PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20531
Navegar
Navegando PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras por Assunto "Ciberpoema"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Poesia digital na sala de aula: o ciberpoema e a formação do leitor literário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-02) Fernandes, Maria Jarlene Anselmo da Silva; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9467435917159475; http://lattes.cnpq.br/7533909133748075; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; Aquino, Jaciara Limeira deO papel do texto literário na sociedade contemporânea permanece crucial, adaptandose às mudanças tecnológicas e culturais. Contudo, sua presença em sala de aula de Educação de Jovens e Adultos nem sempre é priorizada, muitas vezes por ser visto como complexos para esse público ou em favor de outros textos mais informativos, considerados mais acessíveis. Esse enfoque, além de preconceituoso, pode gerar aversão e afastamento dos textos poéticos, dificultando sua incorporação no ambiente escolar. Frente a esse desafio e reconhecendo a necessidade de trazer a poesia moderna para a sala de aula, este estudo surge, destacando o uso do gênero ciberpoema como uma ferramenta para promover o desenvolvimento do letramento literário entre os alunos dessa modalidade de ensino. Nesse intuito, pretendemos analisar de que (ais) forma (s) o trabalho com o poema digital influencia o desenvolvimento da competência literária dos discentes, explorando suas habilidades de compreensão, interpretação e apreciação da literatura, aliadas aos recursos ofertados pela internet. Em vista disso, visamos: compreender os aspectos literários inerentes à construção da poética digital; adotar abordagens de ensino interativas, aproveitando as potencialidades do ambiente virtual; produzir ciberpoemas que serão compartilhados com a comunidade escolar; e analisar as possíveis contribuições inerentes ao trabalho com o ciberpoema em sala de aula. Teoricamente, nossa dissertação desenvolveu-se embasada nas reflexões de Macedo (2001), Andrade (2004), Candido (2000/2013), Rojo (2009), Zilberman e Silva (2008), Lévy (1999), Santaella (2004), dentre outros que se fizeram necessários ao longo da pesquisa. Quanto à abordagem metodológica, optamos pela aplicação da pesquisa-ação de natureza qualitativa, por meio de um procedimento de intervenção pedagógica envolvendo um compilado de atividades, com foco no uso de Ciberpoemas, por meio de oficinas nos moldes de Cosson (2018): dialogais, interpretativas e criativas. Os resultados obtidos demonstram que a prática de leituras cativantes dentro do universo ejeano favorece a compreensão leitora e também amplia o letramento literário e digital dos alunos.