Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41809
Título: A importância do estágio supervisionado em gestão escolar para a formação do pedagogo
Autor(es): Fernandes, Hilana Ranielli Marinho Duarte de Morais
Orientador: Oliveira e Silva, Rute Régis de
Palavras-chave: Gestão Escolar.;Gestão Democrática;Projeto Politico Pedagógico;Qualidade Educacional;Estágio Supervisionado
Data do documento: 5-Jul-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FERNANDES, Hilana Ranielli Marinho Duarte de Morais. A importância do estágio supervisionado em gestão escolar para a formação do pedagogo. 2017. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Esse artigo objetiva relatar a experiência do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, como também de revisão bibliográfica sobre o tema abordado. No estágio foram feitas entrevistas com, professores, pais e estudantes, bem como também foram feitas observações do ambiente e de atividades realizadas em toda comunidade escolar, além da análise dos documentos da escola que se referem como uma escola que prática uma gestão democrática. Com a realização do estágio foi possível observar como se dá a gestão democrática, bem como suas características, a importância para o desenvolvimento educacional dos estudantes da escola, como também a relevância de se conhecer e analisar o Projeto Politico pedagógico e como foi construído, conhecer o quadro funcional da escola (equipe pedagógica), a atuação da comunidade escolar, os programas do Ministério da Educação que existe lá. Após essa análise foi possível observar que seu funcionamento vai além do simples cumprimento de finalidades burocráticas, mas sim de um conjunto de pessoas que se envolvem na organização de uma escola, buscando torná-la uma referência de qualidade educacional no Município, incluindo a participação da comunidade escolar. O contato com a Escola Publica por meio do estágio foi de grande importância para a vivência acadêmica do estudante de graduação, pois os aprendizados adquiridos e as experiências vivenciadas visam aprimorar os conhecimentos dentro da prática exercida e entender como se dá a gestão escolar e seus processos educativos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41809
Outros identificadores: 2014007885
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (a distância)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImportEstágSupervisionado_Monografia_2017352,12 kBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.