Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41402
Título: Depreciação: implantação na contabilidade pública – um estudo de caso no TRE/RN
Autor(es): Silva, Maria Rosenilda de Oliveira
Orientador: Rocha, Marise Magaly Queiroz
Palavras-chave: Depreciação;Setor público;Impacto
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Maria Rosenilda de Oliveira. Depreciação: implantação na contabilidade pública – um estudo de caso no TRE/RN. 2013. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: A Contabilidade Pública Brasileira está em processo de evolução e a obrigatoriedade do registro da depreciação dos bens móveis, a partir de 2010, faz parte do processo de convergência as Normas Internacionais de Contabilidade. A presente pesquisa tem como objetivo analisar os impactos provocados pela implantação da depreciação na contabilidade pública, para o alcance do objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa utilizando-se o método descritivo, adotando um estudo de caso no Tribunal Regional Eleitoral do RN aliada a uma pesquisa bibliográfica e documental para a abordagem conceitual referente à depreciação e teve um caráter qualitativo, com uma análise da técnica utilizada à luz das normatizações existentes sobre o assunto e a interpretação dos dados no estudo de caso. A implantação da depreciação no TRE-RN provocou reflexos consideráveis nas Demonstrações Contábeis, sobretudo nas Demonstrações de Variações Patrimoniais, no Balanço Patrimonial, observou- se um decréscimo patrimonial de aproximadamente 0,8% e uma redução no Superávit de 6%, a evidenciação da depreciação oferece uma visão mais realista da situação patrimonial.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41402
Outros identificadores: 2009010094
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaROS_Monografia.pdfCiências Contábeis576,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.