Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42229
Título: A inclusão escolar e seus desafios: relato de uma experiência significativa
Autor(es): Silva, Gabriela Cristina
Orientador: Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da
Palavras-chave: Inclusão escolar;Microcefalia;Aluna com Necessidade Especial;Família.
Data do documento: 4-Jul-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Gabriela Cristina da. A inclusão escolar e seus desafios: relato de uma experiência significativa.2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento e Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Ao analisar a história da educação inclusiva no Brasil, constatamos que as pessoas que apresentavam alguma deficiência física ou intelectual eram vistas perante a sociedade, família e escola, como um ser totalmente incapaz sendo excluídos do processo educacional. A educação inclusiva trata-se de uma discussão que envolve diversas possibilidades e desafios. Essa problemática foi fundamental para motivar a realização do presente trabalho, que tem como objetivo geral de estudo analisar que desafios à escola e os seus profissionais enfrentam no processo de ensino e aprendizado de uma aluna que apresenta necessidade educacional especial "em decorrência de uma possível microcefalia”. Para responder os objetivos da pesquisa foi necessário um contato, mas direto com a instituição de ensino, onde a própria pesquisadora se colocou à disposição para realizar o trabalho de auxiliar de sala. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública da rede municipal da cidade de Natal/RN, localizada na Vila de Ponta Negra. Os estudos envolvem quatro participantes sendo uma aluna com necessidades educacionais especiais, uma professora regente, a auxiliar de sala (própria pesquisadora) e a mãe da aluna. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram à observação dos aspectos pedagógicos envolvidos em sala de aula e a entrevista semiestruturada. De acordo com os resultados foi constato que a escola e seus profissionais se sentem despreparados para lidar com as diversas dificuldades apresentada pela aluna com necessidade educacional especiais, ocasionada pela falta do conhecimento teórico sobre suas necessidades.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42229
Outros identificadores: 2013031877
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InclusEscol_Monografia_2017.pdf492,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.