Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39833
Título: Gestão documental: o caso do acervo arquivístico do Centro Documental Núcleo Temático da Seca e do Semiárido (NUTSECA)
Autor(es): Nascimetno, Rita de Cássia Lima do
Orientador: Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de
Palavras-chave: Núcleo Temático da Seca e do Semiárido (NUT-SECA);Gestão documental;Arquivo;Centro de documentação;Instituição de memória
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: NASCIMENTO, Rita de Cássia Lima do. Gestão documental: o caso do acervo arquivístico do Centro Documental Núcleo Temático da Seca e do Semiárido. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Este trabalho apresenta aspectos teóricos sobre gestão documental e suas práticas em Arquivos e Centros Documentais. Conceitua e descreve função e características de Instituições de Memória e o tipo de acervo que pode ser encontrado. Visualiza o Núcleo Temático da Seca e do Semiárido (NUT-SECA/UFRN) como um Centro Documental que tem como característica principal um acervo documental formado a partir de uma temática especifica. Objetiva através de uma observação da massa documental, no que diz respeito aos aspectos arquivisticos do NUT-SECA, descrever a realidade atual em que se encontra o acervo para assim, propor uma organização padronizada dos documentos com base em critérios de gestão documental. Utiliza como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e de campo, com uma abordagem qualitativa. Justifica o surgimento da ideia principal deste trabalho utilizando os conhecimentos obtidos da disciplina de Gestão Documental percebendo a relevância de pensar em uma contribuição para o momento em que o centro documental vive hoje. Apresenta a problemática de como organizar o acervo arquivistico do centro documental NUT-SECA com base na gestão documental tendo em vista o acervo que é composto em sua maioria de documentos de publicações do tipo recorte de jornal. Conclui com os resultados da observação descrevendo todo o acervo em sua condição atual e a proposta de uma organização padronizada com vista a manter o bom funcionamento do núcleo de aporte documental tão rico para os usuários em geral do Núcleo Temático da Seca e do Semiárido.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39833
Outros identificadores: 2012911420
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GestaoDocumental_Nascimento_2015.pdfBiblioteconomia1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.