PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20531
Navegar
Navegando PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras por Assunto "Cartas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais(2015-08-27) Rangel, Roseane Idalina da Silva; Rabelo, Sebastião Augusto; ; http://lattes.cnpq.br/9053383753430184; ; Medeiros, Mario Lourenço de; ; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240; Rodrigues, Manoel Freire; ; http://lattes.cnpq.br/9924056309219258O presente trabalho propõe caminhos que, através da pesquisa–ação, viabilizem alternativas de atividades pedagógicas que oportunizem ao aluno construir sua aprendizagem e nos quais a leitura possa ser uma ação da prática docente, capaz de desenvolver competências na ampliação da capacidade leitora. O estudo propõe também o favorecimento e domínio da escrita, promovendo o letramento como um evento que incorpora a formação do leitor, o prazer de ler e a construção compartilhada de interpretação. A relação leitura e escrita, neste contexto, torna-se significativa e eficaz à vida e ao cotidiano. Evidencia-se o letramento social na construção dos saberes como também no resgate de valores como: solidariedade, amor ao próximo e gestos de cidadania, neste caso, a comunicação escrita (carta pessoal). O letramento nesta perspectiva ultrapassa o ambiente escolar para cumprir um papel social. Para tanto, diante dos postulados teóricos que nos oferecem suporte nesta tarefa, destacam-se Marcuschi (2001, 2005), Regina Zilberman (2003), Marisa Lajolo (1985), Kleiman (2000), Roxane Rojo (2004), Rildo Cosson, (2006), Emerson de Piretri (2007), Paulo Freire e Donald Macedo (2013), entre outros. Esta pesquisa situa-se em uma perspectiva interacionista de intervenção que adota a interação concretizada na leitura e práticas docentes. A leitura, a escrita e o letramento, com ênfase nas questões sociais, podem ser observadas no contexto escolar como também fora do mesmo. Salientamos a integração de novas práticas de letramento às já realizadas, dinamizando o cotidiano das aulas de Língua Portuguesa de 6º a 9º anos.