquisa possam contribuir para a produção bibliográfica na área da temática ora trabalhada.Dissertação Uma carrada de sonhos: do baú do Antônio Francisco para a sala de aula EJEANA(2015-08-28) Azevêdo, Maria Isabel de Macedo; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/9467435917159475; ; Rabelo, Sebastião Augusto; ; http://lattes.cnpq.br/9053383753430184; Costa, Maria Edileuza da; ; http://lattes.cnpq.br/6508544664018104A Presente dissertação procura descrever o trabalho com cordéis em uma turma de EJA da Escola Estadual Tomaz de Araújo, situada em Acari-RN. A pesquisa foi realizada sob a luz de duas categorias: oralidade e escrita. Analisando as dificuldades observadas no tocante ao gosto pela leitura e escrita nessa modalidade de ensino, foi pensado em um projeto que pudesse minimizar essas barreiras. Elegemos, portanto, o cordel como gênero ideal para atrair a atenção dos alunos em razão de elementos como a rima, a musicalidade, a linguagem simples, temas próximos da realidade dos alunos. O objeto de estudo da pesquisa foi a recepção dos alunos aos cordéis de Antônio Francisco, dados o lirismo e encantamento observados nos cordéis desse poeta popular, propício, portanto, para transmitir valores humanos essenciais à vida moderna, visto que o capitalismo e a corrida desenfreada pelas possessões materiais faz com que os valores éticos, sociais e humanos sejam menosprezados. O trabalho está pautado quanto à estética da recepção em Jauss (1994) e Iser(1996); No tocante aos estudos da poesia nos detivemos nas teorias de Candido(1988);Pinheiro(2007);Moisés(2007); Moisés (2012) e Kirinus(2011); Quanto às orientações metodológicas referentes ao ensino lançamos mão de Freire(2014); Esclarin(2006) e da Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos(2002); Para refletirmos sobre a cultura popular e a literatura de cordel nos pautamos em Batista(1977); Abreu(2001) e Kunz(2001); Evidenciamos que a partir do trabalho com cordéis os alunos passaram a gostar de ler e melhoraram a escrita.Dissertação A coesão sequencial em textos do gênero carta aberta: proposta de intervenção para o ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-29) Costa, Jediael Ferreira da; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; ; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; Silva, Ananias Agostinho da;Este trabalho está relacionado à nossa inquietação como docente de Língua Portuguesa, especificamente com a questão de como tornar o ensino prazeroso e significativo para o aluno, de maneira que o seu propósito na escola transcenda a mera aprovação escolar. Em nossa prática em sala de aula, notamos, com regularidade, que os alunos apresentavam algumas dificuldades em reconhecer a organização composicional dos gêneros textuais, assim como de estabelecer a coesão sequencial, inviabilizando, em algumas situações, a continuidade de sentido do texto. Diante disso, esta pesquisa definiu como objetivo geral investigar os recursos de coesão sequencial na construção e sequenciação do texto, no que concerne à produção do gênero Carta aberta, considerando o nível de adequação sinalizado pelo aluno em relação à organização do texto. Para tanto, selecionamos como objetivos específicos: descrever a estrutura composicional dos textos escritos pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental no gênero Carta Aberta; caracterizar a estrutura composicional do gênero; identificar os elementos de coesão sequencial nos textos produzidos; caracterizar os elementos de coesão sequencial no gênero Carta Aberta; analisar a função dos elementos coesivos na construção dos sentidos do texto. As bases teóricas que fundamentam essa pesquisa se pautam nos estudos textuais-interativos desenvolvidos por Koch e Elias (2006; 2010), Koch (2002; 2011; 2013), Marcuschi (2005; 2008), Antunes (2005; 2009; 2010), Geraldi (2011), entre outros. Quanto aos aspectos metodológicos, recorremos à abordagem qualitativa e interpretativa, com base nos estudos de Flick (2009), Fonseca (2002), Marconi e Lakatos (2011), além de outros. Esta investigação, do ponto de vista da tipologia de pesquisa, atende aos princípios da pesquisa-ação, em conformidade com os estudos de Thiollent (2011), caracterizada pela intervenção do professor regente na sala de aula sob sua responsabilidade. Os dados da pesquisa foram gerados a partir da aplicação de uma sequência de atividades desenvolvidas com base nas orientações modulares de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), através das quais os alunos produziram uma versão inicial e uma versão final da Carta Aberta. Na versão inicial, os alunos se apropriaram de alguns conectores com o objetivo de estabelecer as relações semânticas pertinentes; no que concerne à produção final, foram constatados novos conectores, proporcionando a expansão do uso dos elos de ligação, como também a implementação de novas relações semânticas, contribuindo para o estabelecimento da coesão textual. Com relação ao gênero textual, constatamos que, em geral, os alunos produziram textos adequados às especificações da Carta Aberta. Por conseguinte, os resultados alcançados convergem para a consecução dos objetivos pretendidos, já que os alunos produziram textos significativos por meio dos quais puderam contribuir para a resolução de problemas situados, interagindo socialmente por meio do texto escrito.Dissertação A coesão sequencial na produção escrita de alunos do ensino fundamental(2018-08-17) Medeiros, Thiago Espínola de; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; ; Gomes, Alexandro Teixeira; ; Irineu, Lucineudo Machado;A escrita, por ter um papel relevante na sociedade, tem sido, ao longo do tempo, abordada por estudiosos no campo da Educação, da Linguística Aplicada, da Linguística, entre outros, enquanto prática necessária para que os indivíduos possam assumir seus papéis como cidadãos críticos e participativos. Assim sendo, é necessário que a escola, principalmente os professores, realizem um trabalho efetivo com a produção de textos em modalidades diversas com as quais o aluno possa interagir nos mais diferentes lugares e situações. É comum observar-se que, quando solicitado a produzir determinado texto, o aluno o faça, embora essa escrita apresente alguns problemas, entre estes os de ordem da coesão. Tomando por base essas considerações, o presente trabalho tem como foco na coesão textual na produção escrita desses alunos, no que se refere ao uso dos elos de coesão sequencial, com vistas à construção dos sentidos do texto. Assim, esta investigação é norteada pela seguinte questão: como os alunos do 8º ano se utilizam de elementos coesivos sequenciais no texto escrito que produzem? Para tanto, definiu-se como objetivo geral, investigar como os alunos usam os conectores nas produções textuais no gênero carta aberta. Como objetivos específicos, selecionaram-se: identificar as especificidades do gênero carta aberta; identificar os elos coesivos nos textos; especificar as relações semânticas estabelecidas pelos elos coesivos nas produções escritas dos discentes; reconhecer se os elementos de coesão sequencial atendem aos propósitos comunicativos dos textos. As bases teóricas adotadas são oriundas das pesquisas de Koch e Elias (2010), Koch (2002, 2011, 2013), Marcuschi (2008), Antunes (2005, 2007, 2009, 2010), entre outros trabalhos que seguem perspectivas interacionais. Do ponto de vista metodológico, adotou-se a a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação, conforme as orientações de Thiolent (2012) e Creswell (2010), a fim de atender ao objetivo da pesquisa. A geração de dados para este trabalho foi realizada por meio da sequência didática, de acordo com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), por meio da qual os alunos produziram textos em uma versão inicial e uma final. Em relação aos resultados, na versão inicial, os alunos utilizaram 247 conectores para estabelecer as relações semânticas necessárias para o propósito do texto; já na produção final, foram observados 341 conectores, sendo 94 conectores a mais, indicando que na versão reescrita os alunos puderam utilizar adequadamente outros conectivos que ainda não haviam sido materializados textualmente. Isso significou uma expansão no uso dos elementos coesivos, sendo possível o estabelecimento de novas relações semânticas nos textos. No que se refere ao gênero textual carta aberta, verificou-se que, de maneira geral, os alunos conseguiram produzir textos de acordo com as especificidades do gênero. Portanto, os dados apontam para a consecução dos objetivos estabelecidos, uma vez que se observou que os alunos conseguiram ampliar o repertório de conectores, além de também aprenderem a produzir o gênero carta aberta.Dissertação A competência leitora de alunos do ensino fundamental: uma proposta de intervenção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-13) Araújo, Maria José Fernandes da Silva; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; ; http://lattes.cnpq.br/6905504227139621; Reinaldo, Maria Augusta Gonçalves de Macedo; ; http://lattes.cnpq.br/0323008945925363; Medeiros, Mario Lourenço de; ; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240A leitura constitui uma atividade de suma importância na vida de todo ser humano, uma vez que esta prática é condição primordial para o desenvolvimento pleno da pessoa; uma atividade cujo domínio é essencial ao exercício da cidadania, pois é o meio através do qual o estudante tem acesso aos saberes que fazem parte do mundo a sua volta. No entanto, dada a complexidade que envolve o processo de aprendizagem da leitura, ensinar os alunos a ler não constitui tarefa fácil e, muitas vezes, os discentes não adquirem a competência necessária à compreensão dos textos, o que dificulta todo o desenvolvimento destes, haja vista que não há leitura, se não houver compreensão. De acordo com essa visão, o presente estudo tem como foco uma intervenção pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos do 6º ano “U” da Escola Estadual Senador José Bernardo, na cidade de São João do Sabugi - RN. As atividades que constituíram o processo da referida intervenção foram realizadas em sala de aula de Língua Portuguesa e desenvolvidas por meio de sequências didáticas elaboradas a partir de estratégias de leitura, tendo como base os gêneros textuais conto e notícia, uma vez que os alunos, sujeitos desta investigação, apresentavam sérios problemas no tocante à compreensão leitora. Tendo em vista a importância do problema em questão, este trabalho justifica-se pela relevância de atender à dificuldade mencionada, haja vista que o mesmo busca o desempenho em leitura através dos gêneros enquanto práticas sociais de linguagem, por meio de atividades interativas que visam ao ler para compreender, para construir o sentido dos textos e ampliar o interesse pela leitura. Esta proposta de intervenção insere-se no âmbito da Linguística Aplicada e para realizá-la, foram tomadas como fundamentos algumas teorias voltadas para a noção de língua enquanto prática sociointerativa, tais como os estudos de Bakhtin (2006, 2011), Bronckart (2012) e aportes direcionados ao ensino da atividade leitora, dentre eles: Solé (1998), Oliveira (2010), Leffa (1996, 1999), Silveira (2005) e outros. As discussões acerca de gêneros seguiram os estudos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), além de outros teóricos; as sequências didáticas foram construídas a partir de Bronckart (2012), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2013) e, no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa, foram adotadas as orientações contidas nos PCN/LP (1998), como também em Antunes (2003, 2009) e outros autores. Os resultados mostram que os alunos do 6º ano ampliaram sua capacidade de compreensão dos textos lidos, através da implementação das ações didático-pedagógicas, adquirindo, assim, a competência leitora de que necessitavam para continuar aprendendo.Dissertação Confeitaria poética: uma proposta de fortalecimento das agências escola e família(2018-09-11) Silva, Nilson Alfredo da; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; ; Ferreira, José Luiz; ; Costa, Maria Suely da;A família tem compartilhado com a escola a responsabilidade de educar os filhos, mas dela tem se afastado, por vezes, à medida que a idade escolar do aprendiz aumenta. Nesse sentido, este trabalho centra foco na possibilidade de reaproximação entre família e escola, assim como no fortalecimento das práticas de leitura e de escrita, mediante a implementação do Projeto Didático de Gêneros (PDG), em aulas de Língua Portuguesa, adotando como artefato de letramento o gênero literário poema. Sendo assim, seu objetivo geral consiste em analisar a contribuição do texto poético (poemas) para o fortalecimento do aluno produtor / leitor, assim como para reaproximação entre família e escola, por meio de parcerias. A investigação é do tipo pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985) e adota a abordagem qualitativa dos dados (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Seu desenvolvimento ocorre sob a orientação do Projeto Didático de Gênero - PDG (GUIMARÃES E KERSCH, 2014). A opção por abordar gênero da literatura (leitura e produção de poemas) justifica-se pelo lugar privilegiado que ela ocupa no processo de formação do leitor, pois contribui para a humanização do próprio sujeito (CANDIDO, 2004). A pesquisa tem como cenário uma turma de 7º ano de uma escola pública da periferia da cidade de Natal/RN. A fundamentação teórica da pesquisa assume como pressupostos os trabalhos que concebem o Letramento como prática social (HAMILTON, 2000; HEATH, 1982; STREET,1984; KLEIMAN, 1995; OLIVEIRA; KLEIMAN, 2008), as produções que focalizam a parceria escola-família, mais especificamente, o letramento familiar (CASPE, 2003; PHILIP; SAMPLE, 2005; KEY, 1998), os estudos que abordam o Letramento Literário (COSSON, 2014) e o gênero poema na sala de aula (FRANZ, 1997; JOSÉ, 2003; PINHEIRO, 2002). Os resultados da pesquisa ressaltam a contribuição do PDG para a reaproximação das agências de letramento família e escola, mediados pelo gênero literário poema. O trabalho também revela que a presença da família na escola possibilitou o desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita dos alunos.Dissertação Da leitura de memórias ao registro: o diário de leitura como instrumento de avaliação(2019-12-09) Santos, Lizândra Medeiros dos; Aquino, Lucélio Dantas de; ; ; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; Rabelo, Sebastião Augusto; ; Costa, Maria Edileuza da;Este trabalho tem como objetivo geral investigar a efetivação das ações de letramento literário no 8º ano do Ensino Fundamental II, a partir do uso de uma sequência básica com o gênero Memórias Literárias e o Diário de Leitura, promovendo, junto aos alunos, situações de leitura que ultrapassaram os muros da escola. Como objetivos específicos, buscamos: analisar a aplicação da sequência básica, com o gênero Memória Literária para promover o contato do aluno com a leitura literária; refletir sobre o desenvolvimento das práticas de leitura literária, a partir da análise da intervenção com estudo de Memórias Literárias e do uso do Diário de Leitura; e, compreender o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, a partir dos registros realizados no Diário de Leitura. Esta pesquisa é embasada em questões relevantes para nosso estudo, como o conceito de Letramento Literário, ancorando-nos nos pressupostos de Cosson (2014) e (2017), dentre outros estudiosos e pesquisas que refletem sobre esse assunto. Quanto ao trabalho com Memórias Literárias, utilizamos textos premiados na Olimpíada de Língua Portuguesa de 2016. Diante disso, para corroborar o que discutimos, apoiamo-nos no conceito de Memória Literária conforme o que afirmam Clara et al. (2010)). No tocante ao uso do diário de leitura, esta pesquisa se baseia nos postulados de Buzzo (2010) e Machado (1998). No que se refere a aspectos metodológicos, este trabalho consiste em uma pesquisa-ação que tem como norte os estudos de Thiollent (1996); e, por se tratar de uma pesquisa baseada em uma intervenção, desenvolvida através de uma sequência básica, traremos à luz o que trata Cosson (2009). Na sequência básica, desenvolvemos aulas de leitura a partir de memórias literárias e solicitamos registros em diários de leitura. Estes serviram de instrumento para que analisássemos os resultados de nossa ação, que tinha como escopo formar leitores críticos. Desse modo, podemos afirmar que, embora não tenhamos recebido a quantidade de diários que esperávamos, os resultados alcançados a partir de nossa ação são positivos, visto que percebemos que nossos alunos deram um passo para a criticidade, para a reflexão, bem como, a partir de então, para que tenham um novo olhar para a leitura. Consideramos nossa intervenção como ato de grande importância para nós e para os alunos envolvidos, tendo em vista que a leitura não é uma ação escolar, mas para a vida.Dissertação Decolonizando saberes no ensino e na formação docente: a implementação da Lei 10.639 na prática pedagógica de professores de língua portuguesa de uma escola da rede pública estadual do Ceará(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-26) Moura, Camile Baccin de; Gomes, Alexandro Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-4612-0361; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; http://lattes.cnpq.br/4007093759168399; Oliveira, Cintya Kelly Barroso; Teixeira, Wagner BarrosEm 2023, a Lei 10.639/003 completou vinte anos de vigência na educação brasileira. A referida lei prevê que o ensino da cultura e da história da África se torne parte do componente curricular obrigatório do ensino básico, como política de ação afirmativa de enfrentamento às práticas racistas por meio de uma educação antirracista. Nesse sentido, esta pesquisa aborda o impacto da lei no ensino da Língua Portuguesa numa escola pública estadual de Fortaleza - Ceará. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa-ação de caráter qualitativo, que intenta analisar o impacto da lei na ação docente, além de investigar e refletir sobre a relevância da formação continuada para o letramento racial docente. Partindo da perspectiva decolonial e interseccional (Teoria da Interseccionalidade afro-americana), este trabalho lança luz sobre a importância de uma educação antirracista interdisciplinar para o sujeito professor. No arrimo desse percurso, foram aplicados questionários aos docentes da Área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias da escola em questão, cuja finalidade foi investigar se há, de fato, a aplicabilidade da lei na instituição e quais os aspectos formativos que foram ofertados para os professores naquele lócus. Outrossim, foram acessados dados escolares para melhor entender o perfil institucional e docente, incluindo as observações das ações pedagógicas implementadas naquele âmbito. Com base nos dados obtidos, nossa investigação sugere como ação interventiva uma oficina formativa, na qual o produto é uma sequência didática elaborada para o público docente de Língua Portuguesa. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos em Antunes (2009), Akotirene (2018), Almeida (2019), Candau (2013), Ribeiro (2018, 2019), Cosson (2022), Colling (2012), Davis (2016, 2019) Ferrarezi Jr. (2014), Freire (1984, 2006), Jouve (2012), Quijano (2005, 2006), Rojo (2009), Tardif (2002), Pimenta (2008), Saviani (2020), Van Djik (2020, 2022), entre outros. Nesse sentido, diante do processo investigativo, entendemos que os dados obtidos revelam a necessidade clarividente de ações afirmativas educacionais, objetivando a formação docente continuada para o letramento racial naquela comunidade escolar. Acreditamos que nossa investigação contribuirá para que a instituição escolar, orientada pela Secretaria da Educação, promova ciclos formativos cuja temática tenha como foco o letramento racial docente e seus desdobramentos. Assim, embora uma pesquisa deva ter considerações conclusivas, estas, por sua vez, não se esgotam, sendo contínuas e passíveis de transformação e de novas investigações.Dissertação A didatização do gênero carta de leitor com foco na interação: uma proposta de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa(2019-09-11) Gomes, Renilson Nóbrega; Santiago, Márcio Sales; ; ; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; Araújo, Júlio César Rosa de;A presente pesquisa tem o objetivo geral de investigar o texto produzido pelo aluno no gênero carta de leitor, por meio da identificação das características composicionais nos textos dos alunos, no reconhecimento dos propósitos comunicativos nas cartas produzidas pelos alunos e na análise do suporte de veiculação do gênero. A base teórica que sustenta esse objetivo procede de Alves Filho (2011), Bezerra (2001), Biasi-Rodrigues (1998), Bonini (2003), Marcuschi (2003) e Távora (2005). A metodologia utilizada é do tipo produtiva e reflexiva, objetivando a efetivação da produção inicial e norteamento do planejamento da intervenção aplicada a partir de uma sequência didática, culminando com a produção final. As técnicas de construção de dados foram distribuídas na didatização do gênero de discurso carta de leitor, leitura de textos-modelo, produção textual, revisão e refacção dos textos e, por meio delas, chegamos a vinte duas cartas, sendo que onze foram escritas na produção inicial e onze na produção final, as quais usamos na análise e investigação dos resultados. A análise desses dados nos permite concluir que a didatização do gênero de discurso carta de leitor se mostra como uma situação didática propícia para o ensino da escrita como interação, pois o aluno escreveu para interagir ao empregar, com adequação, conhecimentos linguísticos, enciclopédicos, textuais e interacionais nos seus textos, como orientam Koch e Elias (2017). Para isso, a carta de leitor foi didatizada com vistas a oferecer ao aluno um espaço para a publicação de seus textos em suportes como blog, jornal e revista, usados como produto da pesquisa.Dissertação Encantos poéticos: a poesia potiguar pede licença...(2015-07-14) Santos, Luciana Maria Carvalho Medeiros dos; Dias, Valdenides Cabral de Araujo; ; ; Santos, Derivaldo dos; ; Souza, Francisca Zuleide Duarte de;É certo que muitas discussões acerca da abordagem da poesia em sala de aula têm sido promovidas e publicadas, entretanto qual a razão para a poesia ainda não ter encontrado de fato o seu caminho na escola? Uma das possíveis respostas para o desvendar desse mistério, que inquieta principalmente àqueles que sabem da importância do contato com leituras dessa natureza, em especial na escola, é a certeza de que é preciso ser leitor de poesia para formar leitores de poesia. Assim, se torna necessário ampliar e ressignificar essas discussões de modo a promover efetivas transformações quanto a abordagem do texto poético no espaço escolar. Uma outra lacuna também identificada nas práticas de sala de aula é a mínima escolha pela poesia produzida por autores locais como objeto de estudo. Por essa razão, a presente pesquisa de natureza qualitativa, propõe-se a apresentar uma proposta voltada a abordagem da poesia potiguar na sala de aula, considerando a escassez de material dessa natureza. Dessa forma, o objetivo maior da pesquisa aqui apresentada é ressignificar os conceitos e a abordagem da poesia potiguar no contexto da sala de aula, considerando sua importância como artefato artístico, histórico e cultural, para além dos limites geográficos, por meio da produção de material didático. Sabendo da pluralidade de interesses e afinidades que perpassam o indivíduo, assim como a impossibilidade de negar os avanços da tecnologia e sua importância também no ambiente escolar, o material didático aqui proposto materializa-se na forma de site e de um caderno de poesias, ambos voltados a propostas didáticas centradas na poesia potiguar, sendo o caderno de poesias um recorte do site, por entender a dificuldade de alguns professores no acesso e manuseio dessas novas ferramentas. Para esta pesquisa, assumem-se como norte os pressupostos a respeito de literatura e poesia de CANDIDO (2013), HAMBURGER (2007), as orientações acerca do letramento literário de COSSON (2014), assim como os escritos de GURGEL (2001) e ONOFRE JR (2000) a respeito de literatura potiguar. Assim, a referida pesquisa parte da necessidade de impregnar nos professores a certeza de que é preciso dar voz e vez a poesia na sala de aula, assim como de conhecer a poesia produzida por artistas locais, com vistas a valorizar e disseminar suas obras para, enfim, possibilitar atividades significativas de construção, desconstrução e reconstrução de paradigmas no campo da literatura.Dissertação Encontro com leitores: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental(2017-07-31) Melo, Maria Aparecida Tiago de; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; ; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; Sousa, Gilton Sampaio de;A frase “Eu não gosto de ler” dita pelos alunos, ao mesmo tempo em que é angustiante é também desafiadora para o professor, em especial o de Língua Portuguesa, haja vista que é constantemente atingido por cobranças para que proporcione às crianças e aos adolescentes um convívio estimulante com a leitura que possibilite a ampliação da leitura do mundo e da leitura da palavra. Essa falta de interesse acontece, muitas vezes, pelo fato deles não saberem ler na sua plenitude, realizando apenas uma leitura superficial na qual decodificam as letras presentes no texto, mas não o interpretam, não enxergam o que está implícito nas entrelinhas. Essa atitude é gerada, dentre vários motivos, pelo fato de que muitos alunos não têm contato sistemático com leitura de qualidade e com adultos leitores que os incentivem. A escola, então, torna-se o único veículo de interação desses alunos com textos, cabendo a ela oferecer oportunidade para o desenvolvimento de atividades de leitura, nas quais a diversidade de textos seja comtemplada, como também a preparação de leitores proficientes e práticas de leitura eficazes que contribuam para a formação de leitores competentes. Entende-se também por leitor competente aquele que, por iniciativa própria, seleciona, de acordo com suas necessidades e interesses, o que ler entre os vários tipos de textos que circulam socialmente. Partindo desse desafio causado por esse não gostar de ler que gera a dificuldade apresentada pelos alunos em realizar uma leitura proficiente e assim chegar à leitura crítica-reflexiva é que propomos, neste trabalho, refletir sobre o ensino de leitura e apresentar uma proposta de intervenção pedagógica pautada na leitura e interpretação de contos literários, realizando a apresentação dinâmica desses contos como estratégia para o desenvolvimento das habilidades de ler e compreender. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma pesquisa-ação, cujo objetivo geral era investigar o desenvolvimento da competência leitora a partir de atividades nas quais os alunos do 9º ano de uma escola pública demonstrem a compreensão de na leitura de contos literários para que possam ler proficientemente, interpretar e dialogar com textos lidos. Fundamentamos nossa investigação nos aportes teóricos de Kleiman (2002), Solé (1998), Schneuwly; Dolz (2004), Cosson (2009), Terra (2012) Koch; Elias (2015), Bakhtin (2006, 2011), Marcuschi (2002), Geraldi (1984), dentre outros, além das orientações contidas na proposta educacional vigente expressa nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Os resultados da investigação revelaram que as estratégias utilizadas pelos alunos contribuíram para o aprendizado significativo da leitura e da compreensão de textos lidos, uma vez que passaram a demonstrar proficiência nas atividades propostas, apontando que a experiência didática promovida pela intervenção oportunizou a formação de leitores proficientes.Dissertação Ensino de língua portuguesa e variação linguística: uma proposta de intervenção com o gênero cordel(2017-07-28) Teles, Jaçanan de Souza; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; ; Queiroz, Maria Eliete de; ; Galvão, Marise Adriana Mamede;A realização deste trabalho promoveu uma reflexão sobre o Ensino de Língua Portuguesa e se constituiu numa investigação acerca das variedades linguísticas no contexto escolar. Desse modo, o estudo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica voltada para alunos 9º ano do Ensino fundamental II de uma escola pública estadual no município de Nova Floresta/PB, haja vista que o objetivo de ensino de Língua Portuguesa é desenvolver a competência linguística dos discentes, permitindo-lhes a convivência com a multiplicidade de variáveis da língua. Nesse sentido, após uma investigação inicial com alunos e professores, apontamos alguns caminhos para minimizar a problemática através de atividades sistematizadas em forma de Sequência Didática, utilizando como recursos didáticos os objetos de ensino da Língua Portuguesa (gêneros textuais diversos), tendo como foco o gênero cordel. Para tanto, traçamos como objetivo geral investigar o tratamento da variação linguística nas aulas de Língua Portuguesa e de forma mais específica identificar aspectos linguísticos no gênero cordel de modo a promover a valorização da diversidade linguística, além de analisar como os usos das múltiplas variações linguísticas podem auxiliar na ressignificação do preconceito linguístico. Para o alcance desta meta, apoiamo-nos nas orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997,1998) além das contribuições de teóricos como Preti (1974); Bakhtin (1997, 2011), Bagno (1997, 1999, 2002, 2007); Mollica (2012) Bortoni-Ricardo (2004, 2005); Antunes (2012), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004), Cagliari (2001), dentre outros. A metodologia utilizada para o alcance dos objetivos propostos configurou-se como uma pesquisa ação e na abordagem qualitativa como a forma de análise dos dados coletados a partir de uma sequência didática realizada com gêneros diferenciados abordando a multiplicidade da linguagem com foco no cordel, destacando sua riqueza de conteúdo, originalidade, ludicidade. Os resultados alcançados revelaram que a proposta de intervenção foi uma experiência didática exitosa, haja vista que proporcionou aos alunos momentos de reflexão e aprendizagem significativa sobre os usos da Língua Materna, favorecendo mudanças na compreensão das variáveis linguísticas como forma de manifestação da diversidade da linguagem, além de ter oportunizado a ressignificação do preconceito linguístico.Dissertação Ensino de literatura: análise da obra o cortiço sob a perspectiva da estética da recepção aplicada aos alunos do 9º ano do ensino fundamental(2016-12-16) Lima, Cleidiane Braga; Silva, Márcio Renato Pinheiro da; ; http://lattes.cnpq.br/9005549728374577; ; Rabelo, Sebastião Augusto; ; http://lattes.cnpq.br/9053383753430184; Rodrigues, Manoel Freire; ; http://lattes.cnpq.br/9924056309219258Quando pensamos na experiência da leitura, a obra literária seria o artefato que é oferecido à consciência de um leitor, o texto literário não deve ser uma realidade independente dessa consciência, que sente e percebe os significados de uma forma particular, contínua, livre de amarras impostas por delimitações alheias. A obra literária precisa de seu leitor para percorrer diferentes épocas e contextos e existir, de fato. Fazer o autor perder a unidade detentora de sentidos e possibilitar ao texto a liberdade necessária para desprender-se dos preceitos estruturalistas e formalistas que - por atribuírem exclusivamente à própria textualidade a responsabilidade interpretativa de uma obra, não privilegiaram o leitor nessa relação - é o pressuposto levantado pela estética da recepção, corrente contemporânea da teoria da literatura, escolhida para nortear esta proposta de intervenção. A proposta desta dissertação é centrada em utilizar a estética da recepção, aplicada através de uma sequência didática idealizada por Cosson (2009) junto a uma turma do 9º ano do ensino fundamental em uma escola do município de Fortaleza, Ceará. Objetivamos valorizar o papel ativo do aluno/ leitor na análise e interpretação de uma obra fundamental da literatura brasileira que é O cortiço, de Aluísio Azevedo. Trata-se de uma pesquisa-ação, com a abordagem de dados qualitativos propostos por Bogdan e Biklen (1991). A fundamentação teórica recorre à aplicação de conceitos de grandes predecessores e estudiosos da teoria receptiva como Barthes (1968), Jauss (1994), Iser (1999), assim como teóricos que nos auxiliam nas novas formas de compreender o texto literário, como Zilberman (1989), Cândido (2000), Cosson (2009), Oliveira (2009), Zappone (2009), dentre outros. Ao final de nossa intervenção, observamos que os alunos adquiriram apreço pela obra lida, traçaram suas próprias impressões acerca dela e buscaram novas fontes para exercerem uma leitura consciente, além de enxergarem sua própria importância na construção de significados, livres de julgamentos, não apenas em O cortiço, mas também em leituras vindouras.Dissertação A escrita do artigo de opinião: trabalhando a coesão textual no ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-23) Silva Neta, Elisa Francisca da; Medeiros, Mário Lourenço de; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240; http://lattes.cnpq.br/4626044294823822; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Matos, Denilson Pereira deO desenvolvimento da competência linguística, por parte de discentes, apresenta-se, a um só tempo, como uma aspiração, uma meta a ser buscada, bem assim, como um desafio para professores e professoras de Língua Portuguesa. Esta pesquisa foi realizada no ano de 2022 com 14 educandos com faixa etária entre 13 e 15 anos, na perspectiva de ampliar a competência linguística para a produção de textos coesos e coerentes desses discentes. O objetivo geral deste trabalho é mediar um processo de construção de artigos de opinião acerca de um problema social enfrentado por educandos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual, numa cidade do interior norte-rio-grandense. De maneiras específicas, busca-se possibilitar que os discentes tornem-se capazes de identificar a necessidade da coesão textual no gênero artigo de opinião, bem como perceberem a importância da coesão textual na produção escrita; executar uma sequência didática (SD) capaz de ajudar os educandos na escrita e também no reconhecimento dos níveis de formalidade dos textos e apresentar os resultados de uma proposta de intervenção relacionada à coesão textual utilizando-se do gênero artigo de opinião. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, nos termos propostos por Tripp (2005). A intervenção configurou-se por meio da aplicação de uma Sequência Didática, nos moldes estabelecidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para a construção do artigo de opinião foram utilizados os textos Geração do celular, Silva (2017); e Polêmica sobre a carrocinha na cidade de São João do Sabugi - RN, de Wanderlyn W. A. Fernandes. Os resultados obtidos na Fase I, demonstraram que a maioria dos alunos (79%) não compreendeu, inicialmente, os textos apresentados, por entenderem que faltava verbos (57%), preposições (29%) e conectivos (14%). Na produção do artigo de opinião (Fase II), houve uma participação de 10 alunos que entregaram o produto final e expressaram suas opiniões acerca de suas produções. Foi possível observar a evolução e progresso dos alunos após as aulas explicativas desenvolvimento da sequência didática organizada em 4 módulos (Fase I), apresentação, inicial, recebimento de textos, comparação com textos trabalhados e a produção textual; Na Fase II, produção do artigo de opinião, foram utilizados os módulos semelhantes à Fase I. Podemos atestar que a presente intervenção obteve resultados bastante significativos demonstrando que estes alunos são capazes de construir textos coerentes e coesos materializados na produção de artigos de opinião.Dissertação A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-10) Souza, Jayane do Nascimento; Medeiros, Maria Assunção Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8599075451316548; ; http://lattes.cnpq.br/1749303941365399; Gomes, João Bosco Figueiredo; ; http://lattes.cnpq.br/7975659088185082; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/9467435917159475Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre a língua escrita, uma prática social que cada vez mais se fortalece no cotidiano das pessoas. Desvelar sua natureza, organização e função deve ser o primeiro passo para os professores mudarem de postura diante do ensino dessa modalidade linguística, ajudando os alunos a utilizá-la de forma mais eficaz e segura. Considerando esses princípios, a presente dissertação busca compreender, à luz de teorias linguísticas contemporâneas, os fatores que influenciam os desvios de escrita encontrados nas produções textuais de alunos do 8° ano do Ensino Fundamental II, matriculados numa Escola Pública do Rio Grande do Norte, considerando que esses desvios revelam o início da aprendizagem dessa ferramenta de comunicação, representando as primeiras hipóteses levantadas pelos para dominá-la. Para a análise dos dados utilizamos os trabalhos desenvolvidos por Lemle (1995), Cagliari (2009), Carraher (1985), Zorzi (1998), Guimarães (2005), Monteiro (2008), Veçossi (2010), entre outros, a partir dos quais, a produção científica sobre aprendizagem da leitura e da escrita vem se desenvolvendo. Os resultados dessa análise mostraram que os desvios de escrita, presentes nos textos dos alunos, são motivados, não só por desconhecimento da norma ortográfica da Língua Portuguesa, mas, também, decorrem de fatores fonéticos, fonológicos e gramaticais. Assim, buscamos apresentar novas estratégias de ensino-aprendizagem da escrita que possam levar os discentes a refletir sobre o uso da mesma, desenvolvendo essa habilidade de forma mais crítica e criativa. Acreditamos que as atividades apresentadas possam minimizar a escrita com desvios ortográficos ou variação linguística, praticada pelos alunos.Dissertação A escrita no ensino fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-07) Silva, Fernando Rodrigues da; Medeiros, Maria Assunção Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8599075451316548; ; http://lattes.cnpq.br/2219872271669275; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7241411335114630O ensino de Língua Portuguesa, no Brasil, ainda necessita de grandes avanços quanto ao desenvolvimento de estratégias que possibilitem um bom desempenho dos alunos do ensino fundamental na leitura e na escrita. Pensando nisso, este trabalho surgiu na tentativa de ampliar os estudos sobre os desvios motivados pela variação linguística dos alunos ou por desconhecimento das normas gramaticais que tanto incidem em suas produções escrita. O objetivo é avaliar a presença destes desvios nos gêneros textuais produzidos por alunos do 6º ano da Escola Municipal Manoel Catarino Filho. Visa, ainda, aprimorar a capacidade linguístico-discursiva dos alunos nos mais diversos ambientes de circulação de determinados gêneros discursivos e, consequentemente, à formação de leitores e escritores atuantes. A fim de melhor compreender como se dá este processo, o texto parte da concepção sociodiscursiva de gênero, tendo como embasamento teórico os estudos de Bakhtin (1992) e Marcuschi (2002) acerca deste, bem como a concepção retórica de Aristóteles e Platão. A pesquisa ainda se apoia no que diz os PCN, com relação ao ensino de Língua Portuguesa, nos trabalhos de Callou (2007), Neves (2003), Faraco (2002), Franchi (2006) e Cagliari (2005) sobre o ensino de gramática, variação linguística e também sobre os estudos da sociolinguística. Acerca da fonética e fonologia, buscamos as pesquisas de Oliveira (1990), Seara (2009) e Hora (2009). Para compor o corpus da pesquisa e como forma de estimular a prática de escrita dos alunos e a reflexão crítica sobre a língua, propomos atividades de produção textual de gêneros discursivos diferenciados para analisarmos os desvios apresentados. Este trabalho verificou que houve uma taxa de ocorrência de desvios motivados pela variação maior do que os desvios motivados pelo desconhecimento da norma gramatical. A conclusão a que chegamos comprovou que a oralidade apresenta uma grande influência sobre a produção escrita dos alunos, a qual foi bastante refletida nestas. Por fim, propomos algumas atividades que visam minimizar a ocorrência dos referidos desvios nas produções escritas dos alunos.Dissertação Escrita ortográfica: proposta de intervenção para o Ensino Fundamental II(2016-11-01) Costa, Antônio Joel da Silva; Medeiros, Maria Assunção Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8599075451316548; ; http://lattes.cnpq.br/4720348548418419; Pontes, Antonio Luciano; ; http://lattes.cnpq.br/9023168049202916; Santiago, Márcio Sales; ; http://lattes.cnpq.br/2418222799578952A ortografia da Língua Portuguesa é um aspecto que visa a padronização da escrita, pois facilita a leitura e melhora a comunicação entre os usuários. Por isso, defendemos a ideia de que o usuário deve se apropriar desse modelo de escrita convencionalizado e considerado de maior prestígio em nossa sociedade. Desse modo, é papel da escola propor aos alunos situações que os aproximem mais da ortografia da Língua Portuguesa. Erros de escrita são comuns nos primeiros anos de escolaridade, além disso, temos observado, enquanto professor de língua materna, é que esses erros se estendem para além dos anos iniciais do ensino fundamental. Teóricos como Ferreiro e Teberosky (1999), Russo (2012), Morais (2003, 2006, 2007), Bagno (2007), Rego e Buarque (2003), Guimarães e Roazzi (2003), Brasil (1997, 1998), Cagliari (2009a) forneceram suporte teórico para sustentar nossa pesquisa, pois permitiram uma discussão pertinente ao assunto. Diante disso, voltamos nossa atenção para esses erros ortográficos, procurando compreender quais são as maiores incidências, suas causas principais, que critérios utilizarmos para identificá-los e o que podemos fazer para que nossos alunos superem ou minimizem esses problemas de escrita. Para isso, diagnosticamos os principais erros ortográficos cometidos por alunos do 7° ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública estadual de ensino de Currais Novos-RN. Utilizamos uma metodologia que agregou aspectos quantitativos os quais nos dão conta dos vários erros cometidos pelos alunos, obtidos através de textos espontâneos com base num modelo de análise a partir de teóricos como Morais (2006), Cagliari (2009b), Zorzi (1998) e Oliveira (2005). Já os aspectos qualitativos se referem à análise e discussão dos dados bem como às propostas de ensino-aprendizagem elucidadas nas atividades de intervenção desenvolvidas durante a pesquisa-ação. Os resultados das análises demostraram uma grande incidência de erros ligados à marca da oralidade na escrita. As intervenções foram eficazes, pois os alunos conseguiram alcançar os resultados esperados. Percebemos que o ensino de ortografia pode trazer contribuições importantes quando trabalhado de forma reflexiva e interativa. Finalmente, esperamos que nosso trabalho contribua para o ensino de ortografia, auxiliando alunos e professores de Língua Portuguesa.Dissertação Um estudo da produção escrita do gênero textual crônica no 9º ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-10-11) Oliveira, Edvanilson de; Medeiros, Maria Assunção Silva; ; ; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; Melo, Nádia Maria Silveira Costa de;O trabalho com a escrita tem sido cada vez mais difícil em nossas escolas. Nossos alunos, em sua maioria, são oriundos de famílias menos favorecidas e vivem em ambientes com pouco, ou sem nenhum incentivo à leitura, como também à escrita. Esse motivo dificulta o trabalho em sala de aula, pois o desestímulo é bastante presente, razão pela qual encontram dificuldades na aquisição da linguagem a partir destas atividades escolares. Diante disso, entendemos que é a escola a principal instância educacional na qual podemos proporcionar meios para que esses alunos possam minimizar essas dificuldades. Nosso objetivo principal foi analisar categorias como a organização textual e a progressão temática em textos escritos, produzidos pelos alunos do 9º ano do EF de uma escola municipal de Tenente Laurentino. Para isso, fizemos um estudo dessa produção com o gênero textual crônica, através da aplicação de Sequência Didática (SD). Assim, para consecução deste propósito determinamos como objetivos específicos que nortearam o percurso analítico: verificar a organização estrutural e a progressão temática nos textos escritos pelos alunos; identificar as dificuldades dos alunos na escrita de textos do gênero crônica; reconhecer os resultados do desempenho dos alunos alcançados a partir da Sequência Didática. Com relação à metodologia, optamos por uma pesquisa-ação, com uma abordagem qualitativa de base descritiva. Para desenvolvermos esse trabalho, tomamos como referência os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) através da aplicação de Sequência Didática; Dionne, sobre pesquisa-ação (2007); Thiollent (1988) e Moreira (2006) com base na pesquisa qualitativa; Bakhtin (2003) e a Escola de Genebra, para entendermos melhor sobre gêneros discursivos; para a análise dos textos dos alunos optamos pela terminologia „gêneros textuais‟ a partir dos estudos de Marcuschi (2008). Desse modo, durante o processo da produção final vimos que, diferentemente da produção inicial, os alunos apresentaram maior domínio e facilidade ao escrever. Isso resultou numa coletânea de textos, no gênero crônica que denominamos de “Caderno de crônicas: narrando o cotidiano”.