Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39864
Título: Encontrabilidade da informação em repositórios digitais: análise dos repositórios institucionais vinculados às instituições de ensino superior públicas brasileiras
Autor(es): Custódio, Natália Carvalho
Orientador: Vechiato, Fernando Luiz
Palavras-chave: Encontrabilidade da informação;Repositórios digitais;Repositórios institucionais;Instituições de ensino superior;Informação, tecnologia e mediação
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CUSTÓDIO, Natália Carvalho. Encontrabilidade da informação em repositórios digitais: análise dos repositórios institucionais vinculados às instituições de ensino superior públicas brasileiras. 2017. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Levando em consideração o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação que impulsionou a visibilidade da produção científica e dando destaque aos Repositórios Institucionais que reúnem toda a produção técnico-científica da comunidade universitária (docentes, técnicos administrativos e alunos de pós- graduação) da instituição competente, com o objetivo de armazenar, preservar e disponibilizar textos completos de acesso livre, o presente estudo intenta diagnosticar a encontrabilidade da informação dos Repositórios Institucionais vinculados às Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras por meio de um checklist de atributos da encontrabilidade da informação. Relaciona-se os atributos da encontrabilidade da informação aos ambientes de Repositórios Institucionais analisa os Repositórios Institucionais das Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras a partir do checklist e propõe sugestões e melhorias para os repositórios institucionais. A encontrabilidade da informação é um elemento que se situa entre as funcionalidades de um ambiente informacional analógico, digital ou híbrido e as características dos sujeitos informacionais. A partir de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e documental, do levantamento da Instituições de Ensino, e de seus respectivos repositórios e atributos destes, evidencia que apesar de alguns atributos não poderem ser analisados devido à falta de informações disponíveis nos repositórios, outros são, de fato, encontrados e atendem os atributos de forma satisfatória, e outros não, dificultando assim a encontrabilidade da informação. Esses resultados tornam possível sugerir melhorias para os mesmos, visando a encontrabilidade da informação em Repositórios Institucionais.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39864
Outros identificadores: 2013082642
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NataliaCC_Monografia.pdfBiblioteconomia2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.