CERES - TCC - História (bacharelado)
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TCC Uma história política para os sertões cearenses: experiência de leitura da obra “Russas: 200 anos de emancipação política” de Limério Moreira Da Rocha (2001)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-23) Leão, Francisco Junierbe de Sousa; Santos, Evandro dos; https://orcid.org/0000-0003-2844-4810; http://lattes.cnpq.br/7531766582443713; https://orcid.org/0009-0007-6113-0959; http://lattes.cnpq.br/0588079603236690; Fernandes, Paula Rejane; https://orcid.org/0000-0002-6273-2229; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735997Y1; Lima, Jailma Maria de; https://orcid.org/0000-0001-8689-1753; http://lattes.cnpq.br/7070010288416835Este trabalho de conclusão de curso analisa a obra "Russas: 200 anos de emancipação política", de Limério Moreira da Rocha. O objetivo central é examinar a construção da história de Russas, Ceará, sob a ótica da história da historiografia, focando na evolução da história política e na historiografia dos sertões nordestinos. O estudo parte da premissa de que a política é um campo complexo, marcado por conflitos e disputas de poder, e que instituições democráticas podem enfrentar crises de legitimidade. A metodologia empregou uma leitura aprofundada da obra principal de Rocha. Dada sua extensão, o foco foi direcionado às seções e capítulos pertinentes à formação e constituição do município, às mudanças político-administrativas, às relações de poder e à participação social. A análise foi pautada pelo diálogo com a "nova história política" e a historiografia dos sertões, permitindo uma compreensão das diversas dimensões da política apresentadas pelo autor, incluindo as relações entre agentes sociais e o Estado, os conflitos e as dinâmicas de trocas de lideranças. A análise revela que, embora Rocha não conceitue explicitamente a "nova história política", sua narrativa transita entre a historiografia política tradicional e a renovada. Isso é demonstrado pela abordagem de figuras proeminentes e eventos institucionais, bem como pela inclusão de agentes sociais historicamente marginalizados, como povos indígenas e paroquianos de Russas, que se mobilizaram em abaixo-assinados e disputas de poder. O trabalho destaca a política como conflito (exemplificado pelo massacre de 1699), como construção territorial e social, como expressão de agência local (reivindicações e eleições), e como reflexo de mudanças nacionais e globais. A menção a famílias ilustres sublinha a influência de oligarquias e redes familiares na política local. Em conclusão, a obra de Limério Moreira da Rocha é um material essencial para a compreensão da história política local e regional. Ela oferece um panorama multifacetado da formação de Russas e contribui para uma compreensão mais completa da história política brasileira, ao integrar tanto os "grandes eventos" quanto as ações dos "de baixo".TCC Do negro invisível ao herói nacional: a trajetória dos jogadores negros na seleção brasileira durante as copas do mundo de 1950 a 1958(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Costa, Gabriel Silva; Oliveira, Antonio Jose de; http://lattes.cnpq.br/5483282992312123; 0009-0009-6309-1361; Andrade, Juciene Batista Félix; Santos, Rosenilson da Silva; Andrade, Joel Carlos de SouzaA finalidade deste trabalho é relatar, a partir de uma análise histórica, a chegada do futebol ao Brasil, com foco na cidade do Rio de Janeiro. O principal responsável pela implementação deste esporte no país foi o inglês Charles Miller, sendo este um esporte que se tornou popular ao longo dos anos, especialmente devido ao sucesso da campanha da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1938, na qual jogadores negros foram um dos principais destaques do campeonato. Além de apresentar um breve histórico sobre a chegada do futebol no Brasil, este trabalho aborda como problemática a inserção do negro no futebol brasileiro, tendo como base e recorte temporal a participação da seleção brasileira nos campeonatos mundiais de futebol realizados entre os anos de 1950 e 1958. Como objeto de análise, foram utilizados jornais da cidade do Rio de Janeiro, tais como o Cruzeiro, o Jornal, Última Hora, Diário Carioca, Correio da Manhã, assim como diversos outros trabalhos acadêmicos, que serviram como bibliografia para a realização deste estudo.TCC Vivências índias, mundos mestiços: relações interétnicas na Freguesia da Gloriosa Senhora Santa Ana do Seridó entre o final do século XVIII e início do século XIX(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2002) Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Macedo, Muirakytan Kennedy de; Cavignac, Julie Antoinette; https://orcid.org/0000-0003-0192-1103; http://lattes.cnpq.br/2111200163433960; http://lattes.cnpq.br/6234766321259493; https://orcid.org/0000-0002-5967-7636; http://lattes.cnpq.br/8883637703704518; Medeiros, Maria das Dôres; http://lattes.cnpq.br/7704570767170417A temática desse estudo é a Questão Indígena no Seridó norte-rio-grandense. Tradicionalmente, a historiografia potiguar escrevera que as populações indígenas do Rio Grande do Norte haviam sido riscadas do mapa após as Guerras dos Bárbaros. Historiadores eruditos, que direcionaram seus enfoques para questões históricas regionais, evidenciaram a presença de índios nos assentos da Freguesia de Santa Ana entre os séculos XVIII e XIX (DANTAS, 1979; COSTA, 1999). Essas evidências empíricas nos serviram de pista para a pesquisa que empreendemos. A indexação dos registros de batismos, casamentos e óbitos da Freguesia da Gloriosa Senhora Santa Ana do Seridó, dentro do limite cronológico que vai de 1788 a 1857, nos permitiu encontrar populações indígenas junto aos demais grupos étnicos da região participando de rituais religiosos. Embora envoltos pelo mundo colonial, a pesquisa evidenciou alguns desvios das tradições cristãs entre os índios, como o sepultamento fora dos templos, o não recebimento de sacramentos e as uniões informais sem que fosse precisa a anuência da Igreja. A conclusão mais patente a que chegamos é a da presença indígena inconteste no Sertão do Seridó entre, pelo menos, a última década do século XVIII e as primeiras do século XIX, resultado que se contrapõe à idéia veiculada pelos estudos clássicos da historiografia norte-rio-grandense. A lógica que percebemos no Sertão do Seridó dos séculos XVIII e XIX é a da mestiçagem (GRUZINSKI, 2001a). Mundos e horizontes culturais se misturaram a partir de suas especificidades, suas representações e seus corpos: o dos brancos, o dos negros, o dos pardos e o dos índios. Esferas que se interseccionavam através de mestiçagens biológicas, quebrando as barreiras étnicas e sobrevivendo da mistura. A mescla de práticas cotidianas, de hábitos e de costumes provocaria mestiçagens culturais cujos resultados são visíveis até hoje no estrato identitário dos habitantes da região do Seridó. Se a sobrevivência biológica dos índios no Seridó - que só foi possível porque os mesmos elaboraram estratégias de resistência ao esquema dominatório do mundo ocidental – é um dos epílogos desse trabalho, o outro é a sobrevivência cultural dos índios, que, mesmo adormecidos ou embaralhados no restante da população, estão presentes nos pequenoshábitos e gestos do cotidiano. Conseguiram resistir silenciosamente, já que herdamos alguns de seus nomes na toponímia regional, em alguns de nossos paladares e acessórios domésticos de palha e de barro. Resistência esta que se expressaria através da circularidade cultural (C.f. GINZBURG, 1987) entre as culturas branca e indígena. A opressão colonial não suprimiu totalmente a ânsia de viver e tampouco os traços culturais dos índios. Esse estudo não conseguiu responder a todos os questionamentos. Contudo, as conclusões a que chegamos constituem um pontapé inicial na revisão da História Indígena do Rio Grande do Norte, por tantos anos encoberta pela máscara do etnocentrismo e da rejeição ao passado nativo. Num futuro próximo, se as pesquisas avançarem progressivamente, é possível que falemos de comunidades indígenas no Rio Grande do Norte atual, em mundos mestiços onde a retomada da identidade étnica só será possível pelo processo da etnogênese.TCC Entre o Sertão e o Cangaço: uma imersão no Museu do Cangaço e nas Memórias dos 'Cabras de Lampião' em Serra Talhada - Pernambuco(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-31) Souza, Laise Vitória de Figueredo; Andrade, Joel Carlos de Souza; http://lattes.cnpq.br/6752728114568336; http://lattes.cnpq.br/0574849035348899; Andrade, Juciene Félix de; http://lattes.cnpq.br/6752728114568336; Oliveira, Antonio José deBuscamos propor uma reflexão sobre nossa visita mediada ao Museu do Cangaço, em Serra Talhada, Pernambuco, em maio de 2023. Consideramos uma experiência imersiva no Cangaço, um dos episódios mais marcantes da história nordestina, ocorrido nas décadas de 1920 e 1930. O Museu, com seu acervo e narrativas, oferece uma perspectiva única sobre figuras e acontecimentos dessa fase turbulenta, estando sediado no centro dos acontecimentos, que ainda influencia fortemente a cultura regional. Nossa reflexão abrange várias vertentes, de início, vamos abordar a importância da museologia na preservação e transmissão da memória coletiva, destacando como os museus ajudam a eternizar a cultura da sociedade em que vivemos, para tanto, pretendemos utilizar as metodologias qualitativa e de análise bibliográfica. O Museu do Cangaço, assim, não é apenas um espaço expositivo, mas um ponto de encontro entre passado e presente, entre história e experiência, conectando as memórias do sertão e a identidade nordestina. Seguindo, nos debruçamos sobre a figura central de Virgulino Ferreira, o Lampião, cuja ascensão como "Rei do Cangaço" foi fruto de circunstâncias diversas e outras habilidades que o transformaram em um símbolo de resistência e, por vezes violenta, cultura. Ao abordar o papel das mulheres no Cangaço, com destaque para Maria Bonita, companheira de Lampião, é pretendido finalizar esta reflexão. Esta figura feminina singular, desafiou normas sociais e construiu um mito de resistência, força e fragilidade, que ultrapassou seu tempo e continua a ressoar para alguns como forte símbolo do empoderamento feminino ao mesmo tempo que a complexidade de sua figura na cultura contemporânea instiga pesquisadores. Assim, esperamos adentrar algumas camadas de memória e identidade, geradas pelo Cangaço, destacando personalidades, representações culturais e seu impacto na formação da cultura sertaneja.TCC Escrita de si de Donatilla Dantas: Representações do feminino (1946 a 1961)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-10) Azevedo, Ana Clara Valéria de; Santos, Ane Luise Silva Mecenas; Andrade, Joel Carlos de SouzaO presente trabalho analisa a escrita de si de Donatilla Dantas entre os anos de 1946 a 1961. Utilizamos como fonte de pesquisa um dos seus diários íntimos, mais precisamente, o de número 1. Durante a análise, buscamos entender, por um lado, como Donatilla Dantas criou uma representação para si e, por outro, pensar duas questões específicas sobre o feminino: o desquite e a independência financeira. A forma como ela organizou o seu diário nos indica que se preocupou em construir uma representação para si, sobretudo de mulher independente. Logo, analisar o feminino a partir da escrita de si de Donatilla e de suas experiências nos ajuda, também, compreender grupos sociais, ou seja, de mulheres desquitadas e/ou independentes.TCC Uma autobiografia não autorizada: Os sertões de Ernani Satyro na obra O Quadro Negro (1954)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Chagas Neto, Manoel Candeia das; Santos, Evandro; https://orcid.org/0000-0003-2844-4810; http://lattes.cnpq.br/7531766582443713; http://lattes.cnpq.br/7474053610719312; Andrade, Joel Carlos de Souza; https://orcid.org/0000-0003-2141-0212; http://lattes.cnpq.br/6752728114568336; Fernandes, Paula Rejane; https://orcid.org/0000-0002-6273-2229; http://lattes.cnpq.br/6472282774896644A presente monografia, discute a respeito de temáticas pertinentes ao estudo da História dos Sertões e ao campo da historiografia da história dos sertões paraibana, ao focalizar seus esforços em melhor compreender essa espacialidade através de uma análise crítica do Romance O Quadro Negro (1954), escrito pelo politico e escritor patoense, Ernani Satyro (1911-1986). O Aspecto autobiográfico da obra atiça a curiosidade de quem lê a obra e compreende que diversos aspectos da vida do protagonista do romance se assemelha a vida do autor da obra, ainda que a obra não seja inteiramente autobiográfica, por meio de entrevistas a revistas e jornais, o autor não descarta a possibilidade de entender o romance enquanto uma obra autobiográfica, nesse sentido apoia-se em (LEJEUNE 2008) para melhor compreender os limites de uma escrita autobiográfica e especialmente o romance autobiográfico, nesse sentido compreende a escrita de si, conforme (GOMES, 2004) pesando melhor entender a escrita desse intelectual paraibano. A partir de uma dialogo com a biografia escrita por (FERNANDES, 2018) sobre a vida e trajetória do intelectual paraibano, objetiva compreender melhor os aspectos autobiográficos da obra, realizando a devida critica a fonte e aqueles que escrevem de acordo com seu lugar de fala.TCC A história dos sertões nordestinos, das ações às representações: a seca e o “roubo” do contemporâneo (Rio Grande do Norte, 1950-1951)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-21) ARAÚJO, Joyce Santos; Santos, Evandro dos; http://lattes.cnpq.br/7531766582443713; http://lattes.cnpq.br/2977504448159605; Andrade, Joel Carlos de Souza; http://lattes.cnpq.br/6752728114568336; Andrade, Juciene Batista Félix; http://lattes.cnpq.br/9746207094429740A pesquisa discute as relações entre sertão e flagelo, buscando compreender os paralelos entre pobreza e política no sertão norte riograndense, entre os anos de 1950-1951. O trabalho tem como foco a análise dos planos de ação realizados pelos Órgãos Federais DNOCS e SUDENE, bem como por meio de periódicos, através do jornal A Noite, do Rio de Janeiro. Com isso, a pesquisa permite perceber a forma como os jornais do Rio de Janeiro trabalhavam com o termo flagelado, além de ver uma naturalização do termo sertão pela imprensa. Além disso, a bibliografia analisada também traz um sertão que não era apreendido de forma positiva, sendo visto como um lugar distante, de caatinga seca e gente magra e que o objetivo era tornar o sertão contemporâneo, mas há certa resistência. Um dos objetivos do trabalho é mostrar a importância das obras criadas para combater a seca. O tema foi escolhido devido à importância de se entender um pouco mais sobre as ações públicas relacionadas à seca, bem como examinar como o flagelo era visto pelos periódicos do Sudeste do Brasil, em específico, o Rio de Janeiro.TCC O sertão no cinema: representações sertanejas em O País de São Saruê (1971)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-30) Medeiros, Stephanie Gabriela; Andrade, Joel Carlos de Souza; Júnior, Lourival Andrade; Macedo, Helder Alexandre MedeirosO trabalho analisa a representação sertaneja desenvolvida a partir do documentário O País de São Saruê (1971) e suas implicações, buscando explorar as influências do contexto cinematográfico e político de sua criação, assim como o processo de censura por parte da ditadura militar dos anos 60. Destacando o cenário cultural do período, procuramos explanar sobre as características de um cinema brasileiro que passava a tomar força, com o movimento conhecido como Cinema Novo. O sertão de Vladimir Carvalho passa a ser o ponto principal de análise, entender como o processo da criação do documentário foi se formulando, assim como os elementos utilizados pelo diretor paraibano e sua produção para construir essa perspectiva criada a partir de sua compreensão sobre o sertãoTCC Herói do sertão ou bandido romântico? As narrativas sobre o cangaceiro Jesuíno Brilhante nos folhetos de cordel(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-30) Santos, Beatriz Alves dos; Andrade Júnior, Lourival; Andrade, Joel Carlos de Souza; Fernandes, Paula RejaneEste trabalho se debruça sobre a trajetória de Jesuíno Alves de Melo Calado, o famoso cangaceiro Jesuíno Brilhante, buscando compreender o percurso que o transformou em um símbolo do heroísmo nos sertões, na historiografia e na literatura. Para alcançar tal proposta, nos munimos dos folhetos de cordel “Jesuíno Brilhante – Braço avançado da justiça” de Gonçalo Ferreira da Silva, “Jesuíno Brilhante – O cangaceiro romântico” de Medeiros Braga e “Jesuíno – O cangaceiro Brilhante” de Gill Holanda, como nosso escopo de fontes a ser analisadas. Em um primeiro momento, nosso debate analisa o sertão, enquanto conceito e enquanto espaço de vivências e atuação do bando de Jesuíno. Na segunda etapa, nos pautamos em compreender o movimento do cangaço, suas definições, suas origens e as causas que o mantém vivo por tantas décadas entre os séculos XIX e XX. Em um terceiro momento, as fontes cordelianas são analisadas como o ponto chave na compreensão de como as narrativas romantizam o cangaceiro em questão, elevando-o a um posto de um herói do povo sertanejo, configurando-o como um exímio símbolo do banditismo social do nordeste brasileiro.TCC Estilo e escrita de si em Oswaldo Lamartine de Faria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-28) Medeiros, Eduardo K. de; Santos, Evandro; Andrade, Joel Carlos de Souza; Fernandes, Paula RejaneAbarca discussões no campo da Teoria da História e da História da Historiografia acerca do estilo e da escrita de si em Oswaldo Lamartine de Faria (1919 – 2007). Se propõe a pensar como este memorialista produz um discurso sobre os sertões do Seridó a partir de trocas que envolvem uma escrita autobiográfica. Introduz exposição acerca do indivíduo moderno enquanto sujeito histórico (DUMONT, 1985) e de práticas de produção de si (GOMES, 2004), sendo aqui privilegiada a escrita autobiográfica (LEJEUNE, 2008). Compõe-se um panorama que permite reconhecer uma tradição historiográfica à qual se pode associar os escritos de Oswaldo Lamartine de Faria (MACÊDO, 2012; MEDEIROS NETA, 2007; MONTEIRO, 2006). A partir dos estudos de Michel Foucault (2017) sobre as regularidades discursivas, objetiva discutir a formatação de um discurso acerca dos sertões por meio do estudo do estilo do “autor” e de sua “obra”, categorias estas que também são discutidas (FOUCAULT, 2000). Mais especificamente, investiga o papel do saudosismo (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2011) como elemento central da escrita de si oswaldiana (GOMES, 2004; MALATIAN, 2009). A bibliografia do autor e um conjunto de dezessete cartas enviadas do Rio de Janeiro/RJ a Serra Negra do Norte/RN, durante o período de 1989 a 1994, tendo como destinatário o sertanejo, seu parente e amigo, Ramiro Monteiro Dantas (1912 – 1997), servem de fontes para as análises pretendidas.TCC Enunciar para dominar: uma análise dos discursos da Diocese de Caicó no Jornal "A Fôlha" (1960-1968)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-28) Almeida, Pedro Henrique Santos de; Santos, Evandro dos; Lima, Jailma Maria de; Riberti, Larissa JachetaO jornal A Fôlha foi um semanário que circulou em Caicó-RN nas décadas de 50 e 60. Fundado pelo monsenhor Walfredo Dantas Gurgel, sacerdote católico e político potiguar, e mantido pela Diocese de Caicó, o jornal versava sobre conteúdos das mais diversas temáticas, sobretudo, as religiosas e políticas. Por ser um vetor de opinião da Igreja Católica, emitia pontos de vista concernentes à mesma, principalmente no que diz respeito a como deveria se configurar o pensamento e a conduta da sociedade caicoense, atuando por meio do discurso.TCC A memória, a história e a tradição em Oswaldo Lamartine e Paulo Bezerra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-13) Batista, Alex de Assis; Santos, Evandro; Santos, Evandro; Macedo, Helder; Pureza, FernandoO presente estudo dedica-se a análise de trabalhos que remetem ao Sertão do Seridó, escritas por dois memorialistas: Oswaldo Lamartine (1919-2007) e Paulo Bezerra (1933-2017). Entre os trabalhos de Lamartine, utilizamos em analise: A caça nos sertões do Seridó (2014); A. B. C. da pescaria de açudes no Seridó (1961); Ferro de ribeiras do Rio Grande do Norte (1984); Os açudes dos sertões do Seridó (1978); Sertões do Seridó (1980); Em alpendres d‟Acauã (2001); Algumas abelhas dos sertões do Seridó (2004). No que diz respeito a Bezerra, analisamos coletâneas de cartas publicadas em formato de livro entre os anos 2000 e 2013. Destacam-se estas obras por apresentarem informações referentes ao cotidiano e aspectos políticos, sociais e econômicos dos sertanejos. Trabalham com memórias das mais variadas, sendo muitas delas “emprestadas”, ou seja, de outros indivíduos. No âmbito desta análise, procura-se enfatizar o conhecimento que define certa ideia acerca do Sertão Potiguar destacando, de início, elementos de sua narrativa que dizem respeito ao descrever o passado sertanejo que fundamenta tal identidade no Rio Grande do Norte. Seguindo, neste primeiro momento, destacaremos o que Lamartine e Bezerra entendem por memória e trataremos também das transformações desta. Para compreender tal conceito iremos dialogar com a obra de Paul Ricoeur, qual seja, A memória, a história, o esquecimento (2007). No segundo momento, procuraremos identificar como a História é trabalhada nos escritos dos memorialistas. E, no último suspiro, colocaremos em embate os historiadores e os memorialistas e suas concepções sobre tradição. Para um melhor entendimento deste conceito, utilizaremos o conhecimento de Eric Hobsbawn tendo como livro base A Invenção das Tradições (2012). Por fim, avançaremos na leitura das relações entre as narrativas de memória e a forma narrativa escolhida pelo memorialista.TCC Dados arqueológicos para identificação da Lagoa de Macaguá - Açude Marechal Dutra (Gargalheiras) Acari - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-15) Silva, Adriano Campelo da; Borges, Fábio Mafra; Macedo, Helder Alexandre de Medeiros; Silva, Abrahão Sanderson Nunes Fernandes daO acampamento de inverno dos grupos indígenas Tarairiú foi identificado onde, atualmente, localiza-se o Açude Marechal Dutra – Gargalheiras, Acari/RN (TEENSMA, 2000). Esta proposição teve como base o diário do emissário da Companhia das Índias Ocidentais, Rodolfo Baro, o qual narra os costumes nativos e sua tentativa de reatar a aliança com esses grupos indígenas do interior do Rio Grande, em 1645. Os Tarairiú tinham seu acampamento de inverno às margens da Lagoa de Macaguá, onde realizavam rituais e obtinham seus alimentos através da caça e da pesca (TEENSMA, 2000). A hipótese de Teensma, a qual sugere a localização da lagoa, foi reforçada por Borges (2010), que representou em mapa a reconstituição da rota de Baro, identificando seu local de encontro com os Tarairiú. Os vestígios e assentamentos arqueológicos identificados no entorno do Açude Marechal Dutra, por amadores e moradores locais, são indícios para a verificação material destas proposições. O objetivo principal desse trabalho foi, portanto, realizar um levantamento arqueológico nas imediações do açude, visando demonstrar a potencialidade arqueológica da área no fortalecimento da hipótese que a identifica com a Lagoa de Macaguá e o acampamento de inverno dos grupos Tarairiú. A disposição desses vestígios e assentamento foi georreferenciada através de um aparelho portátil de Global Positioning System (GPS) e representados cartograficamente, com suas respectivas tipologias. Foi possível identificar vestígios arqueológicos sob posse de moradores e em áreas outrora submersas no açude. Esses materiais são a principal fonte do presente trabalho.TCC A morte cantada: incelências para anjos no município de Jucurutu (segunda metade do século XX)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Simão, Wesley Henrique de Moura; Andrade Junior, Lourival; Andrade Junior, Lourival; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Santos, Evandro dosO presente trabalho busca perceber as práticas ritualísticas em torno da morte a partir das incelências cantadas para “anjos” na zona rural de Jucurutu/RN na segunda metade do século XX. As incelências são cantos entoados em torno do morto a fim de conduzir a alma do defunto no caminho para o céu e consolar os que ficaram. No recorte espacial escolhido, encontra-se a variante dos cânticos de matriz popular que, nesse caso, especificamente, são entoados apenas em velórios de “anjos” (crianças), diferenciando-se da ocorrência desse mesmo fenômeno em outras partes do Brasil. Utiliza-se a fonte oral, coletada por meio de entrevistas com as senhoras que participavam diretamente dos velórios, além da recorrência à historiografia acadêmica ligada ao tema. Faz-se uma explanação sobre as ações humanas diante da morte, delimitam-se as idades da infância a serem trabalhadas e analisam-se as letras e sentidos por trás delas para que, assim, seja possível entender as representações em torno da morte infantil.TCC Representações de um "Sertão Sangrento"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Medeiros, Liudmila Aleksandra de; Andrade Júnior, Lourival; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Borges, Fábio MafraEste trabalho analisa as músicas “Vidas Secas” e “Sertão Sangrento”, ambas presentes no álbum Vidas Secas, lançado em 2016, de autoria da banda de horror punk caicoense Sertão Sangrento, afim de identificar quais foram as representações feitas sobre o sertão nordestino e quais motivos a levaram a abordar esta temática. No desenvolvimento desta pesquisa, abordamos o contexto de surgimento do gênero musical Horror Punk e de como a banda Sertão Sangrento se insere nele. Utilizamos, como fontes, relatos orais dos membros do Sertão Sangrento, um fanzine produzido pela banda, além de seu álbum musical em formato compact disc. Atrelado às fontes elencadas, realizamos discussões de acordo com autores que nos ajudaram a compreender sobre o tema estudado. Por fim, chegamos ao resultado de que o motivo pelo qual a banda Sertão Sangrento retratou o sertão em suas músicas está ligado principalmente aos ideais de protesto e indignação com as dificuldades vividas em tempos de seca pelos nordestinos.TCC Um estudo sobre moda e beleza na cidade de Ouro Branco – RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-13) Araújo, Elizandra Lucena de; Andrade, Juciene Batista Félix; Andrade, Juciene Batista Félix; Santos, Evandro dos; Andrade, Joel Carlos de SouzaO presente trabalho de conclusão de curso pretende traçar um estudo sobre o cuidado de si, especificamente sobre moda e beleza no município de Ouro Branco – RN. O objetivo desta pesquisa é perceber por meio de entrevistas e fotografias a moda e às práticas de beleza que existiam na cidade de Ouro Branco, interior do Rio Grande do Norte. Compreender a existência de uma noção de moda e de práticas de belezas incorporadas ao cotidiano da população ourobranquense, especificamente o público feminino, possibilita um estudo como este que se apresenta. Também oportuniza a percepção das mudanças e transformações ocorridas no campo da moda e beleza, mais precisamente no recorte temporal das décadas de 1960-1970 que se constitui como alvo de interesse da pesquisa. As fontes utilizadas na construção do trabalho são compostas por fotografias e entrevistas. No caso das imagens fotográficas, elas são pertencentes a acervos pessoais de pessoas da referida cidade, por sua vez as entrevistas foram realizadas com pessoas do município, as quais viveram intensamente as práticas de moda e beleza cultuadas pelas mulheres de Ouro Branco – RN no recorte temporal anteriormente citado.TCC Museu Histórico Nossa Senhora das Vitórias: uma visão sobre o patrimônio cultural (não) musealizado em Carnaúba dos Dantas/RN.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Dantas, Jackson Martins; Silva, Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da; Silva, Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Borges, Fábio MafraO estudo faz uma discussão acerca do Museu Histórico Nossa Senhora das Vitórias, na cidade de Carnaúba dos Dantas, no estado do Rio Grande do Norte. O objetivo da pesquisa é abordar o aparente esquecimento da população acerca do museu, partindo desde quando foi fundado em 1974, no santuário do Monte do Galo, até o presente momento. O autor Michael Pollak na discussão a respeito da memória coletiva e do esquecimento sobre patrimônio será colocado como suporte teórico para contribuir com o trabalho. Desta forma, buscamos identificar os motivos pelo qual o museu encontra-se fechado. Seja em virtude do desinteresse da população ou do descaso do Poder Público. A História Oral foi tomada como fonte na presente pesquisa. Foram dois entrevistados que concordaram em participar, ambos homens. Através dos depoimentos desses dois indivíduos, identificamos problemáticas que podem gerar debates interessantes sobre preservação patrimonial.TCC Inventário da arte de cestaria da família Domingos em Caicó-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12) Silva, Erivan Santos da; Santos, Evandro dos; Santos, Evandro dos; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Andrade, Joel Carlos de SouzaNeste trabalho, temos como problema a necessidade da construção de um inventário de referência cultural, com base na metodologia do programa Mais Educação do Governo Federal, na categoria Saberes, como uma possibilidade de salvaguardar a arte de cestaria com talos de Carnaúba produzida no âmbito da família Domingos em Caicó-RN. Os objetivos são documentar, registrar e não permitir que esse bem cultural desapareça com o passar do tempo, pela falta de interesse por parte dos membros da família Domingos. Além disso, discute as relações que envolvem esse bem cultural com a família Domingos e outros membros da comunidade que se relacionaram com a arte de cestaria com talo de Carnaúba, que é uma árvore predominante da mata de caatinga e que tem sua ocorrência em estados da região Nordeste do Brasil, como uma forma de construir uma identidade e um pertencimento em relação a esse bem imaterial. Foram utilizados fontes orais (entrevistas e depoimentos), fotografias, documentos e pesquisas bibliográficas relacionadas ao tema da pesquisa. Na conclusão direcionamos a possibilidade e a necessidade de construir um novo pensamento pedagógico, que crie nas pessoas da comunidade na qual o bem está inserido, uma maior consciência de pertencimento e que ajudará a salvaguardar outros bens culturais, sejam eles materiais ou imateriais, como a arte de cestaria com talo de Carnaúba.TCC “Vai manter a tradição…”: memórias e identidades da família Caçote na cidade de Jardim do Seridó/RN.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-09) Souza, Rosângela Silva; Andrade, Joel Carlos de Souza; Andrade, Joel Carlos de Souza; Junior, José Pereira de Souza; Macedo, Helder Alexandre Medeiros deO presente estudo tem como objetivo analisar a devoção a Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião, estruturada na Irmandade do Rosário, em Jardim do Seridó/RN, nosso recorte espacial. O estudo traz à tona, a discussão sobre memórias e identidades desta Irmandade. Nessa reflexão, a devoção é compreendida como um processo de construção da coesão grupal, que tem como catalisadores os aspectos simbólicos voltados à família Caçote. Dentre os aspectos analisados, destacam-se o contexto em que a irmandade estava inserida e suas transformações ao longo do tempo, gerando uma perda de tradição, ocasionando mudanças. Destacar os tempos mais antigos dos Caçotes na festa e o olhar para hoje tendo a história Oral como base do nosso trabalho. Contamos com a colaboração de quatro menbros da familia Caçotes, sendo eles homens e mulheres, jovens e idosos que vivenciaram e vivenciam a festa em seu tempo. Será enfocada, principalmente, a família Caçote como construtores de sua própria história, ressaltamos a importância da tradição que rodeia esta família através da oralidade. Os Negros do Rosário, através do ritual festivo- com suas danças e cânticos, relembram o seu passado.TCC Patrimônio arquitetônico do distrito Palma - RN (a casa do padre Gil)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-22) Araújo, Kássio Medeiros de; Borges, Fábio Mafra; Borges, Fabio Mafra; Andrade, Joel Carlos de Souza; Bueno, Almir de CarvalhoEste trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada, que apresenta como conteúdo principal, o patrimônio histórico do distrito Palma, especificamente a casa do Padre Gil. Considerada pela população local como patrimônio histórico e cultural, a casa de Pe. Gil se encontra, atualmente em ruínas, contribuindo com o desaparecimento da história local e seus registros. Como metodologia aplicada, optamos pela coleta de dados, fotos e pesquisa documental. Entende-se aqui, que a questão da restauração e preservação do Patrimônio Arquitetônico e Histórico é um meio pelo qual se torna possível a elaboração de narrativas históricas do período de construção desse mesmo bem cultural e de suas posteriores transformações. Destacando-se também o valor desses monumentos como lugares de memória e de construção de uma cultura histórica, que se constitui enquanto meio de identidade social de uma população, a qual, a partir da memória coletiva evocada com base na relação com seu patrimônio histórico, constrói versões diferentes, daquelas apontadas pela História tradicional, da qual foi excluída.