Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42099
Título: O desenvolvimento da criança na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Child development in early childhood education
Autor(es): Silva, Edilma Rejane Rodrigues de Menezes
Orientador: Xavier, Carmélia Regina Silva
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil;Jogo;Especificidade;Reflexão
Data do documento: Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Edilma Rejane Rodrigues de Menezes. O desenvolvimento da criança na educação infantil. 2017. 13 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Macau/RN, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar e descrever as especificidades do processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, reconhecendo sobre como se dá o desenvolvimento da criança e entender como trabalhar com as mesmas de modo que atenda as particularidades desta etapa de escolarização. Para se compreender melhor o ser criança e o atendimento que a elas deve ser oferecido, será demonstrado a evolução histórica da Educação Infantil, o sentimento atribuído à infância e o material didático utilizado na prática educativa dessa faixa etária ao longo dos tempos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico apoiada em autores como Piaget (2003), Vygotsky (1991) e Kishimoto (2002). Após a realização da pesquisa foi possível perceber a indissociabilidade do cuidar, educar e brincar na Educação Infantil além da importância do planejamento e do empenho do professor para desenvolver um trabalho de qualidade nessa etapa do ensino.
Abstract: The present work aims to analyze and describe how the teaching and learning process of Early Childhood Education, recognizing the development of the child and understanding how to work with the child in which they are as particularities of this stage of schooling. In order to know what is best for the child and for attending to a human development, the historical evolution of Early Childhood Education, the feeling attributed to childhood and the didactic material used in the educational practice of the band and over time. This is a qualitative bibliographical research based on authors such as Piaget (2003), Vygotsky (1991) and Kishimoto (2002). After conducting the research to be able to perceive an indissociability of caring, educating and playing in Child Education beyond the importance of planning and commitment of the teacher to the quality work in this stage of teaching .
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42099
Outros identificadores: 2014007482
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (a distância)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesenvCrianEduc_Monografia_2017.pdf352,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.