Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40939
Título: Influência das técnicas de avaliação na variação do valor justo dos ativos biológicos das empresas listadas na BM&F BOVESPA
Autor(es): Melo, Camila Leitão Vieira de
Orientador: Melo, Mariana Medeiros Dantas de
Palavras-chave: Ativo biológico;Valor justo;Mensuração
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MELO, Camila Leitão Vieira de. Influência das técnicas de avaliação na variação do valor justo dos ativos biológicos das empresas listadas na BM&F BOVESPA. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Conforme estabelecido pelo CPC 29 os ativos biológicos, aqueles dotados de vida devem ser mensurados a valor justo, também conhecido como valor de mercado. Porém, nem sempre é possível aplicar essa técnica de mensuração nos ativos biológicos, e, por isso, as empresas utilizam outras como: o custo histórico e o fluxo de caixa descontado. Além disso, o pronunciamento orienta as entidades a calcular a variação de preços entre o início e o fim do período corrente, conciliando o saldo contábil do ativo biológico, e os ganhos e perdas provenientes desse ajuste menos as despesas de vendas, os quais devem ser reconhecidos na demonstração de resultado da entidade, classificados como receitas ou despesas. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o aumento da subjetividade das técnicas de avaliação utilizada na mensuração do valor justo e a sua relação com os ganhos e as perdas nos ativos biológicos. Para responder a esse questionamento foi realizada uma regressão múltipla, com os dados coletados nas demonstrações financeiras de 12 empresas listadas na BM&F Bovespa, durante os semestres dos anos de 2011 a 2013. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva baseada em estudos bibliográficos e documentais, com abordagem qualitativa e quantitativa. A análise estatística da amostra e do período analisado concluiu que o aumento da subjetividade dos métodos de mensuração do ativo biológico pouco influencia na variação do valor justo dos ativos biológicos. Sendo assim, sugerem-se novas pesquisas abordando a mesma temática, mas com outro método estatístico. Além disso, é sugestivo o impacto no resultado líquido da empresa devido à escolha do método de mensuração dos ativos biológicos, e ainda realizar uma investigação sobre a influência da subjetividade das premissas do fluxo de caixa descontado.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40939
Outros identificadores: 2011061062
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InfluenciaDasTecnicas_Melo_2014.pdfCiências Contábeis741,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons