Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35307
Title: Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte
Authors: Alves, Afonso Neves
Advisor: Gurgel, André Morais
Keywords: Planejamento estratégico;Estratégia organizacional;Balanced scorecard;Strategic planning;Organizational strategy
Issue Date: 6-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALVES, Afonso Neves. Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte. 2021. 32 f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2021.
Portuguese Abstract: A estratégia organizacional é essencial para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado, gerando a ela meios de alcançar a otimização de seus resultados. O objetivo deste trabalho é propor um planejamento estratégico para uma entidade sem fins lucrativos, a Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada foi do tipo estudo de caso, baseado em observação direta intensiva e análise de dados qualitativa. O planejamento abordou a construção da identidade organizacional da empresa, através do desenvolvimento de sua missão, visão e valores; além disso, construiu seu mapa estratégico, definiu seus objetivos, indicadores e metas. Como resultados importantes foram entregues o diagnóstico organizacional, identidade organizacional, objetivos dentro das perspectivas do Balanced Scorecard, assim como suas metas e indicadores. Conclui-se, assim, que os objetivos gerais e específicos foram alcançados através da formulação do Planejamento Estratégico.
Abstract: The organizational strategy is essential for a company to remain competitive in the market, providing it with the means to achieve the optimization of its results. The objective of this work is to propose a strategic plan for a non-profit entity, the Association of Supermarkets of Rio Grande do Norte. The methodology used was a case study, based on intensive direct observation and qualitative data analysis. The planning addressed the construction of the company's organizational identity, through the development of its mission, vision and values; in addition, it built its strategic map, defined its objectives, indicators and goal. Important results were delivered such as the organizational diagnosis, organizational identity, objectives within the perspectives of the Balanced Scorecard, as well as its goals and indicators. Therefore, it was concluded that the general and specific objectives were achieved through the formulation of the Strategic Planning.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35307
Other Identifiers: 2015033629
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UmaPropostaDePlanejamentoEstrategico_Alves_2021.pdf691,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.