CCHLA - TCC - Ciências Sociais (licenciatura)
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TCC A didática aplicada no ensino médio: a experiência da disciplina de sociologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-17) Nascimento, Altanir Morais do; Dias, Ana Patrícia; Fernandes, Melquisedeque; Cesar, SansonEste relatório apresenta o desenvolvimento das atividades da disciplina Estágio Supervisionado para Professores no Ensino Médio de Licenciatura das Ciências Sociais, no período de 2014.1 a 2015.2. O estágio ocorreu na Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcante, situada na zona sul da cidade do Natal, bairro do Mirassol, campo deste estágio.TCC A presença indígena nos livros didáticos de Sociologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12) Galvão, João Henrique; Vieira, José Glebson; Silva, Mikelly Gomes da; Neves, Rita de Cássia MariaEssa monografia é uma pesquisa sobre como as etnias indígenas, e a própria questão indígena, têm sido abordadas nos livros didáticos de Sociologia para o Ensino Médio. Tendo como ponto de partida uma reflexão mais profunda sobre o currículo escolar, a fim de compreender a influência do livro didático para a formação cultural tanto do aluno, quanto do professor, foram utilizados cinco livros, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Ao verificar a presença de textos, escritos e visuais, que representavam o universo indígena brasileiro, a perspectiva para uma educação pluricultural foi revelada. Nesse sentido, a pesquisa estabelece conexões dessa representação das comunidades indígenas com as orientações curriculares nacionais e como ela aparece referenciada na teoria antropológica nos livros escolhidos. A reflexão proposta é sobre qual a contribuição do livro didático de Sociologia para a descolonização do currículo escolar, e qual é esse alcance. Sendo assim, de que maneira esses livros têm trabalhado com a diversidade étnica e cultural dos indígenas brasileiros foi objeto de levantamento e registro nesse trabalho.TCC “Caiu na rede”: reflexões sobre casos de pornografia de revanche no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-22) Melo, Carolyna Kyze Silva Bezerra; Porto, Rozeli Maria; Sousa Fillho, Alípio de Sousa; Segata, JeanA revolução tecnológica abriu portas para grandes possibilidades de interação, dentre elas, os relacionamentos virtuais que se estendem de forma global através de smartphones, telefones inteligentes dotados de vários aplicativos e funções que conecta-se através de um sinal de internet. Dentro dessa dinâmica, surge a possibilidade de trocas de imagens e vídeos de qualquer espécie. E essa nova alternativa possibilitou o fluxo quase instantâneo do envio de material íntimo, surgindo assim, uma outra forma de dominação na relação entre os gêneros: a pornografia de revanche, tema desse trabalho. Para realizar a pesquisa de cunho qualitativo, foram catalogadas 35 matérias jornalísticas, entre elas oito casos de pornografia de revanche entre os anos de 2012 e 2015. Tal período corresponde a um aumento significativo de usuários do whatsapp no mundo e no Brasil, que passou de dois bilhões para 10 bilhões de mensagens por dia entre os meses de abril e agosto de 2012. Sua amostragem conta com materiais coletados em blogs feministas e veículos de mídia propagadores de notícias de grande circulação nacional, todos em sua versão online. Também fizeram parte das ferramentas de pesquisa, consultas a sites de perícia digital, assim como, coleta de matéria áudio visual. Além do uso de livros e consultas a artigos científicos que ajudaram a fundamentar teoricamente os conceitos apresentados. Os resultados demonstram que o crescente número de casos de pornografia de revanche, mobilizou setores responsáveis da sociedade capazes de elaborar leis que resguardam os indivíduos. Porém, até o momento nenhum dos projetos propostos foi efetivamente sancionado.TCC "A cidade e sua função como formadora de identidade coletiva: os movimentos culturais das classes populares e a promessa do ressurgimento da identidade natalense"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-20) Lima, Tabita Eclésia Pinto de; Freitas, Carlos Eduardo; https://orcid.org/0000-0002-9395-430X; http://lattes.cnpq.br/0691708864631113; Lima, Andressa Lidicy Morais; https://orcid.org/0000-0002-2232-0799; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; Medeiros , Lucas Fortunato Rêgo de; https://orcid.org/0000-0002-5408-513X; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008Este trabalho tem como objetivo defender a necessidade de reconstrução da identidade natalense tendo a arte popular como mecanismo político para tal, à medida em que a ocupação dos espaços públicos pelas manifestações artísticas reclama à cidade seu papel como palco de atuação ativa do cidadão. Para isso, retorna-se às origens históricas das cidades no ocidente e discute-se a partir das obras de Richard Sennett (1943) a relação existente entre o corpo do cidadão e o espaço que este ocupa, reforçando a dinâmica entre espaço público e o conceito de cidadania. Para aproximar este debate à realidade local, específica-se o cenário das capitais nos países de capitalismo tardio, como discutido pelo geógrafo Milton Santos (1926 - 2001), identificando os efeitos do sistema neoliberal na descaracterização das cidades e as consequências destes efeitos sobre o modo dos indivíduos vivenciarem o cenário urbano. Para reforçar a necessidade de retomada da cidade como ambiente de exercício político do cidadão, atribuí-se à arte, a partir de como esta é entendida por autores da Teoria Crítica - Walter Benjamin (1892 - 1940) e Theodor Adorno (1903 - 1969) - , o papel de apontar para a irracionalidade da realidade patente, ao mesmo tempo em que cria pelo seu caráter de imanência uma realidade outra; realidade onde os sujeitos coletivamente são livre para criar uma cidade segundo suas próprias narrativas de emancipação. Este pensamento serve de base para analisar a cidade de Natal em seus processos de apagamento identitário e descaracterização urbana, assim como defende as manifestações culturais e populares como mecanismo para que essa identidade seja reconstruída. Para isso, através de revisão bibliográfica e iconográfica, constrói-se uma análise do Movimento Manguebeat (1990) apontando para a possibilidade de repetição de um fenômeno similar na capital potiguar, onde a partir da dinâmica entre corpo e espaço, o uso das manifestações culturais reforce a criação e o compartilhamento de uma identidade coletiva.TCC "Crise da masculinidade": uma análise dos discursos e implicações do masculinismo on-line no contexto brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-22) Arcanjo Neto, Luis Rafael; Araujo, Anna Bárbara; http://lattes.cnpq.br/7723385972861655; http://lattes.cnpq.br/1718032927024714; Oliveira, Francisca de Paula; http://lattes.cnpq.br/7461010647156851; Suassuna, Rodrigo Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/9927708693539364; Araujo, Anna Bárbara; http://lattes.cnpq.br/7723385972861655O presente trabalho nasce da percepção dos avanços na popularidade de discursos como o redpill, que pregam claramente condutas misóginas, assim como a inserção de elementos simbólicos do seu discurso tanto na vida on-line e off-line. Deste modo, é tomada por questão central entender como o discurso dos grupos masculinistas (redpill, incel, artistas de sedução, etc.) encontra eco nos homens, mesmo diante da diversidade de manifestações de masculinidades no Brasil. Para chegar aos resultados, foi realizada uma etnografia virtual, que englobou a observação de canais da temática, além de entrevistas com homens que consomem esse tipo de conteúdo, submetendo esse processo inteiro a uma análise de discurso, equilibrando os elementos sociais e individuais encontrados no campo. Essas etapas serviram para evidenciar a disputa científica que pequenos grupos de homens mantêm sobre as dinâmicas de gênero; a relação entre extrema-direita e masculinismo; o isolamento como elemento de desfrute de porta-vozes do movimento; etc. Em conclusão, é pontuada a importância desse tipo de pesquisa para o combate dessa corrente.TCC Culturas extremas e rituais de transformação: como o estigma afeta adeptos de modificações corporais na cidade do Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Costa, Rickson Natan Filgueira da; Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de; https://orcid.org/0000-0002-5408-513X; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008; https://orcid.org/0009-0004-8175-5188; http://lattes.cnpq.br/1148096105738906; Freitas, Carlos Eduardo; https://orcid.org/0000-0002-9395-430X; http://lattes.cnpq.br/0691708864631113; Medonça, Roberto Carlos Nunes Queiroz de; https://orcid.org/0000-0002-1956-2228; http://lattes.cnpq.br/7168636032811783Este estudo tem como objetivo principal compreender as relações entre modificações corporais, estigmatização, rituais de dor, culturas extremas e interações sociais na cidade do Natal, Rio Grande do Norte. Focando nos entusiastas dessas práticas, busca-se compreender como a estigmatização impacta suas interações interpessoais e integração na sociedade local. A pesquisa utiliza métodos qualitativos de entrevista semi estruturada para aprofundar a compreensão das experiências e percepções dos adeptos de modificações corporais diante da estigmatização. Além disso, examina os efeitos dessa estigmatização em suas relações pessoais, como amizades, familiares, vínculos no ambiente de trabalho e seu percurso de modificação. A abordagem busca proporcionar uma visão abrangente sobre como esses indivíduos se inserem na sociedade, preenchendo uma lacuna no entendimento acadêmico sobre essa cultura da body modification.TCC Descolonizar o imaginário: oito propostas de bem viver(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-26) França, Fagner Torres de; Böschemeier, Ana Gretel Echazú; https://orcid.org/0000-0003-0792-1307; http://lattes.cnpq.br/2727813198531300; https://orcid.org/ 0000-0003-2170-4288; http://lattes.cnpq.br/9989009345118785; DAMÁSIO, Anne Christine; https://orcid.org/0000-0001-6865-1262; http://lattes.cnpq.br/7593999311239343; GRECO, Lucrecia Raquel; https://orcid.org/0000-0002-7943-114X; http://lattes.cnpq.br/7428279694968656Diariamente, temos notícias de desastres ambientais provocados pelas mudanças climáticas. Desde a Revolução Industrial, iniciada em meados do século XVIII, o planeta Terra entrou no período histórico chamado Antropoceno, associado sobretudo ao consumo em excesso, principalmente nos países desenvolvidos, ao aquecimento global e à exaustão do ecossistema planetário pela ação humana. O presente trabalho, dividido em duas partes, investiga o início desse processo tendo como acontecimento chave a conquista da América, em 1492 (TODOROV, 2019; ARÁOZ, 2020). No primeiro momento, partimos da ideia de que a colonização instaura uma lógica extrativista não apenas material, mas também subjetiva, que perdura até os dias atuais. Esse “colonialismo interno” (CUSICANQUI, 2010) estabelece um pensamento único que privilegia um modo de existência hegemônico excludente e destrutivo. Na segunda parte, tendo por base a concepção de Bem Viver, noção desenvolvida pelos povos da região andina e amazônica, elaboramos oito propostas de regeneração e resistência antropológicas contra a “monocultura da mente” (SHIVA, 2003), capazes de abraçar a diversidade das práticas humanas e produzir outros mundos e modos de existência com potencial universalizante (mas não totalizante) e contra-hegemônico. Concluímos que, sim, isso é possível.TCC A desigualdade protestada na escola: o Estado que se faz na escola e os sujeitos que desafiam a escolarização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-08) Tavares, José Rolfran de Souza; Navia, Angela Mercedes Facundo; Paiva, Irene Alves; Lopes, Paulo Victor LeiteTendo ciência que hoje no Brasil o perfil do estudante que mais evade no ensino médio é de jovens, negros e pobres, esta pesquisa buscou compreender como a produção mútua do Estado, gênero, raça e classe está desenhando as possibilidades de permanência escolar para os que se encaixam nas categorias supracitadas. O trabalho também explorou quais são as estratégias de manutenção no espaço escolar que esses mesmos discentes estão criando e desenvolvendo e o que elas revelam sobre as práticas escolares e de cidadania. Para isso, foi feito um estudo etnográfico que compreendeu observações participantes durante dois meses (uma vez por semana) nas turmas do turno noturno da Escola Estadual Professor Anísio Teixeira, entrevistas com alguns grupos de estudantes (que ao longo da pesquisa se destacaram em relação ao objetivo do trabalho) e uma análise da informação produzida em campo com base na bibliografia levantada para tentar refletir sobre o tema. O principal enfoque para análise foi a relação professor-aluno, pois a compreensão aqui defendida é que nela, no processo de escolarização, as categorizações citadas acima são reforçadas. Os resultados apontam que as construções educacionais excludentes só são possíveis em um ambiente com grandes desigualdades sociais convivendo com um modelo de organização que seleciona os corpos e vivências do alunato que são dignos da atenção do/da docente, todavia há os que se rebelam, colocando esse modelo em crise e pressionando – inclusive pela ameaça de violência – a institucionalização educacional a mudar.TCC Diálogos com o estágio supervisionado: os desafios metodológicos da docência, e de leituras dos alunos no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-18) Pontes, Ana Izabel Bezerra Hister; Ribeiro, Cynara Teixeira; Assunção, Luiz CarvalhoRelatório analítico de prática educacional apresentado como requisito á avaliação do trabalho de conclusão de curso para obtenção de título de licenciado em ciências socais.TCC "Direito de morte e poder sobre a vida": uma narrativa sobre o atendimento ao aborto na Maternidade Escola Januário Cicco Natal/ RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-16) Galvão, Fabiana Damasceno; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; Porto, Rozeli Maria; Lopes Junior, EdmilsonExplora a interrupção da gestação na Maternidade Escola Januário Cicco. Explana o que representa a interrupção da gestação para algumas sociedades desde a antiguidade até os dias atuais. Constrói, ainda, uma investigação sobre o aborto no campo do feminismo, das ciências médicas e no campo religioso. É feita uma abordagem sobre o Aborto na tentativa de aliar literatura feminista, teoria sociológica e direitos humanos explorando o exercício dos profissionais da área médica a partir de suas falas conflitantes entre o que diz a norma e o que realizam na prática cotidiana. Para tanto, utiliza-se de entrevistas estruturadas, pesquisa de bibliografia sobre o tema e observação participante para a construção de um diário de campo, na perspectiva de fazer uma fotografia do espaço destinado ao serviço do aborto em Natal. A pesquisa revela que no ano de 2010 foram realizados mensalmente em torno de 400 procedimentos relacionados ao aborto/pós-aborto nas maternidades de Natal, dos quais cerca de 250 ocorrem na Maternidade Escola Januário Cicco; 100 na maternidade do Hospital Santa Catarina e 50 na Maternidade Leide Moraes.TCC Do estágio supervisionado à residência pedagógica: uma relato de experiência da formação docente em sociologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-22) Irineu, Leila Patricia de Lima; Paiva, IreneEste trabalho tem por objetivo analisar as experiências de formação vivenciadas a partir do estágio supervisionado obrigatório e da participação no programa residência pedagógica, vivenciadas nas escolas públicas estaduais Winston Churchill na Zona leste e na Escola Zila Mamede na Zona norte de Natal capital do Rio Grande do Norte. A intenção é avaliar a contribuição das situações de formação levantando seus pontos relevantes para pensar sociologicamente a educação do ensino médio básico em suas particularidades do momento atual, dentre elas o novo ensino médio, a escola de tempo integral, ressalvas sobre o momento político e enfrentamentos de acontecimentos como a recente pandemia. O trabalho busca estabelecer um panorama dos recentes acontecimentos, evidenciando a importância das atividades práticas formativas para o licenciado em sociologia.TCC Drogas e o exercício da religiosidade e da cidadania: o entendimento dos grupos religiosos sobre o "Problema das Drogas"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-22) Simeão, João Daniel de Lima; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; Savalli, Elaine Cristina Alves da Costa; Silva, Leilane Assunção daEste trabalho monográfico tem por objetivo analisar as relações existentes entre valores religiosos e valores políticos presentes no discurso e na prática de grupos religiosos especificamente no que diz respeito ao “problema das drogas”. Assim como, as relações e desdobramentos oriundos a relação entre “drogas”, religião e cidadania. Atrelado à reflexão teórica, que tem fundamentação teórica nos pensadores clássicos da Sociologia, historiadores e pesquisadores outros das áreas sociais aplicadas. Os dados empíricos foram colhidos por meio da aplicação de entrevistas feitas com 11 líderes religiosos, representando os segmentos Protestantes Tradicionais, Pentecostais, Igreja Católica Apostólica Romana e o Santo Daime. Pretendeu-se compreender o posicionamento que certas religiões assumem no tratamento dessa problemática atual de grande repercussão na esfera pública, visto que há forte tendência em associar “drogas” a concepções valorativas como vício e pecado, as quais se encontram intrínsecas formulações civilizatórias coerentes com a atual política proibicionista.TCC Educação especial: estudo de caso sobre a Escola Estadual Nestor Lima em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-10) Silva, Tadeu de Oliveira; Nascimento, Kelvis Leandro do; Ribeiro, Cynara Teixeira; Silva, Mikelly Gomes daEste trabalho analisa a educação especial na Escola Estadual Nestor Lima, do bairro Lagoa Seca, em Natal, Rio Grande do Norte. O objetivo é investigar como é construído o processo de inclusão de pessoas com deficiência na escola e os desdobramentos desta atividade para estudantes dos ensinos fundamental e médio e professores da educação especial no cotidiano escolar. O trabalho foi construído com base no método de estudo de caso sobre a rotina escolar de três estudantes com deficiência e quatro professores da educação especial da instituição. O desenvolvimento socioafetivo dos estudantes na relação diária com colegas de turma, professores e direção da instituição de ensino pode ser constatado como efetivo, enquanto o desenvolvimento cognitivo dos discentes sobre as temáticas lecionadas em cada disciplina demonstrou-se um desafio diário para professores e alunos da educação especial, devido às deficiências de cada estudante e às limitações da atuação dos demais professores da escola. Os dados analisados nesta pesquisa mostram que as leis e políticas públicas para promoção da inclusão das pessoas com deficiência na escola, promovidas pelo Governo Federal desde a Constituição Brasileira de 1988 garantem, quando implantadas, uma inclusão limitada destes estudantes no cotidiano escolar. Fatores como a falta de capacitação sobre a educação especial para todos os professores das demais disciplinas da escola contribuem para cenas de exclusão incentivadas pelos próprios docentes, sendo que estes profissionais poderiam contribuir para uma compreensão e efetiva inclusão das pessoas com deficiência na escola.TCC Entre grades e poemas: um estudo sobre a disciplina na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-04) Almeida, Yuri Freire de; Sousa Filho, Alípio de; Damásio, Anne Christine; Dantas, Alexsandro Galeno AraújoEsta monografia tem como objetivo analisar a instituição escola como local de aplicação de técnicas e estratégias do poder disciplinar. Em outras palavras, se busca compreender a escola não por meio de sua dimensão potencialmente libertadora, emancipadora etc., mas por todo seu aparato disciplinar que regula o cotidiano da vida daqueles que a frequentam. Para tanto, foi escolhido como campo, para dimensão empírica da pesquisa, a Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, colégio situado na zona sul da cidade de Natal, RN. No que diz respeito ao quadro teórico-referencial, utilizou-se especialmente a obra de Michel Foucault, que versa sobre questões atinentes às relações de poder, suas estratégias, técnicas, mecanismos, sujeitos etc. O que pôde ser constatado é que há, na escola em questão, a presença de um notável aparelho disciplinar, que não é extraordinário, mas arquetípico do modelo moderno de escola adotado no País. Assim, a pesquisa visa demonstrar, por vias de uma analítica sociológica do poder, a maneira com a qual esse arranjo disciplinar opera no caso específico abordado. Apesar de se ter tomado a disciplina como fio condutor e eixo central da pesquisa, tem-se, também, a precaução de mostrar de quais modos a disciplina do ambiente é “afrouxada” pelas diversas resistências cotidianas efetivadas dentro da escola, de modo a evitar uma possível caricaturização e redução de uma realidade profundamente complexa e multifacetada como a escola em sua realidade concreta.TCC Uma etnografia do Movimento Antigordofobia nas Mídias Digitais: campos discursivos de ação e estratégias de enfrentamento ao padrão hegemônico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-10) Silva, Gabriele Costa da; http://lattes.cnpq.br/9174852118966092; http://lattes.cnpq.br/8039989059347091Esta pesquisa realizou uma etnografia virtual do movimento antigordofobia nas mídias digitais, identificando a pluralidade de estratégias, pautas e eventuais contradições presentes no movimento, a partir de um recorte de gênero. Para tanto, foram observados os perfis de três ciberativistas nas redes sociais Youtube e Instagram. A partir das publicações destas mulheres foram identificados alguns conceitos chaves que incorporam as temáticas mais efervescentes do movimento de mulheres gordas, quais sejam: gordofobia, pressão estética, aceitação, patologização, saúde e acessibilidade. Através das divergências e semelhanças das leituras adotadas pelas ciberativistas acerca dos conceitos chaves, recuperando a categoria cunhada por Sônia E. Alvarez, foi possível localizar o movimento antigordofobia como um campo discursivo de ação. Desse modo, a pesquisa demonstrou que, de acordo com os aspectos culturais, políticos, econômicos e sociais que circundam as sujeitas do ciberativismo gordo, distintos discursos serão produzidos por essas mulheres, sendo todos eles agentes mobilizadores do movimento e partes constitutivas dele.TCC A formação do professorando de sociologia a partir dos desafios vivenciados nos estágios supervisionados obrigatórios(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-09) Lino, Amanda Laís Costa; Casado, Marcos Saiande; http://lattes.cnpq.br/6153687090682588; 20190054976; Cunha, Josemi Medeiros da; Silva, Roberto Ribeiro daNeste Relatório Analítico de Experiência de Estágio Supervisionado tem como finalidade, compartilhar as vivências e trajetórias de uma licencianda em ciências sociais, a partir das experiências com base nos estudos e pesquisas sobre o contexto educacional das instituições, das turmas trabalhadas, a infraestrutura das escolas, atividades planejadas durante o estágio, além dos saberes compartilhados com os supervisores de estágio. Buscando um olhar crítico sobre as práticas educacionais que serviram de base na formação de uma professoranda em ciências sociais. Foi utilizado como técnica metodológica a pesquisa de natureza qualitativa a partir das análises dos relatórios e relatos de experiência dos estágios supervisionados ao longo da graduação. Nesse sentido, o relato de experiência é dividido em cinco partes, iniciando o relatório com a introdução sobre as experiências vivenciadas nos ambientes escolares no decorrer da formação do professorando em Ciências Sociais. Na segunda parte expomos as estratégias metodológicas que foram utilizadas para analisar os documentos, juntamente com as observações das dinâmicas do ambiente escolar, entrevistas e diário de campo. No terceiro momento, ficou definido pela caracterização do campo de estudo, a partir das estruturas física e pedagógica de cada instituição de ensino. Na quarta parte, discutimos sobre as vivências dos estágios de formação de professores em Ciências Sociais a partir das análises das atividades desenvolvidas e observadas, além do perfil das turmas observadas nas duas escolas que foram campo de estudo. Em seguida, no quinto ponto a ser trabalhado, será abordado sobre quais foram os desafios enfrentados por uma licencianda em Ciências Sociais durante os estágios de formação, e por fim a conclusão.TCC A fragilização do diálogo em uma sociedade politicamente polarizada: o discurso de ódio no Brasil contemporâneo como mediação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Melo, Antonio Isaias Marinho de; Medeiros, Lucas; Silva, Patrícia; Silva, TadeuEste trabalho tem como objetivo principal compreender como a polarização política entre os grupos de esquerda e direita no cenário político brasileiro contemporâneo e como esse dilema altera o cenário das discussões em torno dos assuntos de interesse coletivos e solidifica a cultura de ódio nas redes sociais. A partir disso, a pesquisa é estruturada pela demarcação temporal do contexto eleitoral e político entre os anos de 2018 a 2022 que se origina o cenário e a sua evolução destacando a influência das redes sociais na amplificação dos extremos pelo discursos polarizadores. Para isso, a pesquisa utiliza de revisão de literatura por uma ótica ensaística com o objetivo de identificar os fatores e as suas possíveis consequências para a coesão social e a democracia brasileira. Por fim, a proposição central é refletir criticamente para minimização dos efeitos negativos do fenômeno em questão.TCC Hannah Arendt e a ideia de mentira na política(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Porto, Lucas Emanuel Paiva; Suassuna, Rodrigo Figueireido; Oliveira, Francisca de Paula de; Jesus, Claudio Roberto deEste trabalho tem como objetivo discorrer sobre a ideia de “mentira na política”, conforme ela aparece no pensamento de abordada por Hannah Arendt. Este trabalho foi construído por uma pesquisa histórico-bibliográfica, com a finalidade de se compreender a ideia de “mentira na política” como um discurso de crítica ao que ocorria nos EUA no período da Guerra Fria. Na abordagem de Hannah Arendt, a mentira se manifesta contra a política como uma ferramenta, ideia que pode ser comparada e analisada com o que se vivencia em diversos cenários. Hannah Arendt defende a ideia de que a verdade e a política nunca andaram juntas e que a mentira sempre foi aceita como ferramenta de manipulação utilizada pelo corpo político. Daí a importância de se entender o contexto histórico da obra “Mentira na política” – as manipulações da opinião pública nos EUA durante a Guerra Fria. No trabalho, tratamos também dos conceitos correlatos de ação, imaginação e palavra.TCC Ideologia e Autonomia: uma análise da trilogia Matrix(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-02) Adelino, José Waldeyr Santos; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; Sousa Filho, Alípio de; França, Fagner Torres deEsse trabalho, é um esforço voltado para analisar principalmente os conceitos de ideologia e autonomia, utilizando como objeto de estudo, a sequência dos três filmes Matrix. Para tanto, será apresentado os significados dos elementos presentes no mundo simulado, intitulado como a matrix, para suscitar interpretações sobre o significado dos conceitos de ideologia, autonomia, heteronomia e algumas noções de liberdade presente tanto em teorias, como em sistemas estruturais da vida social. Utilizou-se como arcabouço teórico principal, as análises de Marx, Alípio DeSousa, Morin, Castoriadis, Bourdieu e Passeron. Dessa proposta, encontra-se similitudes entre a matrix e a ideologia nos seus aspectos de autodefesa, viu-se, também, semelhanças com as fases de desenvolvimento econômico, político e social, comparada com a projeção de uma revolução continuada chegando a uma sociedade comunista, que excluiria os discursos contrários aos seus. Nesse dado momento, o debate converge para a possibilidade ou impossibilidade de excluir o discurso do outro totalmente dos indivíduos, esvaziando os discursos externos. Procura-se, enxergar a coexistência ou não das coisas, como revolução e conservação, autonomia e heteronomia, homens e máquinas, com o auxílio da observação teórica dos filmes e das estruturas humanas de vida. Ao fim, problematiza-se sobre a escolha do filme como objeto de estudo e qual a importância dele para analisar, problematizar e refletir sobre a sociedade e as coisas presentes nela.TCC In(dependência) e Imagem Pública das TV's Legislativas: o caso da TV Assembleia/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12) Oliveira, Gilmara Vicente de; Oliveira, João Emanuel Evangelista de; Costa, Homero de Oliveira; Fernandes, Geraldo de MargelaO estudo In(dependência) e Imagem Pública das TV's Legislativas: o caso da TV Assembleia/RN investigou as mídias legislativas - mais especificamente as vinculadas às tevês -, a interação disponibilizada à sociedade civil pelos parlamentares e o conceito de imagem pública. Também analisou se tais mídias proporcionam conteúdos que divulguem as atividades político-parlamentares, bem como se as atividades foram influenciadas pelo advento desses meios de comunicação no Brasil. As TV's Legislativas são ligadas ao Poder Legislativo e exibem como objetivo principal a aproximação dos parlamentos com a população, em uma nítida estratégia de comunicação institucional com vistas à melhoria da imagem do Congresso, de assembleias legislativas e de câmaras de vereadores. Já ao se definir imagem pública, chega-se ao conceito de que seria a prática política naquilo que nela estaria voltada para a competição pela produção e pelo controle de imagens públicas de personagens e instituições políticas. Um dos pressupostos do trabalho foi analisar se ou como os parlamentares oferecem discursos e atividades significativos para o incremento da participação dos cidadãos na vida política. A metodologia se associou à pesquisa bibliográfica, à coleta histórico-documental, questionários e em um estudo de caso sobre a TV Assembleia/RN. Com este estudo, houve a divulgação dos resultados, especificamente a análise dos mecanismos de interação disponibilizados pelos parlamentares do estado do Rio Grande do Norte. Conclui-se que uma emissora legislativa divulga aquilo que é relevante para a ótica do poder legislativo, o que distancia os pontos de vista da sociedade civil.