Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35591
Título: O comprometimento organizacional dos colaboradores da Cabral imóveis
Autor(es): Cabral, Carlos Eduardo Pinho
Orientador: Ferreira, Antônio Carlos
Palavras-chave: Comprometimento organizacional;Gestão de Pessoas;Organização
Data do documento: 2012
Editor: Administração
Referência: CABRAL, Carlos Eduardo Pinho. O comprometimento organizacional dos colaboradores da Cabral imóveis. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: Nessa pesquisa acadêmica foram abordadas três vertentes comportamentais em relação ao comprometimento organizacional dos colaboradores da Cabral Imóveis: afetiva, instrumental e normativa. A temática do comprometimento vem sendo alvo de pesquisa dos teóricos da administração, e uma preocupação constante dos administradores profissionais. Neste estudo apresentam-se os conceitos de Gestão de pessoas, de Comprometimento, e os enfoques Unidimensionais e os Multidimensionais do Comprometimento, com ênfase nas três dimensões, mediante Meyer e Allen: Afetiva; Instrumental e Normativa. Sendo destacado que o grupo estudado apresenta maior grau de comprometimento na dimensão normativa, obtendo índice de 65%. Porem, não se deve desconsiderar as dimensões Afetiva e Instrumental, que obtiveram índices de 48% e 47% respectivamente. Isto significa que uma parte dos funcionários está na empresa por que precisa, mas se aparecer outro emprego deixaria a organização sem remorso. Outra parte dos funcionários está na empresa porque quer e se identifica com a organização emocionalmente. O presente estudo teve como objetivo definir os níveis de comprometimento dos colaboradores organização em destaque e elencar sugestões para que os resultados pudessem ser aproveitados. Os dados foram coletados no mês de novembro de 2012, por meio de questionário, numa pesquisa quantitativa- descritiva, com uma amostra de 33 colaboradores. As análises e sugestões foram feitas para que a organização possa fundamentar em ações a importância das pessoas como elo fundamental no funcionamento do todo.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35591
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ComprometimentoOrganizacional_Cabral_2012797,31 kBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.