Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36072
Título: Uma análise dos reflexos do Projeto Jovem de Futuro na Escola Estadual João Soares da Silva em Riacho da Cruz-RN
Autor(es): Melo, José Lázaro Inácio de
Orientador: Araújo, Matilde Medeiros de
Palavras-chave: Gestão escolar;Escola pública;Coparticipação;Setor privado;Projeto social;School management;Public school;Co-participation;Private sector;Social project
Data do documento: 24-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MELO, José Lázaro Inácio de. Uma análise dos reflexos do Projeto Jovem de Futuro na Escola Estadual João Soares da Silva em Riacho da Cruz-RN. 2021. 48 f. Monografia (Graduação em Administração Pública) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Martins, RN, 2021.
Resumo: A investigação realizada permitiu analisar e refletir um pouco acerca de como os gargalos da coparticipação e/ou privatização no âmbito da gestão da educação pública influenciam, especificamente, nos processos de gestão, ensino e aprendizagem no contexto do projeto Jovem de Futuro desenvolvido na Escola Estadual João Soares da Silva localizada no município de Riacho da Cruz-RN. Buscando-se embasamento teórico com ênfase nas discussões encabeçadas por autores como: Bobbio (2010), Henriques (2015), Hora (2007), Oliveira (2017), Pinheiro (1996), dentre outros, e ainda, referendando as observações realizadas in lócus, bem como, as considerações dos colaboradores da pesquisa, é realizada uma análise dos impactos e reflexos do Projeto Jovem de Futuro. No contexto do desenvolvimento da pesquisa recorre ao método de investigação qualitativo, com análise e interpretação de dados, adotando natureza bibliográfica. Os resultados obtidos mediante a investigação realizada apontam para o necessário acaloramento das discussões em torno das relações entre setor público e privado. Entretanto, evidenciam-se os reflexos positivos do projeto Jovem de Futuro na medida em que estimularam um maior engajamento de profissionais e alunos em atividades no âmbito escolar, mostrando que, de maneira planejada e com acompanhamento contínuo, foi possível alcançar resultados satisfatórios tanto nas práticas de gestão como nos resultados de aprendizagem dos alunos. Espera-se que a pesquisa ora desenvolvida possa contribuir para a consolidação de um olhar consistente e norteador da autorreflexão acerca de práticas educativas e seus possíveis resvalos para a construção de uma educação de qualidade, atentando para a relação entre setor público e privado neste processo.
Abstract: The investigation made it possible to analyze and reflect a little on how the bottlenecks of co-participation and / or privatization within the scope of public education management specifically influence the management, teaching and learning processes in the context of the Youth of the Future project developed at the State School João Soares da Silva located in the municipality of Riacho da Cruz-RN. Seeking a theoretical basis with emphasis on the discussions headed by authors such as: Bobbio (2010), Henriques (2015), Hora (2007), Oliveira (2017), Pinheiro (1996), among others, and also, endorsing the observations made in locus, as well as the considerations of the research collaborators, an analysis of the impacts and reflexes of the Youth of the Future Project is carried out. In the context of research development, it uses the qualitative research method, with data analysis and interpretation, adopting a bibliographic nature. The results obtained through the investigation carried out point to the necessary heated debate on the relations between the public and private sectors. However, the positive reflexes of the Youth of the Future project are evident, insofar as they stimulated a greater engagement of professionals and students in school activities, showing that, in a planned way and with continuous monitoring, it was possible to achieve satisfactory results both in practices management and student learning outcomes. It is hoped that the research now developed can contribute to the consolidation of a consistent and guiding view of self-reflection about educational practices and their possible slopes for the construction of quality education, paying attention to the relationship between the public and private sectors in this process.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36072
Outros identificadores: 20170177852
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração pública à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UmaAnaliseDosReflexosDoProjetoJovemDeFuturo_Melo_2021.pdfMonografia551,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.