CCHLA - TCC - Ciências Sociais (licenciatura)

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  • TCC
    "Crise da masculinidade": uma análise dos discursos e implicações do masculinismo on-line no contexto brasileiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-22) Arcanjo Neto, Luis Rafael; Araujo, Anna Bárbara; http://lattes.cnpq.br/7723385972861655; http://lattes.cnpq.br/1718032927024714; Oliveira, Francisca de Paula; http://lattes.cnpq.br/7461010647156851; Suassuna, Rodrigo Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/9927708693539364; Araujo, Anna Bárbara; http://lattes.cnpq.br/7723385972861655
    O presente trabalho nasce da percepção dos avanços na popularidade de discursos como o redpill, que pregam claramente condutas misóginas, assim como a inserção de elementos simbólicos do seu discurso tanto na vida on-line e off-line. Deste modo, é tomada por questão central entender como o discurso dos grupos masculinistas (redpill, incel, artistas de sedução, etc.) encontra eco nos homens, mesmo diante da diversidade de manifestações de masculinidades no Brasil. Para chegar aos resultados, foi realizada uma etnografia virtual, que englobou a observação de canais da temática, além de entrevistas com homens que consomem esse tipo de conteúdo, submetendo esse processo inteiro a uma análise de discurso, equilibrando os elementos sociais e individuais encontrados no campo. Essas etapas serviram para evidenciar a disputa científica que pequenos grupos de homens mantêm sobre as dinâmicas de gênero; a relação entre extrema-direita e masculinismo; o isolamento como elemento de desfrute de porta-vozes do movimento; etc. Em conclusão, é pontuada a importância desse tipo de pesquisa para o combate dessa corrente.
  • TCC
    "A cidade e sua função como formadora de identidade coletiva: os movimentos culturais das classes populares e a promessa do ressurgimento da identidade natalense"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-20) Lima, Tabita Eclésia Pinto de; Freitas, Carlos Eduardo; https://orcid.org/0000-0002-9395-430X; http://lattes.cnpq.br/0691708864631113; Lima, Andressa Lidicy Morais; https://orcid.org/0000-0002-2232-0799; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; Medeiros , Lucas Fortunato Rêgo de; https://orcid.org/0000-0002-5408-513X; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008
    Este trabalho tem como objetivo defender a necessidade de reconstrução da identidade natalense tendo a arte popular como mecanismo político para tal, à medida em que a ocupação dos espaços públicos pelas manifestações artísticas reclama à cidade seu papel como palco de atuação ativa do cidadão. Para isso, retorna-se às origens históricas das cidades no ocidente e discute-se a partir das obras de Richard Sennett (1943) a relação existente entre o corpo do cidadão e o espaço que este ocupa, reforçando a dinâmica entre espaço público e o conceito de cidadania. Para aproximar este debate à realidade local, específica-se o cenário das capitais nos países de capitalismo tardio, como discutido pelo geógrafo Milton Santos (1926 - 2001), identificando os efeitos do sistema neoliberal na descaracterização das cidades e as consequências destes efeitos sobre o modo dos indivíduos vivenciarem o cenário urbano. Para reforçar a necessidade de retomada da cidade como ambiente de exercício político do cidadão, atribuí-se à arte, a partir de como esta é entendida por autores da Teoria Crítica - Walter Benjamin (1892 - 1940) e Theodor Adorno (1903 - 1969) - , o papel de apontar para a irracionalidade da realidade patente, ao mesmo tempo em que cria pelo seu caráter de imanência uma realidade outra; realidade onde os sujeitos coletivamente são livre para criar uma cidade segundo suas próprias narrativas de emancipação. Este pensamento serve de base para analisar a cidade de Natal em seus processos de apagamento identitário e descaracterização urbana, assim como defende as manifestações culturais e populares como mecanismo para que essa identidade seja reconstruída. Para isso, através de revisão bibliográfica e iconográfica, constrói-se uma análise do Movimento Manguebeat (1990) apontando para a possibilidade de repetição de um fenômeno similar na capital potiguar, onde a partir da dinâmica entre corpo e espaço, o uso das manifestações culturais reforce a criação e o compartilhamento de uma identidade coletiva.
  • TCC
    Relatos de experiência em escolas potiguares: o ensino de sociologia em face à dinâmica do Novo Ensino Médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Silva, José Victor Belarmino; Sales, Ana Patrícia Dias
    O presente trabalho consiste na descrição das vivências pedagógicas experimentadas na Escola Estadual Professora Isabel Barbosa Vieira – localizada no município de Touros/RN – ao longo dos Estágios Supervisionados de Formação de Professores em Ciências Sociais I, II e IV, no ano de 2021, e no Centro Estadual de Educação Profissional Professor João Faustino Ferreira Neto – localizado na cidade de Natal/RN – no decorrer do Estágio Supervisionado de Formação de Professores em Ciências Sociais III, em 2022, com destaque para os impactos da reforma do ensino médio implementada a partir da sanção presidencial da Lei nº 13.415/17 no ensino de sociologia.
  • TCC
    A fragilização do diálogo em uma sociedade politicamente polarizada: o discurso de ódio no Brasil contemporâneo como mediação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Melo, Antonio Isaias Marinho de; Medeiros, Lucas; Silva, Patrícia; Silva, Tadeu
    Este trabalho tem como objetivo principal compreender como a polarização política entre os grupos de esquerda e direita no cenário político brasileiro contemporâneo e como esse dilema altera o cenário das discussões em torno dos assuntos de interesse coletivos e solidifica a cultura de ódio nas redes sociais. A partir disso, a pesquisa é estruturada pela demarcação temporal do contexto eleitoral e político entre os anos de 2018 a 2022 que se origina o cenário e a sua evolução destacando a influência das redes sociais na amplificação dos extremos pelo discursos polarizadores. Para isso, a pesquisa utiliza de revisão de literatura por uma ótica ensaística com o objetivo de identificar os fatores e as suas possíveis consequências para a coesão social e a democracia brasileira. Por fim, a proposição central é refletir criticamente para minimização dos efeitos negativos do fenômeno em questão.
  • TCC
    A formação do professorando de sociologia a partir dos desafios vivenciados nos estágios supervisionados obrigatórios
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-09) Lino, Amanda Laís Costa; Casado, Marcos Saiande; http://lattes.cnpq.br/6153687090682588; 20190054976; Cunha, Josemi Medeiros da; Silva, Roberto Ribeiro da
    Neste Relatório Analítico de Experiência de Estágio Supervisionado tem como finalidade, compartilhar as vivências e trajetórias de uma licencianda em ciências sociais, a partir das experiências com base nos estudos e pesquisas sobre o contexto educacional das instituições, das turmas trabalhadas, a infraestrutura das escolas, atividades planejadas durante o estágio, além dos saberes compartilhados com os supervisores de estágio. Buscando um olhar crítico sobre as práticas educacionais que serviram de base na formação de uma professoranda em ciências sociais. Foi utilizado como técnica metodológica a pesquisa de natureza qualitativa a partir das análises dos relatórios e relatos de experiência dos estágios supervisionados ao longo da graduação. Nesse sentido, o relato de experiência é dividido em cinco partes, iniciando o relatório com a introdução sobre as experiências vivenciadas nos ambientes escolares no decorrer da formação do professorando em Ciências Sociais. Na segunda parte expomos as estratégias metodológicas que foram utilizadas para analisar os documentos, juntamente com as observações das dinâmicas do ambiente escolar, entrevistas e diário de campo. No terceiro momento, ficou definido pela caracterização do campo de estudo, a partir das estruturas física e pedagógica de cada instituição de ensino. Na quarta parte, discutimos sobre as vivências dos estágios de formação de professores em Ciências Sociais a partir das análises das atividades desenvolvidas e observadas, além do perfil das turmas observadas nas duas escolas que foram campo de estudo. Em seguida, no quinto ponto a ser trabalhado, será abordado sobre quais foram os desafios enfrentados por uma licencianda em Ciências Sociais durante os estágios de formação, e por fim a conclusão.
  • TCC
    Pista de Skate do Disco Voador e a comunidade emocional: a socialidade no pensamento de Michel Maffesoli
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-21) Costa, Alessandra Beatrice da Trindade; Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008; http://lattes.cnpq.br/8181047045235837; Maia, Renato; Morais, Carlos Eduardo Freitas; http://lattes.cnpq.br/0691708864631113
    Essa presente monografia tem como finalidade apresentar e conceber a Praça do Disco Voador, localizada no bairro de Ponta Negra, na cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, onde funciona uma pista de skate na cidade. Com isso, através de uma observação participativa e ativa do espaço, busca compreender com apoio da teoria de Mafessoli (1998) como o ambiente em questão foi e é construído dentro de suas nuances sócio-históricas, relacionando a socialidade apresentada pelo autor perante o conceito de comunidade emocional e tribos urbanas. Para isso, interpretou a importância do espaço para os skatistas, patinadores e moradores do bairro, como também levou em consideração os possíveis conflitos que geram a instabilidade emocional no espaço.
  • TCC
    Do estágio supervisionado à residência pedagógica: uma relato de experiência da formação docente em sociologia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-22) Irineu, Leila Patricia de Lima; Paiva, Irene
    Este trabalho tem por objetivo analisar as experiências de formação vivenciadas a partir do estágio supervisionado obrigatório e da participação no programa residência pedagógica, vivenciadas nas escolas públicas estaduais Winston Churchill na Zona leste e na Escola Zila Mamede na Zona norte de Natal capital do Rio Grande do Norte. A intenção é avaliar a contribuição das situações de formação levantando seus pontos relevantes para pensar sociologicamente a educação do ensino médio básico em suas particularidades do momento atual, dentre elas o novo ensino médio, a escola de tempo integral, ressalvas sobre o momento político e enfrentamentos de acontecimentos como a recente pandemia. O trabalho busca estabelecer um panorama dos recentes acontecimentos, evidenciando a importância das atividades práticas formativas para o licenciado em sociologia.
  • TCC
    O olhar docente sobre a inclusão do nome social na escola: um relato de experiência na formação de professores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-21) Silva, Deywid Gomes da; Paiva, Irene Alves; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; https://orcid.org/0009-0000-4711-3684; http://lattes.cnpq.br/8869108023138845; Sales, Ana Patrícia Dias; http://lattes.cnpq.br/8695979411366952; Oliveira, Francisca de Paula; http://lattes.cnpq.br/7461010647156851
    Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência como residente pedagógico de sociologia, levando em consideração a prática da regência, observação, no cotidiano escolar, planejamento, a sala de aula e os demais ambientes escolares. Inicialmente levamos em conta a importância do projeto da residência pedagógica na formação de professores, a diferença entre os demais estágios obrigatórios e a imersão no espaço escolar. Utilizando técnicas metodológicas como: observação e a etnografia nos espaços escolares e os registros etnográficos. Nesse sentido, o relato de experiência, é dividido em seis partes, a primeira parte é a metodologia utilizada para observar as dinâmicas acerca do ambiente escolar, o ato de etnografar - o olhar, ouvir e escrever. No segundo momento, o projeto da residência pedagógica, o contexto, intramuros universitários e chegada na escola. Levando em conta o olhar docente em formação, na qual serão destacados os primeiros contatos com o ambiente escolar, como estagiário e residente, a observação in lócus, das turmas, escolas e suas sociabilidades. Na terceira parte, o campo de observação, a escola de atuação e os registros etnográficos e reflexões. Em seguida, no quarto momento será discutido o nome social e a cidadania, sua importância para sociedade e análises sobre um direito que é negado. Na quinta parte, efetuamos uma sistematização dos desafios encontrados no chão da escola, desde os problemas estruturais até a prática docente e o se tornar professor em um contexto de escola pública, e por fim, a conclusão.
  • TCC
    Culturas extremas e rituais de transformação: como o estigma afeta adeptos de modificações corporais na cidade do Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Costa, Rickson Natan Filgueira da; Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de; https://orcid.org/0000-0002-5408-513X; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008; https://orcid.org/0009-0004-8175-5188; http://lattes.cnpq.br/1148096105738906; Freitas, Carlos Eduardo; https://orcid.org/0000-0002-9395-430X; http://lattes.cnpq.br/0691708864631113; Medonça, Roberto Carlos Nunes Queiroz de; https://orcid.org/0000-0002-1956-2228; http://lattes.cnpq.br/7168636032811783
    Este estudo tem como objetivo principal compreender as relações entre modificações corporais, estigmatização, rituais de dor, culturas extremas e interações sociais na cidade do Natal, Rio Grande do Norte. Focando nos entusiastas dessas práticas, busca-se compreender como a estigmatização impacta suas interações interpessoais e integração na sociedade local. A pesquisa utiliza métodos qualitativos de entrevista semi estruturada para aprofundar a compreensão das experiências e percepções dos adeptos de modificações corporais diante da estigmatização. Além disso, examina os efeitos dessa estigmatização em suas relações pessoais, como amizades, familiares, vínculos no ambiente de trabalho e seu percurso de modificação. A abordagem busca proporcionar uma visão abrangente sobre como esses indivíduos se inserem na sociedade, preenchendo uma lacuna no entendimento acadêmico sobre essa cultura da body modification.
  • TCC
    Residência pedagógica e escola: interações por meio do ensino remoto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-18) oliveira, Lívia Caroline Lima de; Sales, Ana Patrícia Dias; Sanson, Cesar; Oliveira, Francisca de Paula de
    Trabalho de conclusão de curso em Ciências Sociais Licenciatura, UFRN.
  • TCC
    Relatório de experiências pedagógicas no Atheneu: reflexões antes, durante e depois da pandemia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Bezerra, Cristina Diógenes Souza; Facundo, Angela Mercedes; https://orcid.org/0000-0001-9552-5763; http://lattes.cnpq.br/9174852118966092; http://lattes.cnpq.br/6958909905326331; Paiva, Irene Alves de; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Tavares, José Rolfran; http://lattes.cnpq.br/9143449640922377
    Este trabalho é um relatório das minhas experiências como estagiária docente do curso de licenciatura em Ciências Sociais da UFRN desenvolvidas no Colégio Atheneu Norte Riograndense entre os anos de 2019 e 2022. Proponho aqui uma reflexão sobre as possibilidades de estratégias pedagógicas em uma temporalidade perpassada pela pandemia e pela necessidade de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação devido ao isolamento social. Organizando, a partir disso, o estágio de maneira cronológica enquanto os momentos pré, durante e pós-pandemia, vinculados ao contexto mais abrangente de mudanças políticas e sociais no período em que os estágios foram desenvolvidos.
  • TCC
    Uma etnografia do Movimento Antigordofobia nas Mídias Digitais: campos discursivos de ação e estratégias de enfrentamento ao padrão hegemônico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-10) Silva, Gabriele Costa da; http://lattes.cnpq.br/9174852118966092; http://lattes.cnpq.br/8039989059347091
    Esta pesquisa realizou uma etnografia virtual do movimento antigordofobia nas mídias digitais, identificando a pluralidade de estratégias, pautas e eventuais contradições presentes no movimento, a partir de um recorte de gênero. Para tanto, foram observados os perfis de três ciberativistas nas redes sociais Youtube e Instagram. A partir das publicações destas mulheres foram identificados alguns conceitos chaves que incorporam as temáticas mais efervescentes do movimento de mulheres gordas, quais sejam: gordofobia, pressão estética, aceitação, patologização, saúde e acessibilidade. Através das divergências e semelhanças das leituras adotadas pelas ciberativistas acerca dos conceitos chaves, recuperando a categoria cunhada por Sônia E. Alvarez, foi possível localizar o movimento antigordofobia como um campo discursivo de ação. Desse modo, a pesquisa demonstrou que, de acordo com os aspectos culturais, políticos, econômicos e sociais que circundam as sujeitas do ciberativismo gordo, distintos discursos serão produzidos por essas mulheres, sendo todos eles agentes mobilizadores do movimento e partes constitutivas dele.
  • TCC
    Sociabilidades online e o Valhalla: um estudo sobre uma comunidade de streamers da twitch tv no Whatsapp
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-22) Silva, Hudson Donavan Lima da; Freitas, Eliane Tânia Martins de; 8202430744079222; http://lattes.cnpq.br/8202430744079222; https://orcid.org/0000-0002-4403-4689; http://lattes.cnpq.br/3140787410622609; Coradini, Lisabete; 3559843462349247; http://lattes.cnpq.br/3559843462349247; Barbosa Junior, José Duarte; 6542228199752323; http://lattes.cnpq.br/6542228199752323
    Tendo em vista que o advento da internet foi central nas mudanças que ocorreram em nossa sociedade nas últimas décadas do Século XX, sobretudo nas relações sociais e formas de sociabilidade, pesquisa-se sobre a comunidade de streamers da Twitch TV no Whatsapp, denominada Valhalla, a fim de compreender os usos que a comunidade faz das plataformas virtuais (Whatsapp, Discord e Twitch) em que ela habita. Para tanto, é necessário entender os tipos de sociabilidade que são geradas a partir delas e a forma que a comunidade está estruturada. Realiza-se, então, uma etnografia digital, com uma observação participante e uma imersão nas plataformas citadas. Diante disso, verifica-se que conseguimos obter o entendimento do funcionamento das redes de sociabilidades online, que se utilizam das plataformas de forma complexa e flutuante, o que impõe a constatação de que a etnografia digital é importante para uma pesquisa sobre comunidades virtuais com interlocutores que habitam o espaço digital.
  • TCC
    Ser linha de frente: vivências de profissionais da saúde do RN em tempos de pandemia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-08) Araújo, Natália Yolanda de Carvalho; Porto, Rozeli Maria; http://lattes.cnpq.br/2743599189433997; 0000-0003-2320-0841; http://lattes.cnpq.br/0580044857528295; Monteiro, Edilma do Nascimento Jacinto; 0000-0003-2097-143X; http://lattes.cnpq.br/4868127556791412; Rego, Francisco Cleiton Vieira Silva do; 0000-0002-8852-6212; http://lattes.cnpq.br/4438529628551741
    O trabalho é pautado por um estudo acerca das experimentações de mundo de profissionais da saúde atuantes na linha de frente no enfrentamento à Covid-19 no Rio Grande do Norte. Partindo de uma discussão teórica que se interessa nas temáticas relativas ao pesquisar na pandemia, interseccionalidades, governança, necropolítica e cuidado de si e do outro, ocorre a problematização do que é construir a saúde no Brasil. O presente escrito tem como objetivo central compreender as perspectivas de avaliação dessas/es trabalhadoras/es sobre presenças, vivências e ausências no sistema de saúde brasileiro, como também investigar a possível existência de uma renovação de práticas nesse campo social, sejam elas já em curso ou de elaboração ainda necessária. Nesse sentido, o trabalho contribui com uma apreensão de demandas e necessidades dessa categoria diante de um cenário de transformações sociais, culturais e políticas que expressam desigualdades já em curso no sistema capitalista. Através de uma metodologia quali-quantitativa, expressa em um survey via Google Forms, foram verificadas 48 respostas no intervalo de 2 meses. Como resultados, a pesquisa conta com uma presença massiva de mulheres e de moradores de grandes cidades do estado como parte da amostragem estudada: ambos recortes equivalentes ao percentual de 89,6% cada. Dentre este grupo, 62,5% narraram a existência de uma mudança na relação com o paciente. Ademais, nos depoimentos, apresenta-se a existência de uma pandemia do medo e da construção de uma coletividade entre o grupo da linha de frente, com base na identificação e compartilhamento de afetividades como medo, culpa, ansiedade e estresse. Nesse cenário de análises, é verificada uma potencialização do adoecimento mental dentro do público-alvo. De acordo com este, o futuro da profissão demonstra um cenário de alterações e incertezas.
  • TCC
    Relato de experiência em tempos de pandemia: reflexões sobre o aprender a ensinar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-16) Silva, Kiara Cardoso da; Sales, Ana Patrícia Dias; http://lattes.cnpq.br/8695979411366952; 0000-0002-6788-9292; http://lattes.cnpq.br/5542346240037670; França, Fagner Torres; https://orcid.org/0000-0003-2170-4288; http://lattes.cnpq.br/9989009345118785; Silva, Mikelly Gomes da; http://lattes.cnpq.br/9835097920290728
    O presente relatório, intitulado “Relato de experiência em tempos de pandemia: reflexões sobre o aprender a ensinar”, consiste em uma narrativa acerca das experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados de Formação de Professores I, II, III e IV em Ciências Sociais, tendo sido os três primeiros deles realizados no Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra no período de 2019 a 2020, e o último estágio cumprido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN - Campus Nova Cruz) no primeiro semestre de 2021. O intuito do trabalho foi realizar uma descrição das atividades executadas nas escolas mencionadas acima, assim como problematizar os cenários escolares vivenciados, a condução das ações educativas nesses espaços e a regência das aulas que foram observadas, ministradas pelos professores de Sociologia dessas instituições. No tocante aos aspectos metodológicos, foram utilizadas as seguintes ferramentas para fins de construção do relatório: observação participante; etnografia; diário de campo; dados extraídos de documentos institucionais fornecidos pela escola; entrevistas realizadas com toda a comunidade escolar e pesquisa bibliográfica. Em sua estrutura, o relatório se desdobra em três capítulos e considerações finais. No primeiro capítulo, apresento a descrição da escola, enfatizando sua localização, estrutura e caracterização. No segundo capítulo, abordo sobre as experimentações realizadas no universo escolar, destacando o processo de ambientação e imersão na escola, a compreensão das relações que se estabeleciam nela, o trabalho de campo etnográfico e as observações tecidas em sala de aula. No terceiro capítulo, discorro sobre as vivências em sala de aula e atividades que desenvolvi em cada um dos quatro estágios, incluindo os desafios enfrentados nesse percurso. Também problematizo acerca da experiência remota no tocante a realização dos dois últimos estágios (em função da pandemia) e suas implicações no exercício de aprender a ensinar, elencando algumas impressões sobre o educar por meio dessa modalidade - fenômeno inaugurado a partir da crise sanitária mundial gerada pela COVID-19 e algo inédito na educação brasileira. Por fim, nas considerações finais, exponho uma síntese a respeito da vivência dessa experiência, evidenciando as implicações e aprendizados que ela pôde proporcionar.
  • TCC
    Descolonizar o imaginário: oito propostas de bem viver
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-26) França, Fagner Torres de; Böschemeier, Ana Gretel Echazú; https://orcid.org/0000-0003-0792-1307; http://lattes.cnpq.br/2727813198531300; https://orcid.org/ 0000-0003-2170-4288; http://lattes.cnpq.br/9989009345118785; DAMÁSIO, Anne Christine; https://orcid.org/0000-0001-6865-1262; http://lattes.cnpq.br/7593999311239343; GRECO, Lucrecia Raquel; https://orcid.org/0000-0002-7943-114X; http://lattes.cnpq.br/7428279694968656
    Diariamente, temos notícias de desastres ambientais provocados pelas mudanças climáticas. Desde a Revolução Industrial, iniciada em meados do século XVIII, o planeta Terra entrou no período histórico chamado Antropoceno, associado sobretudo ao consumo em excesso, principalmente nos países desenvolvidos, ao aquecimento global e à exaustão do ecossistema planetário pela ação humana. O presente trabalho, dividido em duas partes, investiga o início desse processo tendo como acontecimento chave a conquista da América, em 1492 (TODOROV, 2019; ARÁOZ, 2020). No primeiro momento, partimos da ideia de que a colonização instaura uma lógica extrativista não apenas material, mas também subjetiva, que perdura até os dias atuais. Esse “colonialismo interno” (CUSICANQUI, 2010) estabelece um pensamento único que privilegia um modo de existência hegemônico excludente e destrutivo. Na segunda parte, tendo por base a concepção de Bem Viver, noção desenvolvida pelos povos da região andina e amazônica, elaboramos oito propostas de regeneração e resistência antropológicas contra a “monocultura da mente” (SHIVA, 2003), capazes de abraçar a diversidade das práticas humanas e produzir outros mundos e modos de existência com potencial universalizante (mas não totalizante) e contra-hegemônico. Concluímos que, sim, isso é possível.
  • TCC
    Hannah Arendt e a ideia de mentira na política
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Porto, Lucas Emanuel Paiva; Suassuna, Rodrigo Figueireido; Oliveira, Francisca de Paula de; Jesus, Claudio Roberto de
    Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre a ideia de “mentira na política”, conforme ela aparece no pensamento de abordada por Hannah Arendt. Este trabalho foi construído por uma pesquisa histórico-bibliográfica, com a finalidade de se compreender a ideia de “mentira na política” como um discurso de crítica ao que ocorria nos EUA no período da Guerra Fria. Na abordagem de Hannah Arendt, a mentira se manifesta contra a política como uma ferramenta, ideia que pode ser comparada e analisada com o que se vivencia em diversos cenários. Hannah Arendt defende a ideia de que a verdade e a política nunca andaram juntas e que a mentira sempre foi aceita como ferramenta de manipulação utilizada pelo corpo político. Daí a importância de se entender o contexto histórico da obra “Mentira na política” – as manipulações da opinião pública nos EUA durante a Guerra Fria. No trabalho, tratamos também dos conceitos correlatos de ação, imaginação e palavra.
  • TCC
    A máquina-toca: micropolíticas da resistência em Franz Kafka
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-12) Ferreira, José Jefferson da Costa; Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008; https://orcid.org/0000-0002-3605-9456; http://lattes.cnpq.br/4987469568556103; França, Fagner Torres de; https://orcid.org/0000-0003-2170-4288; http://lattes.cnpq.br/9989009345118785; Freire, Alyson Thiago Fernandes; https://orcid.org/0000-0001-6673-6289; http://lattes.cnpq.br/4287464273977493
    O texto tem a intenção de apresentar a discussão sobre vigilância e controle modernos através da novela A Construção de Franz Kafka a partir das perspectivas teóricas de Zygmunt Bauman, David Lyon e Didier Bigo. A monografia é dividida em três capítulos: inicialmente há uma seção com vistas a situar a literatura kafkiana e suas possíveis influências tanto pessoais como sociais, as quais lhe conferem um estilo próprio de escrever, amparadas em diálogos com Modesto Carone, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Uma vez apresentada a novela e a escrita de Kafka, a pretensão é, a partir do enredo, extrair uma problemática sociológica: a vigilância e o controle e suas sociotécnicas no corpo do bicho (figura estética protagonista da novela) e na sua construção arquitetônica (uma toca). Por conseguinte, a monografia tem uma terceira seção dedicada a discutir micropolíticas da resistência com forma no devir-animal e no devir-inimigo para pensar meios estético-políticos de defrontação das tecnopolíticas, com bases nos filósofos Deleuze e Guattari. O objetivo é, assim, visualizar a potência da literatura kafkiana em torno de suas possibilidades de análise, discussão e agenciamentos. Portanto, fora escolhido relacionar literatura e sociedade com uma questão sociológica, e, depois, pensar em torno de políticas de resistência à vigilância e ao controle social: um porvir no devir-animal.
  • TCC
    A solidão das mulheres no sistema carcerário: uma questão estrutural
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Braz, Anne Caroline; Böschemeier, Ana Gretel Echazú; Melo, Juliana Gonçalves; Negrão, Oswaldo Gomes Corrêa; Schwade, Elisete
    Este estudo tem como objetivo analisar fragmentos da história de vidas de mulheres aprisionadas no Complexo Penal Dr. João Chaves. Para contextualizar a pesquisa, se fez necessário fazer uma breve explanação sobre o histórico da prisão, das formas de penas e da criminalidade feminina, que afirma a orientação e ótica masculinas como norteadoras das ações de instituições de controle de androcentrismo. O estudo etnográfico, que traz o princípio da dignidade humana como uma categoria analítica dos direitos humanos, focaliza nas ações da instituição analisada referente a área da saúde, o direito sexual, a execução da pena, a assistência jurídica e social das mulheres que estão presas. A pesquisa foi realizada por meio de observações etnográficas registradas por meio da experiência participante da autora no campo de estudo. Foram realizadas entrevistas em profundidade e análise bibliográfica de textos que se referem à temática abordada. Como resultado, encontrei na maioria dos itinerários de vida analisados o fator comum e o tipo de delito cometido, que em sua maioria são tráfico de drogas ilícitas. A experiência comum de ter seus direitos negados pelo Estado/Instituições/sociedade, como o direito a exercer a maternagem, à saúde, à educação e a profunda vivência de uma solidão sustentada por uma estrutura social racista, classista e misógina.
  • TCC
    A perda da dimensão ascética na modernidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-03) Matos, Gabriel Pereira; Souza Filho, Alípio de; Lima, Sérgio Eduardo; Costa, Douglas Araujo
    Esta monografia busca apresentar e explorar como o fenômeno da ascese se apresenta como um ideal que tem o intuito de construir não somente um indivíduo e a si mesmo, mas como a mesma vem a moldar, direcionar e estruturar toda uma sociedade. Assim, como busca também expor a fragilidade e a perda cada vez mais crescente do fenômeno ascético frente à modernização e racionalização do mundo. Portanto, neste trabalho faremos, sobretudo, uso de Max Weber para apresentar e destacar os fenômenos principais e responsáveis para que a ascese se degenere e se transforme em apenas um hábito constantemente repetitivo, sem espírito, e que não nos incita para a ação de construção de uma realização tanto do individuo quanto de sua comunidade.