Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41832
Título: Educação para crianças com deficiência auditiva/surdas: uma discussão sobre os aspectos legais
Autor(es): Sena, Genilda Medeiros de
Orientador: Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da
Palavras-chave: Educação;Inclusão;Leis;Professor;Surdez
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SENA, Genilda Medeiros de. Educação para crianças com deficiência auditiva/surdas: uma discussão sobre os aspectos legais. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.
Resumo: A Educação Inclusiva propicia a inserção e interação dos alunos com deficiência nas salas regulares em todas as modalidades de ensino e passa a ser uma ferramenta importante para a aquisição de igualdade de direito de todos os cidadãos, independente de sua condição. Para isso, foi preciso passar por um processo de elaboração de leis até sua prática nas escolas. O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a educação destinada as crianças com deficiência auditiva/surdez na perspectiva dos dispositivos legais. Como metodologia utilizamos a análise da legislação que trata da educação destinada as pessoas com deficiência auditiva/surdez, e realizamos a revisão bibliográfica pautada nos seguintes autores Damázio (2007), Mendes (2010), Silva (2011), Miranda (2012). O estudo revelou que ao longo da história ocorreram longos anos de abandono, no entanto políticas públicas tem possibilitado escolas inclusivas que tem valorizado e disponibilizado serviços de atendimento especializado destinado aos alunos que apresentam deficiência auditiva/surdez.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41832
Outros identificadores: 2014007802
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (a distância)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação para crianças com deficiência_Artigo_2017.pdfTrabalho referente a educação de surdos no Brasil e seus aspectos legais290,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.