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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42248
Título: | Escola como espaço de vivências e descobertas: experiência no CMEI Maria Eunice Davim/Natal - RN |
Autor(es): | Medeiros, Viviane Costa Fonseca de Almeida |
Orientador: | Queiros, Emanuela Carla Medeiros de |
Palavras-chave: | Educação Infantil;Estágio Supervisionado |
Data do documento: | 12-Jun-2017 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | MEDEIROS, Viviane Costa Fonseca de Almeida. Escola como espaço de vivências e descobertas: experiência no CMEI Maria Eunice Davim/Natal - RN. 2017. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
Resumo: | Este trabalho refere-se às experiências compartilhadas durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil II, do Curso de Pedagogia à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. O referido estágio foi realizado no CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil Maria Eunice Davim, localizado no conjunto Pirangi, bairro Neópolis na cidade de Natal, entre os meses de agosto a outubro de 2016. A proposta de intervenção/regência foi desenvolvida com base no projeto de pesquisa intitulado A vida das corujas, que teve como linha condutora a construção coletiva do aprendizado, pautada na formação de sujeitos reflexivos e ativos. A experiência do estágio aconteceu na turma “A” do nível III, com crianças de 4 a 5 anos de idade acompanhadas por uma professora com formação inicial em Pedagogia. A metodologia para o estudo qualitativo e de caráter descritivo e teve como objetivo analisar a rotina na Educação Infantil e as práticas desenvolvidas pela equipe pedagogia. Na regência, foram desenvolvidas atividades relacionadas à Linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, à música, à expressão corporal e pedagogia da terra, com foco na formação humana e integral das crianças. Para o respaldo teórico e metodológico esteve à frente documentos oficiais e autores como Sen (2000), Rousseau (2004), Boff (1996), RCNEI (BRASIL, 1998), Freire (1996), entre outros teóricos. Como resultados dessa experiência significativa, foi possível compreender a prática pedagógica na Educação Infantil como espaço de vivência, interação e descoberta, necessários para uma formação cidadã e autonomia para toda vida. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42248 |
Outros identificadores: | 2012051329 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia (presencial) |
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