Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39902
Title: Conhecer para preservar: uma análise diagnóstica das condições de preservação e conservação dos acervos da Biblioteca Central Zila Mamede
Authors: Medeiros, Maria Simone Guilherme Souza de
Advisor: Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de
Keywords: Preservação;Conservação;Acervos;Biblioteca Central Zila Mamede
Issue Date: 18-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Maria Simone Guilherme Souza de. Conhecer para preservar: uma análise diagnóstica das condições de conservação e preservação dos acervos da Biblioteca Central Zila Mamede. 2018. 87f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências da Informação, Natal/RN, 2018.
Portuguese Abstract: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo principal identificar as condições de preservação e conservação do acervo da Biblioteca Central Central Zila Mamede, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para obter respostas a cerca das questões de preservação e conservação da referida unidade, foram utilizados como recursos metodológicos entrevistas e coletas de dados de temperatura, umidade e luminosidade, além do convívio nas dependências da referida biblioteca para se inteirar das práticas diárias dos diversos setores no seu fazer diário, sendo, portanto, um estudo de caso. Assim, no decorrer desta pesquisa, verificou-se que existe uma consciência sobre a necessidade da preservação e conservação do acervo. Contudo, devido à falta de uma política e de um manual de preservação e conservação, as práticas neste sentido ainda requerem um considerável avanço, assim como também é necessária a presença de um profissional com conhecimento na área para que sejam tomadas as devidas providências no tocante à elaboração das políticas e confecção de manual para estabelecer medidas padronizadas em todos os setores da biblioteca. E, para além desta questão, são necessárias também algumas intervenções no prédio central e no prédio anexo, para a resolução de problemas estruturais dessas edificações. Foram apresentadas propostas de intervenção para que se possa reverter o quadro atual das condições ambientais dos locais que abrigam as diversas coleções da BCZM.
Abstract: The main objective of this study is to identify the conditions for the preservation and conservation of the Zila Mamede Central Library of the Federal University of Rio Grande do Norte. In order to obtain answers to the questions of preservation and conservation of this unit, methodological resources were used as interviews and data collection of temperature, humidity and luminosity, as well as living in the dependencies of that library to find out about the daily practices of the various sectors in their daily work. Though it’s a case study. Thus, in the course of this research, it was verified that there is an awareness of the need to preserve and conserve the collection. However, due to the lack of a conservation and preservation policy and manual, practices in this regard still require considerable progress, as well as it is also necessary the presence of a professional with knowledge in the area so that the necessary steps are taken in the preparation of the policies and preparation of a manual to establish standardized measures in all sectors of the library. And in addition to this question, some interventions are also needed in the central building, as well as in the attached building to solve structural problems in them. Intervention proposals were presented to improve the current situation of the environmental conditions of BCZM, in order to preserve their several collections.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39902
Other Identifiers: 2015005043
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConhecerParaPreservar_Medeiros_20182.21 MBUnknownView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons