Centro de Ciências Sociais Aplicadas
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Artigo Abordagem para o desenvolvimento de disciplinas sobre informação em saúde em cursos de graduação(Research, Society and Development, 2022-02) Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Galvão, Maria Cristiane Barbosa; Sígolo, Brianda de Oliveira Ordonho; Gualdani, Fabrício AmadeuConsiderando as relações estabelecidas entre a Ciência da Informação e o campo da Saúde, bem como considerando que a informação em saúde é um bem comum da sociedade, este estudo buscou mapear iniciativas que tratassem disciplinas sobre informação em saúde no ensino de graduação a fim de delinear uma abordagem para o desenvolvimento de disciplinas sobre essa temática. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, para investigar disciplinas de graduação sobre informação em saúde e ofertadas por instituições de ensino superior. Para tanto, foram selecionadas três instituições de ensino superior que contemplam esta perspectiva, quais sejam: Universidade de São Paulo (Brasil), University of Victoria (Canadá) eInstituto Politécnico de Leiria (Portugal). A partir do estudo exploratório, conclui-se que é possível abordar disciplinas sobre informação em saúde em cursos de graduação, seguindo diferentes perspectivas. Este estudo propõe que sejam pensadas disciplinas sobre informação em saúde que abarquem, ao menos, temáticas sobre: a) usos da informação em saúde; b) objetos informacionais em saúde; c) comunicação em saúde; d) organização, representação e recuperação da informação no campo da saúde; e) tecnologias da informação associadas à informação em saúde. Realidades institucionais e sociais diferentes podem interferir no processo de consolidação de inovações curriculares no ensino de graduação. Logo, faz-se necessário uma reflexão aprofundada antes de qualquer alteração ou proposição curricularArtigo Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural(Revista Informação na Sociedade Contemporânea, 2017-06) Carvalho, Luciana Moreira de; Nascimento, Lorayne Kelly da SilvaAborda as práticas de ações culturais desenvolvidas em biblioteca escolar a partir da experiência prática da autora enquanto estagiária na referida biblioteca e das reflexões advindas da monografia de final de curso sobre a temática. Objetiva-se, portanto, apresentar as ações culturais desenvolvidas na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como forma de mostrar que é possível tornar a biblioteca escolar um espaço rico em informação e imaginação, atraente e convidativo para as crianças. Parte do pressuposto que a biblioteca é um instrumento de ação cultural, que objetiva educar e transformar o indivíduo. Traz por base na fundamentação teórica características das bibliotecas escolares, apresenta o conceito de ação cultural, discute a diferenciação da ação cultural, fabricação cultural e animação cultural. Visa estabelecer o desenvolvimento de marketing cultural no âmbito da biblioteca. Reflete sobre a importância do bibliotecário em adotar a postura de agente cultural e diante dessa perspectiva, enfatiza sua atuação como mediador da leitura e leitores, identificando a competência bibliotecária em meio às ações. Quanto à metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, em um estudo exploratório e descritivo. Conclui-se que as ações culturais realizadas na Biblioteca Visconde de Sabugosa NEI/UFRN contribuem para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos e provoca impacto na sala de aula, incentivando o hábito a leitura, melhoramento na escrita, estimulando a sua capacidade criativa e transformando-os em cidadãos mais conscientesCapítulo de livro Os acervos das bibliotecas como ato político: a literatura e suas fontes de informação(Pachamama, 2021-09) Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Tanus, GustavoDiscute a importância da descolonização de coleções de bibliotecas e apresenta fontes de informação na área da literatura afro-brasileiraArtigo Acesso à justiça a partir de aplicativos que funcionam como meios consensuais de solução de conflitos de consumo no ambiente digital(Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal, 2021) Alves, Fabrício Germano; Sousa, Pedro Henrique da Mata Rodrigues; Rocha, Vinícius Wdson do Vale; http://orcid.org/0000-0002-8230-0730Em meio à evolução e às diretrizes dos serviços em rede, as relações de consumo começaram a se desenvolver em ambientes eletrônicos. Nessa perspectiva, ao passo que as relações de consumo se formam, e que os produtos/serviços são adquiridos ou utilizados, as demandas dos consumidores urgem por uma resolução facilitada e eficaz. É nesse contexto que as plataformas e os aplicativos são considerados como mecanismos extrajudiciais de acesso à justiça para os consumidores em meio ao avanço da sociedade em rede. Desse modo, o âmago da questão transita em torno da relação entre a possibilidade de resolução de conflitos por via extrajudicial, a necessidade de desenvolvimento de aplicativos para tais fins e a responsabilidade das agências reguladoras sobre esta resolução. Objetiva-se, portanto, identificar os mecanismos digitais disponíveis para facilitar o acesso à justiça dos consumidores e considerar a responsabilização sobre o auxílio consumerista por parte de agências reguladoras. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados para tal análise consistem em pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e hipotético-dedutiva, e objetivo descritivo. É de extrema necessidade incitar esta percepção pois não há alternativas suficientes para os consumidores resolverem seus pleitos, principalmente em contextos pandêmicos, ao considerar possíveis isolamentos e inoperâncias de unidades de proteção consumerista de natureza presencial e direta. À vista disso, conclui-se que é de fulcral importância promover o desenvolvimento de métodos alternativos virtuais de solução de conflitos em contraposição aos tradicionais de caráter presencialArtigo Acesso aberto imediato ou embargo dos trabalhos de conclusão de curso? Estudo embasado na teoria da ação racial(Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 2021) Sánchez-Tarragó, Nancy; Medeiros, Joyanne de Souza; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072Objetivo: Identificar os fatores e as motivações determinantes do comportamento dos discentes da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) com respeito ao acesso aberto imediato ou ao embargo dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) Método: Embasada teoricamente na Teoria da Ação Racional com os construtos Crença, Norma, Atitude e Intenção. Utilizou-se como técnica de coleta de dados o levantamento por questionários, em amostras de discentes e docentes da FACISA, assim como entrevistas. Resultado: No construto Crença, os resultados sugerem que a comunidade em estudo entende as vantagens do acesso aberto para a visibilidade e aproveitamento da produção científica, assim como a finalidade do embargo. Foi identificada a crença de que se embarga devido à exigência de ineditismo por parte dos periódicos científicos. Como Norma subjetiva alunos e professores percebem que o embargo do TCC pode gerar atraso a futuros estudos e que o uso de uma política de embargo muito restritiva é prejudicial à discussão científica. Já nas atitudes se evidenciam contradições, pois enquanto são favoráveis ao acesso aberto imediato também são favoráveis ao embargo, sobretudo, motivado pela crença de a necessidade de garantir ineditismo. Essas contradições se revelam na incerteza da intenção de depósito com acesso aberto imediato e em comportamentos que se inclinam ao embargo dos trabalhos. Conclusões: Se requerem ações para fomentar o acesso aberto imediato à luz das mudanças na comunicação científica, por exemplo, o uso ampliado dos preprints, assim como incentivar uma tomada de decisões informada por conhecimentos sobre as políticas das revistasArtigo Afinal, para quê serve um livro na estante?(Ciência da Informação Express, 2023-09) Cunha, Jacqueline Araújo; Macêdo, Patricia Ladeira Penna; Macedo, Helton Rubiano de; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260Este trabalho apresenta um caso de ensino ocorrido em uma Biblioteca Universitária, onde a classificação de um livro como obra de referência acarreta a restrição de empréstimo, levantando questões sobre a interpretação dessa categorização, a acessibilidade aos recursos acadêmicos e o papel das bibliotecas universitárias na promoção do aprendizado. Esse caso de ensino destaca a importância da catalogação como um processo intelectual e também evidencia a necessidade de flexibilidade na aplicação de regras diante de conteúdos complexos, respeitando o objetivo primordial de apoiar a aprendizagem dos alunosTese Ajuste estrutural e educação superior no Brasil: princípios negados(2011-02-18) Silva, Hiran Francisco Oliveira Loles daArtigo Alimentação e comensalidade: aspectos históricos e antropológicos(2010) Moreira, Sueli AparecidaArtigo Alocação de recursos públicos destinados a assistência hospitalar e ensino fundamental nas capitais brasileiras(2013) Souza, Fabia Jaiany Viana de; Melo, Mariana Medeiros Dantas de; Araújo, Aneide Oliveira; Silva, Maurício Corrêa daArtigo Alocação de recursos públicos em educação nos estados brasileiros: uma análise das relações entre a eficiência dos gastos públicos com educação e o desempenho no IDEB no ano de 2009(2012) Souza, Fábia Jaiany Viana de; Melo, Mariana Medeiros Dantas de; Silva, Maurício Corrêa da; Araújo, Aneide OliveiraArtigo Ampliando o acesso livre a informação: a digitalização do acervo do Núcleo Temático da Seca(Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, 2008-08) Carvalho, Luciana Moreira; Carvalho, Monica Marques; Freire, Isa Maria; Aranha, Terezinha de QueirozArtigo Análise bibliométrica da produção científica publicada na revista Informação & Sociedade no período de 2011 a 2017(Informação em Pauta, 2019-12-28) Miranda, Ana Cláudia Carvalho; Freire, Bruno Duarte; Vitullo, Nadia Aurora VantiEste trabalho tem como objetivo traçar o perfil dos autores e caracterizar os artigos publicados na Revista Informação e Sociedade: Estudos, entre 2011 a 2017, atualizando estudos anteriores já realizados. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental no acervo on-line da revista, por meio do levantamento da produção acadêmica publicada, neste recorte temporal e, posteriormente, fez-se uma análise bibliométrica. Entre os principais resultados encontrados, destaca-se que a maioria dos artigos são publicados em coautoria, exigindo-se que pelo menos um dos autores tenha a titulação de doutor. Além disso, verificou-se um crescimento exponencial na quantidade de artigos publicados em 2017, com ênfase para os relatos de pesquisa. Sobre as 7.626 referências encontradas, verificou-se o seguinte resultado: a tipologia mais identificada é o livro; o periódico mais citado foi a revista Ciência da Informação; e o idioma mais frequente nos artigos é o português. Já com relação a periódicos internacionais, cumpre informar que os seis mais citados possuem estrato A1 no Qualis. Conclui-se, portanto, que o presente estudo permitiu uma análise mais detalhada da produção científica publicada ao longo dos anos investigados, ratificando outros estudos que apontam que a revista I&S representa um instrumento importante de divulgação do conhecimento para a Ciência da Informação e áreas afins, em razão do excelente nível dos artigos publicados.Artigo Análise comparativa e teste empírico da validade dos modelos CAPM tradicional e condicional: o caso das ações da Petrobrás(Revista Ciências Administrativas, 2007-08) Alves, Janaína da SilvaArtigo Uma análise crítica entre os currículos dos cursos de ciências contábeis nos países do Mercosul e o proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR(2013) Segantini, Giovanna Tonetto; Melo, Clayton Levy Lima de; Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira; Silva, José Dionísio Gomes daArtigo Análise da cadeia de valores como instrumento da gestão estratégica de custos: um estudo de caso na indústria salineira(2013) Lopes, Jorge Eduardo de Medeiros; Araújo, Aneide OliveiraArtigo Análise da eficiência dos gastos públicos com educação nas capitais brasileiras(2013) Silva, Maurício Corrêa da; Souza, Fábia Jaiany Viana de; Araújo, Aneide OliveiraArtigo Análise da encontrabilidade da informação do website do Archivo General de la Nación da Colômbia(Revista Interamericana de Bibliotecología, 2023-05-01) Vechiato, Fernando Luiz; Amaya, Maria Girleza Pérez; Santos, Mylena de Souza Santos de Souza; Albuquerque, Ana Cristina deA partir da importância que representam atualmente os ambientes informacionais digitais no acesso e recuperação da informação, busca-se avaliar a encontrabilidade da informação do website do Archivo General de la Nación da Colômbia. Para tanto, utilizou-se um checklist que permite analisar os atributos da encontrabilidade da informação em ambientes informacionais. O referido website cumpriu com alguns dos atributos, sendo necessária ainda a implementação de melhorias que se adequem tanto a esses atributos como aos atuais requisitos tecnológicos. Com base em uma visão menos tecnicista, ressalta-se a importância da participação dos profissionais da Ciência da Informação no processo de projeto e de desenvolvimento dos ambientes informacionais digitaisApresentado em Evento Análise da incidência de infecção hospitalar em função dos custos dos materiais consumidos na sua prevenção: um estudo no Hospital de Pediatria da UFRN(2010-07) Dantas, Claudio BezerraAs infecções hospitalares são consideradas agravos que acometem o paciente após admissão em um hospital e seu tratamento custa caro. Estas infecções são consideradas como importantes fatores de complicação no tratamento de pacientes internados em hospital, pois além de causar mais sofrimento para o paciente e sua família, contribuem para o aumento das taxas de morbidade, mortalidade e tempo de permanência no hospital, como também dos elevados custos no tratamento pós infecção. Considerando a magnitude do problema, torna-se imprescindível a implantação e manutenção de práticas de prevenção e controle das infecções hospitalares em todos os serviços de saúde. O problema da pesquisa consiste em saber se existe alguma relação entre a incidência da infecção hospitalar e os custos incorridos com a prevenção da mesma. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento, nos últimos cinco anos, da ocorrência de infecções hospitalares em um hospital universitário, em função dos custos incorridos com materiais para a sua prevenção. A metodologia utilizada classifica a pesquisa como exploratória, quanto aos seus objetivos; quanto aos seus procedimentos, um estudo de caso; e quali-quantitativa quanto à abordagem do problema. Através da análise de regressão, analisa.se a relação das variáveis dependente (infecção hospitalar) e independente (custos de prevenção). O resultado da pesquisa comprovou que existe uma relação inversa entre as variáveis.Apresentado em Evento Análise da indexação da Biblioteca Setorial de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte através de um estudo informétrico(XVII CIENTEC - Semana de ciência, tecnologia e cultura, 2011) Souza, Juliana Kalina Siqueira de; Silva, Felipe Kennedy da; Vanti, NadiaArtigo Análise da percepção dos docentes dos cursos de graduação em ciências contábeis do Brasil quanto ao processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicadas no Brasil(2011) Fernandes, Bruno Vinícius Ramos; Lima, Diogo Henrique Silva de; Vieira, Eduardo Tadeu; Niyama, Jorge Katsumi