Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41032
Título: Aplicabilidade da NBC TG 1000 – Contabilidade para as pequenas e médias empresas: uma análise da percepção dos profissionais de Contabilidade do RN
Autor(es): Barbosa, Ulisses das Merces
Orientador: Cavalcanti, Maria Aparecida do Nascimento
Palavras-chave: Processo de convergência;Pequenas e médias empresas;Pronunciamento técnico para PME
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BARBOSA, Ulisses das Merces. Aplicabilidade da NBC TG 1000 – Contabilidade para as pequenas e médias empresas: uma análise da percepção dos profissionais de Contabilidade do RN. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: O presente trabalho buscou analisar a aderência à nova norma contábil a ser aplicada nas Pequenas e Médias Empresas por parte dos profissionais e empresários de contabilidade do estado do Rio Grande do Norte. Para que o objetivo fosse alcançado, foram aplicados questionários aos profissionais cadastrados no CRC-RN, se obtendo 71 respostas. Pode-se observar que os profissionais tem latente necessidade de capacitação, seja pela predisposição em buscar constantes atualizações seja pelas deficiências observadas. No entanto, eles não percebem no Conselho de Contabilidade uma postura proativa, que favoreça a capacitação e incentive-os a buscar novos conhecimentos. Outrossim, foi observado que a aplicação da NBC TG 1000 não parece está adequadamente sendo observada pelos respondentes, embora o Teste-t para duas amostras tenha rejeitado a hipótese nula de diferença entre o grupo de respondentes. Sugere-se, portanto, que os profissionais de contabilidade busquem qualificação tempestivamente, de maneira que possam auxiliar com maior eficiência às pequenas e médias empresas em relação à contabilização e as suas demonstrações. E ainda que o CRC-RN assuma a vanguarda nesse processo de capacitação, uma vez que é ele o órgão que além orientar deverá punir aqueles que não atendam as exigências normativas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41032
Outros identificadores: 2009010647
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AplicabilidadeDaNBC_Barbosa_2015.pdfCiências Contábeis869,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.