Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38511
Título: Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual
Autor(es): Araújo, Diego Bruno dos Santos
Orientador: Diniz, Algoniz Alex Cordeiro
Palavras-chave: Teatro;Kung Fu;Ritual;Processo de Criação.
Data do documento: 18-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ARAÚJO, Diego Bruno dos Santos. Relatos de um ator que transita entre o kung fu e a cena ritual. 2019. 44 f. TCC (graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Licenciatura em Teatro, Natal, 2019.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo falar do meu despertar como ator na cena ritual na disciplina de Atuação III (2017.2), lecionada pelo professor Robson Haderchpek, usando elementos do Kung Fu tradicional na disciplina. Em todo o processo, o Kung Fu é usado como construção da figura arquetípica para a montagem cênica. Descrevo como se deram as aulas da disciplina para a montagem figura citada para o resultado final, frisando a luta como polo principal de processo de criação, e relacionando o Teatro com o Kung Fu. Desse modo, este trabalho toma como foco uma breve história do Kung Fu, explicando diferenças de estilos existentes e, sobretudo, como se deu o processo da expansão desta arte marcial no ocidente, frisando os pensamentos filosóficos do ator e artista marcial Bruce Lee para articular assim os links entre essa arte oriental e a linguagem teatral. Nesse sentido, a ênfase é dada também na descrição de como se deu a minha história na arte marcial e no teatro e na importância que isso teve para meu despertar como ator.
Abstract: This work aims to talk about myself as an actor in the contemporary scene in the subject of Acting III (2017.2), using elements of traditional Kung Fu, taught by Dr. Robson Haderchpek, at the Arts Department – UFRN. Throughout the process, Kung Fu’s practice has been used to construct an archetype for the scenic montage. I describe the subject and how the assemble of the archetype occur in the final result, emphasizing the Kung Fu as the center of the creation process as well as its relationship to the theatre. This work also focuses, briefly, on the Kung Fu’s history, getting its different styles, and how its expantion ocurred in the occident world. The emphasys is given here to the philosophical thoughts and practice of the actor and martial artist Bruce Lee like a way of articulating the links between this Oriental Art and the theatrical language. In this sense, focus is made on how my own experience in both the martial art and the theater have been of paramount importance in my life as an actor.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38511
Outros identificadores: 2013036120
Aparece nas coleções:CCHLA - TCC - Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RelatosAtorTransita_Araujo_2019.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons