Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41109
Título: Análise do desempenho econômico-financeiro das federações estaduais de futebol
Autor(es): Santos, Kleberson Lopes
Orientador: Dantas, Marke Geisy da Silva
Palavras-chave: Desempenho;Federações;Futebol
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SANTOS, Kleberson Lopes. Análise do desempenho econômico-financeiro das federações estaduais de futebol. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar os principais indicadores de liquidez, estrutura de capital e lucratividade das Federações Estaduais de Futebol Brasileiro. Os objetivos específicos foram o de Coletar as demonstrações contábeis, Balanço Patrimonial e DRE da Confederação Brasileira de Futebol e das 27 Federações Estaduais de Futebol Brasileiro e identificar as variáveis que discriminam os grupos determinados pelos agrupamentos. Para esse estudo foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, buscando contextualizar como funciona e é organizada uma federação de futebol tendo como fonte de informações a FIFA, a CBF e as Demonstrações Contábeis das Federações Estaduais de Futebol Brasileiro. Foram analisadas 24 federações de futebol e a CBF dentro de um espaço temporal de cinco anos, 2012 a 2016. Os resultados obtidos apontam que apenas as principais federações do país que apresentam suas demonstrações em conformidade com as normas estabelecidas, tem um equilíbrio financeiro. Isso se deve ao aumento de casos de corrupção, pois as federações com grande porte financeiro passaram a ser mais vistas e cobradas pelos seus investidores. E através da análise discriminante utilizando o método de cluster, em que foi dividido em 2 agrupamentos, o primeiro cluster com todos os dados e o segundo dividido por regiões, pode identificar os dados semelhantes e quais contribuíram fortemente para a definição dos grupos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41109
Outros identificadores: 2013032391
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KlebersonLS_Monografia.pdfCiências Contábeis911,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.