MPGTES - Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46468
Navegar
Navegando MPGTES - Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde por Assunto "Aprendizagem significativa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-09) Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros; Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva; http://lattes.cnpq.br/1383630886427171; http://lattes.cnpq.br/7766520904988382; Kluczynik, Caroline Evelin Nascimento; http://lattes.cnpq.br/9110613032951067; Meneses, Lenilma Bento de AraújoO presente estudo tem como objetivo verificar como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas – M.A. – pode contribuir e se configurar em estratégias para a (re)significação dos Núcleos de Educação Permanente – NEPS – do Estado da Paraíba, nos serviços de saúde. Método: Descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. Cenário da pesquisa: Rede hospitalar do Estado da Paraíba, onde estão localizadas os NEPS. Sujeitos da pesquisa: Oito Coordenadores dos NEPS dos Serviços do Estado da Paraíba pertencentes a I e II Macrorregiões, I Macrorregião de saúde com sede em João Pessoa, II Macrorregião de saúde com sede em Campina Grande. Período da Coleta de Dados: 27 de julho de 2021 a 17 de agosto de 2021. Os dados coletados foram analisados através do método de análise de conteúdo temática. Resultados: Obteve-se quatro categorias, Caracterização dos Participantes dos NEPS; Concepção de educação permanente em saúde dos coordenadores dos NEPS, Implantação e desenvolvimento dos NEPS e Potencialidades da utilização das Metodologias Ativas nas ações educativas dos NEPS; as categorias proporcionaram o debate acerca de como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas podem contribuir para a (re)significação dos Núcleos de Educação Permanente, do Estado da Paraíba. Considerações finais: A análise dos dados possibilitou o alcance dos objetivos do estudo, principalmente no que se refere às possibilidades das metodologias ativas contribuírem para as mudanças nas propostas de capacitação dos profissionais dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde – NEPS, dos Serviços de Saúde do Estado da Paraíba.