Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39925
Título: Preservação da memória através da fotografia e sua disseminação para a comunidade universitária: o caso da AGECOM/UFRN
Autor(es): Moura, Rafaela Karoline Galdêncio de
Orientador: Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de
Palavras-chave: Memória institucional;Preservação de fotografias;Disseminação da informação;Agência de comunicação
Data do documento: 4-Dez-2014
Editor: Biblioteconomia
Referência: MOURA, Rafaela Karoline Galdêncio de. Preservação da memória através da fotografia e sua disseminação para a comunidade universitária: o caso da AGECOM/UFRN. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: Apresenta perspectivas relacionadas à preservação de fotografias impressas institucionais no âmbito universitário. Explicita o contexto e origens da informação, caracterizando o documento enquanto suporte de representação da informação. Conceitua a memória para a promoção da comunicação, disseminação da informação e formas de estoque na mente humana. Enfoca a fotografia como meio de representação da informação documental ao qual assume papel fundamental na construção da memória; bem como os elementos constituintes que a tornam meio impresso ou digital. Aborda questões técnicas e reflexivas concernentes à preservação, conservação e disseminação da informação em coleções fotográficas. Utiliza o método monográfico com base em pesquisa de campo, análise de imagens e entrevista com gestor na instituição com o propósito de observar e coletar informações relacionadas à preservação, conservação e acesso a estes materiais. Objetiva estudar as formas de acondicionamento e preservação das fotografias da Agência de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bem como perceber se existe divulgação destes materiais para a comunidade universitária. Finaliza o estudo com reflexões acerca da importância da preservação de fotografias para a construção da memória institucional enquanto um todo, com vistas a disseminação da informação ao público interno e externo frente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39925
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PreservacaoDaMemoria_Moura_2014.pdfTexto completo1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons